sexta-feira, julho 31

Basso domina na Madeira

Após a 1ª secção do Rali Vinho Madeira 2009, teve em Giandomenico Basso um dominador absoluto. Venceu a maioria das especiais e consolidou uma vantagem de 16 segundos sobre Brun Magalhães, que finalmente está numa prova internacional e ainda não teve problemas. No 3º posto, o madeirense Alexandre Camacho está a efectuar uma prova impecável, embora já passou por alguns problemas com os colectores do Peugeot 207 S2000.
O campeão em título, e vencedor da edição de 2008, Nicolas Vouiloz rodou constantemente na 4ª posição, estando a mais de 20 segundos de Camacho.
Luta animada entre Rossetti, Meeke e Loix, num "hora ataco eu hora atacas tu" têm 8,2 segundos a separá-los.
No oitavo posto, e rodando isolado Miguel Nunes em Peugeot 207 S2000 está a fazer uma prova consistente. Corrado Fontana e Michal Solowow discutem entre si o segundo posto do europeu (o 1º é de Basso) e fecham o top 10.
Filipe Freitas volta a apresentar-se ao melhor nível, dominador absoluto das 2 rodas motrizes, com um Clio S1600. O facto dos abandonos de José Camacho, Vitor Sá e Antonin Tlustak não mancham a exibiação do madeirense, muito pelo contrário - Filipe Freitas roda na frente de Guy Wilks, num competitivo Proton Satria S2000. O piloto britânico está a ser uma das desilusões da prova, a par com Julien Maurin no Skoda Fabia S2000 andaram aquem das expectativas e longe dos S2000 do top 10.
O Grupo N é dominado pelos madeirenses - João Magalhaes e Rui Pinto ocupam as duas primeiras posições, na frente de um surpreendente Rui Madeira, que mostra que quem sabe nunca esquece e anda a "chatear" o pelotão do nacional - liderado por Adruzilo Lopes.
Quanto ao Ricardo Teodósio, máxima devagar vai ao longe, ou melhor dizendo, com as "armas com que foi para a guerra" consegue um 27º da geral (com alguns problemas pelo meio que incluem uma penalização).
Na foto com o "toclante" do Ralis a Sul no tejadilho.

Leia Mais

quarta-feira, julho 29

As feras da noite estão à solta no Algarve

Leia Mais

Superstars no Algarve

Uma dos campeonatos que marca presença no próximo fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve é o SuperStars.
Desconhecida da maioria, esta competição alberga viaturas de 4 portas com potentes V8, com cilindradas entre os 3000 e 7000 cc. São os casos do Audi RS4, BMW M5, Jaguar S-Type, BMW 550i, Cadillac CTS-TV, BMW M3, Chrysler C-300 SrT8, Mercedes C63 AMG e o Chevrolet Lumina SS.
Quanto aos concorrentes que participam neste campeonato, maioritariamente italianos – pais de origem, o mais conhecido é o ex-piloto de F1 Gianni Morbidelli. No Algarve o convidado especial será Filipe Albuquerque.
Para mais Informações, consulte o site oficial - http://www.eurosuperstars.com , que apesar de desactualizado é a melhor fonte de informação.
Esta competição deu origem ao jogo Superstars V8 Racing, apreciado pelos fãs de corridas de pista.

Leia Mais

terça-feira, julho 28

Faltam 2 dias para arrancar…

Faltam apenas dois dias para arrancar a edição 50 do Rali Vinho Madeira.
- No dia de hoje ficamos a saber que Davide di Benedetto não irá marcar presença no Rali da Madeira. À semelhança de Marco Bernadelli, a justificação passa por compromissos profissionais. A ausência da estrutura da Racing Lions no desembarque da viatura levantou a dúvida sobre a presença do italiano na prova, com o Peugeot 207 S2000. O contacto da organização confirmou a ausência de Benedetto.
- Pedro Meireles irá participar com um Subaru Impreza N12 (ex-viatura de Miguel Campos). A opção nesta viatura recaiu principalmente devido à fiabilidade. Depois de estrear no Rali dos Açores o Impreza N14, também participou no Rali do FCPorto, e estreou-se em asfalto no Rali do Marítimo (Campeonato da Madeira), com o mesmo resultado em todas as provas: abandono com problemas mecânicos.
- O site RalisMadeira volta novamente a ser o grande meio de informação da Internet. Querendo efectuar uma cobertura exaustiva e eficaz, também disponibiliza os vídeos dos especiais do RVM, da RTP-Madeira. A primeira emissão pode ser vista em LINK.

Leia Mais

Informações da jornada Le Mans Series - Algarve

Informações sobre o Le Mans Séries – 1000 Km do Algarve – clique em cima dos links para abrir as páginas referentes:

Programa oficial do Le Mans Séries – LINK
 
Lista de Inscritos do Le Mans Séries – LINK
 
Listas de Inscritos do Classic Endurance Racing - LINK
 
Transmissões Televisivas (Via AutoSport) - LINK

Leia Mais

segunda-feira, julho 27

A poucos dias do Rali Vinho da Madeira

A poucos dias do início da prova madeirense pontuável para o IRC sucedem-se notícias, comunicados, confirmações e ausências.
- O italiano Marco Bernadelli não irá marca presença no Rali Vinho Madeira. Inscrito com um Fiat Punto S2000 da Trico Motor Sport, o piloto italiano alegou compromissos profissionais para justificar a ausência.
- Com os embarques das viaturas efectuados através do ARMAS em Portimão aumentou consideravelmente o interesse de concorrentes “continentais” (Portugal Continental e Europeus), e consequentemente levaram ao aumento de viaturas a transportar. A solução passou pelo uso de dois navios que levaram as viaturas no passado fim-de-semana.
- Os carros de segurança estão “quase” atribuídos: José Monroy usará um Mitsubishi Lancer EVO IX, da Peres Competições semelhante ao usado no PTCC; as equipas Abel Spínola/António Castro e Pedro Mendes Gomes/Nuno Rodrigues também desempenham funções nos carros de abertura. Por outro lado, segundo o Diário de Notícias (da Madeira), MEX Machado dos Santos voltou a demonstrar interesse em levar o Porsche 911 GT3 à Madeira, embora continua a não existir confirmações.
Finalmente também está prevista a presença do Ford Escort Cosworth com que a dupla Fernando Peres/Ricardo Caldeira venceu a prova em 1996. A viatura que ainda é da Peres Competições (usada pelo Pedro Peres no Open) deverá participar apenas na Super Especial de Abertura.
- Apostando na Promoção através da Internet a organização decidiu criar uma conta @RallyVM, onde promoverá a prova madeirense através do Twitter.
- A RTP-Madeira avançou que o decacampeão madeirense, Vítor Sá irá apostar num Skoda Fabia S2000 no Campeonato Regional da Madeira em 2010. Para já, e depois de logradas as hipóteses de vencer o agrupamento de produção, a opção recai no Peugeot 206 S1600, com que irá disputar o Rali Vinho Madeira.

Leia Mais

Associação de Pilotos a Sul

A ideia foi defendida por dois concorrentes que disputam o Troféu Selénia – Pedro Franco e Nuno Carreira, através de uma opinião expressa no Fórum Ralis a Sul.
A justificação para tal pedido passa pelas incertezas sobre o futuro das provas de ralis na região sul, e pelo facto dos concorrentes (pilotos e navegadores) também quererem ter uma palavra na organização e regulamentação das competições.
A ideia não é original e há uns anos já tinha sido avançada, na altura com Ledesma dos Santos como principal defensor. No entanto para passar das intenções à prático e ao trabalho ainda são necessários muitos passos.
Ao mesmo tempo António Pedro, antigo praticante e dirigente associativo, relembrou que existem duas associações em Portugal que defendem os direitos dos pilotos - APPA-ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE PILOTOS DE AUTOMÒVEIS e ANPAK-ASSOCIAÇÃO NACIONAL de PRATICANTES de AUTOMOBILISMO e KARTING, que podem ser essenciais na formação de uma nova secção.
Imagem - Mondegosport

Leia Mais

sexta-feira, julho 24

Rali de Loulé pontuável para o Regional

Com a publicação do regulamento do Rali de Loulé acabaram-se as dúvidas sobre a sua presença no Campeonato Regional do Sul. Para além de pontuar para o Campeonato Open e Campeonato Júnior, o Rali de Loulé também é pontuável para o CRRS.
Felizmente os rumores sobre a saída das provas do CAAL no Regional Sul não se confirmaram, e para já é quase certo que o regional será constituido por seis provas.
Quanto à prova, mantém o mesmo esquema do ano passado. Começa com a Super Especial nocturna em Loulé com 1,7 km. No dia seguinte, ronda dupla pelos troços de Loulé, São Brás e Cortelha (os mesmo trilhos usado no mundial) totalizando 68,8 km cronometrados.
A inscrição são 400 euros, mas beneficia de um desconto de 50 se efectuada até 15 de Setembro.
Apenas restam algumas dúvidas no que diz respeito ao Troféu Selénia. Uma vez que esta prova faz parte do calendário da competição organizada pelo CAAL, não está explicita como será efectuado o apuramento de resultados, nem se existirá uma competição paralela que englobe viaturas que não sejam regulamentares ao Open, como os TT, os Categoria N 4x4 e os elementos que participam no Troféu sem material homologado.
Para consultar o regulamento de prova, clique aqui -> REGULAMENTO PROVA DE LOULÉ

Leia Mais

quinta-feira, julho 23

Para record - Três Ralis em 28 dias

A FPAK publicou hoje no site oficial a data do Rali Vila de Ourique. Contrariamente ao que era esperado, que dava como certa a prova na semana que antecedia o Natal (como em 2008), a data apresentada é 7 de Novembro - uma semana depois da data apresentada no calendário de pré-época.
Numa altura em que ainda não existem certezas sobre a validade das provas do CAAL (Loulé e Casinos do Algarve) heis que surge mais um factor que baralha as contas do regional. Ou seja, em 28 dias disputam-se três provas pontuáveis para o mesmo campeonato: Ourique a 7 de Novembro, Casinos do Algarve a 20/21 de Novembro e Rali de Portimão a 5 ou 6 de Dezembro.
Apesar de parecer impróprio, a alternativa também não distaria muito destes valores, pois se a prova do Aero Clube de Beja se realizasse a 19 ou 20 de Dezembro, a diferença seria apenas de 1 ou 2 dias, dos 28 passavam a 29 dias de diferença.
Para ajudar neste acumular de provas, o facto de na semana anterior a Ourique estar prevista mais uma prova do Troféu Selénia (sem localização de momento) - em 6 fins-de-semana contam 4 provas. No entanto, o maior prejudicado seria António Lampreia que é o único concorrente que disputa os dois campeonato, e de momento lidera o Troféu Selénia.

Leia Mais

segunda-feira, julho 20

Eventos Suporte do Le Mans Series

A par da prova Le Mans Series, a disputar entre 30 de Julho e 2 de Agosto no Autódromo do Algarve, também se realizarão corridas de outras competições designadas eventos suporte.
Em 4 dias preenchidos disputam-se provas da Formula Le Mans, Radical European Masters, Super Copa Leon, Formula Renault 3.5 e o CER.
Nesta última competição - CER, que significa Classic Endurance Racing, podemos encontrar um evento de resistência (60 minutos) reservada a viaturas clássicas - protótipos Le Mans e GT's de 1966 a 1979. Dando uma vista de olhos à lista de inscritos podemos encontrar viaturas impressionantes e raras como o Porsche 935 "Moby Dick”, o Porsche 936 de 1979, Ford GT 40, Tomaso Mangusta, BMW M1, Sauber C5 ou um Ferrari 512 BB LM.
A representar as cores nacionais estará Carlos Barbot com o Lola T280 e Fernando Espírito Santo com um BMW M1 de 1979.
No Algarve será prestado uma homenagem a Didier Miquée, um dos concorrentes que disputavam o CER, e que faleceu no princípio de Julho vítima de ataque cardíaco.
Para mais informações consulte o site oficial da competição.

Leia Mais

sábado, julho 18

Mitsubishi Lancer EVO 7 VS Exército Britânico - P1 e 2


Leia Mais

quinta-feira, julho 16

Regional Sul encurtado

Há umas semanas atrás, José Correia num artigo de opinião colocado no Fórum Ralis a Sul foi o primeiro a alertar para o facto do Clube Automóvel do Algarve não apresentar qualquer interesse nas duas provas do Campeonato Regional do Sul, para o qual foi designado pela FPAK - Rali de Loulé e Rali Casinos do Algarve.
Hoje foi a vez do Paulo Homem, no site do Ralis.Online, voltar a efectuar a mesma abordagem, num artigo onde revela as intenções do CAAL de não participar no CRRS:

"Tal como tinha anunciado no final da temporada passada, o Clube Automóvel do Algarve não pretende estar presente no Campeonato Regional de Ralis Sul em 2009, tendo em substituição organizado o "seu" Troféu Sélenia.
Mesmo no site oficial do Clube Automóvel do Algarve não aparece qualquer referência às provas que eventualmente deveriam pontuar para o Regional Sul (Loulé e Casinos do Algarve), que irão contar na mesma com os VSH e que aparecem nos calendários da FPAK.
Segundo informação de um elemento do Clube Automóvel do Algarve, todos os VSH inscritos (por exemplo em Loulé) pontuaram para o Open e outros também para o Troféu Selénia, devendo a FPAK extrapolar uma classificação para os inscritos no Regional Sul se assim entender.
Alguns pilotos, que se encontram a disputar o Regional Sul, já demonstraram a sua preocupação por esta situação, esperando que seja tomada uma decisão em breve sobre este assunto, até porque sem estas duas provas o Regional Sul fica muito encurtada, embora ainda faltem disputar outras duas provas (Ourique e Portimão) que permite que esta Competição seja válida."

Mediante o aparecimento do Challenge Regional de Ralis, organizado pelo CAP e pelo ACB (inicialmente também contava com o clube de Loulé), o Clube Automóvel do Algarve optou por não organizar o regional sul em 2009. A opção recaiu sobre um Troféu com regulamentos mais permissivos, que englobasse uma maior número de viaturas, com um regulamento particular mais ajustado aos ralis actuais - denominado Troféu Selénia.
No entanto, a FPAK no final do ano elaborou um regulamento do Campeonato Regional do Sul, e entregou a organização das provas ao Clube Automóvel de Portimão, ao Aero Clube de Beja e ao Clube Automóvel do Algarve (Loulé seria disputado conjuntamente com o Open). Este "volte face" não estaria nos planos dos responsáveis pelo CAAL, e teve uma consequência directa - grande parte do pelotão das viaturas VSH optou por efectuar apenas as provas do regional, abdicando das provas do Troféu Selénia. No total estam previstas 12 provas de ralis a sul (6 regional + 8 Selénia [2 em conjunto]). Efectivamente, e apesar da maior permissividade regulamentar, o Troféu Selénia teve pouca adesão - uma média de 12 concorrentes por prova, sendo que na última - Rampa de Querença, apenas 10 elementos participaram na prova reservada aos automóveis.
Resta esperar pelo regulamento do Rali de Loulé, para verificar se a prova está contemplada no Campeonato Regional do Sul; qual o preço da inscrição e se também de uyma reacção da FPAK sobre se irá ou não extrapolar uma classificação do Rali para os concorrentes inscritos no Regional Sul.
Foto - Mondegosport

Leia Mais

quarta-feira, julho 15

Informações dos 1000 Km do Algarve

Já estão disponíveis as primeiras informações sobre os 1000 Km do Algarve, prova pontuável para o Le Mans Series. A prova que se desenrolará no primeiro fim-de-semana de Agosto conta com 43 inscritos, a maioria dos quais participou nas 24 horas de Le Mans. Apesar das ausências das equipas oficias da Audi e da Peugeot, a lista de inscritos encontram-se concorrentes reconhecidamente rápidos e competitivos. Entre outros nomes, o de Olivier Panis, Tomas Enge, Tiago Monteiro, Bruno Senna, Christijan Albers e Narain Karthikeyan, prometeu espectáculo e competição.

Programa do Evento:
http://www.lemans-series.com/en/s52_circuits/s52p03_programme.php?circuit=10

Lista de Inscritos:
http://www.lemans-series.com/en/s52_circuits/s52p06_engages.php?circuit=10

Apresentação no site oficial:
http://www.lemans-series.com/en/s52_circuits/s52p01_presentation.php?circuit=10

Todas as informações foram retiradas do site oficial do Le Mans Series:
http://www.lemans-series.com

Leia Mais

terça-feira, julho 14

Rali Vinho Madeira com 72 concorrentes

Uma vez mais o Rali Vinho da Madeira contará com um pelotão de luxo. Desta vez para comemorar os 50 anos da "prova-rainha".
Pessoalmente, espero que os azares internacionais da equipa Peugeot, nomeadamente do Bruno Magalhães acabem. Acho que é a equipa que em situação normal será número 1 à vitória.
Depois também temos o Vouilloz que o ano passado levou vitoriosa a prova sem cometer erros e aguentando a pressão até final. Loix também poderá ter uma palavra a dizer, mas o seu estilo de condução não se adequa às estradas da Madeira - ele próprio reconheceu não gostar das caracteristicas.
Por outro lado poderá ser o "ressuscitar" da Fiat - Basso é especialista na Madeira, e já podia contar com 4 vitórias. Rossetti também é muito rápido, embora não creia que chegue à vitória.
Incógnita será a prestação do Meeke. O piloto da Kronos GB tem surpreendido tudo e todos com uma consistência e rapidez fantásticas - a maior surpresa foi mesmo em Ypres. Pessoalmente acho que será dificil repetir o resultado na Madeira (Basso quase o conseguiu) mas lutará pelos lugares cimeiros - embora também possa aproveitar a ausência da Skoda e de Kopecky para jogar pelos pontos.
Finalmente uma palavrinha ao Alexandre Camacho - o madeirense já demonstrou ter capacidade e argumento de disputar com os melhores. O ano passado o resultado não foi sorte... foi muita rapidez. Este ano terá um pelotão mais competitivo pela frente, mas também pode servir de motivação (mesmo pensando no regional da madeira).
Uma nota final para a ausência de Renato Travaglia. É com pena que não vejo o simpático piloto italiano na prova madeirense. Com o Skoda Fabia certamente podia fazer "estragos" na tabela classificativa.
Boa sorte aos concorrentes, e boa prova para aqueles que acompanham na estrada (este ano fico de fora).
ARTIGO DO AUTOSPORT.

Leia Mais

quarta-feira, julho 8

Algarve Historic Festival - 16 a 18 Outubro

A organização do Algarve Historic Festival iniciou nesta segunda-feira a promoção do maior evento automobilismo de carros históricos e clássicos jamais realizado na Península Ibérica.
Entre 16 e 18 de Outubro competirão no Autódromo Internacional do Algarve, mais de 250 carros, 300 pilotos nacionais e internacionais, em 16 corridas de 12 categorias. Juntamente com concentrações internacionais de Ferrari, Maserati e Osca com os patronos Alfieri Maserati e Maria Teresa de Filippis, haverá ainda a comemoração dos 50 anos da Mini com carros provenientes de toda a Europa. Este evento terá a participação de ex-pilotos de Fórmula 1, incluindo Maria Teresa de Filippis, Jochen Mass, Bobby Rahal, Richard Attwood entre outros a anunciar brevemente, além de Rodrigo Gallego ao volante do seu March de F1 e também do mais emblemático carro histórico de uma equipa portuguesa – o Lola 292 ex-Team BIP. Através de uma iniciativa inédita, a Organização do evento a cargo da Francisco Santos Eventos e do Autódromo Internacional do Algarve deu início à promoção com uma acção de marketing viral no YouTube. O marketing viral é uma técnicas de marketing que tenta explorar redes sociais pré-existentes, caso do YouTube ( www.youtube.com ) para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca ou de iniciativas, com processos similares à extensão de uma epidemia. Veja o vídeo no YouTube fazendo search com “Algarve Historic Festival” ou aceda directamente ao site www.fseventos.pt . Regularmente serão publicados novos vídeos com actualizações sobre o evento, e à participações de mais pilotos de pilotos internacionais de nomeada. Este evento terá um formato muito além da simples competição, tendo associado um conjunto de iniciativas de hospitality e lazer na região do Algarve, o que lhe confere um posicionamento único no panorama dos eventos de desporto automóvel em Portugal.
retirado de TestDrive.

Leia Mais

terça-feira, julho 7

Classificações e Dados do Troféu Selénia 2009

Decorrida a quarta ronda do Troféu Selénia e introduzindo os novos dados na Estatística não-oficial do Troféu, temos:
- António Lampreia reforça a liderança, totalizando 38 pontos (em 40 possíveis).
- Com o terceiro posto na Rampa de Querença, Pedro Lança sobe ao segundo posto do Troféu, com metade dos pontos do líder.
- Na Categoria A, Pedro Lança aumenta a vantagem com 18 pontos, o mesmo sucedendo a Vasco Tintim na Categoria N.
- Na Classe I (Categoria S), Nuno Venâncio também aumenta a vantagem. Aqui a novidade está no facto do Pedro Franco ter ultrapassado o João Correia e subido ao 3º posto.
- Na classe II (Categoria S), o abandono de José Coelho permitiu que Nuno Carreira fosse o único a somar pontuação e se aproximasse.
- A grande novidade em termos de vitórias, foi a estreia de Pedro Charneca (a solo) no Troféu, quebrando o domínio total até agora efectuado por Lampreia. Esta é a segunda vitória absoluta do "Gordinho Voador", pois já tinha no currículo a vitória no Rali cidade de Beja em 2006 (pontuável para o Campeonato de Terra), navegado na altura pelo João Penedo, e
- Totalizando cada subida individualmente como uma especial, as vitórias na Rampa de Querença foram distribuidas com 2 para o Charneca, e a última subida o tempo mais rápido foi de António Lampreia.
- Tendo em conta as características da prova, a média foi Baixa. O melhor registo ficou na posse de Pedro Charneca (2ª subida) com 2:07,5, numa média de 59,3Km/h.
- A extensão de prova cronometrada (que contava para as contas da classificação) eram 6,3 quilómetros - 8,4 se contar a de reconhecimento.
- Infelizmente a Rampa de Querença também fica marcada pela diminuição nos participantes. Apesar de ter 14 inscritos, apenas 10 estavam admitidos à partida, e só 8 chegaram ao fim.
- O "líder" dos abandonos do Troféu Selénia é o Félix Rodrigues. Em 3 participações somou outros tantos desaires. Desta vez apesar de admitido à partida nem partiu para a estrada (desconheço as causas). O outro azarado foi o José Coelho, que viu uma transmissão partida colocar um fim à participação na Rampa.
- Jorge Gonçalves voltou a utilizar o Seat Ibiza no Troféu Selénia e contou com a navegação do Emiliano Ciriaco (que o navegou em temporadas anteriores no regional).
- Os números de totalistas também registou importante quebra com as ausências do Paulo Romão, Paté e Zunino (e respectivos navegadores) e também do Ricardo Baptista e do Miguel Gonçalves. Por agora apenas 6 pilotos e 4 navegadores participaram nas 4 provas do Selénia (e só a dupla Lampreia/Assunção acabou todas as provas).
Ficheiro Excel actualizado em:
http://www.ralisasul.com/rali/ESTATISTICA%20Selenia%202009.xls

Leia Mais

Rampa de Querença 2009-Troféu Selènia-Mix Cup-CAA

Leia Mais

domingo, julho 5

Rampa de Querença:Nuno Carreira-Márcio Silva

Leia Mais

quarta-feira, julho 1

rampa querenca 1

Leia Mais