quarta-feira, setembro 30

Ourique encerra calendário

O Rali Vila de Ouique, que estava programado para o final do mês de Outubro, mudou de data passando agora a encerrar o Regional Sul e a temporada de ralis em 2009.
Por motivos logísticos inultrapassáveis, segundo informação do Aero Clube de Beja, entidade organizadora, a data de realização do Rali Vila de Ourique passou para o fim de semana de 19/20 de Dezembro,
Sendo assim será a última prova do calendário FPAK, prometendo a organização algumas novidades para esta prova face a 2008, que serão comunicadas oportunamente.

Leia Mais

domingo, setembro 27

Outubro começa com espectáculo automóvel em Loulé

Um serão diferente no primeiro sábado de Outubro, dia 3, é o prometido pelo Clube Automóvel do Algarve (CAA). Uma noite que augura ser memorável com 60 inscritos a deliciar o público na Super Especial renovada do Rali de Loulé.
Uma dupla passagem na rotunda de entrada da Zona Industrial é a grande novidade. “O público juntou-se naturalmente nesse local, em 2008, na primeira edição da Super Especial”, relembra José Manuel Afonso (Comissão Organizadora) que quer assim “proporcionar mais emoções fortes” aos espectadores.
1500 metros diabólicos supervisionados pela Guarda Nacional Republicana, ambulâncias, bombeiros, reboques e stewards, bem como membros do Clube Automóvel do Algarve, organizador do evento. Tudo para garantir a segurança dos milhares de espectadores esperados.
Mas o CAA não se fica por aqui. “Reforçamos a nossa presença em divulgação com o envio de 400 cartazes do evento, 1000 flyers e com três outdoors 8X3 nos principais acessos a Loulé tudo para atrair mais público ao evento“ salienta o presidente da Comissão Organizadora.
Os troços de Loulé, S. Brás e Cortelha recebem a competição no domingo, dia 04, onde as equipas terão de realizar uma dupla passagem.
O secretariado e o gabinete de imprensa serão nas instalações do Clube Automóvel do Algarve, o Parque de Assistência no terreno anexo ao centro de inspecção automóvel de Loulé, o Parque Fechado, bem como o pódio, no monumento Eng. Duarte Pacheco.
O evento conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Loulé, da Solverde – Casinos do Algarve, da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, com os vinhos Terras d´El Rei e Monsaraz, da Selénia Motor Oil e o apoio da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel.

Leia Mais

sexta-feira, setembro 25

Lista de Inscritos Provisória

O Clube Automóvel do Algarve publicou no site oficial a lista provisória de inscritos para o Rali de Loulé, que conta com 60 inscritos, um excelente número principalmente tendo em conta a prova ser em terra, a Sul e em “tempo de vacas magras”.
A prova conta com a presença com os principais elementos dos diferentes campeonatos:
OPEN
- Pedro Peres alinha com o número 1 de porta, navegado por Tiago Ferreira no Mitsubishi Carisma GT V.
- A pesar da prova não pontuar para o Desafio Modelstand, Nuno Pina participa com o Peugeot 206 Gti. Pensando no troféu de 2 rodas motrizes, tem em João Ruivo, no Stilo JTD, o principal adversário.
- Ricardo Costa / Nuno Almeida estreiam-se na prova algarvia com o Lancer EVO VI. As exibições nas últimas provas conferem estatuto de potencial vencedor, sendo o maior adversário de Peres.
- A prova marca o regresso de Luís Mota a terra do Sul. O campeão regional de 2008 optou por continuar a participar no Open com o EVO IV, navegado pelo filho André Mota.
- O mesmo se aplica a Gil Antunes/Daniel Amaral com o Opel Astra GSI. Depois do título de 2 rodas motrizes e do vice-campeonato do sul, a dupla de Aruil regressa a terras algarvias.
- Segundo o site ralis.online “Ricardo Teodósio estará presente nesta prova. Vai regressar ao volante do Citroen Saxo Kit-Car "cor de rosa", mas com participa no Nacional não irá roubar pontos a ninguém”.
- Concorrente do Open, Armindo Neves volta a participar numa prova algarvia. Navegado por Filipe Serra aposta no Mitsubishi Lancer VI para subir aos lugares de topo.
- Depois da presença como viatura de segurança (carro 0) no ano passado, Marco Lazarino volta com o Punto HGT. Conta com a navegação do experiente piloto Pedro Leal.
- Inserido na estrutura da Competisport, Diogo Salvi volta a marcar presença com um Mitsubishi Lancer EVO IV.
- Entre os estreantes na prova algarvia, estão André Pimenta com o Skoda Fabia Tdi, Pedro Silva com o Lancer6, Julio Maia com o Peugeot 206 RC e Mariana Carvalho no Suzuki Ignis
- Depois de ter participado no Troféu Fastbravo Bruno Sá regressa com uma viatura mais competitiva. Apostando na traçcão total, a viatura é um VW Golf G60 da equipa Compecar.
- Um ano depois da ultima presença, António Gago volta a escolher o Rali de Loulé para competir. Desta vez com um Peugeot 206 Gti da Fastbravo. A seu lado conta com o filho Diogo Gago, que irá disputar o Troféu Fastabravo (Marbella) a partir da próxima prova do Open, e marcará a sua iniciação nos ralis.
- Da lista de inscritos também faz parte Cesar Resende, embora sem indicação da viatura. Esta temporada já participou em provas regionais com um VW Golf.
- De regresso a Sul estão os irmãos Ramos. Depois de 2 temporadas nos regionais, Alexandre e Sandra voltam com o Peugeot 106.
- A prova pontua para o Troféu Fastbravo. Entre os participantes contam-se Oscar Coelho, Fábio Ribeiro, Rodrigo Ferreira e Jorge Pinto. Nota também para a presença de Jorge Santos (que deixou o Saxo Kit Car com que venceu as duas rodas motrizes do Open em 2008) e de Paulo Barros (que já participou no Rali de Loulé em 2005 com um Astra GSI).

REGIONAL SUL
- Nuno Pinto parte para o Rali de Loulé na liderança do CRRS, motivado depois de sair vitorioso nas duas primeiras provas do campeonato – Lagos e Beja.
- António Lamuria e Rui Orelhas regressam com o Lancia Delta 4WD, que partiu o motor na primeira prova da temporada do CRRS.
- Depois de um acidente doméstico, que o deixou ferido com alguma gravidade, Luís Nunes regressa com o Mitsubishi Lancer EVO VI, contando com Claudia Dias na navegação.
- Jorge Baptista volta a apostar nas duas rodas motrizes. Depois da experiência com o Toyota Celica 4WD, o piloto adquiriu um Golf Gti (ex-Renato Leria) e contará com a navegação de Licinio Santos para a luta pelos lugares cimeiros dos duas rodas motrizes regionais.
- Apesar de inscritos, Marco Gonçalves e Pedro Arroja adiaram a estreia do Peugeot 306 Rally. A dupla que represente as cores da Monchiconta, que se encontra afastada dos ralis há quase um ano, contava estrear a viatura em Loulé, mas o piloto confirmou a ausência no Ralisasul.

TROFÉU SELÉNIA
- O líder do Troféu Selénia António Lampreia conta nesta prova com a navegação de António Morais (que esta temporada acompanha Paulo Martins no TT).
- Pedro Lança e Ricardo Batista que esta temporada disputam o Troféu Selénia, apóstam no Saxo para efectuar boa figura entre os elementos do Open.
- Nuno Fontaínhas e Márcio Pereira também marcam presença. O piloto farense que participa esporadicamente em algumas provas do CAAL, tem como principal objectivo finalizar a prova, na certeza que conseguirá um bom resultado.

Leia Mais

Algarve Historic Festival será o próximo evento internacional no AIA

O Autódromo Internacional do Algarve vai receber no fim-de-semana de 16 a 18 de Outubro o Algarve Historic Festival. Este evento, organizado em parceria com o AIA e a FSEventos, pretende ser o maior evento de automóveis históricos da Península Ibérica quer ao nível dos participantes, quer do número de provas ou de categorias.
O programa será vasto em termos de actividade, com 16 corridas programadas em 12 categorias distintas num total de aproximadamente 320 equipas inscritas. Para além disso estão ainda agendadas concentrações e desfiles de carros históricos. O evento pretende ser mais que um evento desportivo, um evento social e familiar onde o Algarve é um dos vários pontos de atracção para os estrangeiros.
Tal como todas as provas que o Autódromo Internacional do Algarve tem recebido, esta será mais uma que terá um forte impacto na economia local e que pode gerar, tendo como base as edições anteriores, cerca de 40 milhões de Euros em retorno económico e mediático.
Integrar uma prova deste género no calendário de provas do AIA é sem dúvida uma mais-valia como refere Paulo Pinheiro, CEO do Circuito: “Queremos ser palco de todo o tipo de provas. Os carros históricos envolvem um sem número de adeptos pelo que estou certo atrairá muitas pessoas ao nosso circuito mas também à nossa região. É um evento com um enorme impacto a nível internacional e que queremos que seja o maior evento deste género da península ibérica”, disse.
Os bilhetes já se encontram à venda no site do autódromo e os preços variam entre os 10€ e os 20€.
in Sportmotores

Leia Mais

quarta-feira, setembro 23

Ricardo Teodósio atacou Rally Centro de Portugal, mas…

Após um mau crono no primeiro troço, em que perdeu mais de 50 segundos para a equipa mais rápida e vencedora do rally – Bruno Magalhães / Carlos Magalhães / Peugeot 207 S2000 - a dupla algarvia, Ricardo Teodósio / Pedro Conde, aos comandos de um Mitsubishi Lancer EVO IX, lançou-se ao ataque e terminou o primeiro dia da prova organizada pelo Clube Automóvel da Marinha Grande no 4.º posto, para o qual contribuíram o 2º melhor tempo na 2ª, 3ª e 4ª especiais, beneficiando um pouco do facto de passarem na pista mais tardiamente e o piso se encontrar um pouco mais seco face aos primeiros na estrada que o encontraram molhado e escorregadio, fruto da chuva que caiu.
No segundo dia de prova, ao longo da secção matinal, ao debater-se com problemas de estabilidade na traseira do Lancer, a equipa foi perdendo terreno para os da frente não mais conseguiu recuperar tendo que se contentar no final com o 7º lugar.
Com duas provas por disputar, Mortágua e Algarve, nas contas do Campeonato Absoluto a dupla algarvia subiu uma posição e ocupa agora o 5.º lugar de uma classificação liderada por Bruno Magalhães, enquanto que no Grupo N mantém o 3º lugar, (126 pontos) mais perto dos adversários, Adruzílo Lopes que soma agora 138 pontos e passou para a liderença, e Pedro Rodrigues que baixou ao 2º lugar com 134 pontos, mais 8 que o piloto da Guia - Albufeira.
A próxima prova, penúltima do Campeonato de Portugal de Rallyes, é o Rally de Mortágua que se realiza dias 17 e 18 de Outubro.
in Pilotos e Máquina (Região Sul)

Leia Mais

terça-feira, setembro 22

ALGARVE HISTORIC FESTIVAL - 16, 17 e 18 Outubro

Junte-se a nós na prova inaugural deste Evento! Uma festa com “cunho” pessoal do Autódromo Internacional do Algarve, que nos levará ao passado, onde será possível ver carros míticos de grandes provas emblemáticas do automobilismo mundial, tais como “Grand Prix Master”, Formula 1 dos anos 70, e outros carros desportivos antigos, protótipos, carros de turismo dos anos 20, 50 e 60 entre muitos outros.

Categorias de carros históricos:

Pre-War Motor Racing Legend
Carros de sport e de Grand Prix fabricados até 1939.

HGPCA/ BRDC/Sports Cars
Carros de sport com travões de tambor fabricados nos anos ’50.

HGPCA Pré-1961 F1
Monolugares de Fórmula 1 com motor dianteiro, anteriores a 1961.

HGPCA Pré-1966 F1
Monolugares de Fórmula 1 com motor traseiro, anteriores a 1966.

GP Masters
Monolugares de Fórmula 1 com motor de 3.000cc, fabricados entre 1968 e 1978.

World Sportscar Masters
Carros protótipos de Grupo 4 tipo Le Mans, fabricados de meados da década de 1960 até 1974. Exemplos: dos Ferrari aos Porsche 917; Lola T70; Alfa Romeo 33/3; Abarth.

Sports Racing Masters
Protótipos de sport e GT fabricados entre 1960 e 1965.

Gentlemen Drivers GT & Sport
Carros de GT homologados sob o Apêndice K, com documentação FIA HTP, e carros de sport pré-1963. Classificação separada para carros de GT até 2 litros.

Masters Pré-66 Saloons
Carros de turismo pré-1966 como Mustangs, Minis, Falcons e Alfas correndo sob o Apêndica K da FIA, e com pneus Dunlop da época.

Touring ‘70s
Carros de turismo de Grupo 2 dos anos ’70: BMW Batmobiles, Ford Capri, com uma classe de carros do Grupo 1 da mesma época.

Proto ‘70s
Protótipos de 2 até 1977 e 3 litros até 1976, ambos não-turbo e com pneus slick usados no Campeonato da Europa e em Le Mans nessa época.

Lurani Formula Junior
Monolugares:
Classe A; FJ/1-F - pre-1961 com motores Fiat e Lancia dianteiros.
Classe B; FJ/1-F - pre-1961 com motores Ford , BMC e outros.
Classe C; FJ/1-R - pre-1961 com motor traseiro.
Classe D; FJ/2 - pos-1960 com motor dianteiro ou traseiro e travões de tambor.
Classe E; FJ/2 - pos-1960 com motor dianteiro ou traseiro e travões de disco.

Leia Mais

domingo, setembro 20

Uma prova de campeões

O Rali Centro de Portugal fica marcado pelas prestações de três concorrentes:
Bruno Magalhães – esteve imbatível. Entrou na prova com um único objectivo, de procurar a vitória, e reconquistar a liderança do campeonato. Dominou de “fio a pavio” o rali, acumulando melhores registos nas especiais (excepto numa) demonstrando que não tem rivais no campeonato português.
Armindo Araújo – De regresso a território nacional, e com um título mundial no bolso, o piloto tirsense estreava o Mitsubishi EVO10. Com uma viatura que ainda não convence, foi o melhor entre os concorrentes do Agrupamento de Produção, rodando “sozinho” no segundo posto durante toda a prova. Foi um regresso em grande às estradas nacionais, e mostrou que nas mãos certas, o 10 já é capaz de bater o seu antecessor.
Miguel Campos –Antes da prova prometeu lutar com os carros da produção por um lugar do pódio. Uma posição muito ambiciosa, principalmente tendo em conta as características da viatura e a ausência do piloto. Prometeu... e em certa parte cumpriu. Esteve sempre entre os melhores, e não fosse uma primeira secção menos conseguida, com problemas de afinação no Clio certamente teria lutado por um lugar mais acima. Acabou no 6º posto, vencendo entre os duas rodas motrizes. Em Mortágua já é possível vê-lo lutar pelo pódio.
Quanto aos restantes – Peres acabou no terceiro posto (2ºdo CPR) controlando os andamentos dos principais rivais. Adruzilo Lopes foi quarto recuperando posições no 2º dia, e alcançando a liderança do Agrupamento no nacional. Pascoal esteve muito abaixo do esperado – uma viatura pouco colaborante, com um fim-de-semana negativo, teve como resultado um 5º posto e a saída da liderança do nacional. Finalmente, Ricardo Teodósio, não conseguiu a boa prestação do 1º dia, principalmente devido a dois troços menos conseguidos. Ainda tentou um “forcing” para chegar a Miguel Campos, mas ficou a menos de 5 segundos. Ficou o espectáculo, e a promessa de lutar pelos lugares cimeiros nas próximas provas.
Nota menos para os GT’s – José Pedro Fontes despistou-se com o Aston Martin no 1º dia e Mex viu dois furos no Porsche atirarem-no para fora de prova. Até então as prestações de ambos eram modestas.

Leia Mais

sexta-feira, setembro 18

Magalhães na Frente. Teodósio em 4º

Ricardo Teodósio e Pedro Conde participam no Rali Centro de Portugal com um Mitsubishi Lancer EVO IX, e após o 1º dia, estão na luta pelos lugares do pódio (está em 3º do CPR)."Como habitualmente juntam o forte andamento a um espectáculo sem paralelo nos outros concorrentes".
Depois de 5 especiais disputadas, a equipa algarvia ocupa a 4ª posição, com 4,3 segundos de vantagem sobre Adruzilo Lopes e 4,8 sobre Vitor Pascoal. Tendo em conta os adversários trata-se de uma luta que promete continuar para amanha.
Sem surpresas, Bruno Magalhães lidera a prova acumulando uma vantagem de 33,6 segundos sobre o 2º classificado que é Armindo Araújo. Na estreia do EVO 10 não deixa créditos por mãos alheias e demonstra o potencial da viatura (que até agora não tem deixado muito boa impressão). No entanto o campeão do mundo (esperemos que se confirme) não pontua para o campeonato português. Fernando Peres é o homem que se segue, a 44,5 de Bruno Magalhães.

Leia Mais

quarta-feira, setembro 16

Todos ao Algarve ver a GP2 Series e o FIA GT!

Portimão vai ser no próximo fim-de-semana cenário da derradeira prova do campeonato GP2, num programa que inclui também o campeonato FIA GT, competições onde Álvaro Parente e Miguel Ramos têm uma palavra a dizer relativamente à possibilidade de fazerem soar o hino nacional.
No caso da GP2, a prova portuguesa é a única da época que não se inclui num programa de Fórmula 1, com os participantes a descobrirem um novo e espectacular traçado do Autódromo Internacional do Algarve, pista onde estarão igualmente presentes os homens do FIA GT, o mais importante campeonato de GTs do Mundo.
Portimão é um dos traçados mais curtos do calendário de GP2, mas a sua natureza ondulada, com muitas subidas e descidas, obrigando as equipas a uma afinação com grande aderência. Com muitas curvas, o circuito não é tão rápido como outros já experimentados ao longo da época, mas tem a vantagem de oferecer aos pilotos inúmeros pontos de ultrapassagem. O asfalto nunca antes utilizado por estes carros constituirá um desafio para as configurações aerodinâmicas das equipas.

Íncrivel Hulk já é Campeão na GP2
Nico Hulkenberg (ART Grand Prix) já é o virtual vencedor do campeonato GP2 de 2009, desde a última prova realizada em Monza, mas os restantes lugares e a vitória entre as equipas está ainda por decidir. Muito naturalmente, Álvaro Parente será a atracção principal no Algarve no próximo fim-de-semana, e depois do 'Incrível Hulk' ter assegurado o título em Monza espera-se uma corrida aberta no linda e difícil pista algarvia.

Vitória em casa para ORT e Parente?
A Ocean Racing Technology, equipa estreante na GP2, teve um início de campeonato algo tremido, mas a meio da temporada, a equipa conseguiu dar a volta por cima e alcançou novos níveis de competitividade, rapidamente conquistando os primeiros pontos, o primeiro pódio e, finalmente, a primeira vitória, com um espectacular triunfo de Parente no difícil traçado de Spa-Francorchamps. Parente procura agora a sua segunda vitória do ano.
No Algarve, e para além da ORT e Álvaro Parente, a comunidade angolana terá motivo para ver corridas de automóveis, graças à participação de Ricardo Teixeira, de nacionalidade angolana mas nascido em Portugal, que faz a sua época de estreia na GP2. Isto tudo sem contar também com a presença de uma quase mão-cheia de pilotos brasileiros: Lucas di Grassi, Diego Nunes, Luiz Razia e Alberto Valério.

Miguel Ramos vai vencer no FIA GT?
O Campeonato FIA GT é onde correm as grandes marcas: Porsche, Ferrari, Corvette, Maserati, Saleen. É também aqui que está outro piloto português, Miguel Ramos, que correr com o Maserati da Vitaphone Racing pelo terceiro ano consecutivo. Ramos venceu uma corrida na temporada de 2007 e outra em 2008, mas este ano ainda está à procura do seu primeiro triunfo. Será no Algarve?

Leia Mais

segunda-feira, setembro 14

Primeiras do Rali Cidade de Portimão

Já está disponível o Regulamento do Rali Cidade de Poprtimão, prova que marca o fecho do Campeonato Regional de Ralis do Sul, edição 2009, disputada a 5 e 6 de Dezembro.
A grande novidade reside na mudança do local da Super Especial. Depois das experiências no Porto de Portimão, e no ano passado ter aproveitado o traçado da prova do nacional, a caravana disputa a SE nocturna em Alvor.
Paralelamente ao CRRS, também se disputará uma prova extra com o mesmo itinerário, onde são admitidas todas as viaturas que podem concorrer no Open de Ralis. A inscrição para esta prova-extra é de 221,50€, sendo 50 euros mais económica que a do Regional, o que constituirá uma boa opção para os elementos com VSH que não disputem o campeonato regional.
Sobre o CRRS, faltam apenas informações sobre o Rali de Ourique, a disputar a 7 de Novembro.
REGULAMENTO CIDADE DE PORTIMÃO

Leia Mais

sábado, setembro 12

Baja Cidade de Beja / Montes Alentejanos

Leia Mais

Open de volta ao Algarve

Com estrutura definida, Rali de Loulé, marcado para 03 e 04 de Outubro, mantém Super Especial nocturna que maravilhou espectadores. “O espectáculo está de volta” enfatiza José Manuel Afonso, director do Clube Automóvel do Algarve – organizador do evento.
Esta prova recebe, mais uma vez, concorrentes nacionais do Campeonato Open de Ralis e é mais uma etapa do Troféu Selènia – competição particular do Clube Automóvel do Algarve, patrocinada pela Petronas Lubricants Portugal, com várias provas no sul do país.
O sábado competitivo ficará marcado, pelo segundo ano consecutivo, por uma prova especial disputada de noite na Zona Industrial de Loulé. Um novo traçado mais espectacular está a ser preparado para “repetir a façanha e juntar milhares de espectadores”, sublinha José Manuel Afonso da Comissão Organizadora.
“O Rali de Loulé é um evento estruturante no nosso calendário” afirma JMA que pretende fazer deste evento “uma grande festa dos ralis”.
Os troços de Loulé, S. Brás e Cortelha recebem a competição no domingo, dia 04 de Novembro, onde as equipas terão de realizar uma dupla passagem.
O secretariado e o gabinete de imprensa serão nas instalações do Clube Automóvel do Algarve, o Parque de Assistência no terreno anexo ao centro de inspecção automóvel de Loulé, o Parque Fechado, bem como o pódio, no monumento Eng. Duarte Pacheco.
Mais informações em www.clubeautomovelalgarve.pt.
O evento conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Loulé, da Solverde – Casinos do Algarve, da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, com os vinhos Terras d´El Rei e Monsaraz, da Selénia Motor Oil e o apoio da Câmara Municipal de S. Brás de Alportel.

Leia Mais

quinta-feira, setembro 10

Armindo um piloto de excepção – Parte 3

Em 2008 voltou a apostar no mundial de produção, mas a fiabilidade da sua viatura nunca permitiu que alcançasse resultados de registo. Numa competição com a dureza das provas do mundial, a aposta na rapidez tem que ser bem doseada com a fiabilidade. 2008 foi um ano para esquecer, foram problemas de diferencial na Suécia, braços de direcção e suspensão na Grécia, suspensão e diferenciais na Turquia caixa de velocidades na Nova Zelândia e uma transmissão no Japão. Aliás na prova nipónica regista-se o momento mais alto da temporada, quando Armindo Araújo venceu uma especial à geral com uma viatura de produção. O feito aconteceu na especial de Obihiro 1 com 1,35 quilómetros, acabando na frente de Dani Sordo, Sebastien Loeb e Mikko Hirvonen. Infelizmente, tal facto não foi valorizado pelos meios de comunicação social, internacional e nacional.
Pelo meio foi convidado a participar no Rally Sharqia, na Arábia Saudita, acabando por não partir para a segunda etapa, quando liderava o rali e “misteriosamente” apareceu areia no depósito do seu Mitsubishi Lancer EVO IX.

Chagados a 2009, e a aposta manteve-se no mundial de produção. Inicialmente seria com um Mitsubishi Lancer EVO 10, mas a falta de garantias de competitivade da viatura, fe-lo manter com o Lancer EVO IX. A novidade passava pela participação com a Ralliart Italia. Com rivais dificeis (Al-Attyah, Brynildsen, Prokop, Arai, Flodin) o maior “perigo” vinha da Suécia, com a presença de Patrik Sandell com um Skoda Fabia S2000.
O arranque deu-se na Irlanda, onde Patrik Sandell obteve a sua primeira vitória. Por seu lado, Armindo Araújo acabou no 4º posto, somando os primeiros 5 pontos. Seguiu-se o Chipre, e o inevitável Sandell valeu-se do Fabia para vencer, mas desta vez Armindo Araújo terminou logo atrás, sendo o melhor dos Grupo N convencionais.
E chegamos ao Rally de Portugal. Em frente ao seu público brilhou... entrou com o pé direito nas especiais de estrada e graças ao conhecimento do terreno assumiu a liderança. No segundo dia, viu-se supreendido por um rapidissimo Flodin, mas um despiste do sueco voltou a colocar o português na rota da vitória. Foi com uma prova inteligente (e com uma grande dose de sorte) que percebeu que podia vencer – viu Sandell bater, Flodin despistar, Bruno Magalhães abandonar, Al-Attyah ter problemas no Subaru no 1ºdia, Prokop e Brynildsen atrasarem-se com problemas nos EVO. A primeira vitória no PWRC apareceu em solo luso, mediante o seu público, que lhe ovacionou de pé ganhando novamente a sua empatia. A exibição valeu-lhe o prémio “Spirit of the Rally” entregue ao elemento que mais se destacou na prova.
Ausente da ronda argentina (que foi ganha por Al-Attyah), o português marcou presença na Sardenha. Sem argumentos para os Subaru de Al-Attyah e Sandell, contentou-se com o 3º posto e contabilizou mais 6 pontos. Na Acropole, voltou a efectuar uma prova inteligente – sempre no sitio certo, arrancou um excelente 2º posto, atrás do local Lambros Athanassoulas, num Skoda Fabia e beneficiando da desclassificação de Al-Attyah (dependente de confirmação). Surpreendentemente, ou não, Armindo estava em excelente posição para vencer o PWRC. Sabendo das dificuldades de pontuar no Rally de Gales, Armindo optou por participar no Rally da Australia, com a Errani Motorsport, onde já podia sair com o título no bolso. Quanto à restante história.....nós já sabemos.
Armindo é um piloto de excepção.

Leia Mais

quarta-feira, setembro 9

Armindo um piloto de excepção – Parte 2

Em 2005 Armindo Araújo deu uma reviravolta na carreira, ao aceitar a proposta da Mitsubishi Portugal para tripular o Lancer EVO VIII MR, mudando de classe e de motrização. Passou da A para N e das duas rodas motrizes para tracção integral. O Rali Casinos da Póvoa tornava-se talismã, pois na estreia somou uma vitória. Venceu também o Rali Centro de Portugal e o Rali Casinos do Algarve, terrenos propícios para os S1600, e conquistou o título nacional de pilotos e marca.
Em 2006, manteve-se na Mitsubishi Portugal. Obteve o 4º triunfo consecutivo no Casinos da Póvoa, e voltou a vencer o Rally de Portugal, desta vez no Algarve e frente a rivais de peso – Janne Tuohino, Patrik Flodin, Daniel Carlsson, Markko Martin. Uma penalização (devido a um erro de calculo) retirou uma vitória justa no Rally do FCP, mas vingou-se nos Açores somando a sua primeira vitória na prova insular. Acabada a fase de terra, a fase de asfalto começou com uma novidade – o Mitsubishi Lancer EVO IX. No primeiro confronto com os S2000, foi batido por um Super Basso na Madeira, mas alcançou um excelente 2º posto – a melhor classificação até hoje na prova madeirense. Somou por vitórias as restantes provas, e sem surpresas acabou o ano com mais um título nacional. Tudo isto num ano que teve a rivalidade “aberta” de Miguel Campos num competitivo Subaru Impreza. Como prometido, Carlos Barbosa, presidente do ACP concedeu um teste num Ford Focus da M-Sport, efectuando primeiro contacto com um WRC.
Também em 2006 participou em duas provas de TT, com um Mitsubishi Strakar, mas abandonou em ambas quando liderava destacado – a viatura não aguentava o ritmo diabólico... (voltou a repetir a presença na Baja de Monchique em 2007, mas também ficou-se pelo prólogo).
Portugal já não oferecia desafios a Armindo Araújo e o futuro passava pela internacionalização. A custo montou um projecto com a Mitsubishi/TMN GALP, e concorreu com um EVO IX no Campeonato do Mundo de Produção de 2007. A preparação para o mundial passou pela presença no Rally Artic Lapland, onde alcançou um honroso 10º posto. A estreia no mundial foi no Rally da Suécia, acabando no 4º lugar, atrás de Oscar Svedlund, Anton Alen e Kristian Sohlberg. Seguia-se o Rally de Portugal...
A presença de Armindo Aráujo no mundial promoveu o interesse na sua participação no Rally de Portugal, que regressava ao mundial. A especulação tomou conta dos dias antecedentes à prova, mas lá veio a confirmação que iria participar num Mitsubishi Lancer WRC. Armindo foi foco de todas as atenções, existindo mesmo quem quisesse lutas pela vitória.
E foi aqui que começou a “fase negra”. No shakedown de Vale Judeu, após uma lomba, o piloto tirsense perdeu o controlo do Mitsubishi atropelando alguns fotografos mal colocados. O rali começava mal, mas piorava quando no duelo da Super Especial de Abertura perdia contra o “mediano” Gareth MacHale. Perante o seu público, e no mesmo dia, dois percalços que prejudicavam a imagem. O Rali passou para a estrada e protagonizou um animado duelo com o “puto” de 17 anos Andreas Mikkelsen, num Ford Focus WRC e com Matthew Wilson. Apesar de não andar próximo do pelotão do mundial, contou com um impressionante apoio do público português... mas tudo acabou com um despiste na última especial de estrada, que antecedia o SE do Estádio de fecho do rali. Foi um fim de presença no WRC, que certamente não deixa boas recordações a Armindo, e também aos seus seguidores.
A participação no PWRC de 2007 prosseguiu na Grécia, onde Armindo abandonou com o motor partido. Na Nova Zelandia finalizou no sexto posto, a que se seguiu uma desqualificação (irregularidades mecânicas) no Rali do Japão, onde tinha acabado no segundo lugar. No Rally da Irlanda protagonizou um violento despiste, quando liderava, e acabou a temporada com um modesto 7º posto no Rali de Gales. A primeira temporada no PWRC foi de aprendizagem, mas sentiu pela primeira vez o sabor da derrota – Pela primeira vez na carreira acabou o ano sem vitórias, nem títulos.

Leia Mais

Armindo um piloto de excepção – Parte 1

Os ralis voltaram a ter destaque graças ao feito de Armindo Aráujo, de conquistar o título mundial (provisório) de Produção. Um feito extraordinário, que foi conseguido quando muitos duvidam das suas capacidades.
Armindo nasceu para vencer. Desde os tempos do motocross que demonstrava um espírito verdadeiramente competitivo e alma de campeão. Mas foi nos ralis que obteve notariedade. Em 2000 estreou-se no Rali Montelongo / Fafe num Renault Clio, navegado por Pedro Queirós, e alcançou um surpreendente 2º posto à geral. Na segunda prova, Armindo apostou num Citroën Saxo alugado à Competisport, e venceu o Rali Portas do Rodão. A rapidez não era fruto do acaso, e adquiriu um Saxo: o 66-57-VJ,somando mais 4 vitórias, e sagrando-se campeão nacional de Promoção no ano de estreia.
Começava um ciclo vitorioso impressionante. Em 2001, Armindo Araújo dá o salto para o campeonato nacional de ralis disputando o competitivo Troféu Saxo. Foi neste ano que começou a parceria com Miguel Ramalho. Das 6 provas do troféu venceu quatro e conquistou 2 segundos lugares, somando o segundo troféu em outro tantos anos. A sua prestação não passou despercebida pela equipa oficial Citroën Portugal, que contratou para piloto oficial.
Em 2002, Armindo Araújo tripulou o Citroën Saxo Kit Car dominando de forma impressionante a categoria F3 (2 rodas motrizes 1.600), e acabando no 3º posto do nacional, atrás dos inalcançaveis WRC.
Com a proibição dos WRC nos campeonatos nacionais, Armindo tinha a oportunidade de lutar pelo título nacional. Venceu a sua primeira prova à geral – Casinos da Póvoa de 2003, e somou nova vitória do Rally de Portugal (que não pontuava para o mundial). Surpreendentemente a rivalidade veio de Fernando Peres no “velhinho” Ford Escort Cosworth, que venceu o FCP e nos Açores. Mas a fase de asfalto retirou quaisquer duvidas – Armindo venceu as três últimas provas e somou o primeiro campeonato nacional de ralis. Também ganhou a F3.
Arrancou 2004 com duas vitórias (Casinos da Póvoa e Portugal), mas as vitórias à geral nessa temporada finalizaram aqui. O Citroën Saxo Kit Car tinha um rival à altura, o Peugeot 206 S1600, com Miguel Campos ao volante. O piloto da Peugeot Sport teve uma fase de terra para esquecer, mas venceu as três últimas provas do nacional. Nesse ano Armindo valeu-se da regularidade, e dos valiosos pódios que permitiram somar o segundo título nacional de ralis. Também venceu a F3 e o Grupo de Turismo. Despediu-se da Citroën estreando o C2 S1600 no Rali Casinos do Algarve.

Leia Mais

domingo, setembro 6

Baja de Beja: Campos continua a vencer

Filipe Campos / Jaime Batista tiveram na Baja TT Beja / Montes Alentejanos um triunfo menos dificil do que inicialmente pensariam, facto que permite a Campos ficar a 2 pontos do líder Carlos Sousa no campeonato.
Depois de ser ver batido na super-especial por Miguel Barbosa, Campos ganhou 30 segundos e ascendeu à liderança até CP1 do 1º Sector Selectivo. Na segunda parte do SS um furo encarregou-se no BMW de Miguel Barbosa encarregou-se de decidir a luta pelo triunfo. O homem da Yser Racing Team imprimiu um ritmo forte de manhã, mas de tarde já não tinha essa necessidade. Apesar disso, explicou que "a fase final da prova, nomeadamente o segundo sector foi penoso para nós. Depois do avanço que havíamos conquistado na especial da manhã, na tirada seguinte sabíamos que nos bastava controlar o andamento. A verdade é que essa é uma posição que acaba por me desagradar, já que se torna muito fácil perder a concentração e, assim cometer erros." Apesar de tudo, A verdade é que o resultado final não podia ser melhor e vai exactamente ao encontro dos nossos objectivos."
Miguel Barbosa vinha apostado em vencer, mas o furo do 1º SS retirou-lhe as esperanças. Apesar de tudo "era importante acabar esta e quebrar um ciclo de azares que nos vêm perseguindo," referiu Barbosa que ainda mantém chances matemáticas de chegar ao título. Quem retirou maior partido desta prova foi Luís Ramalho, que navegou Barbosa e reforçou a sua liderança no campeonato de navegadores.
Pedro Grancha fechou o pódio desta prova, apesar de alguns problemas de alimentação na Nissan Pick Up Off Road. Bernardo Moniz da Maia terminou no 4º posto e já a pensar na deslocação a Espanha onde defenderá a liderança do Troféu Ibérico de TT.
Entre os T8 Henrique Marques foi o vencedor, ao passo que nos T2 Nuno Matos venceu e já garantiu o título do agrupamento.
Classificação final:
1º T1 - Filipe Campos / Jaime Baptista - BMW X3 - 3h28m15,6s
2º T1 - Miguel Barbosa / Luis Ramalho - BMW X3 - 4m55,0s
3º T1 - Pedro Grancha / Paulo Primaz - Nissan Navara Off-Road 06 - a 11m46,1s
4º T1 - Bernardo Moniz da Maia / Joana Sotto-Mayor - BMW X3 - a 20m57,2s
5º T1 - José Gameiro / António Saraiva - Nissan Navara Off-Road 06 - a 31m37,8s
6º T1 - Eduardo Rodrigues / António Nunes - Proto SRTeam - a 32m50,0s
7º T8 - Henrique Marques / João Santos - Nissan Navara - a 34m51,3s
8º T8 - José Camilo Martins / António Magalhães - Nissan Navara - a 45m17,5s
9º T2 - Nuno Matos / Jaimes Cortes - Isuzu D-Max - a 48m13,2s
10º T2 - Carlos Almeida / Ricardo Mendonça - Nissan Navara - a 50m49,7s
in Sportmotores

Leia Mais

A crónica do milagre do Armindo

À entrada da última etapa do Rali da Austrália, Armindo Araújo e Miguel Ramalho estavam na 5ª posição, a apenas 4,5 segundos do 4º posto que lhes garantiria (até ver) o desejado título mundial de Produção. Esta hipótese real, promoveu o interesse dos afficionados portugueses, que depois de mais um desaire da selecção nacional (1-1- com a Dinamarca e provável afastamento do mundial) desejvam celebrar uma vitória – pelo menos aqueles que gostam de ralis, e desportos motorizados em geral. Seja em fóruns, em sites ou comunidades, como o Twitter, foram muitos os que acompanhavam pelos tempos, rádio oficial, ou testemunhos de outros adeptos o Rali da Austrália.
Numa prova que mais parecia rallysprint, tal o número de especiais 35, a maioria das quais com quilometragem reduzida – entre 5 a 10 km de extensão, as diferenças entre os concorrentes não eram muito siginificativas, embora, no compto geral permitiam que se gerassem fossos numa definição.
Martin Prokop liderava seguido por Richard Mason (concorrente patrocinado pelo qatar Nasser All-Attyah), e Cody Crocker que fechava o pódio. Os australianos não disputavam normalmente o mundial, mas somavam pontos, o mesmo será dizer retiravam preciosos pontos ao Armindo Araújo.
A solução era ultrapassar Toshi Arai, que tinha uma vantangem de 4,6 segundos. Mas, contrariamente ao esperado, Armindo perde tempo na primeira especial do dia, e na seguinte, e na outra e foi aumentando a distância. Exceptuando uma especial (onde fizeram o mesmo tempo, e que o japonês confessou estar “a dormir”) a diferança começava a ser elevada, praticamente impossível de recuperar. Na frente continuava tudo na mesma – Prokop, Mason e Crocker distanciavam-se e estavam “satisfeitos” com as posições. Armindo afirmou que a viatura estava com problemas de motor, que não apresentava maior rendimento, e que o melhor era guardar a posição e os 4 pontos respectivos.
Estava inerente que apenas um problema com um dos 4 concorrentes que antecidiam lhe permitiam revoler favoravelmente a questão do título. Para piorar as coisas, no que diz respeito ao acompanhamento da prova, os tempos parciais e finais deixaram de funcionar, deixando os adeptos completamente “às cegas”. Um ou outro elemento encontrava um site finlandês, ou australiano que ainda funcionava – mas apenas com tempos finais, e num ápice passou das 22:30 às 5 da manhã e chegamos à ultima especial do rali. A opção de acompanhar o rali, passou pelo Twitter, onde tive a companhia do João Cosme durante toda a noite – apenas os resistentes que acreditavam num milagre.
Na última especial os parciais voltaram, mas existiam alguns problemas com alguns aparelhos dos concorrentes – por vezes não registavam tempos, e outros não usavam, como eram o caso de Cody Crocker. Martin Prokop finalizou a prova, seguiram-se Richard Mason e Cody Crocker. Estranhamente os parciais de Arai deixaram de aparecer – seria um abandono ou um problema técnico. O tempo passava e Arai não aparecia na classificação... nem Armindo. Algo se passava, o suspense, a dúvida, a sensação de que “a estrelinha da sorte” tinha aparecido. De repente aparece o tempo de Arai e Armindo no site oficial – tinha perdido um minuto exacto para Armindo e acabavam separados por 0,1 segundos (o português não chegava ao título por uma décima) – era inacreditável. Mas... Armindo no flash interview refere que viu Arai parado e que acabara de se sagrar campeão. Como? A organização erradamente atribuiu o tempo de Armindo a Arai... pois o japonês não tinha finalizado o troço, vitima de problemas de transmissão (ou caixa) no Subaru. O certo é que nos últimos quilometros, da últimas especial, o “milagre” aconteceu e Armindo chegou ao 4º posto do PWRC, o tal que lhe permitia chegar ao título de campeão mundial de produção (em princípio). Para confirmar o título apenas falta o recurso sobre a desclassificação do piloto do Qatar, Al-Attiyah, do Rali da Grécia, a 6 de Outubro. Para já tudo indica que a FIA não voltará atrás na decisão, que seria um precedente em casos semelhantes.
Era imposível não demonstrar a satisfação da conquista de um título mundial de um português, e em ralis. Melhor só o facto de ter honras de abertura do Jornal da Tarde da RTP1. A escolha da redação da RTP foi surpreendente e positiva, principalmente porque estavamos em pelo período de campanha eleitoral e com notícias da Gripe A. Há muito que uma notícia de ralis não abria um telejornal, para mais por não ter um cariz negativo, como acidentes, mortes ou atropelamentos como muitas vezes aconteceu. Aqui também a RTP está de parabéns.
Parabéns Armindo (e Miguel), independentemente do desfecho, és um verdadeiro campeão.

Leia Mais

Temos Campeão

ARMINDO ARAUJO/MIGUEL RAMALHO - Campeões do Mundo de Produção 2009

Leia Mais

Autódromo do Algarve recebe Europeu de GT3 a 12 e 13 de Setembro

Depois do interregno para férias, a competição internacional prossegue no Autódromo Internacional do Algarve. No próximo fim-de-semana de 12 e 13 de Setembro Portimão recebe o Europeu de GT3 com a participação dos portugueses César Campaniço no Audi R8 LMS e Manuel Rodrigues com o Aston Martin DBRS9. É a primeira vez que a competição pisa solo nacional.
Na liderança do Campeonato estão Thomas Accary e Julien Rodrigues (Aston Martin DBRS9) seguidos por Manuel Rodrigues e Frederic Makowiecki no segundo posto. A dupla franco-portuguesa que já subiu ao pódio uma vez esta temporada está determinada em brilhar em solo português. O mesmo acontece com César Campaniço/Nicolas Armindo que ocupam o terceiro lugar do Campeonato e que chegam a Portimão em máxima força.
O piloto português já conhece o circuito português pelo que lhe poderá conferir alguma vantagem face aos seus adversários. Campaniço/Armindo já subiram por três vezes esta época aos lugares do pódio e seria certamente muito gratificante consegui-lo uma vez mais em Portugal.
As hostilidades só começam no Sábado dia 12 de Setembro com as sessões de treinos livres e qualificação. No Domingo terão lugar as duas corridas.
PROGRAMA PDF

Leia Mais

sábado, setembro 5

Rali de Loulé 2007 - 2 parte

Leia Mais

quinta-feira, setembro 3

Rali de Loulé 2007 - 1 parte

Leia Mais

quarta-feira, setembro 2

Motor Show de Beja

Decorreu no passado fim-de-semana o Motor Show de Beja, evento que contou com o apoio da autarquia local, e que contou com uma prova reservada a concorrentes com viaturas de rali. Não querendo perder a oportunidade de disputar um evento “em casa”, António Lampreia, Pedro Charneca e João Luis Palma tiveram a rivalidade de Ricardo Teodósio e José Neves, entre outros. Os primeiros trouxeram as viaturas com que disputam os regionais, mas também tiraram o pó do Fiat Ritmo Abarth e do Escort MK II. Já Teodósio participou com um Mazda MX-5, enquanto que Neves voltou a deixar “marcas” no EVO 4.
A reportagem fotográfica do blog Aldeagar permite ver alguns dos melhores momentos.
GALERIA FOTOGRÁFICA

Leia Mais