sábado, julho 31

Video do Slalom do Parchal - Localvisão


Clique abaixo (Leia Mais) para assitir à videoreportagem da LocalVisão do Slalom do Parchal, 4ª prova do Troféu Regional de Slalons. Ricardo Teodósio foi o vencedor, e consolidou a liderança da competição. Graças às ausências de Rui Coimbra e Mark Malkin, Philippe Vinois ascendeu ao segundo posto.

Leia Mais

Video da participação da FIAAL no Circuito de Braga

Clique abaixo (Leia Mais) para assistir ao vídeo da equipa FIAAL no Circuito Vasco Sameiro, terceira ronda do Transit Trophy. Relembro que Nuno Fontaínhas foi o primeiro a entrar em competição averbando um sétimo posto, e depois foi João Fontaínhas que acabou no 5º lugar na segunda corrida. Edição ficou a cargo de Nuno Fontaínhas.


Leia Mais

sexta-feira, julho 30

Guia do Rali Vinho Madeira 2010


A Revista Madeira Motor Sport elaborou um Guia do Rali Vinho Madeira 2010.A versão impressa deste Guia estará distribuída por toda a Ilha, nos bares ao longo das classificativas, assim como nas Verificações Técnicas e Documentais, no Madeira Tecnopolo e na Avenida do Mar.

Assim, pode começar a planear onde vai ver passar estas magníficas máquinas que irão lutar por um lugar ao sol na nossa bela Ilha da Madeira, que já está quase recuperada do temporal que a assolou no passado dia 20 de Fevereiro e que está pronta para receber os milhares de turistas que se deslocam à esta pérola do Atlântico para assistir ao maior evento social, cultural e desportivo da Região.

A versão impressa deste Guia estará distribuída por toda a Ilha, nos bares ao longo das classificativas, assim como nas Verificações Técnicas e Documentais, no Madeira Tecnopolo e na Avenida do Mar (quinta-feira, entre às 15h e as 17h). Também poderá encontrar este Guia, nas seguintes empresas e instituições: Câmara Municipal do Funchal, FX Hotelaria, Restaurante Cantinho da Madalena, Restaurante Lugar de Baixo, Brendle & Cia, Lda, Lavagem Elefante Azul - Cancela, Insular Tintas, Reyglasse, Taberna da Poncha, Restaurante O Virgílio, Diagnostic Car, Stand Open (Stand de Automóveis), Auto Quintal (Oficina Mecânica), Restaurante Abrigo do Pastor e Restaurante Gabeant's.

A equipa da Revista Madeira Motor Sport, agradece a todas as pessoas e empresas que contribuíram para que este Guia pudesse ser elaborado e impresso.

Clique AQUI para aceder ao Guia do Rali Vinho Madeira 2010

retirado de Pregoafundo

Leia Mais

Caixa de Velocidades trai Barroso Pereira



Terminou no arranque para a 6ª prova especial de classificação a estreia da dupla Portuguesa, Barroso Pereira / Pedro Conde, na etapa Finlandesa do P-WRC.


Apenas duzentos metros após a partida para a sexta especial da 1ª etapa do Neste Oil Rally Finland, Lankamaa, a quebra do veio secundário da caixa de velocidades do Subaru Impreza construído pela Tommi Makinen Racing levou à desistência da dupla algarvia que, até aí, tão dignamente vinha defendendo as cores nacionais.
Desolado, Barroso Pereira comenta: “ Como é de calcular o momento não é o melhor para nós. Entramos no Rali sem fugir um milímetro á estratégia traçada, e por diversas vezes comentada quer por mim quer pelo Pedro, andar rápido sem cometer erros, poupar a mecânica, adaptarmo-nos a tão exigente traçado e acumular experiência. Infelizmente, uma avaria mecânica obrigou-nos a renunciar à prova que mais gozo me deu, até hoje, na minha carreira. Apesar de tão precoce abandono diverti-me muito e, andamos até acima das minhas expectativas. Congratulo-me, não só pela forma simpática e acolhedora com fomos recebidos pela caravana do Mundial, principalmente pelo coordenador do P-WRC, Ninni Russo, como nos enchem de orgulho os elogios que este SENHOR do automobilismo mundial teceu ao nosso andamento, e ao profissionalismo de todos quantos integram a BPsport.
Neste momento, quero agradecer a toda a equipa pelo fantástico trabalho que tem feito ao longo da época, muito especialmente nesta prova onde tudo era novo para todos. Como somos uma equipa de lutadores, já só pensamos na Alemanha, onde estaremos na máxima força.”

press-release NBP

Nota adicional: A prova da equipa portuguesa foi em crescendo, pois foram subindo gradualmente na classificação do PWRC. À 2º PE ocupavam o 14ºposto, na 3ªPE subiram para 13º, na 5ºPE chegaram a 12º, e no final de 5º PE já estavam no 11ºposto a apenas 5 segundos do chinês Wang Rui, em viatura idêntica. A odisseia no WRC continua na Alemanha.



Leia Mais

CAAL publicou regulamento do Rali Casino de Vilamoura

A estrutura da prova algarvia representante do Open mantém-se similar à dos dois últimos anos. Super Especial nocturna em asfalto, e dupla passagem por Loulé, São Brás e Cortelha. A grande novidade é a mudança do centro de operações para o Casino de Vilamoura.

À primeira vista a alteração significativa é designação da prova algarvia do Open. Deixou de ser Rali de Loulé, para ser Rali Casino de Vilamoura. Com a divulgação do regulamento, fica confirmada que o Parque Fechado passa a ser em Vilamoura, embora o Parque de Assistências continue em Loulé, no Parque de Estacionamento junto ao Centro de Inspecções.
À semelhança dos anos anteriores, o rali começa com a Super Especial disputada em asfalto na Zona Industrial de Loulé, com parque de partida em Loulé, com 1,7km.
Seguindo a máxima “equipa que ganha não mexe”, o Clube mantém a estrutura da prova para o dia seguinte, com dupla passagem pelos troços de Loulé, São Brás e Cortelha, que são similares aos das duas últimas edições.
O centro nevrálgico da prova passa para Vilamoura, nomeadamente para o Casino de Vilamoura , onde estará o Secretariado e Parque Fechado, e onde decorrerão as verificações e a entrega de prémios.


DESCRIÇÃO DA PROVA:
Percurso total da prova: 241,720 kms
Número de Provas Especiais: 7
Total de km. das Provas Especiais: 68,800
Número de secções: 2
Número de etapas: 1
Tipo de Piso
1 A P.E- 1 – Super Especial é em Piso de asfalto
2 As provas especiais 3, 4, 6 e 7 serão integralmente disputadas em piso de terra
3 As provas especiais 2 e 5 são mistas (82.4% em terra e 17,6% em asfalto)
O intervalo entre cada concorrente será de 2 minutos
Reconhecimentos – Dia 02 de Outubro entre as 10:00 e as 16:00 horas com um máximo
de duas passagens por cada Prova Especial

REGULAMENTO DE PROVA:
Clube Automóvel do Algarve

Leia Mais

quinta-feira, julho 29

As difíceis contas do Transit Trophy

Após a divulgação dos resultados oficias no site da FPAK há a confirmação das contas da ronda bracarense do Troféu Transit. Existem três pilotos e duas equipas na frente do campeonato. A FIAAL está em 4º nas equipas, e João e Nuno Fontaínhas também ocupam o 4º posto entre pilotos.


Em Braga foi Pedro Salvador que dominou por completo. Para além de vencer as duas corridas, também fez a Pole Position efectuou a Volta Mais Rápida, vencendo claramente a ronda. Graças à 1ª corrida do fim-de-semana Pedro Fins conseguiu um resultado positivo, acabando no segundo posto e somando 18 pontos. No terceiro posto ficou a Auto Rabal, na frente da DARO. Nuno Fontaínhas e João Fontaínhas conseguiram dar à FIAAL o quinto posto, superiorizando-se à Rodivex. A BRETESCAR foi sétima na ronda bracarense. Ao não terem efectuado a totalidade das voltas na 1ª corrida, as equipas Team Beta/Eni e M.Coutinho/Ibertal hipotecaram um bom resultado.


Este Troféu teria mais lógica se fosse efectuada uma classificação por equipas, e não apenas por pilotos, como aparece na página oficial da FPAK. No site oficial www.transittrophy.com, já existe uma classificação por equipas, com as pontuações dos respectivos pilotos.
A AutoRabal e DARO estão na frente com 54 pontos, seguido da BRM (que já teve 2 pilotos diferentes - Pedro Fins e Nuno Fontes). A FIAAL aparece no 4º posto com 41 pontos, mais dez que a Rodivex.
Apesar da Q&F aparecer na tabela, aparentemente, e por ser para convidados não entra nas contas do campeonato, apesar de retirar pontos.


Na classificação por pilotos, e muito graças à mudança de concorrentes dentro de equipas, o Nuno Fontaínhas e o João Fontaínhas mantém o quarto posto com 41 pontos, mas viram o Pedro Fins se aproximar.
Na frente estão três concorrentes com a mesma pontuação, João Lopes e Filipe Martins (AutoRabal) e Rui Azevedo (Daro) com 54 pontos.
Pedro Salvador somou 22 pontos em Braga, mas apenas ocupa a 8º posição, por não ter participado em mais nenhuma prova.


Leia Mais

Barroso Pereira e Pedro Conde aceleram na Finlandia

Após os reconhecimentos, que decorreram terça e quarta-feira, e de esta manhã terem percorrido já cerca de 25Km em ritmo próximo do de prova durante o shakedown, a dupla algarvia da BPSport Nuno Barroso Pereira / Pedro Conde está verdadeiramente fascinada com as classificativas que integram o Neste Oil Rally Finland 2010.

Nuno Barroso Pereira, entusiasmado, afirma: “ Estamos completamente rendidos aos troços deste Rali. Para além de uma beleza paisagística sem igual, a rapidez das classificativas, assim como o piso em muito bom estado excederam em muito as nossas expectativas. Eu que sempre gostei de troços rápidos, de coração, sinto-me como peixe na água, pena é que tenha de me conter. Por muito que me custe, vou ter mesmo de «acalmar» o pé direito, pois o nosso objectivo é ganhar experiência ao nível do Mundial e terminar no nosso baptismo internacional. Acreditem que não é fácil!
O carro está bom, e os troços, como já referi, «pedem o maximum attack” mas ao mesmo tempo, sei estarem repletos de armadilhas que só os mais experientes sabem contornar. Se voltarmos no próximo ano, as ambições serão diferentes, este ano vamos olhar mais para o palanque de chegada do que para os tempos.”
Por sua vez Pedro Conde não se coíbe em afirmar: “ Os troços são espectaculares! Os mais bonitos, rápidos e técnicos que já percorri na vida. Em termos de notas, requerem pura e simplesmente cem por cento de concentração. Fundamentalmente por duas razões; durante os reconhecimentos, apenas duas passagens, passamos nos troços a uma velocidade máxima de 80 Km /h, locais onde em prova a velocidade é bem mais elevada, calculo que em vários pontos rondaremos os 200 Km/h, daí a segunda razão; a esta velocidade qualquer erro ou hesitação nas notas, acabam fora de estrada. A experiência e o conhecimento do terreno nesta prova é fundamental. Daí termos optado por uma estratégia de contenção. Por alguma razão em sessenta edições, apenas três pilotos não nórdicos a lograram vencer.

press release da equipa


Resta complementar a informação de que após a especial de abertura do rali, a equipa portuguesa encontra-se em 56º posto (13º PWRC), a meio da tabela.

Leia Mais

quarta-feira, julho 28

Organização divulgou Lista de Inscritos do RVM

A organização finalmente divulgou a lista de inscritos do Rali Vinho Madeira, com 46 elementos. São mais as ausências do que as novidades: acabou-se a "novela" Basso, a que se junta Betti e Nuno Barroso Pereira. Nas novidades, confirma-se o regresso de Dominique Bruyneel, Francisco Tavares aparece com um Clio R3 e Armando Oliveira marcará presença no C2.


A lista de inscritos da edição de 2010 do Rali Vinho Madeira apresenta um total de 46 inscritos, menos 10 do que o avançado no dia de encerramento das inscrições. Por entre os ausentes, destaque para a já esperada ausência de Giandomenico Basso, por motivos de “budget”, de Luca Betti, que danificou o Peugeot 207 S2000 no Rali da Turquia, de Nuno Barroso Pereira, devido ao facto de participar no Rali da Finlândia, Rui Moniz, por não ter confirmado a sua inscrição, de António Nunes e João Ferreira, devido ao sucedido no Rali do Marítimo.

Visualize aqui a lista de inscritos da edição de 2010 do Rali Vinho Madeira, prova que vai para a estrada nos próximos dias 5, 6 e 7 de Agosto. A divulgação da mesma foi feita esta tarde em conferência de imprensa no IVBAM e conta com um total de 46 equipas. Será com este número que o Clube Sport's Madeira espera desenhar uma excelente edição, destacando acima de tudo a grande competitividade que vai existir na luta pelos primeiros lugares. De realçar ainda o facto de algumas equipas apostaram tudo ou, quase tudo, na prova madeirense, visto que a decisão dos diversos campeonatos ainda está por resolver.



textos anexos retirados de RalisMadeira

Leia Mais

Um algarvio na Finlândia


Depois da odisseia de Ricardo Teodósio e Paulo Primaz no Rali da Finlândia de 2006, é a vez de outro elemento defender as cores algarvias na prova escandinava. O navegador Pedro Conde, que esta temporada passou para o lado direito de Nuno Barroso Pereira, irá estrear-se no PWRC, a bordo de um Subaru Impreza N15 da equipa Tommi Makinen Racing.

Com a ausência de Armindo Araújo e Bernardo Sousa, Nuno Barroso Pereira e Pedro Conde serão os únicos portugueses presentes no Rali da Finlândia. O piloto portuense fará a sua estreia no PWRC na prova dos 1000 saltos com os objetivos bem definidos: "vamos apenas rodar, fazer quilómetros e ganhar experiência sem qualquer objetivo mais ambicioso em termos de classificação", referiu o piloto.

Ao volante do seu Subaru Impreza N15, Barroso Pereira irá usufruir da experiência da equipa Tommi Makinen Racing que será importante "para nos dar algumas dicas de afinações e do próprio Makinen que nos ajudará a fugir às armadilhas dos troços". A par da Tommi Makinen, Barroso Pereira levará também para o terreno a sua própria estrutura, a BPSport que tentará ganhar assim acumular experiência para as próximas três provas previstas (Alemanha, França e Gales - ainda em dúvida).

O primeiro teste de adaptação aconteceu ao tipo de especiais finlandeses aconteceu já no sábado nas próprias instalações da Tommi Makinen Racing, devendo agora iniciar a equipa portuguesa os reconhecimentos que terão que ser cumpridos num carro de série e a uma velocidade de apenas 60 km/h!

texto anexo retirado de Autosport

Leia Mais

Race of Champions Portugal: A pista


Realiza-se no AIA a 8 de Agosto a Race of Champions Portugal, um evento que este ano vai ser realizado nos moldes habituais, com a novidade da pista poder agora contribuir bem mais para o espetáculo.

Apesar de ser uma diversão agradável, tanto a 'original' como a sua versão lusa, a Corrida dos Campeões tem o problema das pistas nos estádios condicionarem muito o espetáculo, pois mesmo com muito boa vontade dos pilotos, não há espaço para mais.

Mas este ano essa situação vai levar uma grande volta, já que o espaço disponível no AIA é completamente diferente de um estádio e por isso o espetáculo vai melhorar imenso.

A pista, especialmente concebida por Michéle Mouton, utilizará a reta da meta e as curvas 1 e 2 do Autódromo, conforme o desenho que pode ver acima, numa extensão de 3,2 kms, muito mais que os habituais 1.000 metros das pistas dos estádios. Desde que a Race of Champions evoluiu para o formato dentro de um estádio, esta será claramente a maior e mais rápida pista de sempre.

Num evento que vai reunir alguns dos melhores pilotos portugueses e estrangeiros de velocidade, rali, TT, entre outros, numa competição a eliminar, conduzindo carros idênticos em mangas de um para um. Os Carros são os habituais da ROC, Solution F Prototype, KTM X-Bow, ROC Car e RX 150.






retirado de Autosport

Leia Mais

terça-feira, julho 27

Equilíbrio a meio da época


O Ford Transit Trophy cumpriu metade da temporada com a dupla jornada de Braga e uma vista de olhos na classificação provisória leva-nos a concluir que tudo está ainda muito indefinido, tal o equilíbrio de forças existente entre todas as equipas participantes.

Duas equipas empatadas no comando (DARO e AUTO RABAL), três pilotos com igual pontuação no comando do troféu, seguidos de perto por outros dois empatados na quarta posição e ainda três vencedores diferentes, em três circuitos diversos, fazem acreditar que não vai ser fácil antecipar o vencedor da primeira edição do Ford Transit Trophy, até porque mais são as equipas que têm todas as hipóteses de vencer nas próximas corridas.

Tudo começou em Vila Real, com a DARO (Rui Azevedo) a garantir uma vitória muito discutida, sobre a AUTO RABAL (João Lopes/Filipe Martins), ocupando a BRM (Pedro Fins) o último degrau do pódio…

No AIA, a AUTO RABAL “ripostou” e ganhou as duas corridas, à frente da… DARO e novamente a BRM (desta feita a contar com a colaboração de Nuno Santos) ficou com o terceiro lugar, à frente da FIAAL, que também ocupou esta posição em Vila Real.

A estreia da CAM SPORT em Braga, trouxe às vitórias Pedro Salvador e a BRM subiu desta feita uma posição – talvez por causa do factor “casa” –, relegando para o lugar mais baixo do pódio a AUTO RABAL, à qual se seguiu a… DARO, que assim manteve o comando do Troféu, empatando com a AUTO RABAL, mercê de dois providenciais pontos conseguidos por Azevedo na prova de abertura.

Como se pode verificar, tudo muito igual, tudo muito perto, com todos os outros também a trocarem frequentemente de posições, talvez com mais altos e baixos, mas igualmente com prestações dignas de registo, até mesmo por parte dos convidados da Q&F / Ford, que validaram de forma entusiástica um Troféu que corrida após corrida, reúne mais adeptos e admiradores.

Uma pausa agora para umas merecidas férias para todos, antes do regresso à acção, marcada para a RAMPA do CARAMULO a realizar nos dias 3 a 5 de Setembro.

Entretanto, aqui ficam as contas após o Circuito de Braga 2:

EQUIPAS: 1º DARO e AUTO RABAL, 54; 3º BRM, 51; 4º FIAAL, 41; 5º RODIVEX, 31; 6º BRETESCAR, 29; 7º MCOUTINHO/IBERTAL, 29; 8º Q&F/FORD, 24*; 9º CAM, 22; 10º TEAM BETA/ENI, 8.

Nota: A pontuação da equipa Q&F/Ford é apenas indicativa.

Publicado em Pregoafundo

Leia Mais

Ricardo Teodósio vence Slalom do Parchal


Ricardo Teodósio deu continuidade à supremacia que vem demonstrando no Troféu Regional de Slalons vencendo a prova disputada no Parchal. A mais de seis segundos ficaram os representantes da Roady Compétition - Augusto Páscoa, em Renault 11, e Bruno Andrade no Mitsubishi que fechou o pódio.

Aos comandos do seu Mitsubishi Lancer EVO IV, Ricardo Teodósio averbou mais uma vitória no Troféu Regional de Slaloms do Sul (TRSS) ao vencer o Slalom do Parchal que se realizou no passado sábado á noite, organizado pelo Clube Automóvel de Portimão (CAP) com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Lagoa.

E porque em equipa ganha não se mexe, o CAP, à semelhança dos anos anteriores realizou o Slalom do Parchal em horário nocturno e o resultado foi uma assistência superior a 4.000 pessoas, um formato que certamente faz inveja a outros organizadores mas que os patrocinadores agradecem e muito.

Competitivamente falando, Ricardo Teodósio teve que esperar pela derradeira manga para conseguir a vitória impondo-se a Augusto Páscoa (Renault 11), da Roady Competition, que gastou mais 6,328s, pelo que a diferença deste para o 3º classificado, Bruno Andrade (Mitsubishi Lancer EVO VI), também a defender a Roady Competition, foi de apenas 0,086 segundos.

Gastando mais 1,082s que Bruno Andrade, no 4º posto, ficou João Martins (Opel Corsa 2.0), que se impôs a Vasco Tintim (Citroen Saxo 1.6) pela margem de 2,461s.

Nas posições seguintes classificaram-se Carlos Marreiros (Opel Corsa 1.6), Philipe Vinois (Peugeot 205), Nuno Rego (Suzuki Swift), David Dias (VW Golf GTI) e a fechar o top-ten ficou Nuno Correia (Citroen AX).

A próxima prova, Slalom de Lagoa, realiza-se dia 26 de Setembro.

CLASSIFICAÇÃO SLALOM DO PARCHAL:




resumo de prova retirado de Região Sul

Leia Mais

segunda-feira, julho 26

Rali Cidade de Beja 2007

A aproximadamente dois meses do Rali Flor do Alentejo - Cidade de Serpa, fica a recordação da edição de 2007 do Rali de Beja, prova que a antecedeu no calendário do CRRS. Pontuável para o Challenge VSH Sul, a prova foi ganha por Luís Mota, tripulado um EVO4, seguido dos locais Pedro Charneca e António Lampreia.
Clique em Leia Mais



Imagem e Edição Joaquim Macedo, para Fórum Ralis a Sul

Leia Mais

domingo, julho 25

FIAAL fecha ronda bracarense com 5º lugar

João Fontaínhas assumiu o comando da Ford Transit e partiu da 1ª linha. À semelhança do dia anterior, a prova ficou marcada pelo desgaste dos pneus, e por alguns toques com os adversários. Depois de ter rodado algum tempo em 2º, perdeu algumas posições até ficar na 5ª posição. Pedro Salvador foi o dominador do fim-de-semana somando também uma vitória na segunda corrida .

Depois de três rondas em pista, onde os principais adversários estão mais à vontade, principalmente no conhecimento, a próxima prova será a Rampa do Caramulo, entre 3 a 5 de Setembro, e a experiência dos ralis podem vir ao de cima para melhorar a classificação da equipa FIAAL – João e Nuno Fontaínhas.

RESUMO DA SEGUNDA CORRIDA

Ao contrário do que sucede no PTCC, as corridas do Ford Transit Trophy têm sido animadas, e tal como em Vila Real e no AIA, o fim de semana de Braga saldou-se com um vencedor duplo, no caso Pedro Salvador, aos comandos da máquina inscrita pela CAM Sport. Uma corrida de trás para a frente, muito animada do princípio ao fim.

Com a grelha de partida para a segunda corrida, montada de forma invertida, as coisas foram bem mais animadas nas primeiras voltas do Ford Transit Trophy, com Pedro Salvador (CAM Sport) a forçar o andamento e a conseguir chegar logo ao final da reta da meta, à frente de quatro dos adversários que o precediam. Depois foi uma corrida de "paciência" com ultrapassagens efetuadas nas zonas de travagem, até chegar ao primeiro lugar e passar a gerir a vantagem acumulada, garantindo um triunfo mais do que esperado...

A corrida foi encurtada para 25 minutos, pois as temperaturas da pista esperadas para as 14 horas em Braga, a isso aconselhavam e por isso mesmo a luta foi bastante mais intensa, principalmente nas voltas finais, quando as posições exigiam uma definição.

Para Pedro Salvador, tudo passou "por tentar conseguir ultrapassar o máximo de concorrentes nas voltas iniciais e depois ganhar mais posições travando o mais tarde possível. Não foi muito fácil, pois nunca é muito fácil ultrapassar, mas felizmente tudo correu bem e conseguimos outra vitória. Um fim de semana em cheio para a CAM Sport. "

Alguns toques - no calor da luta - uma avaria complicada (caixa), na máquina da Rodivex - segunda na prova de ontem, arrumaram a questão em relação aos últimos lugares, com a Transit da Q&F a perder também muito tempo de início, impedindo Rosário Sottomayor, de lutar por uma posição mais interessante.

Lá no meio, a MCoutinho (Renato Machado) ia aguentando a pressão da FIAAL (João Fontaínhas) da DARA (Rui Azevedo) e da Auto Rabal (Filipe Martins) com este último a ascender ao segundo lugar com algum esforço, mas também muito mérito.

Em cima da meta e depois de ter sido ultrapassado por Rui Azevedo (DARO) João Fontaínhas, conseguiu, num esforço final, garantir o quinto lugar, cortando a meta quase a par com as Transit da BRM (Pedro Fins) e BETA/ENI (Valter Cardoso) seguindo-se a Bretescar (Pedro Silva), conseguindo fazer vibrar o público presente na pista da cidade dos arcebispos...

CLASSIFICAÇÃO FINAL (CORRIDA 2)
1º CAM SPORT - Pedro Salvador, 15 voltas em 25m53,147s; 2º - AUTO RABAL - Filipe Martins, a 2,843s; 3º MCOUTINHO/IBERTAL - Renato Machado, a 4,410s; 4º - DARO - Rui Azevedo, a 10,282s; 5º FIAAL - João Fontaínhas, a 13,498s; 6º BRM - Pedro Fins, a 13,701s; 7º TEAM BETA/ENI - Valter Cardoso, a 13,782s; 8º BRETESCAR - Pedro Silva, a 35,736s; 9º Q&F-FORD - Rosário Sottomayor, a 36,947s; 10º RODIVEX - Domingos Pinheira, a 53,112s.
Volta mais rápida: A 13ª da BRM - Pedro Fins, em 1m42,438.

resumo retirado de AutoSport

Leia Mais

Renaud Bronkart já não vem

À semelhança do que aconteceu nos Açores, o Rali Vinho Madeira também já começa com os ausentes da lista de presenças confirmadas (confuso não é). Depois de Basso, embora esta novela ainda não tenha sido encerrada, foi a vez do belga Renaud Bronkart anunciar a sua ausência, deixando a sua explicação.

Após mostrar-se entusiasmado com a sua participação no Rali Vinho Madeira, o aumento do custo de deslocação acabou por afastar o belga da nossa prova. A mudança do meio de transporte trouxe ainda mais custos para uma participação que já estava planeada mas, pelas palavras do piloto “…estou incapacitado de fazer o Rali Vinho Madeira por causa da confusão dos transportes e da mudança de planos à última da hora…”. Obrigado a permanecer mais uns dias na Madeura, Renaud tinha ainda que se ver a contas com as despesas extra de alojamento e alimentação, bem como o uso de mais dias de férias para poder disputar o rali, sublinhando ainda que “…perdi imenso tempo à procura de co-piloto e mecânicos. E para quê? Perdi muitos dias de férias que irão afastar-me de outros ralis europeus!”. A competir com um Nissan Micra que está no seu último ano de homologação, Renaud Bronkart tinha no Rali Vinho Madeira de 2010 “…a minha última oportunidade de realizar o rali. Este é o último ano do Micra e não tenho nada preparado para a próxima época, pelo que esta foi, muito provavelmente, a minha última temporada como piloto…”. A ausência do piloto belga junta-se à não comparência do piloto italiano Giandomenico Basso que também não irá estar à partida da 51ª edição do Rali Vinho Madeira por dificuldades em garantir o budget necessário.

noticia complementar retirada de RalisMadeira

Leia Mais

sábado, julho 24

Jornada complicada para Equipa FIAAL


Já se esperavam dificuldades para a equipa algarvia no Circuito de Braga, que foram traduzidas nos resultados ao longo do dia. Numa corrida dominada por Pedro Salvador, Nuno Fontaínhas teve problemas na Transit que fizeram perder o 6º lugar em cima da meta.

Aliada ao desconhecimento do traçado, o facto do pelotão ter reforçado com pilotos experientes contribuiu para o resultado menos positivo do Nuno Fontaínhas. No entanto, o 7º lugar final não demonstra o bom andamento que o piloto algarvio implementou durante a prova.
Nos treinos livres, fizeram o oitavo melhor posto, com João Fontaínhas a registar o tempo 1:43,582, enquanto que Nuno já averbou no segundo 44. Nos treinos cronometrados, e com alguns problemas de pneus, tendo o Nuno Fontaínhas já rodado com os pneus muito gastos, o João Fontaínhas fez 1:42,789, suficiente para o 7º lugar da grelha, logo atrás de Rui Azevedo (DARO).
Nuno Fontaínhas foi o primeiro a entrar em acção. Ao contrário do que aconteceu no Algarve, conseguiu recuperar duas posições, e rodou constantemente no 5º posto. No entanto, na fase final da corrida, problemas com os pneus (deterioram-se muito e de direcção) fizeram-no perder duas posições, o sexto posto inclusive em cima da linha de meta, para o António Pinto dos Santos (BRETESCAR). Apesar do sétimo posto, o piloto demonstrou satisfação pela exibição, e a certeza que o resultado não traduziu a evolução em pista.
O facto positivo, é que com a inversão da ordem de partida, o João Fontaínhas parte amanha para 1ª linha da grelha, e poderá efectuar um bom resultado.


RESUMO DA PROVA

O Ford Transit Trophy conheceu em Braga o seu terceiro vencedor diferente. Na primeira corrida disputada neste final de tarde, a equipa CAM Sport não teve dificuldades em impor a sua lei, depois de já ter dominado as sessões de treinos cronometrados.

Foi bastante interessante a primeira corrida do Ford Transit Trophy, apesar da máquina da estreante equipa CAM Sport ter chegado à liderança para não mais a perder até final.

Apesar de alguns problemas esperados de pneus, entre os da frente quase tudo correu bem, com as equipas a seguirem os conselhos da Pirelli, que aconselhou calma durante as primeiras voltas, sendo apenas penalizadas as equipas da Q&F (Lígia Albuquerque) e do Team BETA/ENI, que tiveram que parar nas boxes para substituírem o pneu da frente direito, com a primeira a não cumprir sequer mais uma volta por ter sofrido novo furo.

Lá na frente, Pedro Salvador fez uma partida excelente, colocando-se desde logo na frente e ganhando vantagem nas duas primeiras voltas, sobre os seus mais diretos perseguidores, que foram sempre os homens da BRM (Pedro Fins) e da RODIVEX (Helder Silva) a terminarem a corrida por esta ordem, à frente de Rui Azevedo (DARO) e do carro da AUTO RABAL.

Para Pedro Salvador, tudo passou "por tentar conseguir alguma vantagem nas primeiras voltas e depois tudo foi controlado até final. Acho que foi uma boa corrida e a Ford Transit, não apresentou problemas. Suponho que a corrida de amanhã, ainda vai ser mais interessante, pois a grelha é invertida e vai ser muito complicado chegar à frente. Mas para já a estreia é fantástica."

Com alguma surpresa e em cima da meta, a BRETESCAR (PINTO DOS SANTOS) conseguiu garantir um fantástico sexto lugar, ultrapassando sobre a meta, a Transit da FIAAL (Nuno Fontainhas) que tinha muitos problemas de direção e não conseguiu aguentar a pressão no final, e na derradeira posição, os homens da MCOUTINHO/IBERTAL, que pararam algumas vezes nas boxes com problemas na bomba de travões.

Vamos ver qual vai ser o desfecho da corrida de domingo, que tem o aliciante de ser efectuada com uma grelha de partida composta com a classificação de hoje, mas invertida, ou seja, com os últimos a partirem nas primeiras linhas.

CLASSIFICAÇÃO FINAL (CORRIDA 1)

1º CAM SPORT - Pedro Salvador, 18 voltas em 30m40,640s; 2º - BRM - Pedro Fins, a 6,760s 3º RODIVEX - Helder Silva, a 9,607s; 4º DARO - Rui Azevedo, a 20,282s; 5º - AUTO RABAL - João Lopes, a 27,095s; 6º BRETESCAR - Pinto dos Santos, a 48,093s; 7º FIAAL - Nuno Fontaínhas, a 48,267s; 8º TEAM BETA/ENI - António Costa, a 1 volta; 9º Q&F / FORD - Lígia Albuquerque, a 2 voltas; 10º MCOUTINHO-IBERTAL - Joaquim Soares, a 6 voltas

resumo da prova retirado de AutoSport

Leia Mais

Pilotos que marcam presença na Madeira


Apesar de ainda não ser conhecida a lista oficial de inscritos, e depois do anúncio da não presença de Giandomenico Basso, aqui fica uma lista dos principais pilotos presentes na edição 2010 do Rali Vinho Madeira.

Luca Rossetti – Fiat Punto S2000
Corrado Fontana – Peugeot 207 S2000
Luigi Fontana – Peugeot 207 S2000
Luca Betti – Peugeot 207 S2000
Marco Tempestini - Peugeot 207 S2000
Marco Cavigioli – Fiat Punto JTD
Freddy Loix – Skoda Fabia S2000
Dominique Bruyneel – Peugeot 207 S2000
Renaud Brunkart – Nissan Micra
Daniel Oliveira – Peugeot 207 S2000
Jan Kopecký – Skoda Fabia S2000
Juho Hänninen – Skoda Fabia S2000
Kris Meeke – Peugeot 207 S2000
Burcu Cetinkaya – Peugeot 207 S2000
Ricardo Moura – Mitsubishi Lancer Evo IX
Rui Moniz – Mitsubishi Lancer Evo VIII MR
Bruno Magalhães – Peugeot 207 S2000
Vítor Pascoal – Peugeot 207 S2000
Miguel Campos – Ford Fiesta S2000
Nuno Barroso Pereira – Subaru Impreza WRX
Pedro Peres – Mitsubishi Lancer Evo IX
João Fernando Ramos – Mitsubishi Lancer Evo IX
Armando Oliveira – Citroën C2
Vítor Sá – Peugeot 207 S2000
Miguel Nunes – Peugeot 207 S2000
Bernardo Sousa – Ford Fiesta S2000
Filipe Freitas – Mitsubishi Lancer Evo X
João Magalhães – Mitsubishi Lancer Evo X
Rui Pinto – Mitsubishi Lancer Evo X
João Silva – Renault Clio R3

retirado de ralis.online

Leia Mais

sexta-feira, julho 23

Slalom do Parchal é este sábado, à noite


É já este sábado, 24 de Julho, que a partir das 18 horas os motores vão começar a roncar nos arruamentos do parque de estacionamento do Pavilhão do Arade, no Parchal, concelho de Lagoa.


Pontuável para o Troféu Regional de Slaloms do Sul, organizado pelo Clube Automóvel de Portimão, com o apoio do Município de Lagoa entre outras entidades públicas e privadas, o Slalom do Parchal inicia-se às 15 horas com as habituais verificações, pelo que a primeira manga inicia-se às 18 horas. A Volta de Apresentação, realizar-se-á ás 20:30 horas, tendo a 2ª Manga início 30 minutos mais tarde.

Recorde-se que, com três provas já realizadas, a classificação actual é liderada por Ricardo Teodósio com 60 pontos, o somatório das três vitórias, seguido de Rui Coimbra com 49 pontos e de Mark Malkin com 42 que fecha os lugares do pódio.

O 4º lugar na classificação é ocupado por Philippe Vinois com 40 pontos e Mário Jorge completa o top-five com 33 pontos. No 6º posto está classificado Nuno Correia com 26 pontos, João Martins é o 7º com 25, Augusto Páscoa é o 8º com 24, José Martins é o 9º com 23 e a fechar o top-ten está Carlos Marreiros com 20 pontos.

retirado de Pilotos e Máquinas - Região Sul

Leia Mais

Nuno Barroso Pereira a caminho do PWRC

É já na próxima semana que a BPSport, com Nuno Barroso Pereira / Pedro Conde ao volante do Subaru Impreza, vai dar o primeiro passo rumo à internacionalização, alinhando na edição de 2010 do Rali da Finlândia.
Barroso Pereira vai assim, engrossar o, restrito, pelotão dos concorrentes ao P-WRC integrado na estrutura da Tommi Makkinen Racing.

Consciente das dificuldades que vai enfrentar, o piloto português, mais uma vez, mostra que não vira a cara a qualquer desafio, estreando-se em provas fora do Portugal logo numa prova pontuável para o mundial de Produção e, únanimemente considerada como a mais difícil e técnica de todas quantas fazem parte do Campeonato do Mundo de Ralis.

O único Português presente à partida desta etapa do mundial afirma: “ Fazer ralis fora de portas era algo que estava na minha mente. Possivelmente para o próximo ano. Julgo que só andando com os melhores podemos evoluir, e o meu objectivo foi sempre esse. Andar mais depressa, ser mais competitivo e ganhar consistência e «endurance». Como disse ía tentar em 2011. O convite do Tommi para alinhar sob as suas cores no P-WRC já este ano, foi irrecusável. Com muito sacrifício, nosso e dos patrocinadores, conseguimos montar um mini projecto para o mundial, tendo como horizonte a disputa da totalidade do campeonato no próximo ano. Assim as provas nos corram de feição.

Relativamente à prova de estreia, Barroso Pereira mostra-se cauteloso: “ O nosso objectivo,de toda a equipa, para a Finlândia é 100 % realista. É provavelmente a prova mais difícil do mundo. Muito rápida e técnica, em que só quem conhece a fundo o terreno que pisa, anda na luta pelos lugares cimeiros, como não é o nosso caso, vamos ter uma atitude de contenção. Apesar de pudermos contar com as preciosas «dicas» do Makkinen, vamos andar o que pudermos e soubermos, sem cometer loucuras, com um grande objectivo; terminar a prova e levar ao palanque final a bandeira de Portugal e as cores dos nossos patrocinadores!

retirado de Pregoafundo

Leia Mais

Video da 1ª Corrida do Troféu Transit - onboard

Clique abaixo (Leia Mais) para assistir ao vídeo onboard, de João Fontaínhas na primeira corrida do fim-de-semana do Transit Trophy. O piloto que alcançou a Pole Position, foi surpreendido nas primeiras voltas por João Lopes e Rui Azevedo. Até final esteve na disputa pela vitória, no entanto quedou-se pelo 3º post.




Edição de Nuno Fontaínhas

Leia Mais

Race of Champions confirma Bruno Magalhães e Filipe Campos

A GNI Events, empresa responsável pela organização da Race of Champions Southern Europe Final, avança com a confirmação dos pilotos portugueses Bruno Magalhães e Filipe Campos para o evento que decorre nos próximos dias 8 e 9 de Agosto no Autódromo Internacional do Algarve.

Bruno Magalhães (tem 30 anos e nasceu em Lisboa) é um piloto de ralis português, que participa actualmente no Intercontinental Rally Challenge. Em 1999, com 18 anos, estreou-se ao volante de um carro de ralis no Rali Portas de Ródão, prova do Campeonato Nacional de Ralis Promoção. No seu palmarés consta a vitória do Troféu Peugeot 206 em 2004, os títulos de Campeão Nacional de S1600 em 2006 e de Campeão Nacional Absoluto de Ralis em 2007 e 2008.

Filipe Campos (tem 52 anos e nasceu no Porto) é um dos mais destacados pilotos portugueses de Todo-o-Terreno. Em 1985 estreia-se no Todo-o-Terreno em moto mas é em 1987 que faz a sua primeira prova nos automóveis. Actualmente é o mais antigo piloto português activo no Todo-o-Terreno nacional. Em 1998 vence o primeiro Campeonato Nacional Absoluto de Todo-o-Terreno, título que acumulou com o de Campeão Nacional do Agrupamento T2. Em 1999 sagra-se Campeão Nacional do Agrupamento T2 e em 2000 do Agrupamento T3. Em 2008 conquista os títulos de Campeão Nacional Absoluto, Campeão Ibérico e Campeão Nacional do Agrupamento T1. Em 2009, o piloto que agora participa pela primeira vez na Race of Champions, acumulou os títulos de Campeão Nacional Absoluto, Campeão Nacional da Categoria T1, Campeão Nacional de Veteranos, tendo ainda sido o vencedor do Troféu Ibérico.

Recorde-se que na lista de confirmados para o evento, a realizar nos dias 8 e 9 de Agosto de 2010 no Autódromo Internacional do Algarve, constam já os nomes de Mick Doohan, Marcus Grönholm, Johnny Herbert, Emanuele Pirro, Dani Sordo, Pedro Lamy, Tiago Monteiro, Álvaro Parente, Filipe Albuquerque, Stig Blomqvist, Nani Roma, Dindo Capello, Armin Schwarz, Ricardo Teodósio, Armindo Araújo, Miguel Barbosa, Clivio Piccione e Stéphane Ortelli. A Race of Champions, em Portimão,contará com as provas “Race of Champions Portugal”, “Race of Champions Iberia”, “Race of Champions South Europe” e “Race of Champions Legends”.

Retirado de TestDrive

Leia Mais

quinta-feira, julho 22

Afinal Basso não vem

Já parece novela mexicana, e das mais rascas. Hora vai, hora não vai, hora está confirmado hora não está: Segundo a RTP Madeira, Giandomenico Basso não estará presente no Rali Vinho Madeira. A falta de patrocínios levam a que o italiano falte a um dos ralis onde tem tido mais sucesso. Luca Rossetti vai estar presente, mas irá conduzir um Punto S2000 da Procar.

retirado de Ralis.Online

Leia Mais

Transit Trophy: Braga é a próxima paragem


Dois circuitos visitados e duas vitórias repartidas – em Vila Real foi a Daro e no Autódromo Internacional do Algarve foi a Auto Rabal, tendo ambas assegurado um duplo triunfo... E agora em Braga, com todos cheios de ambições, quem sairá vencedor?

Não poderia estar mais interessante a primeira edição do Ford Transit Trophy. Depois da jornada complicada na estreita e sinuosa pista de Vila Real, no AIA apareceram desde logo muitos concorrentes com um nível de andamento semelhante e por isso mesmo a discussão pela vitória foi bastante interessante.

Para além da vitória da Auto Rabal, confirmou-se a competitividade da Daro, que comanda o Troféu, verificou-se a subida de forma da Fiaal, Brm e Bretescar e também a MCoutinho – Ibertal e Rodivex, apresentaram melhorias evidentes, principalmente na segunda corrida, pelo que tudo se encaminha para que Braga possa vir a constituir-se como um dos fins-de-semana mais animados do Troféu.

E para a pista de Braga, teremos muitas e boas novidades. Em primeiro lugar o aparecimento já confirmado de mais uma Ford Transit, inscrita pelo concessionário Cam e entregue ao campeoníssimo… Pedro Salvador!

Como se não bastasse, a Bretescar também decidiu inovar e vai mudar igualmente a totalidade do “alinhamento” da sua equipa, levando a Braga nada menos do que Pedro Dias da Silva e António Pinto dos Santos (Pinatnas), dois homens dos ralis, este último participante no Mundial de Ralis de há alguns anos.

Pedro Fins regressa à Brme na Rodivex Domingos Pinheira substitui José Pedro Miranda, que surgirá ao lado de Augusto Fernandes para esta visita à cidade dos Arcebispos…

Finalmente, também a Ford/QF vai apresentar em Braga uma fantástica formação, desta feita completamente… feminina! Rosário Sottomayor e Lígia Albuquerque aceitaram o desafio de pilotar em Braga um veículo de competição de dimensões… generosas, enfrentando assim com determinação os homens de um troféu, que agora ganha também contornos femininos.

Por tudo isto, as duas corridas do Ford Transit Trophy vão ser as muitos animadas no programa previsto para o fim-de-semana nortenho e que tem o seguinte horário provisório:

SÁBADO – 24 de Julho
10h00 – 10h30 – Treinos Livres
14h05 – 14h25 – Treinos Cronometrados – 1ª Sessão
14h30 – 14h50 – Treinos Cronometrados – 2ª Sessão
18h40 – CORRIDA 1 – 30 minutos

DOMINGO – 25 de Julho
14h00 – CORRIDA 2 – 30 minutos

INSCRITOS:




retirado de Sportmotores

Leia Mais

LMS: 1000km do Algarve ficam até 2011


O Autódromo Internacional do Algarve irá continuar a receber o Le Mans Series até 2011, confirmou fonte do circuito algarvio ao SportMotores.com.


"Uma pista interessante, com pessoal cooperante e agradável, e se não fosse a mais cara prova do ano, no que respeita às viagens e estadias, seria sem dúvida a preferida (do calendário)", descreveu assim a prova nacional do passado fim-de-semana o jornalista Graham Goodwin, o editor do site dailysportscar.com.

No entanto, a ronda portuguesa do Le Mans Series foi aquela que teve menos participantes até agora, pouco mais de três dezenas de concorrentes, pois trata-se daquela que acarreta mais custos de logísticas para as equipas envolvidas no calendário dada a periferia de Portugal e à "época-alta" na região algarvia. Apesar dos esforços do AIA na promoção do evento, o público não terá acorrido a um número que tivesse satisfeito por completo a organização do campeonato. Para além dos factores "negativos" acima citados, a prova lusa não é atractiva para as marcas, devido ao pequeno mercado que é Portugal, sendo que Peugeot, Audi e a BMW nem sequer compareceram de forma oficial no evento. Contudo, o futuro da prova portuguesa no calendário parece relativamente seguro a curto prazo.

"Até 2011 o AIA vai receber as Le Mans Series. É ainda muito cedo para abordar a questão de 2012, quando acabámos de efectuar a prova de 2010", disse fonte do circuito português ao SportMotores.com. Quanto à falta, ou não, de espectadores, a mesma fonte acredita que "não seja verdade, até porque até ao momento fomos a segunda prova com maior número de espectadores."

A prova lusitana do Le Mans Series, que decorreu dias 16 e 17 de Julho, recebeu um subsídio de 302,4 mil Euros do Instituto do Deporto de Portugal. A prova de "endurance" nocturna no circuito de Portimão tem um custo estimado de 945 mil Euros.

O Peugeot 908 HDi FAP conduzido por Olivier Panis, Nicolas Lapiere e Stephane Sarrazin venceu de forma categórica a edição deste ano dos 1000 Km do Algarve.

retirado de Sportmotores

Leia Mais

RVM: Transporte feito em porta-contentores

O problema do transporte das viaturas para a Madeira parece estar resolvido. Depois da negociação com a armadora ARMAS não ter sido bem sucedido, principalmente devido às datas do transporte, a solução passou por recorrer aos navios de mercadorias, numa solução enveredada no passado. Este ano, os carros não passam por Portimão, partem directamente de Leixões e Lisboa.

A Comissão Organizadora do Rali Vinho da Madeira informa que o transporte das viaturas de competição e de assistência para a edição 2010 será efectuado nos navios de mercadorias que operam desde os portos de Leixões e de Lisboa, para a Madeira. Até à próxima quinta-feira, dia 22 de Julho, informaremos os concorrentes do Porto de Embarque a que se devem dirigir, assim como todos os contactos e localização GPS dos portos. Para uma melhor programação da viagem até aos portos de Leixões e de Lisboa, informamos que a entrada das viaturas nos respectivos molhes terão que ser realizadas no dia 30 Julho, das 09:00 até às 12:00 horas, ficando os condutores junto das viaturas e até ao embarque das mesmas no navio transportador. O embarque das viaturas na Madeira para Lisboa ou Leixões será efectuado no dia 9 de Agosto, no período das 08:00 até às 11:00 horas, no Porto do Caniçal.

informação complementar retirada de ralismadeira.

Leia Mais

quarta-feira, julho 21

Video da 2ª Corrida do Troféu Transit - onboard


Clique abaixo (Leia Mais) para assistir ao vídeo onboard, do Nuno Fontaínhas na segunda corrida do fim-de-semana do Transit Trophy. Defendendo as cores da FIAAL, o piloto algarvio acabou na 5º posição depois de uma animada disputa com as equipas BRM, MCoutinho e Rodivex.


Leia Mais

Abarth confirma presença na Madeira

Os últimos dias foram marcados pelas notícias que davam conta de dificuldades nas negociações de Basso e Rossetti com patrocinadores, com o intuito de marcarem presença na Madeira. Felizmente, as dúvidas dissiparam-se com um comunicado da Abarth que confirma a presença no Rali Vinho Madeira, com a palavra de ordem "vencer". A estrutura será da Trico Motorsport.


Abarth retorna al IRC en Madeira

La escuadra italiana de Abarth bajo una nueva conducción dirigencia en lo deportivo ha decidido volver a disputar una fecha del Intercontinental Rally Challenge, luego del retiro de la misma a finales del año pasado cuando el equipo de Turin lo dirigía el Sr. Nick Gullino, tras los malos resultados en la división y solo el triunfo de Giandomenico Basso con el Fiat Abarth Grande Punto Súper 2000 en la isla de Madeira en Portugal, más precisamente en Funchal, la firma volverá a competir en dicho evento de prestigio internacional debido a la insistencia de sus pilotos, el mencionado Basso y Rossetti quienes lideran el certamen italiano de Rally y tienen muchas esperanzas de lograr una victoria en la isla portuguesa entre el 5 al 7 de agosto con el Trico Motorsport para que la cúpula de la directiva de Abarth confie el programa estable en el IRC.

Si se logra establecer un buen resultado es muy factible que Abarth en conjunto con Trico Motorsport, la formación técnica que suplantó a la HF Grifone en la preparación de los Grande Punto S2000 sea confirmado el plan del regreso del escorpión itálico al IRC en el 2011.

Pablo MACHI
www.rallyreportnewsworld.com
Fotos: Prensa Abarth / Italia

Leia Mais

Pilotos FIAAL no 4º posto do Troféu


A equipa AutoRabal venceu a ronda algarvia do Transit Trophy, ficando na frente de Rui Azevedo (Daro) e Nuno Santos (BRM). No acumulando a equipa FIAAL ficou na 4ª posição, e os seus pilotos ascenderam ao 4º posto do Troféu, que continua a ser liderado por Rui Azevedo.


Apesar das contas acumuladas das corridas que se disputaram no passado fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve, não serem publicadas oficialmente, um simples cálculo matemático (e lógico) permite aferir a classificação final. Fruto das duas vitórias de Sexta e Sábado, a equipa AutoRabal saiu vitoriosa da ronda algarvia, seguida pela DARO, que também acumulou dois segundos lugares. No terceiro posto acabou a BRM, fruto de uma melhor prova na no sábado, que se superiorizou à FIAAL que repetiu o 4º posto de Vila Real. No 5º posto ficou a Rodivex, seguido da M.Coutinho/Ibertal, António Machado e da Bretescar, que não finalizou a segunda corrida, abandonando a três voltas do fim.



Após a segunda ronda do Transit Trophy, o piloto Rui Azevedo, que tripula a viatura da DARO mantém-se na liderança com 40 pontos. A vitória na ronda algarvia permitiu que os pilotos da equipa AutoRabal, Filipe Martins e João Lopes se aproximassem estando a dois pontos do líder.
Os pilotos João Fontainhas e Nuno Fontaínhas, da equipa FIAAL subiram ao 4º posto, ultrapassando Pedro Fins, que não participou nesta prova. Os algarvios nesta prova somaram 15 pontos, graças ao 4º lugar e à Pole Position, e acumulam 29 pontos na geral.
José Pedro Miranda subiu para o 6º posto, seguido dos pilotos da Bretescar, Luis Prazeres e José Fontes com vinte pontos. Com igual pontuação também estão Paulo Machado e Joaquim Soares da equipa M.Coutinho/Ibertal.
O concorrente com a volta mais rápida no Algarve foi Nuno Santos, que somou 17 pontos. Como substituiu Pedro Fins, apenas está na 11ª posição. Estão classificados mais 5 concorrentes.

Leia Mais

terça-feira, julho 20

8 inscritos para Circuito de Braga

O Transit Trophy prossegue já no próximo fim-de-semana no Circuito de Braga. A lista de inscritos mantém o número de participantes semelhante às provas anteriores - oito, no entanto há a registar uma entrada e uma saída. A equipa número 9 Bretescar não está inscrita, enquanto que a equipa 26 - CAM Sport, tripulada por Pedro Salvador fará a estreia na competição. Pode consultar a lista de inscritos AQUI.

Leia Mais

Slalom do Parchal já conta com 26 inscritos

A quarta prova do Troféu Regional de Slalons disputa-se no próximo Sábado no Parchal já conta com 16 inscritos. Contando com Ricardo Teodósio e Bruno Andrade na linha da frente para os lugares de topo, também destaca-se os regressos de José Carlos Paté no BMW e Vasco Tintim em Saxo 1.6. Pode consultar a lista de inscritos provisórios abaixo.

Leia Mais

Novo Blog dos Comissários do AIA Motor Clube


Alguns elementos do Clube de Comissários do AIA Motor Clube criaram um blog com o intuito de publicar as suas notícias e fotos.
O endereço é http://aiamotorclube.blogspot.com/, e como é hábito neste espaço, também passará a ser parte das visitas diárias.

Leia Mais

segunda-feira, julho 19

1º MotorShow Póvoa de Lanhoso


No próximo dia 1 de Agosto de 2010, irá realizar-se o 1º MotorShow Póvoa de Lanhoso.
O palco do grande espectáculo será a Pista do Pontido junto do centro da Vila de Póvoa de Lanhoso, que consiste numa pista dupla de terra com 1100m (local onde se realizou a Super Especial do Rally Torrié em 2009).


Prova esta que conta com várias divisões de viaturas preparadas para este tipo de desporto, englobado no evento teremos uma demonstração de Quad Cross e para abrilhantar o esperado muito público presente a equipa Team Crosscar Race com os seus Crosscar’s.

A organização da prova é levada a cabo pelo Team Baia, TT Lanhoso e pela Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso.

A prova vai contar para o C.I.N. (Campeonato Intermunícipios Norte 2010), que já leva a 3 prova pontuável.

O programa inicia-se ás 9:00h da manhã com as verificações técnicas e documentais, sendo que os concorrentes que estiverem no local já com as verificações completas até ás 10:00h terão autorização para sessão de treinos.

As mangas de qualificação começam ás 14:00h e as finais ás 17:00h.

As inscrições já se encontram abertas online ( www.teambaia.com ), tanto para os pilotos como para a comunicação social e encerram dia 29 de Julho ás 18:00h

press-release Team Baia

Leia Mais

Rali Flor do Alentejo-Cidade de Serpa confirmado

Desde o passado dia 16 de Julho, que na página oficial da FPAK, foi publicado o regulamento do Campeonato Regional de Ralis do Sul actualizado com a introdução da data da realização da segunda prova - Rali Flor do Alentejo, Cidade de Serpa. A prova será disputada nos dias 18 e 19 de Setembro, organizada pelo Aero Clube de Beja.
Pode consultar o Regulamento do CRRS aqui.

Leia Mais

Surpresa no RVM - Miguel Campos de Fiesta S2000

A organização do Rali Vinho Madeira procedeu a apresentação da lista de inscritos. Contando com 56 inscritos, as novidades residiam na inclusão dos dois pilotos da Abarth, Giandomenico Basso e Luca Rossetti, e de... Miguel Campos num Ford Fiesta S2000.

Numa apresentação à imprensa que decorreu na Empresa de Cervejas da Madeira, a organização da 51ª edição do Rali Vinho Madeira deu a conhecer alguns dos nomes que irão compor a lista de inscritos da prova rainha. Disputando-se nos dias 5, 6 e 7 de Agosto, estarão presentes Jan Kopecký, Juho Hanninen e Freddy Loix em Skoda Fabia S2000, Kris Meeke, Burcu Çetinkaya, Dominique Bruyneel, Daniel Oliveira, Luca Betti, Luigi e Corrado Fontana, Bruno Magalhães, Vítor Pascoal, Vítor Sá e Miguel Nunes em Peugeot 207 S2000. O rumor dos bastidores confirmou-se e o piloto italiano que já ganhou por duas vezes o Rali Vinho Madeira, Giandomenico Basso, estará no asfalto madeirense para tentar a sua terceira vitória a bordo de um Fiat Punto S2000 da Abarth juntamente com Luca Rossetti , onde ambos irão testar algumas evoluções para a viatura italiana. Inesperada era a presença de Miguel Campos que virá à Madeira com um Ford Fiesta S2000, juntando-se a Bernardo Sousa que também utilizará o mesmo modelo para competir nas 21 provas especiais que compõem a edição 51. A estes juntam-se os portugueses Pedro Peres, Ricardo Moura, Rui Moniz e João Carlos Ramos em Mitsubishi Lancer Evolution IX, Nuno Barroso Pereira em Subaru Impreza e Armando Oliveira em Citroën C2. No que diz respeito aos madeirenses, e excluindo desde já os dois S2000, João Magalhães, Rui Pinto, Filipe Freitas e João Silva são os nomes mais sonantes, juntando-se a estes os campeões em título Alexandre Camacho e Pedro Calado que irão efectuar a prova a bordo do Peugeot 206 S1600 da Olca em funções de viatura de segurança. No total serão 19 as viaturas S2000, 12 Peugeot 207 S2000, 3 Skoda Fabia S2000, 2 Ford Fiesta S2000 e 2 Fiat Punto S2000, juntando-se a estes 9 Mitsubishi e 2 Subaru Impreza.

retirado de RalisMadeira

Leia Mais

domingo, julho 18

Video dos Treinos do Team FIAAL - AIA

Ford Transit Trophy - Autódromo do Algarve Portimão AIA. Onboard João e Nuno Fontainhas( FIAAL ) que efectuaram os melhores registos no treinos livres e cronometrados.

Leia Mais

Oreca esteve imperial na noite algarvia

Foi uma corrida monótona a que se disputou ontem no Autódromo do Algarve. Sem grandes disputas, com domínio absoluto de determinada equipa nas diferentes categorias, e a espaços com algumas lutas ( principalmente na GT2) , muito graças às paragens. A Oreca venceu com Panis/Lapierre/Sarrazin. Pais do Amaral abandonou.

Confirmando o favoritismo que já lhe era atribuído antes dos 1000 kms do Algarve, a ORECA venceu a prova algarvia, com o Peugeot 908 HDi FAP a impor a sua maior competitividade face aos demais adversários. O Ginetta Zytek da equipa lusa Quifel ASM não teve a sorte pelo seu lado, acabando por ter problemas mecânicos bastante cedo que acabaram por levar ao abandono.

A tripla do Peugeot 908 HDi FAP, Olivier Panis, Nicolas Lapiere e Stephane Serrazin venceu de forma categórica os 1000 Kms do Algarve que teve lugar hoje no Autódromo Internacional do Algarve.

"Estamos muito satisfeitos por termos conseguido este feito tão importante para a equipa. A prova foi exigente, o circuito é difícil mas foi um resultado merecido. Foi sem dúvida a nossa melhor corrida", disse o ex-piloto de F1 Olivier Panis.

O trio francês da categoria LMP1 largou da 'pole position' e não mais largou o primeiro lugar, completando 215 voltas ao circuito de Portimão, mais cinco que os segundo classificados, que foram os pilotos do Lola B10/60 da Rebellion tripulado por Nicolas Prost e Neel Jani. A fechar os lugares do pódio ficou outro dos carros indicado como favorito, o Lola Aston Martin de Pierre Ragues, Franck Mailleux e Vanina Ickx, inscrito pela Signature.

O único piloto português em pista, Miguel Pais do Amaral, que fez equipa com Olivier Pla no Ginetta Zytek da equipa lusa Quifel ASM na categoria LMP2 foi forçada ao abandono depois de problemas na sua máquina ainda numa fase inicial da corrida. Assim, coube a Tommy Erdos, Mike Newton e Ben Collins no Lola HPD da RML a vencer a categoria LMP2.

Entre a pouco interessante categoria GT1, que se resumiu a uma luta entre dois Saleen S7-R, venceu o de Gabriele Gardel, Patrice Goueslard e Fernando Rees. Na bem mais competitiva classe GT2, a Ferrari não deu hipóteses aos demais rivais, com o carro de Gianmaria Bruni e Jaime Belo. Em segundo ficaram os ex-pilotos de F1, Jean Alesi e Giancarlo Fisichella acompanhados de Toni Vilander, numa 'dobradinha' da AF Corse.

A próxima ronda do Campeonato Le Mans Series tem lugar a 21 e 22 de Agosto em Hungaroring.

alterado de AutoSport

Leia Mais

Final emocionante na 1ª conquista internacional de Magalhães

Foi um final digno de um filme de Hollywood. Depois de 3 dias disputadíssimos, à entrada da última secção do SATA Rall dos Açores, tudo se conjugava que a vitória seria de uma viatura checa, leia-se Skoda. No entanto, o azar que normalmente acompanha Bruno Magalhães nas provas internacionais, bateu à porta de Kopecky e Hanninen e o português conquistou a primeira vitória no IRC.

NOTAS DIA 3
A skoda teve o pássaro na mão e deixou-o fugir por duas vezes, acabando Bruno Magalhães por vencer o Sata Rali Açores sem ter vencido um único troço neste 3º Dia
- Atacando desde cedo rapidamente Hanninen passou para a liderança, mas a dois troços do fim dá um toque e perde muito tempo descendo algumas posições
- Jan Kopecky passava a assumir a liderança mas na fase final da Tronqueira acaba por se despistar, deixando a Bruno Magalhães a liderança
- Bruno Magalhães também não teve um dia fácil. A caixa de velocidades começou a ceder na Tronqueira 1 e teve que ser substituída, parecendo nessa altura que o rali estava perdido, mas os pilotos da Skoda também deram uma ajuda num vitória merecida e suada de Bruno Magalhães
- Numa prova onde nunca esteve bem, Kris Meeke viu-lhe cair nos braços o segundo lugar, num rali em que andou avastado dos lugares do pódio, mas neste rali a sorte esteve com ele
- Claramente muito competitivo, Juho Hanninen viria a ficar no terceiro lugar, num péssimo resultado da Skoda, por culpa dos seus pilotos, quando pareciam ter tudo para vencer
- Andreas Mikkelsen teve um dia complicado. O norueguês bateu numa vaca em pleno troço dos Graminhais 1, e por pouco não acabou ali a sua prova. O Fiesta nunca mais esteve em condições, mas deu para Mikkelsen controlar a sua posição
- Ricardo Moura foi de longe o melhor piloto açoriano, obtendo também excelentes resultados (leia-se vitórias) no Grupo N do Campeonato de Portugal de Ralis, depois d eum dia em que passou a maior parte dos troços a controlar
- Vitor Pascoal, especialista em terminar ralis, voltou a fazê-lo no Sata Rali dos Açores, mas a prestação esteve um pouco abaixo do esperado, mesmo que os resultados globais tenham sido positivos para o Campeonato de Portugal de Ralis
- Merecido foi o 7º e 8º lugares obtidos por Pedro Vale e Sérgio Silva. Foram a sombra um do outro nesta prova, mas Vale foi mais consistente acabou por ganhar uma boa vantagem neste dia
- Destaque para a desistências de Pedro Peres, com problemas de motor, depois de uma rali muito complicado para o portuense
- Bernardo Sousa ainda deu nas vistas neste dia, venceu a Tronqueira 1 à geral, mas depois deu um toque que danificou o carro e perdeu muito tempo, descendo diversos lugares na classificação

NOTAS DIA 2
- Está a ser uma das mais disputadas edições do Sata Rali Açores de sempre, com três pçilotos a lutarem abertamente pela vitória
- Bruno Magalhães entrou com tudo no início do dia, conseguindo destacar-se um pouco de Kopecky e de Hanninen que devido a um furo a meio do primeiro troço do dia, teve uma secção desastrada. O português foi aguentado os ataques dos pilotos da Skoda e para já está merecidamente na frente, apesar de se queixar de um furo lento
- Juho Hanninen foi dos pilotos mais rápidos do dia. Chegou a estar a 20 segundos de Bruno Magalhães mas acabou o dia a apenas 2,2s, o que diz bem do seu ritmo nos derradeiros troços do dia
- Kopecky revela que também tem evoluído muito na terra, tendo perdido apenas pouco mais de 3 segundos ao longo das 9 classificativas do dia, estando em posição de atacar a liderança
- Para estreia nos Açores, Andreas Mikkelsen tem feito um rali muito bom, não cometendo erros e sendo muito competitivo em alguns troços, nomeadamente nas zonas mais rápidas
- Kris Meeke teve um dia desastroso. Furou no primeiro troço do dia, fez um pião nas sete cidades numa zona estreita e argumentou que o carro não tem estado a seu gosto. Uma sombra do Meeke de 2009!!!
- Bernardo Sousa abriu a estrada e perdeu muito tempo com isso, lamentando-se constantemente dessa situação, mas a maior supresa do dia foi saber que Bruno Magalhães estava inscrito no Campeonato de Portugal de Ralis e que portanto é quem lidera no Nacional
- Ricardo Moura geriu muito bem a sua prova. Mais experiente e conhecedor da prova, só atacou quando era preciso e esteve sempre na liderança do Campeonato dos Açores e na frente do Grupo N Nacional, cumprindo plenamente os seus objectivos
- Vitor Pascoal é 8º mas perdeu muito tempo devido a um problema eléctrico no 207 S2000, foi penalizado em mais de 3 minutos, que o fez cair algumas posições conseguindo mesmo assim recuperar, depois de uma interessante luta com Ricardo Moura
- Pedro Vale e Sérgio Silva fizeram bons ralis, com ambos a lutarem abertamente pelo 2º lugar no Campeonato dos Açores, com vantagem para o piloto do Mitsubishi
- Destaque para Pedro Peres, que teve um furo e problemas de embraiagem, que o fizeram falhar um arranque e perder muito tempo caindo ao 11º lugar

NOTAS DIA 1
- Três especiais apenas para o espectáculo, num género de prólogo que permite definir a posição na estrada dos cinco primeiros para o segundo dia
- Por essa razão não é estranho o ritmo de Hanninen, Magalhães e Mikkelsen que partem para a estrada no 5º, 4 e 3º lugar respectivamente, embora para o norueguês já indiferente
- Dessa forma quem abre a estrada será Bernando Sousa, tendo assim a dificuldade de "limpar" os troços da manhã
- Kris Meeke queixou-se de problemas de caixa de velocidade justificando-se dessa forma os mais de 11 segundos perdidos e o 6º lugar, embora Bernardo Sousa o tenha acusado de ter perdido tempo intencionalmente para não ser o 5º e assim partir em primeiro na estrada no 2º dia
- Boa prestação de Kpecky na terra, mas o 4º lugar do dia dá-lhe a possibilidade de ser segundo na estrada
- Na luta pelo CPR, Pedro Peres é para já segundo melhor (depois de Bernardo Sousa), com Vitor Pascoal (problemas de travão de mão) em terceiro e Ricardo Moura (furou) em quarto, mas separados todos eles por três segundos
- Moura é o melhor do Campeonato dos Açores de Ralis, já com uma boa margem para Pedro Vale e Sérgio Silva, este sim numa interessante luta entre si

retirado de ralisonline

Leia Mais

sábado, julho 17

Giandomenico Basso no Rali Vinho Madeira

Um dos principais animadores das últimas edições do Rali Vinho Madeira, Giandomenico Basso, volta a estar à partida da prova insular a contar para o IRC.
Segundo uma fonte do IRC, o italiano vai regressar a esta competição esporadicamente, sendo por certo um dos favoritos à vitória final, tentando assim repetir os êxitos de 2006, 2007 e 2009.

Esta notícia acabou por ser também confirmada por um elemento da Peugeot Portugal, citando também uma fonte do IRC, que estava garantida a presença de Basso na Madeira.

Basso junta-se assim a uma lista de notáveis que estarão à partido do Rali Vinho Madeira, nomeadamente, Freddy Loix, Kris Meeke, Bruno Magalhães, Juho Hanninen, Jan Kopecky, entre outros.

Modificado de Ralis.Online

Leia Mais

Nuno Fontaínhas não foi além de 5º

A segunda corrida não correu de feição para o piloto da FIAAL, Nuno Fontaínhas. Devido à inversão da ordem de partida, saiu do 6º posto, e logo foi surpreendido pelos concorrentes que lhe precediam. Ficando atrás de concorrentes mais lentos, as inúmeras tentativas de os ultrapassar não surtiram efeito. Ficou-se no 5º lugar, num prova vencida novamente pela AutoRabal, desta vez com Filipe Martins.

Na segunda corrida, voltou a ser a AUTO RABAL a ficar com o lugar mais alto, desta feita com Filipe Martins a conseguir chegar ao primeiro lugar depois de partir da derradeira fila da grelha de partida, invertida depois da vitória obtida ontem por João Lopes. Igualmente com partida lançada, a segunda corrida do Ford Transit Trophy, tinha como aliciante o facto de ser pela primeira vez ensaiada a inversão da grelha de partida, dando assim a possibilidade aos pilotos e equipas mais lentas na primeira corrida, partirem à frente dos melhores da corrida inicial.

Filipe Martins conseguiu vencer, mas confessou desde logo que achava quase impossível que isso pudesse acontecer: "Parti muito mal, pois não me apercebi de que o semáforo tinha passado a verde e com isso fiquei um pouco para trás, mas na primeira curva a "molhada" já era bastante grande e passei logo dois ou três adversários. Depois fui ganhando confiança e aproveitando ao máximo todas as zonas de travagem e os pequenos sítios em que podia ultrapassar até passar para primeiro... Foi um grande esforço, mas consegui e depois passei para o comando da prova, aumentando a minha vantagem, para ganhar com algum à-vontade. Foi fantástico e a Ford Transit comportou-se sempre muito bem, como um verdadeiro carro de corrida."

Também lestos nas ultrapassagens foram Rui Azevedo (DARO) e Nuno Santos (BRM), sempre com grande luta de José Pedro Miranda (RODIVEX), não conseguindo desta feita Nuno Fontaínhas (FIAAL) acompanhar o ritmo dos mais rápidos, colocando-se à frente de Renato Machado (MCOUTINHO/IBERTAL), do piloto convidado António Machado e de José Fontes (BRETESCAR) o único que não completou as 13 voltas dos restantes participantes.

A próxima prova do Ford Transit Trophy está agendada para os dias 24 e 25 de Julho, no Circuito de Braga.

alterado de AutoSport e Região Sul.

Leia Mais

Oreca na pole para 1000km do Algarve


A Oreca irá largar da pole position para os 1000 km do Algarve, depois do Peugeot 908 HDi FAP pilotado por Nicolas Lapierre ter realizado o melhor tempo na sessão de qualificação. A equipa portuguesa, cujo Ginetta-Zytek 09s será tripulado por Olivier Pla e Miguel Pais do Amaral esteve em bom nível ao longo das sessões de treinos livres.

Confirmando o favoritismo que lhe era atribuído ainda antes do início do fim de semana, o carro de Sochaux provou a sua maior rapidez ao longo dos ensaios de qualificação, com Lapierre a realizar uma volta em 1.30,681s e a assegurar a pole para a corrida.

No entanto, e apesar da pole, a vantagem do Peugeot não é demasiado ostensiva, já que Neel Jani, no Lola Rebellion conseguiu ficar a menos de três décimos de segundo do tempo do autor da pole (1.30,937s), ao passo que o Aston Martin da Signature ficou com o terceiro melhor tempo, também ele não muito longe dos três melhores, pelo que se prevê uma prova disputada. A Rebellion colocou outro carro no quarto posto, logo na frente do melhor dos representantes da categoria LMP2, o HPD ARX da Strakka Racing, que bateu o carro da equipa lusa Quifel ASM por cerca de seis décimos.

A equipa portuguesa, cujo Ginetta-Zytek 09s será tripulado por Olivier Pla e Miguel Pais do Amaral esteve em bom nível ao longo das sessões de treinos livres, não obstante alguns problemas mecânicos, e na qualificação logrou ficar perto do favorito HPD pelo que a hipótese de bater o carro da Honda é uma possibilidade real, mesmo sendo esse ligeiramente mais competitivo.

Na categoria GT2, o domínio da Ferrari foi total, com o carro da AF Corse tripulado por Gianmaria Bruni a ficar com a pole position, logo na frente dos carros irmãos de Toni Vilander (também ele da AF Corse) e de Tim MUllen, (da equipa CRS Racing). Na moribunda categoria GT1, o Saleen da Atlas EFX foi o melhor, batendo o outro Saleen da Larbre.

Retirado de Autosport

Leia Mais