domingo, maio 8

64ª vitória para Sébastien Loeb

E o Rali da Sardenha finalizou com mais uma vitória de Loeb. Sem apelo nem agravo o francês jogo bem a seu favor, os contratempos dos adversários. Mikko Hirvonen foi segundo, enquanto que Petter Solberg fechou os lugares pontuáveis. Armindo Araújo concluiu na 11ª posição, e Bernardo Sousa abandonou.

O que dizer mais de um piloto que vence quase metade das provas do WRC em que participa? Sébastien Loeb obteve hoje a 64ª vitória da sua carreira, num currículo que conta ainda com 25 segundos lugares, 98 pódios. Para que se perceba a "extensão do drama" para os seus adversários, o segundo piloto mais vitorioso de sempre no WRC é Marcus Gronholm que tem...30 vitórias.

Mais uma grande prova de Sébastien Loeb. Apesar da desvantagem de abrir a estrada, o piloto francês chegou à liderança na quarta especial e nunca mais ninguém o 'viu'. Teve, é verdade, alguma sorte quando Mikko Hirvonen furou um dos pneus do seu Ford Fiesta WRC, perdendo aí 50 segundos. Quando se deu por ele, o heptacampeão do Mundo de Ralis já estava com uma vantagem de mais de trinta segundos, que a partir daí geriu até final.

Segundo lugar para Mikko Hirvonen, que depois do tempo perdido com o furo no primeiro dia de prova, foi recuperando posições, até chegar a segundo, terminando o rali a 12.1s de Loeb. Fica para se saber se teria sido possível lutar até ao fim com Sébastien Loeb.

Petter Solberg foi terceiro, depois de ter começado mal a prova, a cair para décimo. A partir daí foi recuperando, chegando ao final do primeiro dia de prova no segundo lugar, mas a 33.2s do líder. Na segunda etapa envolveu-se numa boa luta com Hirvonen e Ogier, mas um furo voltou a fazê-lo perder tempo.

Sébastien Ogier foi quarto e esteve muito longe do seu melhor nesta prova. Sem grandes problemas, nunca foi capaz sequer de andar perto do seu chefe-de-fila na Citroen. Bom quinto posto para Mads Ostberg, pois chegar mais à frente é para já uma tarefa que só consegue em provas como a Suécia.

Boa estreia da equipa oficial da MINI. Dani Sordo conseguiu levar o MINI John Cooper Works WRC até ao fim, no sexto lugar, sem um arranhão e apenas com alguns pequenos problemas de juventude, provando que a Prodrive/BMW têm trabalhado bem no desenvolvimento do carro. O andamento de Kris Meeke, enquanto andou no primeiro dia foi extraordinário, e por isso a equipa tem de estar contente. Sordo terminou no sexto posto, atrás dos quatro 'lobos' (Loeb, Hirvonen, Solberg, e Ogier) e só podia mesmo ter terminado um pouco mais perto de Mads Ostberg, provavelmente o primeiro homem que os 'rapazes' da MINI vão tentar bater nas próximas provas.

Na PowerStage a vitória foi para Mikko Hirvonen, seguido do seu companheiro de equipa Jari Matti Latvala e Sébastien Loeb. Com estes resultados, o francês lidera com 100 pontos, mais sete que Hirvonen. Sébastien Ogier é terceiro com 81 e Latvala tem agora 68.

Os homens da Stobart Ford, PG Andersson e Evgeny Novikov andaram bem, mas os problemas e saídas de estrada que tiveram relegaram-nos para lá do top 10. O 'protegido' de Markko Martin, o estónio Ott Tanak bateu o campeão do IRC, Juho Hanninen, vencendo não só o SWRC mas obtendo um excelente sétimo posto na frente de vários WRC, incluindo o de Armindo Araújo, que terminou em 11º.

Armindo Araújo manteve a sua toada de 'teste' e alevou o carro até ao fim, acumulando quilómetros e experiência. Foi tendo durante a prova alguns pequenos problemas que acabaram por se juntar ao facto de Araújo não pretender arriscar nada neste prova, preferindo claramente apostar em concluir.

Bernardo Sousa era quinto do SWRC no final da 16ª especial, mas teve um problema mecânico (alternador) no seu Ford Fiesta S2000 e não terminou o rali.

Classificação

1º Loeb S. - Elena D. Citroen DS3 WRC 3:45:40.9
2º Hirvonen M. - Lehtinen J. Ford Fiesta RS WRC +12.1
3º Solberg P. - Patterson C. Citroen DS3 WRC +23.8
4º Ogier S. - Ingrassia J. Citroen DS3 WRC +1:31.5
5º Ostberg M. - Andersson J. Ford Fiesta RS WRC +2:42.6
6º Sordo D. - Del Barrio C. Mini Cooper WRC +3:40.3
7º Tänak O. - Sikk K. Ford Fiesta S2000 +7:10.9
8º Hänninen J. - Markkula M. ?koda Fabia S2000 +7:37.6
9º Wilson M. - Martin S. Ford Fiesta RS WRC +8:00.4
10º Al-Attiyah N. - Bernacchini G. Ford Fiesta S2000 +12:33.8
11º Araujo A. - Ramalho M. Mini Cooper WRC +13:09.6
12º Al-Qassimi K. - Orr M. Ford Fiesta RS WRC +13:41.9
13º Novikov E. - Prévot S. Ford Fiesta RS WRC +14:12.2
14º Prokop M. - Tománek J. Ford Fiesta S2000 +15:28.2
15º Andersson P. - Axelsson E. Ford Fiesta RS WRC +20:36.0


texto auxiliar retirado de Autosport

Sem comentários: