quarta-feira, maio 4

Armindo e Bernardo à conquista da Sardenha

Este fim-de-semana duas equipas portuguesas vão entrar em acção no WRC, no Rali da Sardenha. Armindo Araújo irá ser um dos pilotos que estreia o Mini WRC, que terá o primeiro confronto directo com os Citroën e Ford da nova geração. Por seu lado, Bernardo Sousa volta a disputar o SWRC depois da vitória na Jordânia.

Piloto português já testou na Sardenha

Armindo Araújo e Miguel Ramalho realizaram  segunda-feira, o primeiro teste no seu MINI já totalmente equipado com as especificações WRC e após algumas dezenas de quilómetros, realizados durante o «Monday Test», os bicampeões do Mundo de Ralis Produção estão motivados para dar inicio a este novo e aliciante desafio. Depois das excelentes indicações deixadas no Rali de Portugal, com o MINI ainda na versão S2000, a dupla portuguesa encara a prova italiana com optimismo mas despreocupada com o resultado que possa vir a obter.

No Rali da Sardenha os objectivos passam novamente por trabalhar no sentido de evoluir e ajudar a equipa no desenvolvimento do MINI WRC. “Tal como no Rali de Portugal, não estamos preocupados com o resultado pois, nesta fase, o que verdadeiramente importa é subir um degrau de cada vez até chegarmos aos objectivos que traçamos quando entramos neste projecto. Vamos competir pela primeira vez com o MINI na versão WRC e há naturalmente que fazer uma readaptação à máquina. Estamos confiantes que o faremos progressivamente pois determinação é coisa que não falta no seio da equipa”, começa por dizer Armindo Araújo.

Num rali muito exigente para as mecânicas dos carros, o piloto de Santo Tirso não espera por isso facilidades. “Este rali não permite grandes excessos e por isso temos que ter muitas cautelas. Logicamente que vamos procurar andar o melhor possível mas cientes que a dureza das especiais pode trazer algum problema natural de juventude no MINI. Esta prova será a primeira que disputaremos em conjunto com a equipa oficial e isso é também um grande motivo de alento”, confessa o piloto apoiado pela MINI, TMN, GALP, MCA, Lusitania e Turismo de Portugal.

O Rali de Sardenha, que terá à partida 20 viaturas WRC, será composto por 18 Provas Especiais, com inicio agendado para a próxima sexta-feira, 6 de Maio, num total de 339,7 km cronometrados.

Rali da Sardenha é o próximo desafio

Bernardo Sousa e António Costa não dispuseram de muito tempo para saborear a recente vitória no rali da Jordânia, estando já a postos para disputar a sua segunda prova desta época no S-WRC, o Rally d’Italia Sardegna, que começa já na próxima Quinta-feira e terminará Domingo, integrando o calendário do Campeonato do Mundo FIA de Ralis.

Não será a primeira vez na Sardenha para Bernardo Sousa pois já em 2009 participou, sendo que não alcançou o final do rali, tendo sido afectado por imensos problemas mecânicos durante todo o evento que acabaram por inviabilizar qualquer resultado, utilizando na altura um Fiat Punto S2000 muito pouco colaborante.

Contudo, apenas uma pequena parte do rali deste ano será comum à edição de 2009, e a equipa neste momento prepara-se para a importante missão de reconhecer o percurso, tendo já rodado esta Segunda-feira com o Ford Fiesta S2000 com que disputam o campeonato deste ano.

Para Bernardo Sousa “…é tempo de não pensar na vitória que obtivemos na Jordânia, e de centrar a atenção apenas no rali da Sardenha, pois tenho consciência de que os objectivos se renovam em cada rali. Tenho de me manter o mais concentrado possível, sabendo que é imperativo pontuar em todas as sete provas que vamos realizar no S-WRC este ano para podermos sonhar com o pódio no final do Campeonato. Não tenho qualquer pretensão à vitória, esta é uma prova em terra, igualmente muito dura, e onde a gestão do andamento para poupar a mecânica tem uma importância enorme, pois só se pontua chegando ao fim do rali, e quero consolidar a nossa posição no S-WRC, até porque, a Sardenha é um rali que foi nomeado para pontuar por todos os candidatos do campeonato deste ano, portanto, o delinear do sucesso para o resto da época vai seguramente passar por fazer aqui um bom resultado, e não vou arriscar em demasia. Já andei com o carro e procuramos o melhor compromisso nas afinações, para o terreno que vamos encontrar, estou muito confiante para o rali, do qual gostei bastante quando cá estive há dois anos.

Bernardo Sousa ocupa neste momento a segunda posição no Campeonato, com 25 pontos, os mesmos que o checo Martin Prokop, e está a 5 pontos do actual líder, o estónio Karl Kruuda, mas o piloto madeirense beneficia do facto de ter disputado apenas uma prova até ao momento, podendo pontuar ainda em mais seis eventos, ao contrário de Kruuda que lidera mas já com duas pontuações e terá apenas mais cinco eventos onde marcar pontos até ao final.

O rali desenrola-se na belíssima região autónoma da Sardenha, uma ilha italiana que já por várias vezes recebeu a caravana do Mundial de Ralis, e terá uma partida simbólica na localidade de Olbia, que será igualmente, a base operacional do evento, sendo que pela primeira vez serão utilizadas classificativas na região Oeste da ilha, na província de Oristano, sendo essa uma das novidades para 2011 na Sardenha, um rali conhecido pelas suas estradas estreitas e muito técnicas, com zonas muito rápidas, mas devidamente intercaladas pelos sempre espectaculares saltos e passagens por cursos de água.

Textos complementares publicados em Pregoafundo (Armindo Araújo e Bernardo Sousa)

Sem comentários: