terça-feira, maio 3

GT1 - Algarve: Antevisão de uma prova que promete

Este fim-de-semana o Campeonato do Mundo de FIA GT1 2011 regressa, pelo terceiro ano consecutivo ao Autódromo Internacional do Algarve. O AIA tornou-se num dos circuitos preferidos das equipas e pilotos devido à exigente natureza da pista que garante um elevado número de oportunidades de ultrapassagem.


Em 2010, a vitória na Corrida do Campeonato sorriu aos posteriormente Campeões Mundiais Michael Bartels e Andrea Bertolini, ao passo que as honras da Corrida de Qualificação couberam ao Nissan GTR e a Michael Krumm e Peter Dumbreck. No entanto, o piloto do fim-de-semana foi Richard Westbrook que fez uma espectacular recuperação num Ford GT garantindo um 5º e um 2º lugar, em conjunto com o companheiro de equipa Thomas Mutsch. Este ano Dumbreck tem a companhia de Westbrook na JR Motosport, ao passo que Krum tem como parceiro o também alemão Lucas Luhr no segundo Nissan da JRM.

Há cinco construtores na grelha desta época da GT1: Aston Martin, Corvette, Ford, Lamborghini e Nissan, cada um com duas equipas de dois carros. A performance dos carros é equilibrada pela FIA de forma a garantir que as corridas de 60 minutos sejam competitivas e cheias de acção.

A Aston Martin está representada pela equipa francesa Hexis AMR e pela alemã Young Driver AMR. A Hexis chega a Portugal na liderança do Campeonato por Equipas, graças à vitória de Clivio Piccione e Stef Dusseldorp em Yas Marina e ao lugar no pódio do segundo carro, de Christian Hohenadel e Andrea Piccini, na Bélgica. A equipa Young Driver obteve pontos importantes em Zolder, com Thomas Enge / Alex Muller a conseguirem dois terceiros lugares, e é neste momento terceira classificada no Campeonato por Equipas.

As equipas Corvette são constituídas pela Exim Bank Team China e pela DKR Engineering. A dupla holandesa Mike Hezemans / Nicky Catsburg fez uma boa prova na ronda inaugural, a que deu sequência com um segundo lugar na Corrida de Qualificação e um suado 5º lugar na Corrida do Campeonato. O Corvette da DKR Engineering de Jaime Camara e Michael Rossi ainda não obteve quaisquer pontos devido aos acidentes sofridos em Abu Dhabi e em Zolder. Por certo que esperam que a sua sorte mude em Portugal.

Ambas as equipas da Ford são da Bélgica, com a Marc VDS Racing Team a ter uma corrida muito atribulada em Abu Dhabi, com as falhas no motor a obrigarem os mecânicos a noites em branco, em busca da causa do problema. No entanto, tiveram a compensação do seu trabalho árduo ao colocar Maxime Martin e Frederic Makowiecki na posição de vencedores na Corrida de Qualificação. Obtiveram depois mais dois pontos na Bélgica. A Belgian Racing é, este ano, uma estreante no Mundo GT1 e os seus dois carros ostentam o negro, o vermelho e o amarelo da bandeira do país.

O Lamborghini Murcielago venceu três vezes em 2010 pela equipa Reiter. Em 2011, a All-Inkl.com Münnich Motosport tem a companhia da Swiss Racing, que trocou os Nissan da última época pelo construtor italiano. Marc Basseng e Marcus Winklehock da All-Inkl obtiveram um pódio na Corrida do Campeonato em Yas Marina e depois dominaram em Zolder com duas vitórias nas corridas. Contudo, o Lamborghini nº38 terá consequentemente um lastro de + 50 kg e, no Algarve, a equipa terá a árdua tarefa de ultrapassar o peso extra. A equipa Swiss Racing conta com os experientes Karl Wendlinger e Peter Kox que obtiveram a sua melhor classificação de sempre no Campeonato Mundial GT1, ao terminarem em 4º na Bélgica. Este fim-de-semana terão o objectivo de melhorar e os olhos postos no pódio.

As duas equipas Nissan contam com dois pilotos muito experientes. À equipa Sumo Power GT de 2010, junta-se agora a JR Motosports que este ano corre com o Nissan GT-R. A JR Motosport foi muito bem sucedida no fim-de-semana inaugural, em Abu Dhabi, com três lugares no top 3, mas uma combinação de azar e problemas técnicos levou ao fracasso na Bélgica. A dupla britânica Richard Westbrook e Peter Dumbreck foi formada este ano, após ambos terem brilhado aqui no Algarve na época passada. Este fim-de-semana, esperarão repetir a experiência. Os alemães Michael Krumm e Lucas Luhr obtiveram um difícil terceiro lugar na qualificação em Yas Marina, e foram o único Nissan a conseguir pontos na Bélgica na última ronda. A equipa de pilotos da Sumo Power inclui ex-pilotos de F1, um vencedor das 24 horas de Le Mans e dois ex-campeões FIA GT. Os vencedores de corridas em 2010 Enrique Bernoldi e Ricardo Zonta constituem a dupla brasileira, mas a sua corrida em Zolder terminou cedo quando, juntamente com os companheiros da Sumo Power - o australiano David Brabham e o britânico Jamie Campbell-Walter -, se viram envolvidos num acidente na partida que afastou os dois carros da prova. A Sumo Power espera que este fim-de-semana marque um regresso à boa forma.

Houve ligeiras alterações nos regulamentos para 2011 para melhorar ainda mais o espectáculo. É agora permitido às equipas usarem seis conjuntos de pneus durante o fim-de-semana, em lugar dos anteriores quatro conjuntos. Isto significa que cada equipa tem dois conjuntos de pneus para ambas as corridas. A Corrida de Qualificação vai somar mais pontos para as contas do campeonato, com os seis primeiros a obterem 8-6-4-3-2-1 pontos, em lugar de apenas os três primeiros pontuarem. Os pontos atribuídos aos dez primeiros da Corrida do Campeonato não sofrem alterações, com 25 pontos para o vencedor e 1 ponto para o 10º classificado.

publicado em Sportmotores

Sem comentários: