sábado, maio 21

Motonáutica: Stromoy faz história em Portimão

A norueguesa Marit Stromoy conquistou a "pole position" para o Grande Prémio de Portugal de F1 de Motonáutica, que se realiza domingo, em Portimão, tornando-se na primeira mulher da história da modalidade a conquistar o primeiro lugar da "grelha".



Stromoy, de 35 anos, da equipa Team Nautica, realizou a sua melhor volta na terceira ronda de qualificação, com o tempo de 42,47 segundos, superiorizando-se ao norte-americano Jay Price (Qatar Team), líder do Mundial de Pilotos, que garantiu o segundo posto (42,66), seguido de Thani Al Qamzi (Abu Dhabi Team) com o tempo de 42,77.

"Estou impressionada com os votos calorosos que estou a receber das pessoas, não só da Noruega e de Portugal, mas também de todo o mundo", disse

Marit Stromoy estava visivelmente emocionada, duas horas depois de ter entrado para a história da motonáutica mundial. "Agora vou planear a estratégia para domingo, num circuito que já marcou a minha vida. Espero ter uma boa noite de sono para dar o melhor na corrida", observou a norueguesa sob fortes aplausos das centenas de espetadores que se deslocaram à zona Ribeirinha de Portimão.

Já o único piloto português a competir na F1 de motonáutica, Duarte Benavente (Atlantic Team) que cumpre em Portimão a 100.ª corrida da sua carreira, não foi "feliz em casa", ficando com o 15.º tempo da qualificação.

Benavente realizou apenas cinco voltas na primeira das três qualificações, devido a problemas mecânicos no barco, registando a melhor volta no tempo de 45,19 segundos.

Apesar do favoritismo dos pilotos mais conceituados, a prova algarvia é sempre pródiga em surpresas devido às especificidades técnicas do circuito. Considerado como um dos mais técnicos e difíceis do calendário internacional, o circuito, com 1.805 metros de perímetro, tem oito bóias de rondagem, sendo seis negociadas a bombordo (esquerda) e duas a estibordo (direita).

A distância entre o pontão de largada e a primeira boia de rondagem mantém-se nos 630 metros para permitir uma maior vantagem ao detentor da "pole position".

publicado Record

Sem comentários: