quarta-feira, maio 11

Nunes e Teodósio desclassificados do Rali Vidreiro

A notícia é do site Sportmotores, Daniel Nunes e Ricardo Teodósio foram desclassificados do Rali Vidreiro, devido a factos ocorridos após a última especial.


A confusão começou na cerimónia do pódio do Rali Vidreiro, com as posições da classificação do pódio do Regional Centro a originarem alguns momentos de tensão. Mas não se ficou por aí, segundo notícia do site Sportmotores (que pode ler neste link), foi convocado um Colégio de Comissários Desportivos Extra para avaliar os factos ocorridos após a última especial. Em causa está o apoio ilegal que Ricardo Teodósio prestou a Daniel Nunes, ao empurrar o seu carro até ao parque de assistência.

As duas equipas foram desclassificadas e a nova classificação final irá ser publicada em breve.

publicado em Rally-Mania


Nota adicional - O Ricardo Teodósio, depois de se debater com problemas no segundo troço, ficou muito atrasado na classificação geral, acabando na 46ª posição. Já Daniel Nunes, que praticamente tinha o rali na mão, conseguindo dominar a primeira fase do rali sempre com um andamento espectacular e agressivo, quando estava no momento de gerir a mecânica cedeu (caixa de transferências). Apesar de ter terminado o derradeiro troço, teve que ser ajudado (aparentemente por Teodósio) e penalizou demasiado tempo.

NOTÍCIA ORIGINAL SPORTMOTORES

Os pilotos que alinharam no Rali Vidreiro estão esta semana a receber notificações postais de uma alteração à classificação da prova diputada há um mês. Em causa está a exclusão de dois concorrentes, depois de um longo processo de averiguação, mas que visou a reposição da verdade desportiva.

Daniel Nunes e Ricardo Teodósio foram chamados no passado fim de semana a um Colégio de Comissários Desportivos extraordinário relativo ao Rali Vidreiro, tendo este orgão decidido desclassificar os dois concorrentes. Nunes era o 11º da geral e Teodósio o 46º. Com esta desclassificação os dois pilotos perdem os pontos conseguidos para o Campeonato Open, mas principalmente para o Junior e Regional Centro no caso de Daniel Nunes que tinha somado boas pontuações.

Os factos remontam à ligação do ultimo troço do rali para o parque de assistência, percurso no qual Teodósio empurrou com o seu carro o Mitsubishi de Daniel Nunes que estava em grandes dificuldades mecânicas. Apesar da atitude do piloto algarvio ter sido vista por muitas pessoas, a direcção da prova e o CCD não tiveram conhecimento do facto durante o rali.

Fonte do Clube Automóvel da Marinha Grande explicou ao SportMotores.com que "a direcção da prova só teve conhecimento desta situação mais tarde, quando a mesma começou a ser falada. Durante a prova nenhum oficial de prova nos comunicou estes factos."

Na semana a seguir ao rali esta situação foi muito comentada, tendo inclusivé incendiado as discussões no forum do SportMotores.com. A mesma fonte do CAMG adiantou ainda que "assim que tivemos conhecimentor da situação a nossa unica preocupação foi a de repôr a verdade desportiva. Tratamos de apurar os factos, de ouvir as pessoas que tinham funções de oficiais de prova e que poderiam funcionar como juizes de facto, juntamos tudo num dossier e enviamos para o CCD, o qual entendeu haver matéria para a marcação de uma reunião extraordinária e audição dos intervenientes."

Essa audição decorreu no Domingo, tendo o CCD decidido excluir os dois concorrentes. O nosso interlocutor fez questão de realçar "a postura irrepreensível e totalmente colaborante dos dois pilotos no processo." A nova classificação final provisória da prova será afixada às 21.30h da próxima 2ª feira, sendo a final oficial afixada 30 minutos depois.

Esta mesma fonte justifica o hiato de um mês entre os factos e a decisão final. "É um processo complexo em que temos de apurar os factos e seguir todos os tramites legais, envolvendo várias pessoas e vários organismos. Isto demorou um mês, mas isso é irrelevante, pois o que mais interessa neste caso é a reposição da verdade desportiva em tempo útil, facto que foi conseguido."

Segundo conseguimos apurar ainda no dias posteriores ao rali, Daniel Nunes estava praticamente fora do rali, já com a intenção de entregar a carta de controlo e assumir a desistência. A situação mudou quando Ricardo Teodósio chegou ao local, na sua habitual disponibilidade e desportivismo, e se prontificou para ajudar a dupla Daniel Nunes / Carloso Ramiro a chegar ao parque de assistência. Foi esta acto que acabou por sair caro aos dois pilotos, valendo-lhes uma desclassificação na prova.

Sem comentários: