terça-feira, junho 7

24h Le Mans: 6 pilotos e uma equipa lusitana à partida

Começaram ontem e prosseguem hoje as verificações técnicas para a 79e édition des 24 Heures du Mans, uma prova que ficará marcada por um dos maiores contingentes portugueses de sempre na prova: seis pilotos e uma equipa.


As 24 horas de Le Mans são uma das poucas provas de resistência que nunca venceu e, mais uma vez, é o único português em condições de lutar pela vitória à geral. O Team Peugeot Total sofreu uma pesada humilhação o ano passado, mas o renovado Peugeot 908 provou nos 1000 km de Spa que é um carro fiável e vencedor. Lamy fará equipa com os franceses Sébastien Bourdais e Simon Pagenaud, pilotos que dão garantias de rapidez ao LMP1 número 9.

Chamado à última hora pela OAK Racing, Tiago Monteiro regressa a uma prova que conhece bem. Não sendo o OAK Pescarolo Judd um carro capaz de lutar pela vitória à geral ou na categoria LMP1, a OAK Racing oferece ao piloto luso uma oportunidade de rodar no “Top-10” da prova. Os jovens e ambiciosos franceses Guillaume Moreau e Pierre Ragues dividirão as despesas do carro número 15 com Monteiro ao longo da semana.

A equipa portuguesa Quifel ASM Team e o “Gentleman Driver” Miguel Pais do Amaral estreiam-se na categoria rainha na mãe de todas provas de resistência. Certamente os fãs portuguesas prefeririam uma tripla de pilotos portugueses, mas a presença de Olivier Pla e Warren Hughes aos comandos do Zytek 09 SC é uma certeza que não será pelos pilotos que a equipa lusa se atrasará na luta pelo melhor dos LMP1 a gasolina.

Depois das suas ofensivas com o Pescarolo LMP1 da Rollcentre Racing, João Barbosa regressa a Le Mans para conduzir um protótipo “fechado” na categoria LMP2. O Lola Coupé HPD da Level 5 Motorsports, que foi recuperado após um violentíssimo acidente em Spa-Francorchamps, tem sido até aqui um fiasco, com o motor Honda a respirar uma potência insuficiente, fruto do apertado restritor aplicado pelo ACO. O piloto e dono de equipa Scott Tucker e o experiente Christophe Bouchut completam uma equipa que na teoria deveria ter uma palavra a dizer na categoria LMP2.

Com uma longa carreira construída em Itália, Rui Águas faz este ano o seu “debut” em Le Mans. O piloto algarvio, que o ano passado foi vitima do pior acidente da sua carreira, está aparentemente recuperado e aparece inscrito na categoria GTE PM. Águas tripulará um Ferrari 458 Italia da AF Corse com os sócios em negócios da NASCAR Robert Kauffman e Michael Waltrip. Sem hipóteses de lutar contra as equipas de fábrica, a formação luso-norte americana tem como principal objectivo ver a bandeirada de xadrez no próximo domingo à tarde.

Ainda na categoria de GT, mais propriamente na GTE AM, classe destinada aos pilotos amadores, a JMB Racing inscreve um Ferrari 430 GT2 para Jean Marc Menahem, Nicolas Marroc e para o português radicado em França, Manuel Rodrigues. Depois da má experiência o ano passado na categoria LMP1, “Manú” regressa à “clássica” numa categoria mais ajustada à sua limitada experiência e com hipóteses de conseguir um resultado honroso dada a relativa fiabilidade do carro italiano da equipa monegasca.

O circuito de La Sarthe começa a aquecer a partir de quarta-feira à tarde com o primeiro treino-livre e a primeira qualificação.

publicado em Sportmotores

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