quarta-feira, dezembro 7

Apontamentos do Rali de Silves


Em Silves colocou-se um ponto final nas contas do regional sul 2011. Uma prova nova, disputada em asfalto sob a batuta do CAP, que para além das lutas da frente teve algumas surpresas atrás.


Á semelhança do que aconteceu no início da temporada, também no fim, o rali mudou de local, passando de Portimão para Silves. Mantendo-se em piso de asfalto, as médias da especial de Silves foram elevadas. Se na primeira passagem Daniel Nunes surpreendeu ao fazer 107,8 Km/h, Ricardo Teodósio excedeu-se na última com os 114,6 Km/h, uma das médias mais elevadas de sempre do regional.
Apesar de aparecer inscrito com um Galant, Orlando Bule compareceu com o seu Mitsubishi EVO 7. Demonstrando uma adaptação progressiva à viatura, traduzida em resultados no cronómetro, voltou a não ter a sorte do seu lado. Quando estava numa interessante luta com Luís Nunes pela quinta posição, deu uma traseirada deixando o Mitsubishi com um design novo. Ainda assim, conseguiu levar o carro até final acabando no sétimo posto.
Com o pequeno Rover 114, Falcão voou. Na passagem pela 3ª especial, Cumeada 1, o concorrente Jaime Falcão teve uma das suas melhores prestações no regional sul. Ao averbar o 15º tempo da especial – 6:26,1, deixou atrás de si muitos adversários com melhores viaturas, para além de ter ficado muito perto do Escort Cosworth de António Lampreia. Certamente, a navegação de Nirce Araújo terá contribuído para surpreendente prestação.
Felizmente, a tendência de diminuição do número de abandonos em provas do regional manteve-se na ultima ronda. Apenas cinco concorrentes não conseguiram terminar a prova – o primeiro foi João Monteiro na super-especial, Vítor Torres ficou na 2ª especial, Ana Santos e Gil Antunes na PE 5 e finalmente Marco Gonçalves, com transmissão partida antes da última especial…embora não apareça na lista oficial de abandonos.
Artigo Quim Macedo
Foto Pedro Contente - Sportmotores

Sem comentários: