domingo, julho 31

Expectativas de Ricardo Moura e João Silva na Madeira

Depois de uma jornada açoriana praticamente perfeita, a ARC Sport volta a lutar pela vitória no Campeonato de Portugal de Ralis, assumindo-se como favorita para a edição deste ano do Rali Vinho da Madeira.

Após um domínio perfeito no seu território, o Campeão Nacional de Produção e actual líder absoluto do campeonato, vai tentar aumentar distâncias, agora no selectivo asfalto da ilha da Madeira. Ricardo Moura que volta a ter a companhia de António Costa como navegador sabe que o Rali Vinho da Madeira poderá ser uma prova essencial para os seus objectivos.

“Este foi um rali que nos trouxe grandes alegrias, quando na época passada aqui conquistámos o título de campeões nacionais de Grupo N. Este ano nada ficará decidido, mas atribuímos grande importância ao Rali Vinho Madeira, por ser uma prova insular com grande protagonismo para os nossos patrocinadores. É um rali de transição para o asfalto, depois de três provas consecutivas em terra, onde os nossos adversários se vão apresentar ao melhor nível. Estamos preparados para efectuar uma prova em pleno, representando condignamente os Açores e todos os nossos patrocinadores”, afirma, confiante, Ricardo Moura.

João Silva, Campeão Júnior da Madeira, e juntamente com José Janela Campeões da Madeira de Duas Rodas Motrizes, desejam experimentar novas emoções. Com o competitivo Subaru Impreza da ARC Sport, a equipa deseja ensaiar andamentos mais concludentes. Pela reconhecida agressividade do jovem piloto madeirense, aliada à experiência do seu navegador e à eficiência do Subaru em asfalto, esperam-se resultados proveitosos.

Por Aguiar da Beira a confiança nos seus pilotos e em todos os membros da equipa ARC Sport é total. Um Rali Vinho da Madeira conseguido é um dos principais objectivos.

Penso que somos fortes candidatos a vencer a prova ao nível nacional, tendo a garantia que poderemos lutar pelos melhores resultados possíveis. Esperamos que o Ricardo Moura obtenha mais um resultado positivo e que o João Silva se adapte bem à condução de um carro de tracção integral nos troços que tão bem conhece, conquistando um resultado positivo. Estamos preparados para mais um importante desafio”, afirma, com determinação, Augusto Ramiro, responsável pela equipa de Aguiar da Beira.

A edição deste ano do Rali Vinho da Madeira disputa-se entre 3 e 6 de Agosto, com a ARC Sport a chegar ao Funchal como líder do Campeonato de Portugal de Ralis em termos absolutos e também no Agrupamento de Produção.

publicado em FormulaRali

Leia Mais

RVM - Victor Delgado "Fazer algo diferente"

A edição de 2011 do Rali Vinho Madeira vai contar com a participação de um piloto espanhol: Victor Delgado.

A participação do “nuestro hermano” será feita ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo IX, uma viatura muito competitiva e que correrá pela TM Racing, embora com um “olhito” da RMC Motorsport. No passado fim-de-semana Victor Delgado cumpriu os primeiros quilómetros com a viatura japonesa após uma profunda revisão e o resultado foi bastante satisfatório. Em conversa com o RalisMadeira.com, o piloto espanhol começou por referir que “…já tinha esta ideia na cabeça há muito tempo..”, visto que “…a possibilidade de fazer algo diferente a nível internacional era algo que me aliciava e apesar das dificuldades conhecidas falamos com os nossos patrocinadores, algumas instituições de cá, amigos e familiares e conseguimos o necessário para marcar presença na vossa prova…”. Em termos de objectivos, os mesmos passam por “…é rodar sem riscos excessivos. É um rali extenso por isso vamos tentar ser o mais rápidos possíveis para conseguimos um bom resultado, sabendo que não temos as condições pretendidas mas as suficientes para conseguir um bom resultado…”. A equipa já teve a oportunidade de testar a viatura e está bastante satisfeita com o resultado conseguido após uma profunda revisão. Na 5ª feira, no Shakedown, serão feitos os últimos acertos em termos de cartografia pela equipa da RMC. Assim sendo resta-nos apenas acrescentar que Victor Delgado será acompanhado por Nazer Ghuneim e ostentará o número 18 no seu Lancer Evo IX.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

sábado, julho 30

Finlândia: Portugueses terminaram apesar de tudo

Apesar das grandes dificuldades inerentes à estreia num rali tão difícil como o da Finlândia, e dos problemas da derradeira etapa, as duas duplas nacionais terminaram a prova.

Armindo passou no teste finlandês

Chegou ao fim a primeira experiencia de Armindo Araújo e Miguel Ramalho no Rali da Finlândia. Ao cobro de três difíceis etapas, a dupla portuguesa acabou por conseguir cumprir os objectivos a que se propôs e, apesar de todas as adversidades sentidas durante a prova, foi mesmo a única equipa que, aos comandos de um MINI JCW WRC, disputou a totalidade das especiais.

Com onze especiais pela frente na etapa de hoje, Armindo Araújo procurava conseguir recuperar algum tempo ao longo do dia mas, na realidade, tudo se mostrou mais complicado ainda antes do inicio da primeira especial. “Logo no arranque partiu-se o colector de escape, ficamos sem pressão no turbo e tivemos de disputar cinco classificativas nessas condições. Na parte da tarde, nas segundas passagens e com os pisos mais degradados começaram a surgir outros problemas. Os radiadores ficaram entupidos, o carro entrou em modo de segurança várias vezes e só podíamos pensar em chegar ao final. Foi o que fizemos”, começou por dizer o piloto de Santo Tirso.

Numa prova tão complicada e onde denotou a falta de experiencia neste tipo de condições, Armindo Araújo mostrava-se ainda assim satisfeito pelo trabalho que conseguiu desenvolver. “Aprendi muito como piloto neste rali e não tenho duvidas que isso me ajudará no futuro. Esta prova é mítica por vários aspectos e conseguimos entender quais. Os nossos objectivos ao nível de aprendizagem neste tipo de rali foram claramente cumpridos e estamos contentes com isso”, acrescenta.

Quanto ao MINI JCW WRC, ficou visível que há ainda muito trabalho pela frente e os problemas sentidos pelos seis carros que alinharam na Finlândia é disso exemplo. “O Mini está cada vez mais competitivo mas é preciso ainda muito desenvolvimento. Todos os problemas que senti nas anteriores provas acabaram por voltar a acontecer quando os pisos se tornaram mais irregulares. Fomos a única equipa que conseguiu disputar a totalidade das especiais o que não deixa de ser um dado importante, ainda que o tenhamos feito também dentro de algumas limitações. Este ano sabíamos que seria assim e por isso vamos continuar a trabalhar com grande empenho para colocar este projecto no patamar que desejamos”, concluiu o piloto apoiado pela MINI, TMN, GALP, MCA, Lusitânia e Turismo de Portugal.

Desafio superado para Bernardo Sousa

Bernardo Sousa e Paulo Babo terminaram há momentos o Rali da Finlândia, prova pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis, sendo que a dupla portuguesa levou o Ford Fiesta S2000 ao 6º lugar na categoria SWRC e foram 24ºs classificados na geral absoluta.

Neste último dia a única preocupação do piloto madeirense foi a de trazer o carro até ao final, cumprindo o objectivo de recolher valiosos pontos para o Campeonato, mas o marco seguramente mais importante terá sido o facto de terem ultrapassado as dificuldades da prova finlandesa, uma conquista relevante na carreira de qualquer piloto de ralis, pois esta é uma das provas mais difíceis e emblemáticas do mundial.

Com um rali que não esteve nunca isento de problemas, o resultado final tem de ser considerado como positivo, pois desde sempre se sabia que este seria o maior desafio da época. A importância das notas de andamento e do entendimento entre piloto e co-piloto mostrou-se crucial na Finlândia, sendo que a readaptação de piloto e co-piloto neste regresso de Paulo Babo ao banco do lado direito decorreu da forma o mais segura e competente possível.

Para o piloto “terminar este rali foi óptimo, sem dúvida que esta experiência de fazer este rali me fez evoluir como piloto, principalmente na leitura do terreno e da compreensão das notas que depois se traduzem no ritmo que conseguimos manter. Estou certo que depois deste rali a equipa fica sem dúvida mais forte e poderemos capitalizar essa experiência em maior rapidez e eficácia para as provas que se seguem e para um possível regresso à Finlândia no futuro.”

“Foi pena que nunca tenha tido o carro a 100% pois para além dos problemas de transmissão da primeira etapa, nunca consegui ter o motor a funcionar correctamente e apesar do trabalho da equipa que trocou tudo o que era possível trocar, nunca se detectou a origem das falhas. Temos agora de ver o que se passa antes do Rali da Alemanha.”

“Ainda assim somamos mais alguns pontos e vou agora avaliar com calma a posição em que ficamos no campeonato e estamos prontos a dar o nosso melhor, agora em asfalto, nas provas que ainda restam no SWRC. Reafirmo que o meu objectivo é terminar no pódio e é para o cumprirmos que vamos continuar a trabalhar como até aqui.”

publicado em Sportmotores

Leia Mais

Bruno quer vencer

Sem a pressão de ter que amealhar pontos para o IRC, campeonato que está a disputar na íntegra, Bruno Magalhães tem como objectivo vencer a edição de 2011 do Rali Vinho Madeira.

O piloto da Peugeot Portugal é sem margem para dúvida um dos fortes candidatos ao primeiro lugar mas não podemos esquecer outros que irão certamente lutar por essa mesma posição. A vinda à região não foi fácil de concretizar devido a “…uma questão de orçamento, já que é uma prova extra, mas felizmente a Peugeot Portugal, os nossos concessionários e patrocinadores entenderam que é uma prova importante para nós. Pelo meu lado estou muito contente, pois sempre disse que gostaria imenso de paticipar mais uma vez neste rali..” começou por adiantar Bruno Magalhães. Com a exclusão da prova raínha do automobilsmo madeirense do IRC, os objectivos ficam mais fáceis de deliniear: “…este ano podemos abordar a prova de outra maneira, já que não temos a pressão dos pontos, mas a motivação e o sentido de responsabilidade são sempre os mesmos…”, daí que “…vamos para a Madeira com o objectivo de vencer a prova, pois sabemos que é um rali onde somos sempre muito rápidos!”. O carinho que o piloto nutre pela prova madeirense é muito conhecido…quisemos saber porque: “…em pisos de asfalto, é sem duvida a minha prova favorita e só encontro alguma comparação com o Rali de Canarias, que também é realizado nas principais estradas de uma ilha. Em termos de ambiente e organização, o Rali Vinho Madeira é sem duvida a prova de que gosto mais…”. A terminar fica um apelo ao público, “…que se porte bem à semelhança dos anos anteriores, que a prova decorra dentro da normalidade em todos os aspectos e que as pessoas nos apoiem na estrada como sempre têm feito…”, e um agradecimento “…à Peugeot Portugal, aos nossos Concessionários e patrocinadores por este esforço extra que me permite participar mais uma vez neste fantástico rali, pelo que espero conseguir retribuir da melhor forma…”. Bruno Magalhães e Paulo Grave ostentaram o número 3 nas portas do seu Peugeot 207 S2000.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

Pascoal Abreu regressa de C2

Depois de alguns anos ausente da competição, Pascoal Abreu regressa em 2011 aos ralis e logo para participar na prova raínha do automobilismo madeirense.

O antigo campeão do Troféu Eng.º Rafael Costa vai competir ao volante de um Citroën C2, mais precisamente aquele que vimos durante anos competir pelas mãos de João Ferreira, depois de ter sido completamente revisto. A seu lado estará Victor Costa, conhecido navegador madeirense que já acompanhou pilotos como Wilson Aguiar, João Ricardo, etc.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

sexta-feira, julho 29

Armindo no Top20 - Sousa em bom ritmo

Disputada que está a derradeira classificativa da segunda etapa do Rali da Finlândia, Armindo Araújo e Bernardo Sousa, aproveitaram para subir alguns lugares na geral.

Com o piloto do Mini John Cooper Works a colocar-se já entre os vinte primeiros, felizmente sem problemas de maior no MINI, a não ser um pião na derradeira classificativa do dia.

Bernardo Sousa também resolveu na assistência de ontem, o problema de transmissão do Ford Fiesta, ocupando nesta altura a sexta posição entre os pilotos do SWRC, que comandado por Juha Hanninen, tripulando um Skoda Fábia. O piloto português foi o mais rápido entre os concorrentes do SWRC, na super-especial (10ª PE) de hoje.

Nesta altura, Armindo é 20º da geral e Sousa está no 25º lugar, com Carlos Magalhães que navega o brasileiro Daniel Oliveira a aparecer colocado na 35ª posição.

O Rali está a ser dominado pela luta entre os Citroen de Ogier e Loeb, com o primeiro a passar para a frente na PE nr. 8, mas Loeb a responder na última do dia, passando para o comando, com 1,5 s se vantagem sobre Ogier e 2,6 sobre o melhor Ford, tripulado por Latvala, que se aproveitou das tácticas dos pilotos da Citroen… Loeb entrou um minuto atrasado para penalizar dez segundos no final, mas Ogier respondeu, levantando o pé…

Para acabar o rali, faltam ainda dez Provas Especiais – cinco duplas passagens -com o troço de Leustu (21 Km) a ser determinante para estabelecer a classificação final.

publicado em Portugal Motorsport

Leia Mais

Peres - Lutar pela vitória no CPR

Depois de ter optado por estar ausente do Sata Rali Açores, Pedro Peres regressa ao Campeonato de Portugal de Ralis já no Rali Vinho Madeira.

Ainda e sempre ao volante do Mitsubishi Lancer Evo IX, que segundo o piloto não terá qualquer evolução para esta prova, Pedro Peres assume-se já como um candidato aos primeiros lugares entre os concorrente do “nacional” e, por consequência, a ser um dos protagonistas do Gr.N.

As nossas expectativas passam por andar o mais rápido possível, e tentar obter a vitória à geral dentro dos concorrentes do CPR”, diz Pedro Peres, acrescentando que “sabemos que é um rali bastante longo com troços bastante exigentes, e por isso vamos tentar melhorar , aproveitando já algum conhecimento dos troços”.

publicado em RalisOnline

Leia Mais

quinta-feira, julho 28

Os ausentes do Rali Vinho Madeira

Muito já foi falado da saída do Rali Vinho Madeira do IRC, principalmente a tentativa de minimizar o assunto. No entanto, os factos não enganam, foram muitos os concorrentes que não participaram devido a esta saída da prova organizada pelo Eurosport.

Como é normal na prova madeirense, o rali começa meses antes com o avançar de nomes que provavelmente estarão no RVM. Desta vez não foi excepção, no entanto, muitos concorrentes tinham a prova nos seus calendários, e a saída do IRC fez mudar planos. Embora não são casos isolados, também existem os da "lista de luxo" e mesmo do europeu.
Começando pelo IRC, o único concorrente que marcará presença é o Bruno Magalhães, e coloca-se como principal candidato à vitória. Quem não vem: a equipa oficial Skoda que deveria marcar presença com o checo Jan Kopecky e com o belga Freddy Loix. Depois também temos os pilotos da Peugeot - O Guy Wilks e o Bryan Bouffier estariam à partida, e o nome Thierry Neuville também foi falado (embora a Madeira não fizesse parte do programa). A certa altura, também a equipa Proton tinha a Madeira como destino em 2011, e obviamente com os oficiais Per-Gunnar Andersson e o pluri-vencedor da prova madeirense, Giandomenico Basso. Depois, temos outro lote de concorrentes que chegou a confirmar, ou manifestar interesse, como são os casos do Julien Maurin (Ford Fiesta S2000), Yazeed Al Hajri (Peugeot 207 S2000) e Karl Kruuda (Skoda Fabia S2000). A estes também se junta o Eric Maufrey em Renault Mégane R4, e todo o pelotão do Troféu Renault Sport 2WD Challenge, cuja prova madeirense era pontuável.
E agora passando para a lista de luxo, que foi avançada posterioridade. Foi um autêntico MINI recital - Armindo Araújo, Bernardo Sousa e Miguel Campos. Todos estiveram muito próximo, num quase quase, mas por uma razão ou outra, sempre do ponto de vista financeiro ficaram de fora. Aqui ainda podemos acrescentar o nome de Patrick Snijers, embora tenha sido apenas avançado graças à presença em Ypres com Mini S2000.
Finalmente, do europeu, Renato Travaglia, que já venceu a prova, e que tinha no seu calendário a Madeira, mas por 75000 euros deixou o Fabia S2000 em terra. O outro italiano, Manuel Villa, também entra nestas contas, apesar dos problemas pessoais motivarem a ausência. E veremos se ficará por aqui!!!
São bem mais do que os 4 ou 5 pilotos que afirmavam que o IRC trazia. Deixo então a questão - Será que o tal dinheiro que a organização do IRC reivindicava não seria uma boa aposta? Não só do ponto de vista competitivo como na promoção da prova madeirense. O futuro o dirá, mas todos devem tirar as suas conclusões!
Bom Rali.

Leia Mais

João Silva estreia-se num 4x4

João Silva está a fazer uma brilhante temporada no Nacional de Ralis ao volante do Renault Clio R3. Contudo, o Rali Vinho Madeira vai ser encarado de outra forma, já que o piloto vai fazer a sua estreia competitiva ao volante de um veículos de quatro rodas motrizes, que até estava para ser um S2000 mas que vai ser um Gr.N, nomeadamente o Subaru Impreza da ARC. O piloto conta-nos tudo na primeira pessoa.

Qual a razão da aposta no Subaru para o Vinho Madeira?
Inicialmente o nosso projecto incluía a participação no Rali Vinho da Madeira com o nosso Renault Clio R3. O objectivo seria vencer o IRC 2WD e assim candidatar-me ao prémio monetário oferecido pela Renault Sport. Com a saída do IRC tive que repensar o meu projecto e surgiu a ideia de participar com o Subaru da ARC Sport, isto depois de alguns contactos para participar de S2000 e tentar um resultado de relevo. Mas não consegui o budget suficiente e já fico feliz por poder participar de grupo N.

Estás já a preparar a temporada de 2012?
A nosso estratégia não é preparar 2012, porque nesta altura ainda não sei como será o futuro, mas sim permitir que eu evolua ainda mais como piloto, para se houver oportunidade no futuro estar preparado para qualquer desafio. Sempre foi assim que tomei as minhas decisões e tenho acertado. É muito importante que eu domine as viaturas de tracção integral e nada melhor que começar no Rali Vinho da Madeira sem pressão pelos resultados.

Quais as expectativas para o RVM com o Subaru?
Não tenho rodagem neste tipo de viaturas, mas conheço bem o rali e estou na minha melhor forma. Tenho conseguido superar todos os desafios do Campeonato Nacional e acredito que vou superar mais este. Espero fazer uma boa sessão de testes e chegar a um bom compromisso entre a rapidez e confiança no carro. Durante o rali espero aumentar gradualmente o ritmo e tentar andar entre os mais rápidos da minha classe e quem sabe vencer o Campeonato Nacional de Ralis.

pubicado em RalisOnline

Leia Mais

RVM - Rok Turk de 206 GTI

Depois de alguns rumores e incertezas, podemos adiantar que o piloto Rok Turk irá estar presente no Rali Vinho Madeira ao volante de um Peugeot 206 GTI.

Actualmente a disputar o Campeonato da Europa de Ralis ao volante de um Peugeot 207 R3, onde já participou em 3 provas, o piloto esloveno irá competir na região com a viatura que vimos competir recentemente pelas mãos de Narciso Andrade. Em termos financeiros, esta solução encontrada pelo jovem piloto é menos dispendiosa.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

quarta-feira, julho 27

47 equipas na Madeira

Foi esta tarde divulgada oficialmente a lista de inscritos da edição de 2011 do Rali Vinho Madeira, prova que vai para a estrada nos dias 4,5, e 6 de Agosto.

Das 50 equipas inicialmente inscritos, 3 retiraram as suas inscrições, casos de Manuel Villa (que por motivos de doença súbita do seu pai não irá estar presente), Américo Gouveia (por motivos de saúde) e José Camacho (devido a problemas pessoais).

Assim sendo, para consultar a lista clique AQUI.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

Exposição Rali Vinho Madeira

A Exposição criada em 2009, para assinalar as comemorações do cinquentenário da Volta à Ilha/ Rali Vinho Madeira, encontra-se instalada na Estação do Teleférico do Funchal no Almirante Reis.

Trata-se de uma nova oportunidade para divulgar, nestes dias que antecedem nova edição do Rali Vinho Madeira, uma iniciativa concebida para integrar também o centenário do Clube Sports da Madeira e a inauguração das obras de recuperação da sede do clube em Julho de há dois anos.

A exposição documenta as várias fases do evento desde a 1ª Volta à Ilha, organizada pelo Club Sports da Madeira em 1959, como a histórica vitória de José Lampreia nesse ano. Passa pelos primeiros anos da internacionalização do rali e consequente entrada no Campeonato da Europa em 1979, culminando nos tempos mais recentes, nomeadamente, na integração no IRC na qualidade de prova fundadora.

Composta por um grande painel central desenhado em curva com imagens nas duas faces, podem ser rememorados acontecimentos históricos como o desembarque das viaturas que se deslocaram do continente em 1959 a bordo do navio "Carvalho Araújo", o impacto do evento na sociedade madeirense na transição para os anos sessenta do século passado, a vitória de Zeca Cunha, o primeiro madeirense a vencer o rali e a passagem pela Madeira de grandes nomes do automobilismo, como o francês Jean Pierre Nicolas, mais tarde os italianos Vudafieri, Biassion e Tabaton e os suecos Vatanen e Toivonen.

Os visitantes da exposição podem ver imagens de todas as épocas do rali e reviver através das fotografias e dos relatos inscritos no painel em português e inglês, as vitórias das duplas madeirenses Janica Clemente – Miguel de Sousa nos anos setenta e de Vítor Sá e Ornelas Camacho em 2004.

Um grande mural transcreve na primeira pessoa, frases de vários intervenientes na Volta e no Rali, dando-nos uma perspectiva única de sentimentos vividos ao longo de cinquenta anos.
No espaço da exposição também podem ser apreciadas duas viaturas clássicas de competição.

A Comissão Organizadora do Rali Vinho Madeira tem muita honra nesta parceria com a Teleféricos da Madeira SA, uma empresa que tem por objectivo proporcionar uma experiência única, através de um serviço de excelência. A Teleféricos da Madeira SA, é uma empresa orientada para os clientes e para a sua satisfação total. Com a integração da Exposição Volta à Ilha/Rali Vinho Madeira, na sua principal estação os responsáveis da empresa Teleféricos da Madeira, consideram que podem surpreender as suas mais de 1.400 visitas diárias, na maioria estrangeiros.

Da parte, da Comissão Organizadora do Rali Vinho Madeira, vai um grande agradecimento, por este importante contributo para a notoriedade do evento que mobiliza milhares de madeirenses e projecta o nome da Madeira no exterior há cinquenta e dois anos.

Horário de Funcionamento:
Todos os dias, das 9:00 às 17:45 horas.
Exposição com Entrada Livre.
Jardim do Almirante Reis
Telef. (351) 291780280 Fax (351) 291780281

publicado em RalisOnline

Leia Mais

Honda S2000 a 38 milésimos do primeiro pódio

Apesar da extraordinária prova realizada, Bruno Costa Silva ao volante do Honda S2000 da equipa CGD Luxembourg / Honda Racing, ficou a 38 milésimos de segundo de se estrear no pódio da Categoria 1.

Com 42 concorrentes inscritos na Categoria 1, a prova de Paços de Ferreira prometia ser extremamente competitiva e as expetativas não sairam defraudadas com os seis primeiros da geral a ficarem separados por 4,189 segundos. Diante do muito público presente, os pilotos exibiram-se em grande nível com a classificação final a ser discutida, roda a roda, até à última subida e ao milésimo de segundo.

Apesar dos bons resultados alcançados, Bruno Costa Silva e a equipa CGD Luxembourg / Honda Racing continuam em fase de aprendizagem neste primeiro ano de participação no Campeonato de Portugal de Montanha.

press X2 Consulting

Leia Mais

terça-feira, julho 26

Sucesso no "Bravos em Acção"

Decorreu no passado Sábado em Castelo Branco o Bravos em Acção. Contando com 39 pilotos, Ricardo Teodósio foi o mais rápido na primeira fase de apuramento, mas foi Gil Antunes quem se superiorizou na final.


39 concorrentes responderam à chamada do troféu organizado por Jorge Pinto, Fastbravo, e Escuderia Castelo Branco, que decorreu no passado sábado em Castelo Branco, denominado "Bravos em acção".
A primeira fase de prova consistia em efectuar 3 passagens na pista, somando tempos. Ricardo Teodósio foi o mais rápido, totalizando 8:32,42, e efectuou também a volta mais rápida - 2:48,46. Com o numero 37, Tiago Pedro ficou a 9,07 segundos do algarvio, e fez o segundo tempo. Seguiram-se Gil Antunes a 12,69s e Luís Prazeres a 14,82 segundos. Estes quatro concorrentes apuraram-se para as mangas que no um contra um, iriam definir os vencedores.
Na primeira semi-final Luis Prazeres venceu Tiago Pedro por 0,5 segundos, enquanto que Gil Antunes foi melhor que Ricardo Teodósio, com o piloto algarvio a debruçar-se com alguns problemas no Marbella.
No apuramento do 3º e 4º lugar, Tiago Pedro foi melhor que Ricardo Teodósio, batendo-o por 2,5 segundos. A final foi ganha por Gil Antunes, que superiorizou-se a Luis Prazeres em mais de 6 segundos.
Tiago Pedro e Miguel Miguel foram os vencedores nos Iniciados.
Nota também para a prestação do piloto farense João Silva que foi 18º classificado a 27,81 segundos de Teodósio. De Loulé, Filipe Isidro, foi 31º clasificado.


VIDEO DO EVENTO


RESULTADOS




Informações obtidas na página oficial do FastBravo no Facebook.

Leia Mais

Armindo e Bernardo em acção na Finlândia

Este fim-de-semana decorrer a próxima prova do mundial de ralis, com o mítico Rali de Finlândia. Para além da presença do pelotão do mundial, e uma vintena de WRC's, destaque para a presença de Armindo Araújo e Bernardo Sousa.


ARMINDO ARAÚJO / MIGUEL RAMALHO
Quando na próxima quinta-feira partirem da cidade de Jyväskylä, Armindo Araújo e Miguel Ramalho estarão a iniciar a sua primeira participação no Rali da Finlândia.
A dupla portuguesa nunca alinhou no rali que já teve o nome de “Mil Lagos”, mas encontra-se preparada e motivada para a estreia. Depois da sessão de testes realizada com o MINI JCW WRC, já em solo finlandês, os bicampeões do Mundo do PWRC sentem-se mais confiantes para encarar as exigentes especiais da prova.
Com mais de duzentos quilómetros percorridos dentro do seu MINI, Armindo Araújo mostrou-se, no final da sessão de testes, bastante satisfeito com as evoluções sentidas ao longo do dia. “Fizemos muitos quilómetros e desde o inicio dos testes até ao final senti uma grande melhoria no carro o que me foi criando uma confiança cada vez mais maior. O entrosamento com o Richard Thompson, o novo engenheiro, foi muito rápido e isso facilitou também o nosso trabalho”, começou por dizer o piloto de Santo Tirso.
Já depois de ter efectuado o primeiro dia de reconhecimentos, Armindo Araújo não espera uma tarefa muito fácil na Finlândia. “As especiais são extremamente rápidas, com muitos saltos e temos que escolher minuciosamente as trajectórias para não corrermos o risco de sair fora de estrada. Todos sabemos do elevado grau de exigência deste rali mas não é por isso que vamos deixar dar o nosso melhor”, acrescenta.
Por tudo isso, o piloto apoiado pela MINI, TMN, GALP, MCA, Lusitânia e Turismo de Portugal, aponta como principais objectivos para o Rali da Finlândia “aprender o mais possível neste tipo de prova e continuar o processo de desenvolvimento do MINI JCW WRC. Vamos fazer tudo para conseguir o melhor resultado possível e dignificar as cores que representamos. Estamos motivados como sempre estivemos e vamos esperar pelo inicio do rali para percebermos em que posição nos colocaremos em relação aos nossos adversários”, concluiu.
ACTUALIZADO - Armindo Araújo e Miguel Ramalho, que fizeram uma preparação específica para o Rali da Finlândia, prova onde vão estrear algumas novidades no seu Mini JCW WRC não começaram bem. No testes de preparação para o Rali da Finlândia Armindo Araújo não evitou uma saída de estrada que afectou a suspensão do Mini, embora não tenha havido danos maiores no carro. Nem o piloto nem o navegador sofreram qualquer problema, pelo que apesar deste susto, tudo pode seguir como planeado pela equipa.

BERNARDO SOUSA / PAULO BABO
Bernardo Sousa e Paulo Babo já estão na Finlândia onde vão disputar a partir de Quinta-feira dia 28, a próxima etapa do Campeonato do Mundo de Ralis – SWRC com o Ford Fiesta S2000, campeonato onde ocupam neste momento a terceira posição da classificação geral absoluta.
O Rali da Finlândia desenrola-se em terra batida e é reconhecido pelas suas características próprias, nomeadamente pelos saltos e zonas “cegas” que implicam um forte conhecimento do terreno e um trabalho extremamente apurado em termos de reconhecimento das especiais, o que leva a que até esta 61ª edição do rali, apenas quatro pilotos não-nórdicos tenham conseguido atingir a vitória, numa prova que é muitas vezes apelidada de Grande Prémio da Finlândia, tal a velocidade média das suas especiais.
O Team Quinta do Lorde realiza já esta segunda-feira mais uma sessão de testes, depois de já ontem terem efectuado alguns quilómetros com o Fiesta naquele que foi o primeiro contacto com as estradas de terra finlandesas, e para Bernardo Sousa “o mais importante é conseguirmos afinar o nosso sistema de notas de andamento às necessidades de uma prova como esta.
“Sabemos que neste rali não poderemos aspirar a muito mais do que terminar o rali nos pontos, pois será muito difícil lutar por uma vitória no SWRC. Temos de trabalhar no sentido de minimizar a nossa desvantagem teórica por não conhecermos o rali, e aproveitar ao máximo o tempo de trabalho que ainda vamos ter até ao início do evento para estarmos o mais competitivos possível e não penalizarmos em demasia a nossa posição no SWRC, pois daqui para a frente vamos ter ralis onde estarei bem mais à vontade para andar a um ritmo que me permita lutar por mais vitórias.”
“Para se ter uma ideia mais concreta das dificuldades na Finlândia, basta referir que nos testes realizados pelas três equipas oficiais que estão no mundial, todos tiveram saídas de estrada algo complicadas, pois aqui é muito fácil ter problemas quando se tenta andar nos limites máximos, e neste rali em particular, temos de evitar qualquer contratempo que possa prejudicar o nosso objectivo de terminarmos a época do SWRC no pódio.


Compilação de Noticias de RalisOnline, Sportmotores e RaliForum.

Leia Mais

Rui Pinto aluga EVO10

Está confirmada a presença de Rui Pinto na edição de 2011 ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo X, viatura alugada à RMC Motorsport.

Depois do incidente nas vésperas do Rali de Machico, última prova do Campeonato de Ralis “Coral”, o ex-campeão de Grupo N conseguiu reunir as verbas necessárias para alugar a viatura japonesa para a prova rainha do automobilismo madeirense, a qual deverá ser a última disputada este ano. Para 2012 o piloto da RJP pretende montar um novo projecto ao volante de uma viatura idêntica e com os mesmos objectivos.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

Veiga "aumenta" programa no CPR

Eduardo Veiga / Paulo Torres irão estar presentes no Rali Vinho da Madeira, que se disputa nos dias 4, 5 e 6 do próximo mês de Agosto, mas estão já previstas participações nos Ralis Centro de Portugal, Mortágua e Algarve.

Esta será a sua terceira participação em Ralis, esta temporada, depois do Rali de Portugal e do Rali Serras de Fafe.

Quanto ao Rali Vinho da Madeira, Eduardo Veiga referiu que “vai ser mais uma experiência, neste ano em que ainda ando a aprender o que são Ralis. Será a minha terceira participação, esta época, numa prova em que sempre sonhei participar e que escolhi para pontuar para o Campeonato”, confessou o piloto de Agueda.

Depois continuou dizendo que “estou a gostar destas experiências e para o ano, espero continuar, caso haja condições para isso”.

publicado em RalisOnline

Leia Mais

segunda-feira, julho 25

Teodósio soma mais uma vitória nos Slalons

Ricardo Teodósio voltou a não dar chances à concorrência, desta vez no Slalom de Monchique. Márcio Marreiros e Luís Nunes preencheram o pódio, repetindo a classificação do Parchal. Ana Santos foi a melhor em viaturas 2WD.


Quarta prova do Troféu de Slalom do Sul, e segunda vitória de Ricardo Teodósio em outras tantas presenças, com o Mitsubishi Lancer EVO 4. Desta vez Monchique, que foi disputado na zona próximo do helioporto, em pisos mistos, viu o piloto da Guia averbar o melhor tempo na última manga - 1:;56,329.
A mais de dois segundos, Márcio Marreiros, que regressou ao Mitsubishi EVO VI, faz o segundo lugar, e mantém a liderança do TRS. A fechar o top 3, Luís Nunes, já a mais de 11 segundos de Teodósio, repete as exibições até agora obtidas. Aliás, tem sido prática correntes Marreiros e Nunes, acabarem seguidos. Inicialmente nos dois primeiros postos, agora em 2º e 3º respectivamente.
No quarto lugar, a surpresa (ou confirmação) de Ana Santos, que a bordo do Renault 11 Williams, vence não só a classe 3, mas também entre as viaturas de duas rodas motrizes. No quinto posto ficou Valter Martins em Ford Fiesta, e venceu a classe 4, seguido de Armando Barradas em Peugeot 205. Tiago Nunes, em Citroën AX Gti foi o sétimo classificado e vencedor da classe 1. José Martins regressou, depois da ausência no Parchal, com o Citroën Saxo e foi o melhor representante da classe 2. Renato Leria em Seat Ibiza e Marco Gonçalves em Peugeot 306 fecharam o top 10.
Nos kartcross André Madeira foi o mais rápido, seguido de Márcio Marreiros.

CLASSIFICAÇÕES




Classificações publicadas em Ralis a Sul
Foto Tiago Lopes, publicado no Facebook

Leia Mais

domingo, julho 24

Filipe Campos vence Baja España Aragon

Filipe Campos e Jaime Baptista em BMW X3 CC venceram este domingo a Baja España Aragon, uma das provas de eleição do piloto da Yser Racing Team.



O domínio da dupla Campos/Baptista começou logo na sexta feira com a vitória no prólogo, tornando-se mais evidente ao longo do dia de sábado. A equipa portuguesa venceu os dois sectores selectivos e mostrou que tinha a corrida perfeitamente controlada face á armada dos Racing Lancer.

Campos ainda venceu o terceiro sector selectivo da prova, acabando apenas por não ganhar o último quando já estava a gerir os mais de quatro minutos de avanço que detinha para Bernhard Ten Brinke, que logrou terminar a prova espanhola na segunda posição, enquanto o mais baixo do pódio foi para o segundo Racing Lancer de Erik Van Loon.

Destaque ainda para o oitavo posto absoluto de Bernardo Moniz da Maia na estreia com o Mini All4Racing, enquanto Nuno Matos foi décimo terceiro com o Opel Astra Proto, seguido de José Dinis Lucas com o Mitsubishi PAjero.
Rui Sousa e Carlos Silva ainda lutaram pelo quinto posto com a Proto D-Max, mas a equipa viria a ficar pelo caminho no terceiro sector selectivo.

Classificação Final:
1º Filipe Campos/Jaime Baptista – BMW X3 CC – 7h18m16s
2º Bernhard Ten Brinke/Matthieu Baumel – Mitsubishi Racing Lancer a 2,24s
3º Erik Van Loon/Harmen Scholtalbers – Mitsubishi Racing Lancer a 9m24s
4º Miroslav Zapletal/Tomas Ourednícek – BMW X3 CC a 15m32s
8º Bernardo Moniz Maia/Joana Sotto-Mayor – Mini All4 Racing a 40m09s
13º Nuno Matos/Filipe Serra – Opel Astra Proto a 59m43s
14º José Dinis Lucas/Luis Tirano – Mitsubishi Pajero a 1h01ms
23º Romulo Branco/João Serôdio – Isuzu D-Max a 1h30m44s
38º Francisco Inocêncio/Pedro Velosa – Nissan Pick UP a 2h34m29s

publicado em Supermotores

Leia Mais

Novos orgãos Sociais do AIA Motor Clube

Foram eleitos os novos orgãos sociais do AIA Motor Clube. A assembleia geral decorreu no dia 22 (sexta), e elegeu a nova direcção que entrou de imediato em funções. Fiquei a conhecer os nomes, através da nota de imprensa.


A assembleia-geral realizada no dia 22/07/2011 na sede do clube no Autódromo Internacional do Algarve, elegeu a nova direcção. Foi apresentada a sufrágio eleitoral uma única lista, sendo eleita por maioria pelos sócios presentes. A lista eleita é composta pelos seguintes elementos e respectivos órgãos sociais:

Assembleia Geral

Presidente João Carlos Núncio Catita Duarte
Vice-Presidente João Carlos Sousa Granadeiro Almeida
1º Secretário Ana Isabel Pimentel

Conselho Fiscal
Presidente Paulo Luís do Carmo Pinheiro
Vice-Presidente Sofia Jesus Gabadinho
Relator Nuno Filipe Ferreira

Direcção
Presidente Miguel Jaime Gomes Silva
Vice-Presidente Rui Meireles Mesquita
Tesoureiro Luís Miguel Nunes Gaspar

Devido à urgência imposta realizou-se de imediato a tomada de posse dos novos corpos sociais.

A direcção

Leia Mais

sábado, julho 23

Filipe Campos continua a vencer em Espanha

Filipe Campos voltou a mostrar a sua superioridade na Baja España Aragón, com o piloto do BMW X3 CC a levar a melhor nas duas especiais que compunham a segunda etapa da competição depois de já ontem ter ganho o Prólogo.


Se na primeira, Campos ainda teve a oposição de Joan Roca, na sua Mitsubishi L200, o troço da tarde viu o piloto espanhol abandonar, deixando assim o português da Yser Racing mais descansado no topo da classificação.

Na especial matinal, que teve 131 quilómetros de extensão, Filipe Campos não teve problemas com o facto de ser o primeiro na estrada e cumpriu o troço em 1h34,06s, apenas sendo seguido de perto por Joan Roca, que ficou a 39 segundos do piloto luso. Contudo, da parte da tarde, para o troço de 175 quilómetros, Campos cotou-se como o mais veloz desde o princípio. Depois, o abandono de Joan Roca devido a problemas de transmissão deixou o piloto mais tranquilo, terminando a especial com um tempo de 2h00,50s. Atrás de si ficou Ten Brink, com um Mitsubishi Racing Lancer, com um tempo de 2h02,10s, enquanto Erik Wevers (Mitsubishi Racing Lancer) foi terceiro, sendo seguido por Leonid Novitskiy (BMW X3 CC).

No cômputo geral, Campos foi o primeiro, com 3 minutos e 21 segundos de vantagem sobre o holandês Ten Brinke, enquanto o terceiro é agora o russo Leonid Noviyskiy, este que era inicialmente apontado como um dos favoritos à vitória. O russo encontra-se agora a 7 minutos e 41 segundos de Campos, pelo que a sua tarefa será muito complicada.

Rui Sousa, que ontem esteve em grande forma com a sua Isuzu D-Max ao ser o segundo, esteve hoje novamente na discussão pelas posições cimeiras, embora hoje tenha caído para o sétimo posto da geral. À sua frente na geral estão Erik van Loon, que ocupa a quarta posição (Mitsubishi Racing Lancer), Miroslav Zapletal (BMW X3 CC) e Erik Wevers (Mitsubishi Racing Lancer).

Nuno Matos voltou a ter hoje uma boa prestação nas duas especiais do dia, com o Astra Poto, figurando agora no oitavo lugar da geral, pouco atrás de Sousa. A prestação deste último hoje acabou por ser prejudicada pela suspeita de um furo, o que obrigo o piloto a parar por duas vezes e a perder cerca de quatro minutos.

Jean-Louis Schlesser (Buggy Schlesser Original) é o nono, enquanto o top 10 fica completo com a presença do MINI All4Racing de Bernardo Moniz da Maia. O companheiro de equipa de Campos continua o seu processo de aprendizagem do novo carro, acabando esse fator por marcar a sua prova ao longo destes dois primeiros dias.

Francisco Inocêncio teve uma tarde marcada pelo azar depois de na manhã ter sido um dos melhores na especial. O piloto da Nissan Navara teve problemas ao nível da caixa de velocidades do seu carro e acabou por não conseguir terminar esta segunda etapa. José Dinis Lucas voltou a estar em muito forma com o seu Mitsubishi Pajero DID, saltando agora para o 17º lugar da geral e perto dos pilotos que seguem à sua frente. Já Rórmulo Branco, com a sua Isuzu D-Max, esteve hoje bastante melhor do que ontem, numa etapa que lhe decorreu sem problemas, valendo-lhe isso a 32ª posição da geral no final desta segunda etapa.

Nas Motos, Marc Coma chegou hoje à liderança na sequência do abandono de Joan Barreda logo no primeiro troço, ficando assim com uma vantagem de 5m19s sobre Gerard Farrés e de 10m39s sobre o português Paulo Gonçalves, aos comandos da sua Husqvarna. Pedro Bianchi Prata também esteve muito bem, ao ocupar agora o 17º lugar da geral.

1. Filipe Campos BMW X3 CC 3h40,24s
2. Ten Brinke Mitsubishi Racing Lancer +3.21s
3. Leonid Novitskiy BMW X3 CC +7.41s
4. Erik Loon Mitsubishi Racing Lancer ++8.25s
5. Miroslav Zapletal BMW X3 +12.31s
6. Erick Wevers Mitsubishi Racing Lancer +12.50s
7. Rui Sousa Isuzu D-Max +13.09s
8. Nuno Matos Astra Proto +17.03s
9. Jean-Louis Schlesser Buggy Schlesser Original +17.40s
10. Bernardo Moniz da Maia MINI All4Racing +24.27s
(...)
17. José Dinis Lucas Mitsubishi Pajero DID +31.25s
32. Rómulo Branco Isuzu D-Max +51.39s
50. Francisco Inocêncio Nissan Navara +2h15.22s

Classificação em http://www.masrallye.com/bajaspain/11/online_baja.html?c=0&t=2 .

publicado em Autosport

Leia Mais

FastBravo: Inscrição Gratuita no Rali de Loulé

Um dos prémios é precisamente a participação gratuita no rali de Loulé inserida no open ralis , sendo uma excelente oportunidade para futuros pilotos algarvios. Para quem tem experiência tem classificação á parte e à geral. Mais info em fastbravo.com ou escuderiacastelobranco.pt


Esta iniciativa tem por objectivo o convívio, com a participação de pilotos consagrados e ao mesmo tempo, a selecção de dois pilotos “ iniciados”, para disputar um rali no restante programa do troféu FASTBRAVO 2011.

Só serão utilizadas viaturas que participam no Troféu FASTBRAVO 2011

O formato da pista será para dois carros ao mesmo tempo, tipo “ Corrida dos Campeões”.

Todos os participantes terão a oportunidade de efectuar um teste de adaptação aos carros
de prova, com uma volta completa de reconhecimento ao traçado.

São três especiais para cada concorrente e pelos tempos obtidos na soma total, serão
apurados quatro finalistas para as meias-finais, passando a dois para a final.

Cada concorrente pode escolher previamente o adversário para a primeira especial, no
entanto, nas duas seguintes serão adversários do concorrente com o tempo mais próximo.

Só os pilotos que nunca tenham obtido licença desportiva (à excepção de Karting),
serão candidatos ao prémio de participação numa prova do troféu FASTBRAVO no
programa “Bravos em Acção”.

É obrigatório para todos os pilotos o uso de capacete e luvas, assim como levar alguém
como navegador (Convidados ou inscritos nos co-drives).

INSCRIÇÕES

Telemóvel: 964894757
Telefone: 272327978/9

Mail: escuderiacb@gmail.com
Fax: 272327977

Inscritos:
* Francisco Mendes - Monção (I)
* Roberto Canha - Funchal
* João Silva - Faro (I)
* Jorge Santos - Paredes
* Bruno Reis - C. Branco
* Filipe Isidro - Loulé (I)
* Rui Garcia - V.N Gaia
* Manuel Ferreira - Lisboa (I)
* Cristiano Queiroga - Penafiel
* João Vinha - Bruxelas (I)
* Diogo Paulino - Coimbra (I)
* Luís Prazeres - C. Branco
* Miguel Miguel - Proença-A-Nova (I)
* Manuel Dias - Odivelas (I)
* João Magalhães - Porto (I)
* Francisco Cosme - Leiria (I)
* Vasco Galhofo - C. Branco (I)
* Francisco Almeida - Cantanhede (I)
* Pedro Silva - V. Velha de Ródão (I)
* Pedro Cristóvão- C. Branco (I)
* Pedro Nobre - M. Grande (I)
* António Coelho - M. Grande (I)
* Eugénio Madureira - Alcochete
* Sílvio Baptista - C. Branco (I)
* Ilberino Santos - Guarda
* César Andresson - C. Branco
* Paulo Magalhães - Penafiel
* Francisco Lucas - C. Branco (I)
* David Lucas - C. Branco (I)
* Hugo Matias - C. Branco(I)
* Ricardo Teodósio - Albufeira
* Ana Paiva - Cantanhede (I)
* Nuno Santos - Torres Vedras (I)
* Rafael Cardeira - M. Grande (I)


publicado em Ralis a Sul

Leia Mais

Baja de Aragón / Espanha: Campos lidera no final do primeiro dia

Filipe Campos e Jaime Baptista ao volante de um BMW X3 CC continua a liderar a Baja de Espanha / Aragón na chegada ao final do primeiro dia (SS2).


Já Bernhard Brinke (Mitsubishi) é agora o segundo classificado, enquanto Leonid Novitskiy acompanhado por Andreas Schulz num BMW X3 CC também subiu ao terceiro lugar.

Entre os portugueses, Rui Sousa (Isuzu) é o sétimo classificado, à frente de Nuno Matos (Opel) e Schlesser é nono, fechando o top-ten Bernardo Maia na primeira aparição do MINI ALL4 Racing da Yser. Confirmado está o abandono de Francisco Inocêncio (Nissan) entre SS1 e SS2.

SS1
Filipe Campos e Jaime Baptista ao volante de um BMW X3 CC da Monster lideram a Baja de Espanha / Aragón. No primeiro sector selectivo (SS1) realizaram o tempo de 1m 34,06s. Joan Roca (Mitsubishi) foi o segundo com o tempo de 1m 34,45s e Bernhard Brinke (Mitsubishi) fez o terceiro melhor tempo (1m 36,00s). Leonid Novitskiy acompanhado por Andreas Schulz num BMW X3 CC fez o quarto crono (1m 37,29s) seguindo-se Erik Loon em Mitsubishi (1m 38,03s), Nuno Matos (Opel) com o tempo de 1m 39,24 e Rui Sousa (1m 39,47s).

Bernardo Maia na primeira aparição do MINI ALL4 Racing realizou o tempo de 1m 47,19s e Francisco Inocêncio (Nissan) gastou o tempo de 1m 42,53s.

publicado em NSE

Leia Mais

sexta-feira, julho 22

Passeio de Classicos Cidade de Lagoa 2011

O CAP Clássicos, vem por este meio dar a conhecer a seguinte actividade a realizar pela divisão de clássicos do Clube Automóvel de Portimão, no próximo dia 25 de Setembro de 2011.

A actividade será um passeio com veículos clássicos e outros de interesse histórico, pelo concelho de Lagoa com almoço programado em Lagoa incluindo uma gincana nas instalações da empresa SANIPINA LDA.

O local de encontro e início do passeio será nas instalações da empresa acima mencionada, de seguida iniciaremos a passeio com uma gincana no parque de estacionamento desta, em que consiste numa pequena e simples prova que permite aos condutores testar a sua agilidade ao volante, sem que ponham em risco a condição das suas viaturas. Terminada a prova prosseguimos o passeio em que percorreremos praticamente todo o conselho de Lagoa, passando por Lagoa, Estombar, Parchal, Ferragudo, Carvoeiro, Porches e de volta a Lagoa, onde faremos uma visita à Adega Cooperativa de Lagoa, que passa por uma visita às instalações e prova de vinhos.

Após a degustação de alguns dos sabores da nossa terra, retomamos a estrada, onde continuaremos o nosso passeio, ate ao almoço que por esta hora já se avizinha, desta forma quebrando a rotina de uma semana de trabalho.

Cumprimentos

Rui Rego
96-9218194 a partir das 17h

capclassicos@gmail.com



Obs: Mapa do local de encontro e ficha de inscrição em breve

publicado em Ralis a Sul

Leia Mais

Rossetti vem para “…lutar por um lugar no pódio”

Luca Rossetti está pronto para a sua participação no Rali Vinho Madeira 2011. O líder do Europeu estará presente nos dias 4,5 e 6 de Agosto no prestigiado Rali madeirense.

Rossetti vai defender a sua posição na liderança europeu, naquela que é a sua quarta participação. Após a vitória no Rali da Bulgária, o piloto italiano está «determinado em lutar por um lugar no pódio», começa por referir. «Estou muito feliz em participar novamente neste Rali incrível, numa ilha onde se pode respirar um ar especial, um ar de celebração e paixão pelo rally. Há muitos fãs que seguem o evento e isso dá sempre um impulso adicional », disse Rossetti.

O Rali Vinho da Madeira é uma das «provas em asfalto» que Rosseti «mais gosta». A finalizar, o piloto do Fiat Punto S2000 diz que espera «obter a vitória» que perdeu «ano passado por causa de um acidente». Segundo o italiano da Fiat, este ano «não vai faltar opositores», pois «como de costume a luta pela vitória vai ser reforçada com a presença de fortes pilotos locais».

Fonte: Ralivm.com
publicado em MadeiraRalis

Leia Mais

Open altera regulamento

Numa altura em que estão em cima da mesa e em estudo diversas importantes alterações para 2012 no Desafio Modelstand, a FPAK alterou o regulamento do Open de 2011 tendo em vista esta competição.

Assim, já com efeitos a partir da próxima prova do Open os concorrentes do Desafio Modelstand vão partir por ordem sequencial de números, isto é, partem para a estrada todos seguidos.

A organização do Desafio Modelstand solicitou à FPAK esta situação, e a mesma inclui-a no regulamento do Open. Contudo, no regulamento a FPAK afirma que aos concorrentes do Modelstand deverão passar a ser atribuídos números de competição sequenciais, a partir do nº 17 e segundo a ordem da classificação geral desta competição.



Trata-se de uma situação vai de encontro ao que muitos pilotos solicitaram, embora o facto de partirem do número 17 (algo que foi decidido pela FPAK) motivou de pronto alguma polémica.

publicado em RalisOnline

Leia Mais

Renault no Rali Vinho Madeira

A Renault vai regressar aos ralis em Portugal, já no próximo Rali Vinho Madeira, mas não com objectivo desportivos.Um Clio R3, um Mégane R.S. e um Clio R.S.Gordini vão “abrir” a edição deste ano do Rali Vinho da Madeira. Pedro Matos Chaves, José Pedro Fontes e jornalistas especializados vão ser os pilotos de serviço.

A Renault Portugal não renega a paixão pelo desporto automóvel e, nesse sentido, quando surgiu a ideia de estarmos à partida do Rali Vinho da Madeira, o entusiasmo que gerou só podia resultar na concretização do projecto”, afirma Ricardo Oliveira, Director de Comunicação e Imagem da Renault Portugal

Três Renault vão servir de carros “zero” no Rali Vinho da Madeira: o Clio R3 campeão nacional de ralis, em título, na categoria de duas rodas motrizes, um Mégane R.S. rigorosamente de série e um Clio R.S.Gordini também sem qualquer preparação específica. Pedro Matos Chaves e José Pedro Fontes (precisamente os dois últimos nomes que integraram a equipa oficial de ralis) vão ser os pilotos de serviço, alternando a condução do Clio R3 e do Mégane R.S.. Já o Clio Gordini vai ser pilotado por jornalistas especializados do sector automóvel.

O Mégane R.S. e o Clio R.S.Gordini vão fazer o Rali Vinho da Madeira rigorosamente como saem de uma qualquer área de exposição da Rede de Concessionários. Se os regulamentos não obrigassem a que o carro «zero» tenha arco de segurança, íamos alinhar com três modelos rigorosamente de série e não apenas dois. Apesar de tudo, aceitamos este desafio de participar no Rali Vinho da Madeira, dando um importante contributo à prova em termos de segurança e, ao mesmo tempo, demonstrando a excelência da gama desportiva da Renault”, adianta Ricardo Oliveira.

O Director de Comunicação e Imagem da Renault salienta que “este projecto de participação no Rali Vinho da Madeira insere-se numa estratégia de comunicação da gama desportiva iniciada em 2010. A Renault Portugal tem organizado várias acções por todo o país com o Renault Mégane R.S. e a gama Gordini, constituída pelo Clio R.S.Gordini e o Twingo R.S.Gordini. Muitas dezenas de pessoas (entre clientes e membros das redes sociais da Renault Portugal) têm experimentado as emoções de uma gama que se caracteriza por uma fantástica relação preço/performances. Em relação ao Mégane R.S., as críticas na imprensa de todo o mundo, bem como os resultados de vendas – até mesmo em Portugal! – falam por si em relação ao sucesso que o modelo tem tido e, em relação à gama Gordini, as pessoas têm tido a oportunidade de ter um contacto dinâmico com os modelos, ainda antes de serem comercializados”.

A par do Rali Vinho da Madeira, a Renault Portugal está a estudar uma série de acções inéditas, com o objectivo de envolver a população madeirense. As redes sociais da Renault Portugal, nomeadamente no Facebook, vão ser os canais em que vão ser divulgadas e promovidas essas iniciativas.

publicado em RalisOnline

Leia Mais

quinta-feira, julho 21

Slalom de Monchique este Domingo

O Troféu de Slalom do Sul continua este fim-de-semana em Monchique. A 4ª prova do troféu será disputada próximo do heliporto em pisos mistos. Já conta com uma lista interessante de inscritos, entre os quais Ricardo Teodósio, Márcio Marreiros e Luís Nunes.


A prova disputará junto ao helioporto de Monchique, terá as verificações pelas 11:00, e a primeira manga está marcada para as 14:00.

LISTA DE INSCRITOS PROVISÓRIA


Leia Mais

Algarve Historic Festival com mais de 20 ex-pilotos de F1

Já está garantida a presenta de mais de duas dezenas de antigos pilotos de F1 no Algarve Historic Festival, entidade a quem foi confiada a organização da Assembleia Geral do CIAPGPF1 (Clube International des Anciens Pilotes de Grand Prix de Formule 1).

Desta forma, entre 20 e 23 de Outubro, estarão no Autódromo Internacional do Algarve (AIA) os nomes como Richard Attwood, Gerry Ashmore, Tony Brooks, Nanni Galli, Howden Ganley, Nano da Silva Ramos, Teddy Pilette, Tim Parnell, Michael MacDowel, Peter Westbury, Reine Wisell, David Piper, Maria Teresa de Filippis, Danny Sullivan, Hans Joachim Stuck, Nino Vaccarella, Jo Vonlanthen, Jochen Mass esperando-se a confirmação de outros, a breve trecho.

A Assembleia Geral realiza-se no sábado de manhã no AIA, e nesse dia e no seguinte os pilotos de F1 desfilarão no circuito em carros das marcas em que mais se distinguiram na sua carreira e darão sessões de autógrafos no paddock. No sábado á tarde, alguns ainda participam numa prova de karting - a Taça do CIAPGPF1 - no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), que será outra das atrações para o público.

Com 100 anos feitos a 20 de Junho, o alemão Paul Pietsch é o mais velho piloto de Fórmula 1 ainda vivo e será homenageado pelo AHF e o AIA que se associam ao Clube dos Ex-Pilotos na cerimónia daquele que chegou a ser mais rápido que o famoso Bernd Rosemayer em testes da mítica equipa Auto Union antes da II Grande Guerra. O AHF permite aos fãs nacionais assistir a um dos maiores eventos históricos de circuito em toda a Europa, considerado já o quarto em grandeza do Velho Continente.

Algarve Historic Festival com mais de 300 concorrentes

Mais de 300 concorrentes, 20 categorias, 21 corridas e duas provas de Campeonatos FIA, eis os números da 3ª edição do Algarve Historic Festival que decorre no AIA, entre 20 e 23 de Outubro.
Os pilotos portugueses podem inscrever-se entre as 20 categorias de carros participantes nas 21 corridas, como carros de turismo, com GTs, ou com monolugares. A organização aguarda cerca de 60 pilotos nacionais que irão competir com perto de 250 concorrentes estrangeiros.

Com 21 corridas de 20 categorias e vários desfiles, o Algarve Historic Festival sedimenta-se como um dos quatro maiores eventos da Europa e, de longe, o maior da Península Ibérica. Com as condições especiais que já foram informadas diretamente aos clubes de clássicos, os seus membros têm excelente oportunidade de participarem ativamente neste grande avento: expondo os seus carros no paddock, em espaços reservados para cada clube, e andando no maravilhoso traçado do AIA num dos desfiles beneficentes que este ano reverterão para o Banco Alimentar.

FOTO CIAPGPF1 no Porto 2007:

Em cima, da esquerda para a direita: Jochen Mass, Reine Wisell, Henry Taylor, Vern Schuppan, Peter Westbury, Gino Munaron, Tim Parnell, Maria Teresa de Filippis, Nino Vacarella, David Piper, Howden Ganley e Michael McDowel.

Em baixo, da esquerda para a direira: Tim Schenken, Nanni Galli, Tony Brooks, Derek Bell e Teddy Pilette.

publicado em Autosport

Leia Mais

Paulo Maciel e Filipe Gouveia radiantes com o SATA!

Paulo Maciel e Filipe Gouveia fizeram um balanço “muito positivo” da participação no recente SATA Rali Açores, mostrando-se “radiantes” com a vitória nas duas rodas motrizes, a que juntaram um excelente 10º lugar da geral e a terceira posição entre os concorrentes açorianos.

Foi um rali fantástico para nós”, diz o piloto micaelense, referindo que, “como sempre, preparamos a prova com muita dedicação, e todo esse trabalho foi devidamente recompensado, não só para nós mas também para todos os que nos ajudam na preparação do carro e na sua assistência”, explicou.
Durante os três dias andamos sempre num ritmo forte, mas concentrados para que nada falhasse. O resultado final é um prémio que, decerto, nos vai ajudar a digerir o facto de este ano não estarmos em todas as provas do campeonato açoriano dada a impossibilidade de reunir os meios necessários”, desabafou Maciel.
Acrescentado que “agora vamos ver o que o futuro nos reserva em termos competitivos”, o piloto do Citröen Saxo Cup não deixou de agradecer “a todos os patrocinadores que permitiram a nossa exibição: a Império Bonança - Loja Ponta Delgada, Pneus VHR, Seguro e Discreto, Diogo Carnes, Costa Pereira & Filhos, Serralharia Outeiro, Restaurante Europa, CM Auto, Vengarco.com, Ecosec Lavandarias e Publisoma”.
Paulo Maciel e Filipe Gouveia deixaram ainda palavras “de agradecimento a todos os que nos apoiaram na estrada e que vibraram com as nossas passagens. Dentro do carro, e durante o rali, também vibramos com a força que nos transmitiram”, concluiu.

porto das pipas PRESS.........................

Leia Mais

quarta-feira, julho 20

Miguel Campos fora do RVM

O piloto não conseguiu viabilizar a sua vinda há Região, com a hipótese de pilotar um Mini S1600 turbo.

O piloto Português e antigo vencedor do Rali Vinho Madeira, tudo fez para estar presente na Região,. mas essa hipótese foi colocada de parte, pois o preparador que iria estar a acompanhar Miguel Campos na Região irá estar presente no Rali da Finlândia e levará todo o stock de peças que tem para o Mini S16000 turbo.Sendo assim não iriam estar reunidas todas as condições para estar presente na Região com tal viatura, mas mesmo assim, Miguel Campos ainda tentou outra viatura, um Ford Fiesta S2000, mas o orçamento pedido para essa viatura era muito elevado para o piloto.

Fonte:RTPMadeira
Paulo Almada
publicado em Mais Ralis

Leia Mais

RVM - 10 VSH's e clássicos vão evoluír na Avenida do Mar

É uma das novidades para este ano no Rali Vinho Madeira, e a anteceder a chegada dos consagrados, a presença de VSH's e Clássicos na especial espectáculo da Avenida do Mar, prova de abertura da edição 52, organizada pelo Clube Sports Madeira.

Segundo consta serão 10 os pilotos que vão animar os primeiros quilometros do Rali Vinho Madeira, destacando-se as presenças de Rui Nunes em Ford Escort MK II, Pedro Coelho e José Mendes ambos em Ford Escort MKI, Paulo Nunes em Toyota Starlet, entre outros.

publicado em Motores Magazine

Leia Mais

Olavo Esteves consegue terminar SATA Rali Açores

Olavo Esteves e Sérgio Cardoso terminaram o SATA Rali Açores na 16ª posição da geral, vencendo a sua classe, depois de uma prova “muito dura, onde o tempo que perdemos na super-especial de abertura acabou por nos atirar para o fim da caravana, o que nos dificultou muito nos dois dias seguintes”, disse o piloto.

Ficamos parados da SE devido a uma ficha que se desligou, e quando demos pelo problema já eram inevitáveis muitos minutos de penalização”, explicou Olavo Esteves, para quem “daí em diante foi prosseguir com as cautelas devidas, o que acabou por resultar, permitindo chegar a Ponta Delgada sem mais problemas”, disso o homem do Team Praia da Vitória.

Olavo Esteves realçou “a excelente organização da prova, que verificamos em todos os pormenores e condições, o que só vem valorizar esta presença do IRC nos Açores”, salientou, referindo que “esta é a minha última época como piloto e não podia deixar de participar no rali”.
A equipa do carro francês dedicou ainda o resultado obtido “à memória da Patrícia Bettencourt, uma jovem praiense que o ano passado pôde ainda andar nos carros da nossa equipa, sendo que a dedicatória era uma promessa que lhe tinha feito”, concluiu Olavo Esteves.
porto das pipas PRESS.........................

Leia Mais

Honda em Paços de Ferreira

Para a próxima etapa do Campeonato de Portugal de Montanha, a realizar nos dias 23 e 24 de Julho em Paços de Ferreira, a equipa CGD Luxembourg / Honda Racing irá estar presente com o Honda S2000 pilotado por Bruno Costa Silva, mantendo o objetivo de voltar a lutar pela vitória na classe 2 e alcançar o melhor resultado possível na Categoria 1.

Como aliciante adicional para esta prova, a Honda Portugal irá promover o Concurso de Fotografia S2000 | Campeonato de Portugal de Montanha que premiará o autor da melhor fotografia do Honda S2000 (a enviar para honda.automoveis@honda-eu.com até 31 de Julho) com a oportunidade de efetuar um teste ao modelo Honda CR-Z durante 3 dias.

Press Release X2 Counsulting

Leia Mais

terça-feira, julho 19

50 inscritos no RVM

Já são conhecidos os primeiros e mais importantes nomes da edição de 2011 do Rali Vinho da Madeira, prova que vai para a estrada na primeira semana do mês de Agosto.


Foi em conferência de imprensa, na Empresa de Cervejas da Madeira, que Paulo Fontes deu a conhecer todos os pormenores da edição deste ano da prova rainha do automobilismo madeirense, aproveitando ainda para lançar alguns recados aos mais críticos. A divulgação da prova é um dos itens que mais destaque mereceu por parte do homem forte do Clube Sport’s Madeira, pois a divulgação da prova será “…este ano assegurada por algumas televisões estrangeiras e por uma extensa cobertura da RTP-Madeira e também da Sport TV que terá alguns directos. Quanto à saída do IRC, sabemos que foi uma grande perda pois não teremos equipas oficiais inscritas, mas até certo ponto não sabemos a quão benéfica seria pois até ao dia em que foi anunciada a retirada deste campeonato apenas estava inscrita a Skoda oficial…”. Fontes aproveitou ainda para lembrar que a “…prova FIA é o Campeonato da Europa de Ralis e não o IRC. Se optássemos pelo IRC ao invés do Europeu de Ralis, um dia que este troféu que é promovido pela Eurosport Event’s acabasse não teríamos nenhum campeonato que desse destaque à nossa prova…”. Já em relação aos inscritos, são pouco mais de 50, sendo que 31 são madeirenses, 11 são oriundos de território nacional e 8 vindos do estrangeiro. No que diz respeito a nomes, destacar os de Luca Rossetti em Fiat Punto Abarth S2000, Antonín Tlusťák em Skoda Fabia S2000, Manuel de Micheli, Luca Betti, Szymon Ruta e Bruno Magalhães em Peugeot 207 S2000, Maciej Oleksowicz em Ford Fiesta S2000, Turk Rok em Peugeot 206 S1600, Victor Delgado e Pedro Meireles em Mitsubishi Lancer Evolution IX, Giovanni Vergnano em Fiat 500 Abarth, Pedro Peres em Mitsubishi Lancer Evolution X e Ivo Nogueira com o novo Citroën DS3, etc. A juntar a estes estão claro os habituais pilotos madeirenses, que este ano estão em maioria, situação valorizada este ano pela organização mas que em outros anos nunca o foi! Vítor Sá ao volante do Peugeot 207 S2000, Miguel Nunes, António Nunes, Filipe Freitas, João Magalhães, etc. em Lancer Evo X, etc.Mais informações assim que possível.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

Concentração: Farenses, algarvios e turistas pedem mais

30ª Concentração mais de 30 mil parabéns. Bem esgalhada esta…Destaque para a homenagem a “Manu”, um farense do Moto Clube de Faro que, até falecer, foi membro do staff técnico dos Iron Maiden.

Após quatro dias de espectáculos e divertimento na XXX Concentração Internacional de Motos – FARO 2011, organizada pelo Moto Clube de Faro, que incluiu Bike Show contando para o Campeonato do Mundo de Construtores de Motos Custom – AMD, o Custom Farm, na sua 10ª edição consecutiva, o Oásis Bar, onde os participantes tomaram os habituais cocktail´s e deram mergulhos no lago artificial, com destaque para a actuação da banda britânica Iron Maiden, os portugueses Xutos & Pontapés, Iris e Mindlock, dos espanhóis Mago de Oz e Los Inhumanos, ou os britânicos Hells-Bells com o seu tributo aos AC-DC e a Orquestra do Algarve, sem esquecer a exposição patente no Museu Municipal de Faro, alusiva aos 30 anos do Moto Clube de Faro, o encerramento aconteceu hoje com o tradicional desfile do “adeus até pr´ó ano” da 30ª Concentração de Motard de Faro foi, mais uma vez, como demonstra a nossa foto-reportagem, empolgante e emocionante.

José Amaro, presidente do Moto Clube de Faro, não escondeu a sua “enorme satisfação pelo sucesso da 30ª Concentração, com mais de 30 mil participantes inscritos”.
Com a sua habitual humildade, Amaro não deixou igualmente de manifestar “gratidão a todos, da organização aos participantes, os que tornaram possível este sucesso, para Faro e para a região algarvia – sobretudo para Faro”.
Na próxima, que será a 31ª, o Moto Clube de Faro quer bater a capicua e ultrapassar o número 31 mil, embora José Amaro reconheça a “falta de condições” no Vale das Almas para fazer frente a números muito superiores aos atingidos este ano.

publicado em Algarve Press Diário

Leia Mais

segunda-feira, julho 18

Bruno Magalhães confirma presença no RVM

A dúvida está esclarecida: a Peugeot Portugal vai participar na edição 2011 do Rali Vinho Madeira, prova do Campeonato Europeu de Ralis e do Campeonato de Portugal, com a dupla Bruno Magalhães/Paulo Grave.

O facto da prova madeirense ter sido afastada do calendário do IRC (Intercontinental Rally Challenge), levou a equipa a equacionar a sua presença na competição, tendo adiantado que a decisão seria tomada depois da realização do SATA Rallye Açores.

Segundo a Peugeot Portugal, “a vontade de continuar a divulgar a imagem dos patrocinadores, que tornam possível a existência do projecto, e o desejo de alcançar um bom resultado numa das provas mais importantes dos calendários europeu e nacional, levou-a a optar pela presença no Rali Vinho Madeira, onde será séria candidata à vitória”.
Com a participação no Rali Vinho Madeira, a equipa cumpre o seu programa desportivo definido para este ano, uma vez que irá marcar, ainda, presença nos ralis Mecsek (Hungria) e SanRemo (Itália), duas provas pontuáveis para o IRC.

Para Bruno Magalhães, “a presença na Madeira é uma boa notícia, tanto mais que se trata de um rali que tem um ambiente fantástico, é dos que mais gosto, como já disse várias vezes, e onde sempre fomos rápidos. Iremos, naturalmente, lutar pela vitória, sem ter a “pressão” de ter de pensar nos pontos”.

José Bandeira - Motores Magazine


publicado em RallyMania

Leia Mais

Rui Lousado na Catalunha

Mesmo não tendo terminado o Sata Rali dos Açores, devido a problemas de transmissão no Lancer, Rui Lousado não quer para já encerrar a sua temporada nos ralis. Não querendo participar em provas de asfalto, Rui Lousado vai estar presente no Rali da Catalunha (uma prova mista) ao volante do seu Lancer.

publicado em RalisOnline

Leia Mais

domingo, julho 17

RVM - João Silva de Subaru Impreza

Depois de ter marcado presença no Rali do Marítimo ao volante do Renault Clio R3, João Silva vai surgir no Rali Vinho Madeira ao volante de uma nova viatura.

O jovem piloto madeirense vai utilizar o Subaru Impreza WRX que Vítor Lopes usa actualmente no Campeonato Nacional de Ralis, uma viatura que teoricamente deve ter performances superiores à viatura franca que utiliza habitualmente. A retirada da prova madeirense do calendário do IRC levou a que a equipa tomasse esta decisão, uma vez que os apoios dados pela Renault aos pilotos presentes em provas pontuáveis para esse campeonato estavam perdidos.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

Bravos em Acção em Castelo Branco

Os "Bravos em Acção", iniciativa da FASTBRAVO e dos seus parceiros, que irá decorrer no dia 23 de Julho, terá início às 10 horas de Sábado com o reconhecimento do traçado por parte dos participantes, a parte competitiva começa às 14,30 h e promete um dia em cheio para os amantes do desporto motorizado.

Um convívio fantástico como principal objectivo, mas será a eleição directa de dois pilotos iniciados o ponto alto da festa, um espectáculo a não perder, assim como a possibilidade do público participar nos co-drives com diversos pilotos consagrados.

A organização conta já com muitos inscritos, dos quais vinte são iniciados e candidatos ao prémio de uma prova de ralis no programa do troféu FASTBRAVO 2011.

As inscrições ainda não fecharam e podem ser efectuadas até dia 20 de Julho, através do boletim de inscrição existente no site www.fastbravo.com (Taxa de inscrição – 125 € Co-driver - 10 €).

Para se inscreverem, os interessados devem enviar por E-Mail o boletim de inscrição, acompanhado do comprovativo de pagamento, para: geral@fastbravo.com Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou: escuderiacb@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

As inscrições estão limitadas a 40 inscritos.

publicado em RalisOnline

Leia Mais

sábado, julho 16

Hanninen venceu SATA Rali dos Açores

Juho Hanninen voltou a marcar o seu cunho no Intercontinental Rally Challenge (IRC), com o piloto finlandês da Skoda a vencer o SATA Rally dos Açores e a saltar para a liderança da tabela pontual.

O piloto finlandês saiu vencedor de uma interessante e constante batalha com Andreas Mikkelsen, também ele em Skoda Fabia S2000, depois de ter chegado a cair para o segundo posto no início deste terceiro dia. Contudo, na especial 14, a segunda da etapa, Hanninen ganhou de uma só vez 13,9 segundos a Mikkelsen e deu desde logo um passo em frente rumo ao triunfo.

Tanto mais que Mikkelsen pareceu ter 'atirado a toalha' daí em frente, terminando o rali a 42,3 segundos da frente. Para Hanninen, vencer parece ser um hábito no IRC: "Tivemos um grande fim de semana e quero agradecer à equipa. Foi um grande fim de semana para a Skoda e uma grande vitória. Tive uma grande batalha esta manhã com o Andreas. O plano para Zlin? Não sei se lá vou, mas depois vemos", afirmou aos microfones da World Rally Radio, antes de ser informado de que iria mesmo a Zlin defender a sua liderança no campeonato.

Numa prova em que os Skoda comprovaram a sua maior rapidez, apenas Bruno Magalhães começou por se intrometer entre os carros da marca checa, lutando pelo pódio até ao início do dia de hoje, quando um problema com a transmissão no seu Peugeot 207 S2000 o atirou para fora de prova. Isso deixou o caminho aberto para a subida ao pódio de Jan Kopecký, que apesar de pressionar Bruno Magalhães não teria facilidade em bater o português.

O piloto checo terminou em terceiro, depois de uma manhã em que também contou com problemas de direção assistida no seu Skoda, embora não perdendo muito tempo para os demais pilotos.

Bryan Bouffier foi o melhor dos Peugeot, depois de ter feito uma prova de trás para a frente, terminado em quarto e imediatamente à frente de mais um Skoda, este de Patrik Sandell. Uma penalização de um minuto ontem acabou por impedir o piloto sueco de lutar por posições mais cimeiras.

Ricardo Moura em destaque

Na sexta posição terminou, após uma grande prestação, Ricardo Moura. O piloto açoriano esteve em grande nível em solo caseiro e chegou a ombrear com os S2000 privados, somando a isso a liderança entre os pilotos do Grupo N, do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e do Campeonato dos Açores.

"Foi bom, tínhamos uma missão difícil hoje porque tínhamos uma boa distância para os nossos adversários e os troços estavam muito complicados e traiçoeiros, mas estamos bastante contentes e felizes por sermos os melhores portugueses na prova. Este é um resultado de uma equipa inteira, estamos todos concentrados em fazer um grande trabalho e estamos satisfeitos", afirmou Moura aos microfones da World Rally Radio.

Logo atrás ficaram mais pilotos lusos, todos eles igualmente com prestações bastante satisfatórias, com Vitor Lopes a levar o seu Subaru Impreza STI ao sétimo lugar da geral, logo na frente de Vitor Pascoal, num Mitsubishi Lancer Evo X, Sérgio Silva, noutro Subaru Impreza STI, e com Paulo Maciel a encerrar o leque dos dez primeiros, aos comandos do seu Citroën Saxo VTS. Este foi também o melhor dos pilotos das duas rodas motrizes.

Nota Adicional - Rui Lousado, e o navegador algarvio Luís Assunção abandonaram na primeira especial do dia fruto de problemas com o diferencial central do Mitsubishi Lancer EVO IX, que impediu de colocar mudanças. Ocupava a 12º posição, tendo efectuado uma prova muito consistente até então e almejavam um lugar dos dez primeiros. Na mesma deixaram bons indicadores de competitividade e rapidez.

publicado em Autosport

Leia Mais

Perícias do Passado homenageia Floriberto Melo

Será já no próximo domingo (dia 17), pelas 14 horas, que o Centro de Desportos Motorizados da Praia da Vitória (CDM-PV) recebe mais uma manifestação desportiva original, desta vez na senda das perícias realizadas em pisos de terra nas décadas de 80 e 90 do século passado.


Denominado “Perícias do Passado”, o certame engloba uma prova aberta a todo o tipo de viaturas, e que se realizará na zona da recta de meta e boxes do recinto praiense, onde haverá ainda uma homenagem a Floriberto Melo, nome ligado às já referidas provas de perícia.

Segundo Olavo Esteves, “trata-se de mais uma modalidade que o CDM-PV vai acolher, e neste caso junta-se a isso uma homenagem a um praiense que foi, há uns bons anos, um verdadeiro carola dos desportos motorizados, tendo organizado várias provas na zona do Paul, na Fonte do Bastardo e até no areal da Praia da Vitória”, recordou.

Floriberto Melo é, aliás, colaborador nesta prova, para a qual estão abertas inscrições até “uma hora antes do evento”, podendo também ser feitas – até dia 15 – no Terceira Automóvel Clube ou no Snackbar Brisa do Mar (Praia da Vitória), sendo que se espera “uma boa adesão à prova”, disse Olavo Esteves.

O piloto/organizador acrescentou ainda que, “no site www.olavoestevescompeticoes.com estão patentes informações sobre as próximas provas que temos agendadas, tais como o 1º Open House, o Troféu de Verão Angra Motos e o 1º Encontro de Kartcross dos Açores, ambos a correr durante as Festas da Praia, e ainda o RaliSprint Restaurante Garça”, concluiu.

Porto das Pipas press

Leia Mais