segunda-feira, março 19

CNTT 2012: Quem tem títulos manda e é Patrão!

Começou conforme terminou a temporada transata do Todo-o-Terreno nacional. Mário Patrão e Roberto Borrego, detentores das coroas máximas na modalidade, venceram na Baja Carmin 2012, primeira prova pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno deste ano e que ficou marcada por alguns contratempos acidentais.


Não foram mais de meia centena os participantes que se deslocaram a Tavira para a discussão da temporada de 2012 do ‘TT’ nas categorias de Motos e Quads. O Automóvel Clube do Algarve fugiu a alguns dos perigos do percurso apresentado nas edições anteriores, mas algumas ‘armadilhas’ continuaram a servir de pano de fundo aos concorrentes mais azarados.
No Sábado, um Prólogo de aproximadamente 6 quilómetros ordenou a partida para o setor seletivo das Motos e Quads no Domingo, cujo perímetro aproximou-se aos 215 quilómetros de serras algarvias. Nas Motos, António Maio (Yamaha) bateu Mário Patrão (Suzuki) por escassas seis décimas de segundo, enquanto Roberto Borrego ‘Beto’ (Yamaha) foi o mais rápido por entre os Quads na conclusão do Prólogo.
Na frente das duas rodas, Maio e Patrão dividiram azares, mas foi o alentejano quem saiu pior do sul do país. Uma queda ao quilómetro 110, numa altura em que era líder de prova, originou-lhe uma fratura do pulso e passou a ser Patrão a mandar. No entanto, cerca de dez quilómetros mais à frente, o piloto de Seia teve também uma saída de pista, colocando em causa a sua continuidade. De volta ao percurso, o piloto da categoria TT2 acabou por vencer com margem de 1m10s para o segundo classificado, Luís Teixeira (Husqvarna), melhor representante da categoria TT3 e que deixou o seu conterrâneo Ruben Faria (KTM) apenas a 10s de diferença.
Luís Ferreira (Husqvarna) foi o melhor representante da TT1 com o quarto lugar da geral, ainda que já a 2m49s da liderança. A quinta posição da tabela Absoluto coube a mais um representante da TT3, Luís Portela Morais (KTM), já com um atraso de 9m10s para Patrão.
Destaque ainda para a participação do ‘endurista’ Paulo Felícia (Husqvarna), segundo classificado da categoria TT2 e sétimo da geral, logo atrás do Campeão de 2011, David Megre (KTM).
Os melhores representantes da classe Promoção foram os pilotos Gonçalo Ludovico (Suzuki) e Salvador Vargas (KTM), eles que ocuparam a 15.ª e a 16.ª posição da tabela geral Absoluto.
Nas Motos de quatro rodas a segurança de Roberto Borrego com a vitória no Prólogo esteve em causa pela participação do jovem João Vale (Suzuki). O Campeão Nacional de Quad-Cross comandou o pelotão do Todo-o-Terreno até altura em que um despiste o levaria ao abandono, acabando por ‘sorrir’ a vitória a ‘Beto’ Borrego.
Na segunda posição terminou Miguel Rocha (Suzuki), a cerca de dois minutos do primeiro, enquanto a fechar o pódio geral nos Quads estaria Rafael Acúrcio (Can-Am), um minuto mais lento que o segundo classificado Open.
O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2012 prossegue já nos próximos dias 6 e 7 de Abril na Ferraria, mais um dos traçados míticos da modalidade em Portugal.
texto: Hugo Santos
publicado em Fozmotor

Sem comentários: