quinta-feira, maio 10

WTCC: Nuvens sobre a prova portuguesa

O Campeonato do Mundo FIA de Carros de Turismo (WTCC) poderá expandir-se em 2013 para duas economias emergentes (Rússia e Índia), o que poderá tirar a Portugal a prova que lhe pertence desde o renascimento do campeonato.

Marcelo Lotti, o responsável máximo da empresa que promove o campeonato, confirmou ao site sueco TouringCarTimes que está a tentar levar ao FIA WTCC à Índia e à Rússia no próximo ano. O país asiático tem a sua economia no auge e por si só interessa a qualquer construtor automóvel, já a Rússia tem peso no FIA WTCC, pela presença oficial da LADA, cujo esforço poderá crescer em 2013, e da Lukoil, que financiou esta temporada o regresso da SEAT Sport à ribalta mundial.

"Espero encontrar uma forma para que a Índia abra a temporada no próximo ano", disse Lotti ao TouringCarTimes. "Ainda não está nada feito, é uma discussão em aberto. Eles estão interessados, nós estamos interessados".

O promotor do mundial de turismos, também não negou, à mesma fonte, o interesse do FIA WTCC rumar ao extremo leste europeu, mais precisamente à Rússia. "Nós estamos a aguardar pela homologação da Moscow Raceway que é a única oportunidade para nós corrermos na Rússia. Julgo que a inspeção da pista é já este Junho. Se eles conseguirem a homologação, de certeza que tentaremos ir à Rússia", acrescentou Lotti.

A entrada destas duas provas no calendário do terceiro campeonato mundial da FIA poderá traduzir-se no desaparecimento de duas rondas no "velho continente", sendo a Eslováquia, que este ano entrou no calendário como alternativa de recurso, e Portugal os elos mais fracos. De acordo com o mesmo site, a continuação do FIA WTCC em Portugal está de momento "em negociações".

Fonte conhecedora das negociações entre as entidades portuguesas e os organizadores do mundial ao SportMotores.com é mais optimista sobre a actual posição da ronda lusa: "A lista de eventos do próximo ano ainda não foi esboçada. E que de qualquer forma, a adição de novas provas, não quer dizer que alguns eventos actuais serão abandonados", e que, por agora, o "objectivo de 2013 é levar (novamente) o WTCC ao Porto".

Depois do Circuito do Estoril ter virado costas ao evento este ano, o FIA WTCC corre entre nós no Autódromo Internacional do Algarve. O ano passado esta prova fez parte do programa de festas do Circuito da Boavista, evento que se traduziu num retorno de 14 milhões de euros para um investimento de 700 mil euros.

publicado em Sportmotores

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