quarta-feira, julho 25

RVM2012 - Protagonistas: VITOR SÁ

O piloto procura a segunda vitória na prova rainha madeirense. Regressa com o competitivo Peugeot 207 S2000, e coloca a fasquia elevada, mas pela frente tem dois rivais de peso - Juho Hanninen e Bruno Magalhães.

Mais um ano e novamente Vitor Sá surge com a ambição de ganhar o Rali Vinho Madeira. O facto não é inédito, pois em 2004, tornou-se o primeiro piloto madeirense (e único) a vencer a prova pontuável para o europeu de ralis. Nesse ano de mudanças, alguns factores jogaram a seu favor: a proibição dos WRC's, um Peugeot 306 Maxi muito fiável, o conhecimento do terreno, e um pelotão europeu de S1600, que apesar de competitivo não tinha argumentos para discutir o primeiro lugar.
Depois de vários anos com domínio de concorrentes "outsiders", Vitor Sá demonstrou que era possível rivalizar com os melhores, não só do campeonato de Portugal, mas também do europeu, e abriu novos horizontes para a armada madeirense, que tem dado boa conta de si - mesmo no período IRC.

Vitor Sá tem um palmarés invejável, com números que dificilmente serão batidos: 11 títulos regionais (9 consecutivos, o último dos quais no ano passado), dezenas de vitórias à geral, e um domínio avassalador na maioria das épocas. Por exemplo: nos ultimos 11 ralis em que participou foi sempre o melhor (só não venceu o RVM 2011, onde foi 2º à geral). Esta é a 24ª participação no RVM, precisando retroceder a 1987 para encontrar o seu nome pela primeira vez. Do vasto rol de viaturas encontram-se: Toyota Corolla GT, Ford Sierra Cosworth, Renault Clio Williams, Renault Megane Maxi, Subaru Impreza WRC, Peugeot 306 Maxi, Peugeot 206 S1600, Fiat Punto S2000, Renault Clio S1600, e nos últimos anos a aposta no modelo 207 S2000. Foi por sete vezes o melhor representante local

Para a edição 2012 parecem reunidas as condições para aplicar a fórmula vitoriosa: um carro eficiente e fiável, o conhecimento do terreno, a bom relação dentro do carro com o navegador, uma estrutura profissionalizada e uma oportunidade de ouro. Aconteceu o ano passado, mas um problema num sensor de temperatura da água no Peugeot 207 S2000 provocou problemas de potência no motor e fê-lo perder muito tempo. Mesmo assim, não baixou os braços acabando num excelente 2º posto.

Foto André Castro, Rali da Calheta, publicada em Madeira-Ralis

Sem comentários: