segunda-feira, dezembro 10

Soltas Rali Vila de Ourique 2012

Fique a par de algumas notas sobre a última prova do Campeonato Regional do Sul, da autoria de Paulo Homem (RalisOnline). O destino do Regional Sul, a postura de José Martins e o trabalho do ACB merecem destaque.

O Rali de Ourique é provavelmente dos ralis mais bonitos que existem em Portugal, acima de tudo pela sua paisagem, mas também pelo desenho do troço. Este ano estava um pouco duro e com alguma lama, proporcionando mesmo assim imagens espetaculares.

Se existem pilotos que gostam muito daquilo que fazem um deles é sem dúvida José Martins. Um piloto, e ex-navegador, que continua a ter uma postura muito correta neste meio dos ralis. Vem isto a propósito de duas situações. Uma é que José Martins ainda é dos poucos pilotos que agradece aos jornalistas e fotógrafos estarem presentes nas provas dos regional, dando valor à presença constante do Ralis Online nesta competição. A segunda é a humildade e a clarividência com que encara as suas participações, sabendo das suas limitações, o que leva a ser muito acarinhado por outros pilotos. Por isso não é de estranhar que para a derradeira classificativa, tenha recebido as suspensões do carro do seu principal adversário na classificação do Regional Sul (Jorge Rego), quando este já tinha desistido logo no primeiro troço, e lhe poderia roubar o 3º lugar absoluto... como veio a acontecer. Destaque também para este gesto pouco comum de ver nos ralis, neste caso por parte de Jorge Rego, que merece ser enaltecido, não sendo de estranhar que o beneficiário fosse José Martins.

Não deixa de ser notável a forma com Xico Afonso, do Aero Clube de Beja, continua a encarar os ralis que organiza, mesmo sabendo que corria o risco de ter bem menos de 20 inscritos. Apesar da sua permanente boa disposição, parece que por sua iniciativa se irá afastar do Aero Clube de Beja, deixando a porta aberta para quem queira entrar no seu lugar. As duas provas que este clube organiza no Regional Sul estão inscritas para 2013... mas agora falta saber se existe vontade de alguém pra as colocar na estrada.

Mesmo assim o Regional Sul deve ser dos poucos regionais que se irá manter em 2013, se entretanto não virar para um Criterium Sul. O Clube Automóvel do Sul, volta a organizar Vila do Bispo e Monchique, o Clube Automóvel do Algarve terá apenas um rali (fruto da junção das provas do CPR e do Open), deverá entrar o Rali de Serpa (organizado pelo S.A. Reguenguense), ficando-se por saber se o Aero Clube de Beja manterá as suas duas provas (pelo menos estão inscritos).

publicado em RalisOnline

Sem comentários: