sexta-feira, março 22

Percalços condicionaram as prestações de Carreira e Paté

A primeira prova do Campeonato Regional de Ralis Sul de 2013 decorreu no passado fim-de-semana em Vila do Bispo, sob a responsabilidade do Clube Automóvel do Sul. Abaixo fica o resumo do Rali Vila do Bispo de 2013, a primeira prova do ano para as equipas, José Carlos Paté - Hermes Banza e Nuno Carreira - Fernando Almeida.

Esta prova não foi nada fácil, com vários percalços a condicionarem o resultado final, num rali que foi bastante difícil devido às más condições climatéricas. Estas deixaram os troços traiçoeiros e escorregadios e ditaram o abandono de várias equipas, quer por problemas técnicos, quer por saídas de estrada.
Para José Carlos Paté foi o regresso à competição, após algumas provas de ausência no final de 2012. Se por um lado, devido ao tempo instável, foi difícil encontrar o ritmo certo, por outro, as condições do terreno acabaram por condicionar a prestação da equipa do BMW, com renovadas cores, ficando no final a sensação de dever cumprido ao colocar o carro no parque fechado. “Andámos o que se conseguia andar nas condições em que estavam os troços. Depois de alguns sustos ao longo do dia, conseguimos chegar ao final do rali, não na posição que queríamos, mas naquela que foi possível” concluiu José Carlos Paté. Refira-se ainda que foi estranho o sucedido com os tempos da super especial de sábado à noite, já que a publicação oficiosa dava à equipa um tempo no top 05, em sintonia com o andamento demonstrado, mas, aquando da publicação dos resultados oficiais, o tempo “real” foi alterado, caindo a equipa para uma posição pouco coerente com o seu andamento. Foi estranho e fica a nota.
Para a dupla do Opel Kadett GSi, o rali começou com um mau tempo na super especial de sábado, devido à escolha menos acertada de pneus. No domingo, a primeira especial foi neutralizada devido a um aparatoso acidente, felizmente sem mazelas de maior para a equipa envolvida (aos quais queremos endereçar o nosso apoio e referir que contamos com eles nas próximas provas). Quando a equipa arrancou para o troço, fê-lo debaixo de um enorme temporal, o que condicionou sobremaneira a sua prestação. Além disso, e também devido às condições climatéricas, a equipa rodou durante praticamente todo o rali com os vidros embaciados, prejudicando naturalmente a visibilidade e os tempos das provas especiais. Houve ainda um problema com o motor, que falhava constantemente em altas rotações (devido à quantidade de água que a admissão chupou), e ainda dois furos praticamente seguidos, que anularam qualquer hipótese de melhorar o resultado final, terminando a prova na décima sexta posição da geral, oitavos entre os duas rodas motrizes e sextos da classe.
Para o piloto Nuno Carreira “este foi sem dúvida um dos ralis mais difíceis da minha vida. A partir de determinada altura o nosso principal objetivo era chegar ao final e foi isso que fizemos. Tentamos por vezes melhorar o andamento, mas não era fácil no estado em que se encontravam os pisos, onde até em recta era difícil manter o carro na estrada. Ainda assim, considero que foi um bom rali porque aprendi mais um pouco e acima de tudo terminamos.”
Para os navegadores Hermes Banza e Fernando Almeida “foi uma prova extremamente difícil, devido à falta de visibilidade, condicionando o nosso trabalho, tendo muitas vezes que “adivinhar” onde nos encontrávamos de forma a ditar a nota certa”. Fernando Almeida acrescenta que “no domingo, efetuamos as duas primeiras especiais debaixo de uma enorme tempestade. Apesar dos vários azares, a nossa intenção era terminar a prova e dar o melhor resultado possível a todos os nossos patrocinadores, amigos e familiares, pois sem eles seria tudo bem mais difícil. Obrigado.”.
Ambas as equipas já se encontram a preparar a próxima prova: o Rali de Portugal Open.


Comunicado redigido por Fernando Almeida

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