Mostrar mensagens com a etiqueta CER. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta CER. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, agosto 4

Rossetti é o primeiro lider do RVM

Se de manhã no Shakedown foi Bruno Magalhães a suplantar Luca Rossetti, na especial de abertura do Rali Vinho Madeira, a super-especial da Avenida do Mar, os papéis inverteram-se e foi o italiano a terminar na frente do piloto português por uma escassa décima!

O Abarth Grande Punto S2000 e o actual líder do Campeonato da Europa de Ralis mostraram serviço e deixaram já bem vincada a sua intenção de vencer a prova rainha do automobilismo madeirense. Bruno Magalhães entrou também rápido na prova, embora não tão rápido como seria necessário para superar o seu mais directo opositor. Ainda assim a diferença de uma décima não é nada de mais se tivermos em conta os muitos quilómetros que ainda faltam percorrer. Maciej Oleksowicz levou o Ford Fiesta S2000 ao terceiro posto, já a 2,3 segundos do líder, sendo o piloto polaco o primeiro do “segundo pelotão”, pois muito dificilmente alguém chegará ao ritmo imposto pelos dois primeiros. Ainda assim é de salientar o resultado alcançado pela dupla da viatura americana, pois na sua primeira presença na região conseguiu superar pilotos que já disputaram a nossa prova. O primeiro do Agrupamento de Produção é Ricardo Moura, o piloto açoriano levou o Mitsubishi Lancer Evo IX ao quarto lugar e deixou já claro que é sua intenção lutar pelos lugares da frente da classificação geral e vencer o Agrupamento de Produção. Com uma condução muito rápida e muito correcta o actual líder do Campeonato Nacional de Ralis bateu mesmo os pilotos madeirenses nesta primeira especial, uma situação que não é muito frequente acontecer. Antonin Tlustak registou o quinto melhor tempo, o piloto do Skoda Fabia S2000 ficou a escassas 5 décimas de Moura e encontra-se a 4,1 segundos dos líderes. Manuel de Michelli foi o sexto mais veloz, registando 1:46.5, 4 décimas mais lento que o piloto checo que o antecedeu, mostrando grande rapidez neste primeiro troço da prova rainha do automobilismo madeirense. Ao contrário do que se dizia, o piloto italiano até será capaz de incomodar muitos e bons pilotos que estão a competir na frente do campeonato europeu! O melhor madeirense surge no 7º posto da geral e é Vítor Sá ao volante do Peugeot 207 S2000. Sem grandes exageros o piloto do Team Olca/Sá Competições limitou-se a cumprir sem grandes exageros uma super-especial que até nem é do seu agrado mas que tem que ser cumprida. Esperemos que amanhã o piloto madeirense consiga acelerar o ritmo e recuperar algumas posições em termos de classificação geral. O azarado da edição de 2011 do Rali Vinho Madeira, falamos claro de Szymon Ruta, levou o Peugeot 207 S2000 ao oitavo posto, perdendo apenas 9 décimos para o pluri-campeão regional Vitor Sá. Miguel Nunes levou o Mitsubishi Lancer Evo X ao 9º posto da geral, uma posição que lhe vale o segundo posto em termos de Agrupamento de Produção a 2,4 segundos do açoriano Ricardo Moura. Ivo Nogueira fechou o Top 10 desta primeira especial ao volante do novo Citroën DS3, a 4 décimos de segundo mais lento que o mais novo dos irmãos Nunes. Amanhã o rali regressa à estrada cedo, 08h54, para a disputa da segunda especial da prova madeirense, Campo de Golfe 1.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

Bruno Magalhães foi o mais rápido no shakedown

Para quem tinha dúvidas, o Shakedown desta manhã dissipou-as todas. Bruno Magalhães e Luca Rossetti já começaram a esgrimir argumentos e a diferença entre o piloto português e o piloto italiano foi de uma escassa décima, com vantagem para o do Peugeot 207 S2000.

Ambos realizaram várias passagens pelo troço cronometrado, dando assim os últimos ajustes nos setup’s das suas viaturas. O piloto da Peugeot Portugal averbou o tempo de 1:53.3, enquanto que o segundo melhor tempo, o do piloto do Abarth Punto, foi de 1:53.4. O 3º melhor tempo foi de um Grupo N, curiosamente o do madeirense Miguel Nunes, que se mostrou mais uma vez muito rápido ao volante do Mitsubishi Lancer Evo X da equipa do Team C.D.Nacional. 1:57.4 foi o tempo averbado pelo campeão regional em título depois de ter feito 4 subidas ao percurso disponibilizado pela organização. Luca Betti levou o seu Peugeot 207 S2000 ao 4º melhor lugar, realizando 1:58.2, curiosamente o mesmo tempo que Ricardo Moura ao volante do Mitsubishi Lancer Evo IX demorou para o cumprir. João Magalhães foi o 6º mais veloz, batendo Vítor Sá por pequenas 2 décimas. Maciej Oleksowicz em Ford Fiesta S2000, Pedro Peres em Mitsubishi Lancer Evo IX e António Nunes/Roberto Castro em Lancer Evo X foram os pilotos que encerraram o Top 10 com diferenças inferior a um segundo. Dentro de momentos contamos disponibilizar algumas fotos e ainda um vídeo do shakedown realizado esta manhã.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

RVM - Luca Betti quer "dar o máximo"


Luca Betti deixou uma mensagem no site oficial do Rali Vinho Madeira.

Ao fim de alguns anos, estou de volta ao Rali da Madeira. Sinto-me muito bem. Estou calmo, tenho as minhas provas para fazer e posso concentrar-me para dar o máximo. A minha situação no CAmpeonato Europeu não é fácil, o Rossetti tem mais pontos que eu, mas não tenho nada a perder... Desejo um bom rali a todos, pilotos e espectadores. Desejo que todos os adeptos nos dêem muito apoio, seguindo também todas as regras de segurança nas especiais. Bom rali para todos!

publicado em RaliVM

Leia Mais

quarta-feira, agosto 3

Duelo Atlântico na Madeira


Bruno Magalhães e Luca Rossetti estarão no final desta semana em luta pela vitória no Rali Vinho Madeira.


Fora do IRC, a prova madeirense viverá este ano sobretudo do desempenho dos protagonistas no Europeu a que se juntam alguns dos melhores valores dos campeonatos nacional e local. No entanto, é Bruno Magalhães, que não se encontra a disputar nenhuma destas competições, a ser o principal favorito ao triunfo. O piloto da Peugeot Sport Portugal estará no rali à procura dum sucesso que pelas mais variadas razões lhe tem escapado nos últimos tempos apesar de sempre se ter mostrado como um dos mais rápidos nas estradas do arquipélago.

Exceção feita aos concorrentes locais, Magalhães é também aquele que detém melhor experiência nesta ilha que, pelas características únicas do seu traçado, não costuma perdoar aqueles que desconhecem as classificativas nem estão habituados à lotaria da escolha de pneus quando as condições climatéricas chegam a mudar dentro dum mesmo troço cronometrado. Embalado pelo ritmo das suas participações no IRC, o piloto navegado por Paulo Grave terá também ao seu dispor uma das viaturas melhor preparadas, o que resulta num conjunto muito difícil de bater.

O seu principal adversário será Luca Rossetti que chega ao país na liderança do ERC. Se normalmente utiliza nas suas participações europeias uma viatura da turca Pegasus, o italiano deverá estar na Madeira com uma das viaturas da Trico, escuderia que defende oficialmente as cores da Abarth. Ao volante duma viatura mais competitiva que em 2010 quando chegou a comandar a prova, Rossetti quererá tirar partido de ser já um dos melhores conhecedores das especiais madeirenses e juntar a vitória na Madeira ao seu palmarés.

Sá deverá lutar pelo pódio

A um nível logo abaixo daquele dos protagonistas, mas em luta pelo pódio estarão certamente os Peugeot 207 S2000 de Luca Betti e Vítor Sá. O italiano tem mostrado estar em forma este ano lutando pelo título europeu, enquanto o madeirense, que até tem rodado ao nível dalguns dos recordes das classificativas a percorrer no campeonato local, ambiciona novo bom resultado, num evento que, em 2004, foi o último português a vencer.

No lote de 47 inscritos surgem outras vedetas do Campeonato da Europa que estarão na Madeira a um nível competitivo muito mais modesto e apenas com a conquista de pontos para aquela competição em mira. Antonin Tlustak (Skoda Fabia S2000), Maciej Oleksowicz (Ford Fiesta S2000), Szymon Ruta e Manuel de Micheli (Peugeot 207 S2000) poderão mesmo perder para os portugueses e madeirenses com viaturas da Produção.

Muito interessante será também a luta pelo melhor posicionamento entre os que utilizam viaturas de duas rodas motrizes e em que serão protagonistas muitos pilotos portugueses e o esloveno Rok Turk, líder do ERC 2wd, que tripulará um Peugeot 206 GTi alugado localmente.

João Freitas Faria

Horário
5ª-feira, 4 de agosto
Parque de Assistência A 18h57
PE 1 - Avenida do Mar (2,28 km) 19h30
Parque Fechado (CIFEC) 19h40

6ª feira, 5 de agosto
Parque de Assistência B 08h06
PE 2 - Campo de Golfe 1 (15,99 km) 08h54
PE 3 - Chão da Lagoa 1 (22,01 km) 09h37
Parque de Assistência C 10h42
PE 4 - Campo de Golfe 2 11h45
PE 5 - Chão da Lagoa 2 12h28
Parque de Assistência D 13h33
PE 6 - Cidade de Santana 1 (13,85 km) 14h59
PE 7 - Referta 1 (14,29 km) 15h35
PE 8 - Meia Serra 1 (7,15 km) 16h02
Parque de Assistência E 16h47
PE 9 - Cidade de Santana 2 18h13
PE 10 - Referta 2 18h49
PE 11 - Meia Serra 2 19h16
Parque de Assistência F 19h51


Sábado, 6 de agosto
Parque de Assistência G 07h26
PE 12 - Paúl da Serra 1 (10,92 km) 08h20
PE 13 - Ponta do Pargo 1 (13,13 km) 09h13
PE 14 - Rosário 1 (11,52 km) 10h00
PE 15 - Ribeiro Frio 1 (24,25 km) 11h13
Parque de Assistência H 12h03
PE 16 - Paúl da Serra 2 13h12
PE 17 - Ponta do Pargo 2 14h05
PE 18 - Rosário 2 14h52
PE 19 - Ribeiro Frio 2 16h05
Parque de Assistência I 16h55

publicado em Autosport

Leia Mais

RVM - Manuel de Michelli "Muito Diferente..."

Manuel de Michelli é um dos vários pilotos italianos que integra a lista de inscritos da edição de 2011 do Rali Vinho Madeira, este ao volante de um bonito Peugeot 207 S2000.

O piloto italiano confessa-se surpreendido com a prova rainha do automobilismo madeirense e adianta mesmo que é muito diferente daquilo que esperava. Em conversa com o RalisMadeira.com, Manuel começou por dizer que “…estou um pouco ansioso por chegar à Madeira, pois cá em Itália todos falam maravilhas da vossa prova e estou curioso em saber se tudo o que dizem é verdade. Pelo que vi na Internet, através de vídeos e fotos, é muito diferente daquilo que estava à espera…”. Em termos de objectivos para esta sua primeira participação, os mesmos passam por “…inicialmente rodar o máximo possível no shakedown para nos habituarmos às vossas estradas, pois pelo que vi são muito traiçoeiras, e depois vamos tentar aos poucos andar rápido para conseguimos um bom resultado…”. Quanto à lista de inscritos, penso que “…são poucos carros S2000 mas os que estão são muito bons e vão certamente dificultar-nos a vida…vamos dar o nosso melhor!”. A terminar fica um alerta para o público, “…se possível vejam o rali em lugares seguros e acatem todas as ordens da organização!”. Daniele Michi será a navegadora que acompanhará o piloto italiano nesta sua primeira aventura pela prova madeirense.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

terça-feira, agosto 2

RVM - Super Especial sem saltos

Já a prova tinha perdido o pelotão do IRC, depois ficou por apresentar a lista de luxo, sem esquecer as dificuldades financeiras apontadas que chegaram a questionar a realização da prova. Desta vez foi o salto da Avenida do Mar, que foi anunciado como grande novidade, que ficou pelo caminho.


Conforme o comunicado número 07, publicado pela comissão organizadora, a edição de 2011 do Rali Vinho Madeira não vai contar com um tão aguardado salto na super-especial da Avenida do Mar. Questões técnicas estão na origem deste recuo do Clube Sport’s Madeira, uma decisão que certamente muitos pilotos irão agradecer! Assim sendo a especial vai apresentar apenas uma nova secção junto à Casa da Luz.

artigo complementar publicado em RalisMadeira

Leia Mais

RVM - A primeira baixa?

A prova rainha do automobilismo regional ainda não foi para a estrada e poderá já haver uma baixa. Szymon Ruta, piloto polaco que está na Madeira pela primeira vez, não evitou um acidente que colocou em sério risco a sua participação no Rali Vinho Madeira.

Durante o dia de hoje, e quando a equipa efectuava alguns testes com o Peugeot 207 S2000, Ruta não conseguiu evitar despistar-se e danificar seriamente a viatura francesa, facto que o poderá afastar definitivamente da nossa prova. Para além dos muitos danos na chapa, os mais sérios são os danos que aconteceram em órgãos mecânicos e, apesar da ajuda de Carlos Barros da Peugeot Portugal, ainda não se sabe se existirá todo o material para colocar o 207 S2000 a 100%.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

segunda-feira, agosto 1

Tlustak quer conquistar um bom Resultado

Antonin Tlustak vai em 2011 carimbar a sua segunda presença no Rali Vinho Madeira, depois de há dois anos ter competido ao volante de um Citroën C2 S1600.

O resultado na altura não foi o melhor, pois desistiu logo no segundo troço e só regressou no Sábado, por isso o piloto espera que este ano as coisas corram melhor. Em conversa com o RalisMadeira.com o piloto checo confidenciou que “…este ano estamos mais bem preparados, pois estamos a discutir os lugares da frente do ERC, por isso penso que os problemas que nos aconteceram em 2009 não se vão repetir…”. Os objectivos para esta prova de 3 dias são os de “…conquistar o maior número de pontos para o nosso campeonato, o que sei que vai ser difícil. O Rosseti será certamente um dos pilotos mais rápidos, o que também tem acontecido noutras provas, mas vamos estar ai para andar o nosso melhor e tentar dificultar as contas. Queremos conquistar um bom resultado!”. A terminar fica um alerta, “..é sempre bom lembrar o público que assista ao rali em segurança, pois só assim poderão nos ver passar.”

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

quinta-feira, julho 28

Os ausentes do Rali Vinho Madeira

Muito já foi falado da saída do Rali Vinho Madeira do IRC, principalmente a tentativa de minimizar o assunto. No entanto, os factos não enganam, foram muitos os concorrentes que não participaram devido a esta saída da prova organizada pelo Eurosport.

Como é normal na prova madeirense, o rali começa meses antes com o avançar de nomes que provavelmente estarão no RVM. Desta vez não foi excepção, no entanto, muitos concorrentes tinham a prova nos seus calendários, e a saída do IRC fez mudar planos. Embora não são casos isolados, também existem os da "lista de luxo" e mesmo do europeu.
Começando pelo IRC, o único concorrente que marcará presença é o Bruno Magalhães, e coloca-se como principal candidato à vitória. Quem não vem: a equipa oficial Skoda que deveria marcar presença com o checo Jan Kopecky e com o belga Freddy Loix. Depois também temos os pilotos da Peugeot - O Guy Wilks e o Bryan Bouffier estariam à partida, e o nome Thierry Neuville também foi falado (embora a Madeira não fizesse parte do programa). A certa altura, também a equipa Proton tinha a Madeira como destino em 2011, e obviamente com os oficiais Per-Gunnar Andersson e o pluri-vencedor da prova madeirense, Giandomenico Basso. Depois, temos outro lote de concorrentes que chegou a confirmar, ou manifestar interesse, como são os casos do Julien Maurin (Ford Fiesta S2000), Yazeed Al Hajri (Peugeot 207 S2000) e Karl Kruuda (Skoda Fabia S2000). A estes também se junta o Eric Maufrey em Renault Mégane R4, e todo o pelotão do Troféu Renault Sport 2WD Challenge, cuja prova madeirense era pontuável.
E agora passando para a lista de luxo, que foi avançada posterioridade. Foi um autêntico MINI recital - Armindo Araújo, Bernardo Sousa e Miguel Campos. Todos estiveram muito próximo, num quase quase, mas por uma razão ou outra, sempre do ponto de vista financeiro ficaram de fora. Aqui ainda podemos acrescentar o nome de Patrick Snijers, embora tenha sido apenas avançado graças à presença em Ypres com Mini S2000.
Finalmente, do europeu, Renato Travaglia, que já venceu a prova, e que tinha no seu calendário a Madeira, mas por 75000 euros deixou o Fabia S2000 em terra. O outro italiano, Manuel Villa, também entra nestas contas, apesar dos problemas pessoais motivarem a ausência. E veremos se ficará por aqui!!!
São bem mais do que os 4 ou 5 pilotos que afirmavam que o IRC trazia. Deixo então a questão - Será que o tal dinheiro que a organização do IRC reivindicava não seria uma boa aposta? Não só do ponto de vista competitivo como na promoção da prova madeirense. O futuro o dirá, mas todos devem tirar as suas conclusões!
Bom Rali.

Leia Mais

RVM - Rok Turk de 206 GTI

Depois de alguns rumores e incertezas, podemos adiantar que o piloto Rok Turk irá estar presente no Rali Vinho Madeira ao volante de um Peugeot 206 GTI.

Actualmente a disputar o Campeonato da Europa de Ralis ao volante de um Peugeot 207 R3, onde já participou em 3 provas, o piloto esloveno irá competir na região com a viatura que vimos competir recentemente pelas mãos de Narciso Andrade. Em termos financeiros, esta solução encontrada pelo jovem piloto é menos dispendiosa.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

quarta-feira, julho 27

47 equipas na Madeira

Foi esta tarde divulgada oficialmente a lista de inscritos da edição de 2011 do Rali Vinho Madeira, prova que vai para a estrada nos dias 4,5, e 6 de Agosto.

Das 50 equipas inicialmente inscritos, 3 retiraram as suas inscrições, casos de Manuel Villa (que por motivos de doença súbita do seu pai não irá estar presente), Américo Gouveia (por motivos de saúde) e José Camacho (devido a problemas pessoais).

Assim sendo, para consultar a lista clique AQUI.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

terça-feira, julho 26

Rui Pinto aluga EVO10

Está confirmada a presença de Rui Pinto na edição de 2011 ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo X, viatura alugada à RMC Motorsport.

Depois do incidente nas vésperas do Rali de Machico, última prova do Campeonato de Ralis “Coral”, o ex-campeão de Grupo N conseguiu reunir as verbas necessárias para alugar a viatura japonesa para a prova rainha do automobilismo madeirense, a qual deverá ser a última disputada este ano. Para 2012 o piloto da RJP pretende montar um novo projecto ao volante de uma viatura idêntica e com os mesmos objectivos.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

sexta-feira, julho 22

Rossetti vem para “…lutar por um lugar no pódio”

Luca Rossetti está pronto para a sua participação no Rali Vinho Madeira 2011. O líder do Europeu estará presente nos dias 4,5 e 6 de Agosto no prestigiado Rali madeirense.

Rossetti vai defender a sua posição na liderança europeu, naquela que é a sua quarta participação. Após a vitória no Rali da Bulgária, o piloto italiano está «determinado em lutar por um lugar no pódio», começa por referir. «Estou muito feliz em participar novamente neste Rali incrível, numa ilha onde se pode respirar um ar especial, um ar de celebração e paixão pelo rally. Há muitos fãs que seguem o evento e isso dá sempre um impulso adicional », disse Rossetti.

O Rali Vinho da Madeira é uma das «provas em asfalto» que Rosseti «mais gosta». A finalizar, o piloto do Fiat Punto S2000 diz que espera «obter a vitória» que perdeu «ano passado por causa de um acidente». Segundo o italiano da Fiat, este ano «não vai faltar opositores», pois «como de costume a luta pela vitória vai ser reforçada com a presença de fortes pilotos locais».

Fonte: Ralivm.com
publicado em MadeiraRalis

Leia Mais

Renault no Rali Vinho Madeira

A Renault vai regressar aos ralis em Portugal, já no próximo Rali Vinho Madeira, mas não com objectivo desportivos.Um Clio R3, um Mégane R.S. e um Clio R.S.Gordini vão “abrir” a edição deste ano do Rali Vinho da Madeira. Pedro Matos Chaves, José Pedro Fontes e jornalistas especializados vão ser os pilotos de serviço.

A Renault Portugal não renega a paixão pelo desporto automóvel e, nesse sentido, quando surgiu a ideia de estarmos à partida do Rali Vinho da Madeira, o entusiasmo que gerou só podia resultar na concretização do projecto”, afirma Ricardo Oliveira, Director de Comunicação e Imagem da Renault Portugal

Três Renault vão servir de carros “zero” no Rali Vinho da Madeira: o Clio R3 campeão nacional de ralis, em título, na categoria de duas rodas motrizes, um Mégane R.S. rigorosamente de série e um Clio R.S.Gordini também sem qualquer preparação específica. Pedro Matos Chaves e José Pedro Fontes (precisamente os dois últimos nomes que integraram a equipa oficial de ralis) vão ser os pilotos de serviço, alternando a condução do Clio R3 e do Mégane R.S.. Já o Clio Gordini vai ser pilotado por jornalistas especializados do sector automóvel.

O Mégane R.S. e o Clio R.S.Gordini vão fazer o Rali Vinho da Madeira rigorosamente como saem de uma qualquer área de exposição da Rede de Concessionários. Se os regulamentos não obrigassem a que o carro «zero» tenha arco de segurança, íamos alinhar com três modelos rigorosamente de série e não apenas dois. Apesar de tudo, aceitamos este desafio de participar no Rali Vinho da Madeira, dando um importante contributo à prova em termos de segurança e, ao mesmo tempo, demonstrando a excelência da gama desportiva da Renault”, adianta Ricardo Oliveira.

O Director de Comunicação e Imagem da Renault salienta que “este projecto de participação no Rali Vinho da Madeira insere-se numa estratégia de comunicação da gama desportiva iniciada em 2010. A Renault Portugal tem organizado várias acções por todo o país com o Renault Mégane R.S. e a gama Gordini, constituída pelo Clio R.S.Gordini e o Twingo R.S.Gordini. Muitas dezenas de pessoas (entre clientes e membros das redes sociais da Renault Portugal) têm experimentado as emoções de uma gama que se caracteriza por uma fantástica relação preço/performances. Em relação ao Mégane R.S., as críticas na imprensa de todo o mundo, bem como os resultados de vendas – até mesmo em Portugal! – falam por si em relação ao sucesso que o modelo tem tido e, em relação à gama Gordini, as pessoas têm tido a oportunidade de ter um contacto dinâmico com os modelos, ainda antes de serem comercializados”.

A par do Rali Vinho da Madeira, a Renault Portugal está a estudar uma série de acções inéditas, com o objectivo de envolver a população madeirense. As redes sociais da Renault Portugal, nomeadamente no Facebook, vão ser os canais em que vão ser divulgadas e promovidas essas iniciativas.

publicado em RalisOnline

Leia Mais

quarta-feira, julho 20

Miguel Campos fora do RVM

O piloto não conseguiu viabilizar a sua vinda há Região, com a hipótese de pilotar um Mini S1600 turbo.

O piloto Português e antigo vencedor do Rali Vinho Madeira, tudo fez para estar presente na Região,. mas essa hipótese foi colocada de parte, pois o preparador que iria estar a acompanhar Miguel Campos na Região irá estar presente no Rali da Finlândia e levará todo o stock de peças que tem para o Mini S16000 turbo.Sendo assim não iriam estar reunidas todas as condições para estar presente na Região com tal viatura, mas mesmo assim, Miguel Campos ainda tentou outra viatura, um Ford Fiesta S2000, mas o orçamento pedido para essa viatura era muito elevado para o piloto.

Fonte:RTPMadeira
Paulo Almada
publicado em Mais Ralis

Leia Mais

terça-feira, julho 19

50 inscritos no RVM

Já são conhecidos os primeiros e mais importantes nomes da edição de 2011 do Rali Vinho da Madeira, prova que vai para a estrada na primeira semana do mês de Agosto.


Foi em conferência de imprensa, na Empresa de Cervejas da Madeira, que Paulo Fontes deu a conhecer todos os pormenores da edição deste ano da prova rainha do automobilismo madeirense, aproveitando ainda para lançar alguns recados aos mais críticos. A divulgação da prova é um dos itens que mais destaque mereceu por parte do homem forte do Clube Sport’s Madeira, pois a divulgação da prova será “…este ano assegurada por algumas televisões estrangeiras e por uma extensa cobertura da RTP-Madeira e também da Sport TV que terá alguns directos. Quanto à saída do IRC, sabemos que foi uma grande perda pois não teremos equipas oficiais inscritas, mas até certo ponto não sabemos a quão benéfica seria pois até ao dia em que foi anunciada a retirada deste campeonato apenas estava inscrita a Skoda oficial…”. Fontes aproveitou ainda para lembrar que a “…prova FIA é o Campeonato da Europa de Ralis e não o IRC. Se optássemos pelo IRC ao invés do Europeu de Ralis, um dia que este troféu que é promovido pela Eurosport Event’s acabasse não teríamos nenhum campeonato que desse destaque à nossa prova…”. Já em relação aos inscritos, são pouco mais de 50, sendo que 31 são madeirenses, 11 são oriundos de território nacional e 8 vindos do estrangeiro. No que diz respeito a nomes, destacar os de Luca Rossetti em Fiat Punto Abarth S2000, Antonín Tlusťák em Skoda Fabia S2000, Manuel de Micheli, Luca Betti, Szymon Ruta e Bruno Magalhães em Peugeot 207 S2000, Maciej Oleksowicz em Ford Fiesta S2000, Turk Rok em Peugeot 206 S1600, Victor Delgado e Pedro Meireles em Mitsubishi Lancer Evolution IX, Giovanni Vergnano em Fiat 500 Abarth, Pedro Peres em Mitsubishi Lancer Evolution X e Ivo Nogueira com o novo Citroën DS3, etc. A juntar a estes estão claro os habituais pilotos madeirenses, que este ano estão em maioria, situação valorizada este ano pela organização mas que em outros anos nunca o foi! Vítor Sá ao volante do Peugeot 207 S2000, Miguel Nunes, António Nunes, Filipe Freitas, João Magalhães, etc. em Lancer Evo X, etc.Mais informações assim que possível.

publicado em RalisMadeira

Leia Mais

segunda-feira, julho 18

Bruno Magalhães confirma presença no RVM

A dúvida está esclarecida: a Peugeot Portugal vai participar na edição 2011 do Rali Vinho Madeira, prova do Campeonato Europeu de Ralis e do Campeonato de Portugal, com a dupla Bruno Magalhães/Paulo Grave.

O facto da prova madeirense ter sido afastada do calendário do IRC (Intercontinental Rally Challenge), levou a equipa a equacionar a sua presença na competição, tendo adiantado que a decisão seria tomada depois da realização do SATA Rallye Açores.

Segundo a Peugeot Portugal, “a vontade de continuar a divulgar a imagem dos patrocinadores, que tornam possível a existência do projecto, e o desejo de alcançar um bom resultado numa das provas mais importantes dos calendários europeu e nacional, levou-a a optar pela presença no Rali Vinho Madeira, onde será séria candidata à vitória”.
Com a participação no Rali Vinho Madeira, a equipa cumpre o seu programa desportivo definido para este ano, uma vez que irá marcar, ainda, presença nos ralis Mecsek (Hungria) e SanRemo (Itália), duas provas pontuáveis para o IRC.

Para Bruno Magalhães, “a presença na Madeira é uma boa notícia, tanto mais que se trata de um rali que tem um ambiente fantástico, é dos que mais gosto, como já disse várias vezes, e onde sempre fomos rápidos. Iremos, naturalmente, lutar pela vitória, sem ter a “pressão” de ter de pensar nos pontos”.

José Bandeira - Motores Magazine


publicado em RallyMania

Leia Mais

sexta-feira, julho 15

O que é o Rali Vinho Madeira?

Bem vindos à sempre bela “Ilha da Madeira”, a Pérola do Atlântico, afamado destino Turístico, e a um dos mais espectaculares e competitivos ralis de asfalto - o Rali Vinho da Madeira - a prova mais antiga do Campeonato da Europa e que integra os Campeonatos de Portugal e da Madeira de Ralis.


Recuperada do violento temporal que assolou a Região em Fevereiro de 2010 a Madeira, está de novo, pronta a receber os milhares de turistas que procuram nesta Ilha, o sol, o mar azul, as verdes montanhas, o ambiente natural que a todos envolve, os passeios pelas levadas e montanhas, a qualidade dos serviços prestados e a hospitalidade dos seus residentes. O seu “ Parque Natural” uma reserva ambiental protegida e considerada Património Mundial pela Unesco, não foi afectado, antes pelo contrário, mais valorizado e conservado.Com a Autonomia Politica conquistada, o Governo desta Região Autónoma Portuguesa, decidiu apostar na realização de eventos de qualidade que promovessem e publicitassem internacionalmente a Madeira e que contribuíssem para atrair e cativar os seus visitantes.Quem já não ouviu falar, das festas de Fim de Ano e o seu espectacular fogo de artifício, da Festa da Flor, do Cortejo de Carnaval, que enchem as ruas e praças da bonita Cidade do Funchal de turistas e residentes, que participam e vivem intensamente estas festividades?
Entre estes eventos, encontra-se a “ Volta à Ilha da Madeira” que nasceu em 1959 e que em 1979, entrou para o Campeonato da Europa e que passou a se designar por “ Rali Vinho da Madeira”de forma a promover um dos mais afamados produtos de exportação e seu verdadeiro embaixador e que passou a ser um cartaz turístico de referência.O Rali Vinho Madeira tornou-se assim, uma das mais prestigiadas e históricas provas do Campeonato da Europa e de Portugal e, desde as famosas“Voltas à Ilha” se desenrola ao longo das bonitas, sinuosas e floridas estradas da Ilha, que nos conduzem rápidamente do mar à serra, entre vales e montanhas, cobertas por um asfalto suave, que fazem com que o evento, seja muito apreciado pelos pilotos que, ano após ano, repetem a sua presença na prova, garantindo sempre uma excelente lista de inscritos, com os nomes mais consagrados do automobilismo mundial e nacional, aos quais, se juntam um notável grupo de rápidos pilotos da Madeira, tornando a prova sempre muito competitiva e com indecisão quanto aos vencedores.
O Rali Vinho Madeira é hoje uma imagem de marca da Região. Prova de prestígio internacional, o rali é também muito vivido por todos os madeirenses que se deslocam para as estradas e serras da Madeira, para “verem o seu Rali”, transformando-o numa “festa popular”, aguardada sempre com muito interesse e expectativa e que começa no dia em que as viaturas desembarcam no Porto do Funchal e se mantém, durante toda a semana. A Região quase que “pára” para acolher os visitantes e assistir à Prova.Vivemos em Portugal e nesta Região Autónoma Portuguesa, um das maiores crises orçamentais e financeiras e a situação das nossas contas públicas, obrigou a intervenção e o apoio financeiro da União Europeia e do FMI. Perante este enquadramento é nossa responsabilidade organizar o evento, dentro das limitações financeiras existentes, não só porque teremos uma diminuição da subvenção pública do Governo da Madeira e do Governo da República, para além duma redução acentuada - mais de 70% - dos montantes arrecadados com os patrocinadores privados.Perante este quadro de dificuldades financeiras evidentes, solicitamos à Eurosport Events uma nova calendarização dos pagamentos do Promoter Fee, até porque, para além destes pagamentos, nesta Ilha, teremos de assegurar toda a logística necessária à produção e transmissão, para além das viagens e estadias, o que aumenta consideravelmente os encargos com a transmissão pelo Eurosport. Este enorme esforço financeiro teria de ser compensado com a presença de muitas equipas do IRC, na Madeira. Com a alteração do sistema de pontuação (melhores 7 resultados em 12 possíveis) não era garantido que a totalidade das Marcas e Pilotos estariam na Madeira. O facto da nossa prova, juntamente com o Geko Ypres Rally e Barum Rally, serem simultaneamente eventos do Campeonato da Europa e do IRC, sempre levantou alguns problemas e dificuldades na aplicação dos Regulamentos da FIA, facto que nem sempre era bem acolhido pela organização do IRC.
O IRC foi e é um projecto, essencialmente financeiro e comercial. Que interessa sobretudo às Marcas face à visibilidade alcançada e às transmissões directas através do Eurosport. Mas esse trunfo não pode ser usado para provocar a concorrência desmedida entre os países e as regiões, e entre as Organizações, que, muitas vezes, se endividam para satisfazer o exigente Caderno de Encargos do IRC. Relembro que, em Portugal, já tivemos o Rali Vinho da Madeira com o Rali de Portugal no IRC e nos anos seguintes com o Rali Sata AçoresE já agora faz algum sentido que as duas provas portuguesas do IRC, estejam separadas por apenas três semanas no calendário? Qual das provas beneficia? E Portugal beneficia? E a Madeira e os Açores? Quando todos nós sabemos que estes são os ralis financeiramente mais dispendiosos para a participação das marcas e equipas e o mercado em Portugal, é diminuto para haver sponsors privados para todas as provas..Fomos uma das quatro provas fundadoras do IRC. Usufruímos de excelentes condições financeiras, nos primeiros quatro anos, não pagando Promoter’s Fees. Quando optamos pelo IRC, alguns criticaram e avisaram que a FIA não ia permitir estar no Campeonato da Europa e no IRC. Arriscámos e ganhámos a aposta. Por mérito próprio e por excelência da nossa organização, integramos o IRC durante os últimos anos. Mas sempre afirmamos que, se tivéssemos de optar, naturalmente e decididamente, optaríamos por nos mantermos no Campeonato da Europa, por ser uma prova FIA e o IRC apenas um troféu de iniciativa particular.Face a intransigência do Eurosport Events, em aceitar as nossas propostas de pagamento do Promter Fee, só havia a alternativa, de não fazer parte do calendário das provas IRC já neste ano e em 2012.Estamos perfeitamente conscientes da opção tomada e certos de que foi aquela que, neste momento, melhor defende os interesses do Club Sports da Madeira e desta Região Autónoma.
O Rali começou com a “Volta à Ilha” e sempre houve “Rali Vinho Madeira” no Campeonato da Europa, de Portugal e da Madeira de Ralis, antes do IRC.E haverá sempre Rali Vinho Madeira para além do IRC. Com o mesmo brilhantismo de sempre, com o mesmo empenho e determinação da Organização do Club Sports da Madeira.A todos, renovamos o nosso muito obrigado e prometemos, que tudo faremos para tornar a vossa participação na prova e estadia na Madeira, memoráveis.Por isso, marcamos encontro consigo na primeira semana de Agosto, na “Pérola do Atlântico” para assistir a um grande e competitivo espectáculo desportivo e ficando, desde já, o convite para no final, brindar connosco, com um cálice do secular “Vinho da Madeira”, a mais um sucesso do Rali e da Madeira.



publicado em Mais Ralis

Leia Mais

segunda-feira, julho 11

Quem perde mais com a saída do Rali da Madeira do IRC?

O Rali Vinho Madeira saiu do IRC devido à inflexibilidade dos homens do Eurosport, e sem hipótese de retorno, as questões que se colocam agora passam por saber qual o futuro da prova madeirense, mas também analisar quem perde mais com esta decisão: O Rali da Madeira ou o Intercontinental Rally Challenge? As respostas surgem já a seguir...


O Rali Vinho Madeira foi a segunda prova a abandonar o IRC em circunstâncias, no mínimo, inesperadas. Mas quem tem mais a perder: o IRC sem a Madeira ou a Madeira sem o IRC? É a pergunta que apetece fazer. Uma resposta fria não oferece dúvidas: o Rali Vinho Madeira fora do IRC perde parte da sua identidade, mas está longe de resultar numa sentença de morte. Por outro lado, uma análise mais cuidada e contextualizada deixa também perceber que o caminho que a nova direção do Eurosport está a trilhar ao deixar a Madeira de fora da sua série, após uma atitude muito pouco tolerante, pode também não ter sido uma decisão 'inteligente', depois de ter perdido o mítico Rali de Monte Carlo.

Sem o mediatismo da prova monegasca e ao abdicar da prova madeirense - uma das mais carismáticas e uma das que desde a primeira hora deram corpo ao IRC -, o Eurosport começa a perder ainda mais terreno face ao Mundial de Ralis com quem, há anos, quer rivalizar e a quem procura roubar protagonismo.
Será este o preço da inflexibilidade? O futuro encarregar-se-á de responder...

Que futuro para o Rali da Madeira?
A exclusão do IRC do Rali Vinho Madeira pode dar um rude golpe no prestígio da prova e pode mesmo comprometer a sua manutenção no Campeonato da Europa. Se a organização não reunir uma boa lista de inscritos, não cumprirá aquele que é um dos requisitos básicos, emanados do último Conselho Mundial, para os eventos desta competição: dispor dum lote grande e competitivo de pilotos participantes.

Para além disso, são cada vez mais fortes os rumores de que em 2013 haverá uma fusão entre o IRC e o ERC com o imprescindível afastamento dalgumas provas menos importantes. Apesar de até agora ter estado em excelente posição no Europeu, poderá o mau relacionamento com o Eurosport fazer cair a clássica madeirense?

publicado em Autosport

Leia Mais

domingo, julho 10

Rali da Madeira fora de Rota para Bernardo Sousa

Com a prova a decorrer apenas uma semana após o Rali da Finlândia em que Bernardo Sousa e Paulo Babo vão participar dentro do programa estabelecido para o calendário do SWRC, teria de ser encontrada uma solução logística que pudesse viabilizar a participação do jovem piloto na prova rainha da Madeira de onde é oriundo Bernardo Sousa.

Apesar de ter sido contactado pela organização do Rali Vinho Madeira, Bernardo Sousa não vai estar à partida da prova insular.

Foram encetados diversos contactos no sentido de viabilizar a presença com um outro carro que não o Fiesta que é utilizado no Mundial de Ralis, e as condições foram remetidas para o Clube Sports Madeira, sabendo-se agora que não será possível confirmar a presença do actual Campeão de Portugal de Ralis.

Segundo Bernardo Sousa “a iniciativa de nos endereçar um convite para estarmos presentes no Rali Vinho Madeira chegou-nos directamente da organização, solicitando que enviássemos as nossas condições para estarmos presentes na prova, foi o que fizemos, mas recebemos agora a informação de que não seria possível dar o apoio necessário à nossa presença.”

É uma decisão da comissão organizadora a quem cabe em exclusivo decidir, em face das condições que apresentamos de forma clara desde a primeira hora. Temos um plano desportivo traçado para a época e um orçamento calculado em função desse plano inicial, e como é óbvio, a nossa ida à Madeira teria de passar pelo apoio directo à nossa presença já que nunca esteve previsto no plano inicial, e à semelhança do que acontece com outros pilotos convidados. Mesmo que seja público o apelo que é para mim correr na Madeira, sem apoios tal não é possível pois é público que a nossa aposta este ano é o SWRC.”

É uma situação habitual quando as organizações optam por convidar e patrocinar alguns pilotos no sentido de compor uma lista de participantes mais atractiva e isso é igualmente prática do Clube Sports Madeira, mas de novo, ainda não foi desta que chegou a minha vez. Seria bom este ano, pois estaria a correr na minha terra, ostentando o título de Campeão Nacional, o primeiro da Região, e a fazer uma boa campanha no SWRC, mas parece que factores como estes não serão relevantes e se continuará a dar prioridade a outros, embora me custe a perceber o porquê destas escolhas.

Fico obviamente lisonjeado pelo interesse inicial, é sinal que o meu valor é reconhecido pelo Clube, embora pareça não ser ainda o suficiente apesar dos meus resultados e da afinidade local existente. Espero agora que o rali seja um sucesso e que os pilotos convidados e apoiados pelo clube para este ano sejam realmente melhores e mais mediáticos do que seria uma aposta no Bernardo Sousa.

Próxima prova do piloto será o Rali da Finlândia de 28 a 30 de Julho próximos.

press Release Bernardo Sousa

Leia Mais