Mostrar mensagens com a etiqueta FIAAL. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta FIAAL. Mostrar todas as mensagens

sábado, maio 28

Jarama: Nuno Fontainhas à beira do pódio

A equipa FIAAL averbou um positivo 4ª lugar na primeira corrida da Jarama. Coube a Nuno Fontaínhas tripular a Transit da FIAAL na corrida de hoje, e conseguiu aproveitar as lutas circundantes para subir posições.

Os treinos cronometrados não correram de feição à equipa FIAAL. Nuno Fontaínhas averbou o sexto tempo, mas João Fontaínhas ficou pior, pois apenas alcançou o 8 lugar, fruto de problemas eléctricos com a Ford Transit, que permitiu apenas efectuar 5 voltas ao traçado espanhol.
A primeira corrida também não começou bem, pois Nuno Fontainhas desceu até o 8º posto logo de início, mas depois foi recuperando paulatinamente, e aproveitando as disputas entre os adversários ficou às portas do pódio, acabando no 4º posto.

CRÓNICA CORRIDA 1 - JARAMA

Teve lugar esta tarde no circuito madrileno de Jarama a primeira das duas corridas queconstam deste que é o terceiro evento do ano do Ford Transit Trophy e, foi sob um calor abrasador que os homens da Auto Rabal comemoram a primeira vitória do ano, num circuito pleno de dificuldades, mas no qual João Diogo Lopes e Filipe Martins revelaram desde cedo um andamento muito forte.

O dia arrancou com as duas sessões de treinos cronometradas que definiram os lugares da grelha para, respectivamente, a primeira e a segunda corridas, representaram, afinal, uma primeira amostra da animação que se vive de cada vez que as Ford Transit entram em pista.Os homens da Auto Rabal (João Diogo Lopes/Filipe Martins) estiveram em evidência,acabando por garantir a “pole position” para ambas as corridas, mas a verdade é que nas duas sessões, quer Pedro Salvador quer José Pedro Leite, os dois pilotos da equipa C.A.M,estiveram sempre por perto, discutindo à décima o melhor lugar na grelha de partida. Refira-se que ao cabo das duas sessões foi João Diogo Lopes o piloto mais rápido à pista (1ª sessão oficial), com a marca de 2m05,489s, a uma impressionante média de 110,448 Km/h. Por outro lado, merece destaque o facto de na segunda sessão oficial os cinco pilotos mais rápidos terem ficado separados por menos de um segundo. Pois a corrida, plena de animação e com muita luta ao longo de todo o pelotão, acabou por confirmar as indicações saídas dos treinos cronometrados, mas apenas no tocante aos dois lugares cimeiros: João Diogo Lopes levou a Transit da Auto Rabal à vitória, enquanto Pedro Salvador, que defende as cores da C.A.M., garantiu o segundo posto. O terceiro lugar final, e após uma série de escaramuças que resultaram em várias trocas de posição, acabou por sorrir a Nuno Santos (StockCar). Rui Azevedo esteve muito tempo no terceiro lugar, mas uma travagem tardia e consequente toque por parte de Valter Cardoso (Beta/Eni) resultou no abandono do representante da Daro.

No final da prova, João Diogo Lopes tinha razões de sobra para estar contente, afirmando que “ foi uma corrida dura, mas o esforço foi claramente compensador. Tive que gerir que efeito o calor podia ter nos pneus, mas também em mim. Sensivelmente ameio percebi que podia segurar um pouco um andamento e consegui uma vitória que me deixa muito satisfeito."
  Quanto à Transit entregue aos convidados da Ford e da QF, hoje a responsabilidade coube a Kike Salgueiro, jornalista galego que encerrou o dia com um enormíssimo sorriso nos lábios.Salgueiro comentou de forma entusiasta que “ foi muito divertido e estou muito contente por me ter sido dada a oportunidade de experimentar este troféus. A Transit surpreendeu-me e acabei por conseguir tirar partido dela, não me livrando, ainda assim, de uma ou outra situação mais complicada. Acima de tudo, valeu a pena!

A segunda corrida deste fim-de-semana madrileno tem lugar amanhã (Domingo), a Partir das11h45 locais (uma hora a mais do que em Portugal).
Classificação da 1ª Corrida (Provisória):
1º João Diogo Lopes (Auto Rabal), 15 voltas em 31m53,735s
2º Pedro Salvador (C.A.M.), a 5,153s
3º Nuno Santos (Stock Car), a 7,626s
4º Nuno Fontainhas (FIAAL), a 46,780s
5º Lourenço Rosa (Maivex), a 57,537s
6º Kike Salgueiro (Ford/QF), a 58,927s
7º Renato Machado (M.Coutinho), a 1m00,540s
8º Valter Cardoso (Beta/Eni), a 1m41,335s

Leia Mais

sexta-feira, maio 27

Transit Trophy agora em Jarama

Apenas uma semana depois de terem competido na Rampa Internacional da Falperra, os pilotos e equipas do Ford Transit Trophy 2011 ultimam os preparativos para rumar a terras de Espanha, mais concretamente ao circuito de Jarama, onde terá lugar a 3ª ronda da temporada.

Será a primeira jornada em terra de nuestros hermanos, país que voltará a receber novamente os pilotos da competição organizada pela Ford e pela Q&F já na recta final da época, mas dessa vez no traçado de Jerez de la Frontera.

Uma vitória numa das duas corridas do Estoril e o 3º lugar alcançado na Falperra no conjunto das quatro subidas de prova dão à formação da Beta/Eni a liderança provisória do Ford Transit Trophy 2011, pelo que chegam aos arredores de Madrid em ponto de mira de todos os rivais, que irão procurar suplantar os homens da Ford Transit com o nº 83. Já a CAM Sport ruma a Espanha embalada pelo triunfo conjunto na Falperra, pelo que quererá aproveitar o embalo para voltar a subir ao lugar mais alto do pódio. Já os campeões em título, a dupla de pilotos da AutoRabal/Espoauto, contam, também eles, com uma vitória na dupla jornada de arranque no Estoril, mas já na subida ao santuário do Sameiro não foram além do 4º lugar, pelo que chegam a Jarama a 10 pontos dos líderes. Igualmente interessada na vitória estará, seguramente, a StockCar Megastore, que depois de um 2º e um 4º lugares no Estoril e de ter terminado em 2º na Falperra (foram os mais rápidos em duas subidas), tem como objectivo continuar a subir ao pódio, sendo o próximo passo alcançar o 1ºlugar.

Mas se estas parecem ser as quatro equipas candidatas a uma vitória espanhola, o facto de estarmos num traçado que vai assistir, pela primeira vez, à actuação desta inédita competição monomarca, poderá permitir o aparecimento de outras equipas a lutar pelos melhores lugares. Não será, por isso, de estranhar se virmos a Daro, a FIAAL, a Maivex ou a M Coutinho Ibertal (a mais rápida em duas das subidas da Falperra) a discutirem as primeiras posições.

Isto sem esquecer a formação da Ford/QF que, desta vez, será representada através de dois conceituados jornalistas espanhóis – Kike Salgueiro (do AutoSport Hebdo) e Juan Collin (da revista Automóvil/autopista) – aos comandos da Transit 260S 2.2TDCi com o nº 45 nas portas.

O programa para os pilotos começa na manhã de Sábado, com duas sessões de treinos livres, seguindo-se outras tantas qualificações ao início da tarde, num dia que termina com a primeira corrida do Ford Transit Trophy 2011 em Jarama. Na manhã de Domingo corre-se a segunda corrida do programa.

publicado em Supermotores

Programa para o Circuito de Jarama (Madrid)*
Sábado, 28 de Maio Domingo, 29 de Maio
09h00-09h15 – Treinos Livres 1 17h20 – Ford Transit Trophy – Corrida 2
09h20-09h35 – Treinos Livres 2
14h15-14h45 – Treinos Cronometrados 1
14h50-15h20 – Treinos Cronometrados 2
17h20 – Ford Transit Trophy – Corrida 1
*Nota: Hora de Espanha (menos 1 hora em Portugal)


Leia Mais

quinta-feira, maio 26

Vídeo Rampa da Falperra - Nuno Fontaínhas (FIAAL)

Leia Mais

quarta-feira, maio 25

Resultados da Transit Trophy

Decorridas duas provas do Transit Trophy, os dois pilotos do Team BETA ENI, António Costa e Valter Cardoso lideram a competição com 40 pontos. Os elementos da equipa FIAAL estão no 11º posto com 10 pontos.


Decorridas duas das setes provas que compõem o Transit Trophy - Circuito ACDME 1, no Estoril, e Rampa da Falperra, é a equipa BETA ENI que tem os seus dois pilotos na frente - António Costa e Valter Cardoso com 40 pontos. Segue-se José Pedro Leite da equipa C.A.M, que venceu a Rampa da Falperra com 37 pontos e Pedro Fins (Stock Car) com 33 pontos.
A equipa FIAAL, que teve que lidar com problemas mecânicos em ambas as provas, tem os seu dois pilotos, João Fontaínhas e Nuno Fontaínhas no 11º posto com 10 pontos.

Classificação Final da Rampa da Falperra:
1º C.A.M. (José Pedro Leite/António Rodrigues), 5m46,668s
2º Stock Car (Patrick Cunha/Pedro Fins), 5m47,631s
3º Beta/Eni (António Costa/Valter Cardoso), 5m48,877s
4º Auto Rabal (João Lopes/Filipe Martins), 5m49,723s
5º M.Coutinho/Ibertal (João Baptista/Paulo Machado), 6m13,991s
6º FIAAL (João Fontainhas/Nuno Fontainhas), 6m18,546s
7º Maivex (Domingos Pinheira/Hélder Silva), 6m21,193s

Classificação do Troféu:

O Ford Transit Trophy regressa à actividade já este fim-de-semana para a primeira de duas rondas internacionais deste ano. A pista de Jarama, situada nos arredores de Madrid (Espanha) acolhe nos próximos dias 28 e 29 de Maio a terceira ronda do troféu da responsabilidade da Ford e da QF, num evento que promete animar de sobremaneira esta segunda temporada da competição.

imagem do Motores Magazine

Leia Mais

domingo, maio 22

Dia mais positivo para o Team FIAAL

A segunda subida da Rampa da Falperra foi mais positiva para o Team FIAAL. Depois de resolvidos os problemas com os travões, ambos os pilotos algarvios melhoraram significativamente o seu registo, e acabaram no 6º lugar final.

O dia de ontem ficou marcado pelos diversos problemas de travões da Transit da equipa FIAAL, facto que limitou não só o resultado mas também a confiança de João e Nuno Fontaínhas. O dia de hoje, e com os problemas solucionados os resultados foram mais animadores - na primeira subida João Fontaínhas retirou 3,86 segundos ao tempo de ontem, e Nuno Fontaínhas com o excelente tempo de 2:54,056, tira 8,899 segundos sendo inclusive o 4º tempo da manga. Uma evolução muito satisfatória que culminou no 6º tempo final.

RESULTADOS ONLINE

CRÓNICA DIA 2

Transit: Leite e Rodrigues vencem na Falperra
Depois das excelentes indicações dadas ao longo do dia de ontem, com a disputa das primeiras subidas de prova, era aguardado com natural expectativa o desfecho da segunda prova do Ford Transit Trophy, disputada este fim-de-semana inserida no programa da 32ª Rampa Internacional da Falperra, prova do Campeonato da Europa de Montanha.

O certo é que as Transit da competição organizada pela Ford e pela QF voltaram a surpreender, com a luta pela vitória final a manter-se até aos últimos metros da derradeira subida.

A equipa C.A.M. acabou por levar a melhor sobre as demais, mas a curta vantagem que separou José Pedro Leite/António Rodrigues dos segundos classificados (Stock Car), prova não só o elevadíssimo grau de competitividade que se vive no Ford Transit Trophy, mas também a evolução que cada equipa foi conseguindo realizar ao longo do fim-de-semana, num traçado conhecido pela sua exigência e onde o conhecimento do mesmo desempenha um papel crucial. A equipa da Stock Car ocupou a segunda posição com Patrick Cunha a deter a melhor marca absoluta em termos de Ford Transit Trophy, tendo realizado a sua última subida em 2m50,838s.

A fechar o "top 3" ficaram os representantes da Beta/Eni (António Costa/Valter Cardoso), eles que registaram uma evolução muito notória ao longo dos dois dias de prova, acabando por ver premiado com a subida ao pódio o esforço desenvolvido. Destaque também para João Diogo Lopes/Filipe Martins que levaram a Ford Transit da Auto Rabal a um meritório quarto lugar, apesar do enorme obstáculo com que se depararam ao longo de toda a prova e que se prendeu com a sua falta de conhecimento do traçado minhoto.

A prova deste fim-de-semana ficou marcada pela desclassificação da equipa Daro, que, aliás, foi inicialmente dada como vencedora da prova do Ford Transit Trophy, muito por culpa do tempo "canhão" assinado por Jorge Areia - que na derradeira subida rubricou a marca de 2m50,836s. Porém, uma irregularidade técnica detectada pelos comissários técnicos do troféu ditou a vitória da formação apoiada pelo concessionário Ford C.A.M, que teve como um dos protagonistas José Pedro Leite que no final sublinhava: "lamento a desclassificação do Rui (Azevedo) e do Jorge (Areia), em definitivo, não é desta forma que gosto de ganhar. De qualquer modo, face ao que mostrámos durante o fim-de-semana, só posso estar contente. Sinto que impusemos um bom ritmo em todas as subidas e a verdade é que os tempos que fizemos só não foram melhores porque numa ou outra situação exagerámos e batemos, felizmente sem grandes estragos!"

Referência ainda para as equipas da M.Coutinho/Ibertal com João Baptista e Paulo Machado a garantirem o 5º lugar, logo à frente dos homens da FIAAL que, depois de um aturado trabalho nocturno para resolver uma crise com o sistema de travagem da Transit "algarvia", conseguiram imiscuir-se entre os da frente, com Nuno Fontainhas a assinar o quarto melhor tempo na derradeira subida de prova. A encerrar a classificação do troféu, ficou a equipa da Maivex, apesar do boa toada evidenciada por Hélder Silva no segundo dia de prova, que o levou a garantir a quinta melhor marca na última passagem pelos 5200 metros do traçado da rampa.

Quanto ao convidado da Ford e da QF, o jornalista Pedro Gil Vasconcelos, encerrou o fim-desemana fazendo um balanço claramente positivo desta sua estreia aos comandos da Ford Transito. A verdade é que, mesmo longe dos tempos dos pilotos que habitualmente disputam o troféu, o jornalista portuense não deixou de mostrar um enorme empenho na tentativa de baixar as suas marcas: "foi um fim-de-semana divertido, no qual o meu esforço foi sendo progressivamente premiado com menos segundos no cronómetro. Adorei a experiência, mesmo que em termos de competição tenha andado, obviamente, longe das marcas dos pilotos. A verdade é que o carro me surpreendeu, em boa parte pelas performances que desenvolve, mas também pela facilidade de condução. Tratou-se de uma surpresa muitíssimo agradável.

artigo complementar publicado em Supermotores

VIDEO DA SUBIDA

Leia Mais

quinta-feira, maio 19

Ford Transit Trophy 2011 na Rampa da Falperra

Depois do Caramulo em 2010, os 10 furgões que compõem a presente caravana do Ford Transit Trophy irão, este ano, subir os 5.200 metros da Rampa Internacional da Falperra. Nuno e João Fontaínhas defendem as cores da FIAAL e, à semelhança do ano passado, tem uma hipótese de brilhar em estrada.


No ano passado foram as formações da FIAAL (treinos cronometrados) e da CAM Sport (subidas de prova) quem fez as manchetes da vasta cobertura de imprensa do longo programa da Rampa do Caramulo, grande parte dele dedicado aos automóveis clássicos. Já este ano, a 2ª prova do Ford Transit Trophy 2011 integra-se no programa do Campeonato Europeu de Montanha, evento também pontuável, entre outros, aos Campeonatos de Portugal, de Espanha e Ibérico da modalidade.

Falando de 2011, os favoritos à vitória são os mesmos de há um ano – as Transit Trophy da FIAAL e da CAM Sport – mas também as equipas que venceram a prova inaugural da presente série, a Auto Rabal/EspoAuto e a Beta/ENI, que pretendem ver aumentado o seu pecúlio pontual. Bretescar, M Coutinho/Ibertal, Daro, Stock-Car Megastore e Maivex, para além da estrutura da Ford/QF, terão, também feito os trabalhos-de-casa e apresentam-se à partida com a mira na vitória.

À partida desta 2ª jornada dupla (em que cada subida de rampa contará como um resultado independente), as classificações apresentam os pilotos da Beta/ENI (nº 83) na liderança, com 25 pontos, completando-se o pódio com as duplas da Auto Rabal/EspoAuto (nº 1) e da Stock-Car Megastore (nº 28), respectivamente com 18 e 15 pontos.

Acrescente-se que nesta jornada e à semelhança de todas as provas deste ano, a Transit com o nº 45 nas portas, da Ford/QF, contará com um jornalista atrás do volante. Cabe a Pedro Gil de Vasconcelos essa estreia aos comandos de uma Transit 260S 2.2TDCi de competição.

Classificação do Ford Transit Trophy (após duas corridas):

Cls. Nº Piloto Pontos
1 83 António Costa e Valter Cardoso 25
2 1 Filipe Martins e João Diogo Lopes 18
3 28 Pedro Fins e Nuno Santos 15
4 26 Pedro Salvador e José Pedro Leite 12
5 10 Paulo Renato Machado e João M. Baptista 10
6 33 Rui Azevedo e Jorge Areia 8
7 99 Hélder Silva e Domingos Pinheira 6
8 45 João Sena e Paulo Cardoso 4
9 70 Nuno Fontaínhas e João Fontaínhas 2
10 9 Ivo Nogueira e Júlio Jacinto 1

Programa para a Rampa Internacional da Falperra (Braga)
Sábado, 21 de Maio
08h16-10h20 – Treinos Livres – 1ª Subida (Piloto 1)
11h20-12h00 – Treinos Livres – 2ª Subida (Piloto 2)
14h25-15h04 – Ford Transit Trophy – Subida 1 (Piloto 1)
17h02-17h41 – Ford Transit Trophy – Subida 2 (Piloto 2)

Domingo, 22 de Maio
09h42-10h21 – Ford Transit Trophy – Subida 1 (Piloto 1)
11h58-13h06 – Ford Transit Trophy – Subida 2 (Piloto 2)

modificado de contarotacoes

Leia Mais

sexta-feira, abril 22

Transit Trophy - A Internacionalização do Sucesso

O Ford Transit Trophy nasceu em 2010 e está a crescer em inúmeras vertentes. A crescer em dimensão, raio de acção, interesse e competitividade, inúmeros aspectos que o tornam cada vez mais ímpar, ou não fosse ele o único troféu monomarca no Mundo disputado por furgões.

Mas não há que descansar sobre os louros conquistados, sendo que a sua visibilidade vai crescer ainda mais em 2011, já que sairá das fronteiras de Portugal, rumando, numa primeira fase, à vizinha Espanha. Serão, aliás, duas as saídas de portas, uma já no final de Maio, outra em meados de Outubro.

Podemos, de facto e tal como esperávamos, considerar o primeiro ano do Ford Transit Trophy como um verdadeiro sucesso, sendo claramente uma aposta ganha por parte da Ford e da QF, co-responsáveis pela sua organização, bem como por todos os seus parceiros, equipas e respectivos patrocinadores”, refere Anabela Correia, Directora de Comunicação e Relações Públicas, Ford Lusitana. “Inovando como é nosso apanágio, criámos uma nova vertente na área do desporto motorizado, através de um evento nacional completamente inovador no actual panorama automobilístico, um projecto único, rodeado por uma imagem muito dinâmica e de elevado interesse, dentro e fora das pistas. Depois do sucesso nacional – expresso nas audiências, no retorno e na elevada satisfação de todos os envolvidos – queremos agora expandir-nos, sendo Espanha o primeiro destino fora de portas”.


7 provas, sendo 2 em Espanha

A presente temporada do Ford Transit Trophy arrancou no Circuito do Estoril no primeiro fim-de-semana de Abril, como suporte ao programa do Campeonato de Portugal de Circuitos. Foram duas corridas de tirar o fôlego, com vitórias das formações da Beta/ENI e da Auto Rabal/Espoauto.

A partir daqui é sempre a subir, o que até se aplica na íntegra na próxima jornada, a disputar no penúltimo fim-de-semana de Maio. Falamos da subida da Rampa Internacional da Falperra, sendo que o Ford Transit Trophy integra o programa do Campeonato Europeu de Montanha. Uma semana depois, ruma-se ‘a casa de nuestros hermanos’, ao Circuito de Jarama, nos arredores de Madrid, completando o programa de corridas do Campeonato IberGT e do Campeonato de Espanha de GT.

Após um mês de Junho para respirar, rever e actualizar as Ford Transit Trophy 2.2TDCi de 180cv, colocando de novo tudo operacional, o Ford Transit Trophy 2011 corre-se no Circuito da Boavista (no primeiro fim-de-semana de Julho), desta feita integrando o programa de provas do WTCC-World Touring Car Championship, em novo crescendo de visibilidade.

Novo retemperar de forças de dois meses no Verão e o troféu regressa às pistas em meados de Setembro, no Circuito de Portimão, em suporte aos Campeonatos IberGT, Espanha de GT e de Portugal de Circuitos. Sempre a somar! Um mês depois a caravana das Transit de competição e todo o ‘circo’ em seu redor ruma, de novo, até Espanha, desta feita ao Circuito de Jerez de La Frontera, onde se encontrará com os bólides do Campeonato IberGT e do Campeonato de Espanha de GT.

A segunda época do Ford Transit Trophy terminará no Circuito de Braga, em meados de Novembro, tal como iniciou a temporada, em festa e em apoio ao Campeonato de Portugal de Circuitos, que ali terá a sua derradeira jornada. Ali se encerrará mais um ano de sucessos, premiando os novos Campeões.


Ford Transit Trophy 2011 – Calendário & Vencedores

02-03 Abril* Circuito ACDME 1 (Estoril) Vencedor Corrida 1: Beta/ENI


Programa do CPC Vencedor Corrida 2: Auto Rabal/Espoauto

21-22 Maio** Rampa da Falperra (Braga) – Programa do CEM
28-29 Maio Circuito de Jarama (Madrid) – Programa do IberGT e CEGT
01-03 Julho Circuito da Boavista (Boavista) – Programa do WTCC
16-18 Setembro Circuito Algarve 2 (Portimão) – Programa do IberGT, CEGT e CPC
15-16 Outubro Circuito de Jerez de la Frontera (Jerez) – Programa do IberGT e CEGT
19-20 Novembro Circuito de Braga 2 (Braga) – Programa CPC
Notas: * Jornada já realizada; ** Próxima jornada (duas subidas de rampa); CPC: Campeonato de Portugal de Circuitos; CEM: Campeonato Europeu de Montanha; IberGT: Campeonato IberGT; CEGT: Campeonato de Espanha de GT; WTCC: World Touring Car Championship.

Publicado no site oficial do Transit Trophy

Leia Mais

segunda-feira, abril 11

Galeria de Imagens Team FIAAL - Circuito do Estoril

O Transit Trophy arrancou na semana passada, com o Circuito do Estoril. Pelo segundo ano consecutivo, o TEAM FIAAL marca presença, com os irmãos João e Nuno Fontaínhas. Apesar de nao ter sido um fim-de-semana proveitoso para a equipa algarvia, proporcionou umas boas imagens.

As fotos foram gentilmente cedidas pelo João Costa, para o Fórum Ralis a Sul.




GALERIA TEAM FIAAL - Circuito do Estoril ACDME









Leia Mais

terça-feira, abril 5

Rescaldo da participação da equipa FIAAL no Estoril

Através da sua conta de Facebook, o Nuno Fontaínhas fez um rescaldo da participação no Circuito do Estoril. A prova de abertura da temporada não correu bem para a equipa algarvia, pois João Fontaínhas abandonou e Nuno Fontaínhas foi 7º na segunda corrida.

Transit trophy 2011 - Estoril - FIAAL
por Nuno Fontainhas, segunda, 4 de abril de 2011 às 12:14


A primeira prova do Transit trophy 2011 que se realizou no Estoril não correu nada bem para a ( FIAAL ).

Começou logo nos treinos livres onde tivemos muitos problemas na afinação da suspensão e de travões já que estes bloqueavam assim que se pisava o pedal o que condicionou os nossos tempos e as nossas corridas.

Com a subtituicão de vários componentes da carroçaria para fibra a carrinha ficou mais leve logo o comportamento em pista tambem mudou bastante e uma vez que não houve tempo para testes fomos um pouco as cegas (apesar de ainda nos faltar retirar mais 20kg á frente pois muitos já tinham essa alteração feita para a prova) A corrida do João estava a correr bastante bem pois estava e 6 lugar numa luta com 4 pilotos onde se discutia o 3,4,5 lugares até que a gasolina falhou e foi obrigado a baixar o ritmo e a 3 voltas do final acabou por abandonar.

A 2 corrida sai da 3 linha da grelha de partida mas acabei por perder 2 lugares devido a vários toques que sofri e ao forte andamento dos adversários,fiz a corrida colado ao homem da Daro que me tapou todos os buracos possíveis para passar para a frente e evolouir em pista,vamos ver se para a proxima corre melhor.

Leia Mais

domingo, abril 3

Nuno Fontaínhas foi 7º na segunda corrida

A segunda corrida disputada no Circuito do Estoril teve Nuno Fontaínhas ao volante da Transit da equipa FIAAL. Um toque e uma animada luta com Jorge Areia, foram os factos de uma corrida em que acabou na 7ª posição.

A equipa FIAAL não tem razões para sair satisfeita da 1ª ronda do Transit Trophy. Depois do abandono de ontem, desta vez Nuno Fontaínhas não foi além do 7º lugar final. Um toque na primeira volta condicionou o desenrolar da prova. Seguiu-se uma animada disputa com Jorge Areia, da equipa Daro, protagonizando uma das mais animadas disputas em pista. Mesmo com problemas na suspensão, Nuno Fontaínhas não baixou os braços, mas não foi suficiente para ir mais além. Sétimo posto, e um fim-de-semana para esquecer. A próxima prova será a Rampa da Falperra, e estará mais ao nível dos pilotos algarvios.

Auto Rabal/EspoAuto domina de fio a pavio
A equipa da Auto Rabal/EspoAuto dominou a segunda corrida do fim de semana do Ford Transit Trophy 2011. Filipe Martins partiu da 'pole-position', e apesar de alguns 'ameaços' dos seus adversários, depressa se destacou, controlando a corrida, terminando com um pouco mais de 10 segundos sobre os seus companheiros de pódio, que foram Pedro Fins, da equipa StockCar Megastore, e Valter Cardoso, da Beta/ENI, por esta ordem.

A equipa CAM voltou a estar em destaque em termos de recuperação de lugares, já que o seu piloto - José Pedro Leite - arrancou da sexta posição, passando no final da primeira volta em quarto, para na sétima volta já estar a discutir a terceira posição, a que subiria na volta seguinte. Tentou depois ir buscar o segundo lugar, mas numa travagem mais 'afoita' no final da reta da meta, o piloto contribuiu para o momento mais quente da corrida, numa luta muito próxima com Pedro Fins e Valter Cardoso, de onde saiu o maior prejudicado, pois um pião relegou-o
para quinto, logrando só recuperar mais uma posição.

Atrás destes a corrida seguia relativamente 'morna', sendo a única exceção a luta que opôs as formações da Daro e da FIAAL, que seguiam a alguma distância da Transit da Maivex. O 8º posto foi sempre do jornalista Paulo Cardoso, o piloto convidado da Ford/QF, resultado igual ao obtido ontem pelo seu colega de redação, João Sena. O 9º e 10º lugares foram sempre ocupados pela M Coutinho/Ibertal e Bretescar.

O homens do pódio:

"Foi uma corrida fantástica, em que consegui tirar todo o partido da Transit, que estava excelente em termos de preparação", referiu o vencedor Filipe Martins. "Foi, por isso e à exceção do arranque, uma corrida tranquila, em que apenas tive de controlar de vez em quando a margem para com os meus adversários. Agradeço aos patrocinadores, nomeadamente à AutoRabal e à EspoAuto, este resultado, deixando uma palavra especial ao Sr Bastos, que após uma longa ausência regressou aos fins de semana de corridas".

Já o segundo classificado Pedro Fins salientou ter realizado "uma corrida em que me preocupei em manter os meus adversários atrás de mim, já que se mostrou impossível ir buscar o Filipe. As curvas para a esquerda eram cada vez mais difíceis de descrever".

Surpreendido no arranque, Valter Cardoso propôs-se "a ir buscar o 2º lugar perdido, tentando aproximar-me do Pedro. Esse esforço inicial fez com que os pneus se estragassem mais do que o previsto, pelo que na parte final da corrida tive alguma dificuldade em suster os ataques do José Pedro Leite, que estava a ganhar vários lugares. Consegui manter a posição e terminar no pódio, num resultado que agradeço aos patrocinadores, à Sports & You e à equipa Beta/ENI".

Classificação Final - Corrida 2 (provisória*)
1º Filipe Martins Auto Rabal/EspoAuto (nº1) 14 voltas em 31m54,126s
2º Pedro Fins Stock-Car Megastore (nº 28) a 10,191s
3º Valter Cardoso Beta/ENI (nº 83) a 11,911s
4º José Pedro Leite CAM (nº 26) a 12,236s
5º Hélder Silva Maivex (nº 99) a 19,819s
6º Jorge Areia Daro (nº 33) a 23,196s
7º Nuno Fontainhas FIAAL (nº 70) a 23,593s
8º Paulo Cardoso Ford/QF (nº 45) a 31,992s
9º Renato Machado M. Coutinho/Ibertal (nº 10) a 34,410s
10º Júlio Jacinto Bretescar (nº 9) a 1m24,099s

informação adicional publicada em Autosport

Leia Mais

sábado, abril 2

FIAAL sem sorte na 1ª prova do Troféu Transit

O fim-de-semana não está a ser positivo para a equipa algarvia. Depois de alguns problemas de afinação na suspensão da Transit, dos treinos, a primeira corrida ficou marcada por um abandono a 3 voltas do fim.

Efectivamente, o circuito do Estoril não é de bom apanágio para a equipa FIAAL. João Fontaínhas foi o primeiro a entrar em acção. Partindo do sexto posto, fruto de uma qualificação com alguns problemas, principalmente na suspensão traseira, teve uma animada luta com o segundo pelotão, até ao abandono devido a falta de combustível. Amanhã, e graças às mudanças regulamentares, é a vez de Nuno Fontainhas que parte da 5ª posição, alcançada na segunda sessão de treinos cronometrados.

1ª CORRIDA:
Estoril 1: António Costa vence a primeira das Transit

A equipa Beta/ENI obteve uma vitória bastante suada na jornada inaugural do Ford Transit Trophy 2011, iniciativa que abriu com uma prova super-disputada a presente temporada da velocidade nacional. Adoptando uma condução sem mácula, António Costa, piloto da Transit Trophy com o no 83 nas portas, saiu da pole-position, liderando de início ao final das 14 voltas completas ao circuito do Estoril.

Mas não se pense que foi uma vitória fácil, pois houve que tirar o melhor proveito do arranque lançado para manter atrás de si os adversários, nomeadamente Pedro Salvador, da formação da CAM. Mas não seria este a principal ‘dor de cabeça’ de Costa, pois Salvador viu-se afectado por um toque na Curva VIP que o atirou para penúltimo. Foi, aliás, este incidente que definiu o rumo das restantes lutas que se desenrolaram ao longo do pelotão.

João Baptista, da equipa M. Coutinho/Ibertal subiu a 2º, tornando-se na ‘sombra’ de António Costa ao longo das restantes 13 voltas da corrida. Apesar das inúmeras tentativas, Baptista não conseguiu levar a bom porto os seus intentos, terminando nessa posição, não sem que nas últimas voltas da corrida ter de se preocupar com a aproximação do 3º classificado.

Esse surpreendente 3º era, nada mais nada menos, do que Pedro Salvador, que depois do toque que sofreu e o relegou para 9º, implementou uma estratégia de recuperação que o trouxe até ao último lugar do pódio, chegando mesmo a ameaçar na última volta os líderes da corrida.

Foi uma vitória muito difícil mas muito saborosa”, começou por referir o vencedor António Costa. “Tive que aproveitar o arranque lançado e não estragar os pneus, poupando-os para as últimas voltas. Tive de suster todos os ataques do João Baptista e, a certa altura da corrida, preocupar-me com a Transit, que começou a falhar, para logo a seguir tudo voltar ao normal. Apesar de tudo isto consegui uma saborosa vitória”.

Para João Baptista “este 2 lugar foi muito bom, pelo que penso que fiz uma boa estreia com a equipa M Coutinho/Ibertal a quem quero agradecer o convite. Houve uma luta aguerrida ao longo de toda a corrida, mas sempre correcta. Foi impossível ultrapassar o António apesar das várias tentativas”, referiu.

Uma corrida de trás para a frente foi o que fez Pedro Salvador. “Infelizmente sofri aquele toque na VIP, senão tinha de certeza estado a discutir o 1º lugar. Assim sendo e com a Transit desalinhada, nomeadamente nas curvas para a direita (e aqui no Estoril há muitas direitas), procurei recuperar o máximo de posições e consegui chegar ao pódio”.

Outras lutas foram-se desenrolando no pelotão que, entretanto se foi ‘diluindo’ ao longo do traçado. A Transit da Stock-Car Megastore lutou com os Campeões de 2010 da Auto Rabal/EspoAuto; as Transit da Bretescar, da Ford/QF e da Maivex discutiam entre si a ‘fuga’ ao último lugar; as vans da Daro e da FIAAL também chegaram a lutar entre si, se bem que esta última tenha abandonado a duas voltas do final.

Tudo somado António Costa e a Beta/ENI registam a 1ª vitória de um fim-de-semana que tem continuidade amanhã (Domingo), pelas 13h30, quando tiver lugar o arranque lançado da segunda corrida do ano. A ‘pole-position’ pertence a Filipe Martins, da Auto Rabal/EspoAuto.

Classificação Final – Corrida 1 (provisória)
1º António Costa - 14v. em 31m04,810s
2º João Baptista - a 0,509s
3º Pedro Salvador - a 1,255s
4º João Diogo Lopes - a 4,287s
5º Nuno Santos - a 5,176s
6º Rui Azevedo - a 28,728s
7º Domingos Pinheira - a 50,073s
8º João Sena - a 53,867s
9º Ivo Nogueira - a 1m00,202s
10º João Fontainhas - a 3 voltas

artigo adicional publicado em Sportmotores

Leia Mais

quinta-feira, março 31

Transit Trophy arranca este fim de semana

O Ford Transit Trophy está de regresso às pistas nacionais. É já no próximo fim-de-semana que arrancam as competições da velocidade e, entre elas, a desforra da temporada inicial da iniciativa de cariz único a nível mundial que a Ford Lusitana e a QF implementaram em 2010, com um sucesso a todos os níveis expectável mas, igualmente, surpreendente!



A primeira contenda do presente ano tem como palco o Autódromo Fernanda Pires da Silva, no Estoril, estando, muito naturalmente, todos os olhos postos na formação da AutoRabal, que levou de vencida toda a concorrência numa muito disputada época inaugural, quer em termos de equipa, quer na tabela de pilotos, com João Lopes e Filipe Martins. Particularmente atentas às evoluções que, entretanto, os Campeões introduziram na sua Transit 2.2TDCi, estão as formações concorrentes, entre Concessionários da Rede Ford e empresas autónomas, pretendendo confirmar que os seus próprios ‘trabalhos de casa’ foram perfeitamente
executados, de modo a tirarem a dita da desforra.

São 10 as formações que, a partir da manhã de Sábado próximo irão evoluir na pista do Estoril, em representação das cores da AutoRabal, Beta/ENI, Bretescar, CAM, Daro Sports, FIAAL, M.Coutinho/Ibertal, Rodivex, Stock-Car Megastore e Ford/QF. Acrescente-se que o programa tem início às 10h30, com as duas sessões de treinos livres, seguindo-se as qualificações perto das 13h00 e, ao final da tarde (17h55) a primeira das duas corridas do fim-de-semana. A segunda tem lugar no Domingo, às 13h30.

Novidades para 2011:
O recurso a um furgão de mercadorias para a realização de um troféu de velocidade não deixa de ser uma iniciativa inédita a nível mundial. "Impossível" ou "improvável" para muitos, mas felizmente de sucesso perfeitamente confirmado para todos os que apostaram no projecto, o Ford Transit Trophy vai fazer evoluir o conceito para 2011.
A imagem mantém-se, tal como o ineditismo inerente, assegurado por tudo o que rodeia a iniciativa, da Transit Village ao conceito gastronómico Chakall, passando pelas próprias decorações, atractivas e de elevado impacto visual, das Transit 260S 2.2TDCi de competição, que em conjunto, resultou num retorno de cerca de 1 milhão de euros na imprensa, que não lhe poupou encómicos.


Mas há que evoluir e consolidar tudo o que se alcançou. Por isso, a organização procedeu a diversos acertos de pormenor:
• O primeiro obriga agora a que cada equipa passe a ter 2 pilotos, correndo um em cada manga, de treinos ou corrida/subida de rampa. Algumas – como a vencedora AutoRabal, com a sua dupla de Campeões – já em 2010 seguiam esta, a partir de agora, obrigatória norma;

• O calendário foi revisto e, entre um total de 7 provas, fazem-se duas incursões por terras de Espanha, pelos circuitos de Jarama (último fim-de-semana de Maio) e Jerez de La Frontera (meados de Outubro). As restantes correm-se nos três traçados fixos nacionais – Estoril (este fim-de-semana), Portimão (Setembro) e Braga (Novembro) – mais a Rampa da Falperra (final de Maio) e a jornada da Boavista (início de Julho), em apoio ao programa do WTCC;

• As pontuações passaram a premiar ainda mais os vencedores, atribuindo-lhes 25 pontos, sendo o restante escalonamento de 18 e 15 pontos para o 2º e o 3º classificado (respectivamente), 12 pontos para o 4º e depois menos 2 pontos para cada um dos seguintes até ao 9º lugar. A partir do 10º posto (inclusive) todos conquistam 1 ponto;

• Quanto à heroína do troféu – a Ford Transit 260S 2.2TDCi 140cv – mereceu, também ela, uma série de evoluções com vista torná-la ainda mais competitiva. Assente num comportamento dinâmico referencial em competição, tendo ainda em conta o tipo de veículo considerado, a organização implementou uma série de soluções técnicas, assentes numa ligeira redução de peso, nomeadamente pelo recurso a fibra de vidro na porta lateral, portão traseiro e capot e pela introdução de vidros das portas em policarbonato, realizando ainda alterações nos braços de suspensão, que passam a usar rótulas mais rígidas. Todas estas soluções visam incrementar a duração dos pneus e, consequentemente, uma redução de custos de cada participante.

Programa para o Circuito ACDME I (Estoril)
Sábado, 2 de Abril
09h30 – Briefing de Pilotos
10h30 – Treinos Livres (20 min) – 1ª Sessão (Piloto 1)
10h55 – Treinos Livres (20 min) – 2ª Sessão (Piloto 2)
12h55 – Treinos Cronometrados (20 min) – 1ª Sessão (Piloto 1)
13h20 – Treinos Cronometrados (20 min) – 2ª Sessão (Piloto 2)
17h50 – Abertura da pré-grelha para a Corrida 1
18h05 – Inicio da Volta de Formação para a Corrida 1 (Bandeira Verde)
17h45 – Ford Transit Trophy (30 min) – Corrida 1 (Piloto 1)

Domingo, 3 de Abril
13h10 – Abertura da pré-grelha para a Corrida 2
13h15 – Inicio da Volta de Formação para a Corrida 2 (Bandeira Verde)
13h30 – Ford Transit Trophy (30 min) – Corrida 2 (Piloto 2

publicado em Supermotores

Leia Mais

quinta-feira, fevereiro 17

Transit Trophy vai a Espanha


O calendário definitivo do Transit Trophy foi publicado, com a inclusão das provas em Jarama e Jerez La Frontera, em Maio e Outubro.


O sucesso da competição portuguesa passa fronteiras até à vizinha Espanha, que recebe não uma, mas duas provas. A terceira prova do calendário, disputada no fim-de-semana de 28 e 29 de Maio, será disputada no Circuito de Jarama, em Madrid. Embora se dispute, apenas, uma semana após a Rampa da Falperra (2ª prova do troféu). Entre 15 e 18 de Outubro, disputa-se a penúltima prova, em Jerez La Frontera, este ano felizmente, não coincide com a prova do Open de Ralis - Rali de Loulé.


Consulte o regulamento actualizado AQUI

Leia Mais

Ford Transit no Rali de Barcelos

À atenção da equipa FIAAL - as informações avançadas por José Pedro Fontes, sobre a sua prestação como viatura de segurança no Rali de Barcelos, assentam que nem uma luva nos dois elementos da FIAAL - João e Nuno Fontaínhas. Se uma das rondas fossem em rali, tinhamos fortíssimos candidatos.

Quem ao longe ouviu uma sirene a aproximar-se, jamais imaginaria ver este sistema acoplado a uma Ford Transit.
Zé Pedro Fontes e seu navegador António Costa conduziram a carrinha número 0 ao limite, de forma a conhecer todo o seu potencial. No início da prova havia alguma apreensão no que respeita às suas capacidades dinâmicas.
Tendo apadrinhado o projecto da Ford Transit, é normal que conheça bem as suas potencialidades, contudo, ao ser deslocada para um cenário completamente alheio ao qual tinha sido projectada, é normal haver alguns receios iniciais tanto a nível de fiabilidade como a nível de prestação”.
No entanto, após o fecho da prova, o entusiasmo foi a palavra de ordem.
Fiquei muito surpreendido com as capacidades desta carrinha. Não parecendo mas esta carrinha é extremamente ágil e resistente. O chassis é fantástico e permite-nos fazer coisas que julgávamos impossíveis para as suas dimensões.
Quando questionado sobre o seu potencial para os ralis, Zé Pedro Fontes mostra-se confiante perante essa possibilidade.
“Acho que seria um projecto muito giro para os ralis. Tem uma excelente base para desenvolvimento e sinceramente acredito que tenha potencialidades para dar cartas num Open de Ralis”.
Quanto aos tempos que foram feitos nesta brincadeira, não os podemos revelar, contudo, levantamos um pouco o seu véu, informando que se estivesse a competir, estaria entre os 18 primeiros em mais de uma centena de inscritos. Isto sem qualquer preparação para ralis, ou seja, com a falta de um travão de mão, travões de diâmetro superior, suspensão de ralis, entre outros aspectos.

publicado no site oficial da Transit Trophy
Foto de MSCFotorali

Leia Mais

quinta-feira, fevereiro 10

Datas para Ford Transit Trophy 2011

O regulamento da prova já foi publicado e com ele as datas e locais para a realização do troféu. Depois da estreia em 2010, a competição tem tudo para ser bem sucedida. O Algarve deverá estar representado novamente pela FIAAL, com os irmãos João e Nuno Fontaínhas.

São sete provas que compõem a temporada de 2011 do Troféu Transit. Com início marcado para o fim-de-semana de 2 e 3 de Abril com o Circuito ACDME 1, no Estoril. Em Maio fazem uma incursão à Rampa da Falperra, e tem outra prova em aberto. Em Julho passam pelo Circuito da Boavista com o WTTC (sujeito a confirmação), depois em Setembro participam no Circuito de Braga 2. Em Outubro existe outra prova que não está definida, e o troféu acaba em Portimão com o Circuito do Algarve 2, em Novembro (felizmente não coincide com o Rali Casinos do Algarve).
Apesar de o Troféu só ter lugar se houver um mínimo de 8 (oito) Equipas inscritas até 15 de Março de 2011, o sucesso de 2010 será preponderante.

CONSULTE O REGULAMENTO DO TROFÉU

Leia Mais

domingo, novembro 21

FORD Transit Trophy faz a diferença

O Ford Transit Trophy foi sem dúvida o acontecimento mais importante da velocidade nacional em 2010 e um dos mais importantes em termos Mundiais apresentando-se como uma competição inédita, bem estruturada, de visibilidade garantida e interessante a todos os níveis.

A Auto Rabal levou o primeiro ceptro para casa, mas a decisão só aconteceu na última corrida.

No ano de lançamento do Ford Transit Trophy, a Ford e o seu parceiro Q&F, estabeleceram um calendário de seis eventos duplos, todos em circuitos, salvo a deslocação ao Caramulo, utilizando por duas vezes a pista do Autódromo Internacional do Algarve e uma vez os traçados do Estoril, Braga e Vila Real.

Seria na vila transmontana que se deu a estreia mundial do Ford Transit Trophy, apresentando-se à partida oito unidades de um dos modelos de maior sucesso de vendas da marca e, nos estreitos mas competitivos arruamentos da mítica Vila Real, seria um veterano a impor a sua lei por duas vezes: Rui Azevedo guiou de forma irrepreensível a máquina da DARO e bateu a dupla da AUTO RABAL (João Lopes e Filipe Martins), Pedro Fins, na máquina da BRM e ainda os irmãos Fontainhas, que pilotavam a Ford Transit inscrita pela FIAAL.

De Vila Real para o Algarve, aí as coisas inverteram-se, passando a AUTO RABAL a recolher o maior número de pontos, à frente da DARO e aparecendo na terceira posição de novo a BRM, mas seria na prova seguinte, em Braga, que se verificaria a primeira grande “viragem” do Troféu, com o aparecimento de uma unidade inscrita pela CAM Sport, com Pedro Salvador no posto de pilotagem.

De Braga ao Estoril, passando pelo Caramulo – onde estava verdadeiramente nas suas “sete quintas” –, Pedro Salvador e a máquina do CAM Sport venceram sempre, deixando para a AUTO RABAL, FIAAL, BRM e BETA-ENI apenas a discussão dos restantes lugares do pódio e o consequente aumento de pontuação, com destaque para a BRM e AUTO RABAL que conseguiram adiar para a derradeira prova – a segunda visita ao AIA – a decisão do primeiro Ford Transit Trophy.

Para além das lutas pela vitória no Troféu, levadas a cabo pelos concorrentes já mencionados, outras participações houve plenas de “fair-play” como foi o caso das protagonizadas pelos pilotos inscritos pela RODIVEX, BRETESCAR, MCOUTINHO-IBERTAL. A estes juntaram-se alguns convidados especiais da Ford e da Q&F, aos comandos na Ford Transit número 45, como Francisco Mota, António Machado, Lígia Albuquerque, Rosário Sottomayor, João Fernando Ramos, Rufino Fontes, Francisco Carvalho e Miguel Barbosa, todos eles mostrando um grande entusiasmo e alguma surpresa pelo facto de encontrarem na Ford Transit um verdadeiro veículo de competição.

E tudo se decidiria na derradeira prova realizada no Algarve. Depois de “ameaçar” e muito a posição de Pedro Salvador (CAM-Sport) no Estoril, a dupla António Costa e Valter Cardoso dominou a jornada de consagração da AUTO RABAL, garantindo um triunfo na primeira corrida e um segundo lugar na segunda, que seria ganha por Pedro Fins na Transit da BRM.

Estava terminada a primeira edição do Ford Transit Trophy, seguindo-se a distribuição dos troféus aos vencedores, com a AUTO RABAL em destaque, seguida da BRM e DARO. A organização decidiu ainda atribuir um prémio entre todos os participantes no Troféu, tendo como base a imagem, organização e mesmo o “fair-play”. O painel de jurados, constituído por representantes de todos os intervenientes neste troféu, atribuiu o 1º lugar à MCOUTINHO-IBERTAL, seguida pela FIAAL e pela a DARO, todas elas separadas por diferenças mínimas!
descontracção

Finalmente, referência a todos os que estiveram com a Ford e Q&F nesta aventura de fazer de um veículo comercial um carro de corrida, com destaque para a Pirelli, Europark Lisboa (Transportadora das Ford Transit), Almerindo & Filhos (Scooters Yamaha), a Central de Cervejas, Portela Cafés e ainda para o fantástico Chakall e toda a sua equipa, responsáveis pelos fantásticos acepipes que foram servidos na Ford Transit Village, um ponto alto sempre em destaque em cada um dos eventos.

retirado de Transit Trophy

Leia Mais

Video da equipa FIAAL no Autódromo do Algarve 2

O Nuno Fontaínhas preparou uma vez mais uma excelente edição da presença da equipa FIAAL no Transit Trophy. Assista ao vídeo da segunda ronda no Autódromo do Algarve. O João Fontaínhas foi 3º classificado e o Nuno foi 5º. Na geral, acabaram no 3º lugar.

Leia Mais

quinta-feira, novembro 18

Sucesso para o Transit Trophy

A temporada de 2010 fica marcada pela estreia do Transit Trophy. Na expectativa de uma competição inédita, o troféu promovido pela Ford foi bem sucedido, e teve lutas muito intensas e interessantes. A equipa FIAAL foi uma das animadoras, e não deixou os créditos por mãos alheias.


Tudo começou com uma ideia original, levar uma carrinha de transporte para as pistas. Inicialmente, os objectivos passavam por levar elementos com pouca experiência (pelo menos um na equipa), numa equipa de dois, aumentando a competitividade.
Fez-se a promoção, a apresentação do projecto e a divulgação. As dúvidas pairaram no ar nos primeiros tempos, principalmente devido aos atrasos nas primeiras provas e ao facto de apenas uma equipa se ter apresentado - a FIAAL. Felizmente, em Vila Real arrancou a primeira prova de uma edição que, aparentemente, será memorável.
De facto, o certo é que nomes como Rui Azevedo, Pedro Fins e Paulo Salvador, de amador nada têm. Perdeu-se alguma da originalidade nas intenções, mas aumentou a competitividade, principalmente porque existiam "devoradores de pista". O facto de existir inversão de grelha de uma corrida para a outra, também aumentava o espectáculo, embora também fosse perceptível grandes diferenças de competitividade. Foi bom ver nomes como António Machado, Rosário Sottomayor, Lígia Albuquerque, Rufino Fontes e Miguel Barbosa atrás do volante daqueles enormes "bólides".
Quanto ao Algarve, preencheu os requisitos iniciais - um piloto com alguma experiência - João Fontaínhas, e um sem qualquer experiência em pista - o seu irmão Nuno Fontaínhas. Mais habituados aos ralis, apanharam pela frente um pelotão com experiência, e com conhecimento das pistas. Este factor, foi essencial, no entanto, e de uma forma geral foram muito consistentes, e os seus resultados eram muito homogéneos. Ou seja, conseguiam andar muito próximo um do outro. Conseguiram duas pole-position (embora na Rampa do Caramulo não contasse para pontos), e ainda subiram ao pódio duas vezes. Estiveram em destaque, com o segundo lugar geral no Caramulo, e este fim-de-semana com o terceiro posto em Portimão 2. O factor menos positivo foi a desclassificação no Circuito do Estoril, mas nada que abalasse a confiança da equipa. Acabaram no quarto posto, com 75 pontos, atrás dos campeões Beta ENI, BRM e Daro.

TOTAIS FINAIS:

Leia Mais

domingo, novembro 14

Nuno Fontaínhas foi 5ª na despedida do Transit Trophy

A primeira edição do Troféu Transit chegou ao fim com a segunda corrida no circuito do Algarve. Nuno Fontaínhas defendeu as cores da FIAAL, e numa prova de trás para a frente conseguiu um positivo 5º posto. O troféu ficou na posse da Auto Rabal.

Depois de ontem, João Fontaínhas, ter finalizado no pódio, ao seu irmão Nuno incumbiu a difícil tarefa de fazer uma corrida de trás para a frente. Fez uma excelente exibição, talvez uma das melhores da temporada. Recuperou várias posições até chegar ao 4º posto. Nessa altura envolveu-se numa animada luta, mas que graças à inexperiência e alguma ingenuidade culminaram numa saída de estrada. Recuperou, voltou à corrida e finalizou no 5º posto. Apesar de tudo um resultado cheio de mérito.
Quanto ao campeonato acabaram no 4º posto, com 75 pontos, numa equipa quase sem experiência em pista, e lutando com verdadeiros especialistas. Defenderam as cores do Team FIAAL, também do Fórum Ralis a Sul, e especialmente do Algarve. Parabéns, com os votos que a experiência se repita em 2011.

Na segunda corrida do Troféu Ford Transit Trophy, a vitória foi para um dos candidatos ao troféu, a BRM, que mesmo assim não evitou a conquista do ceptro por parte da Auto Rabal, num fim de semana dominado pelas cores do Team Beta ENI, que acabou por encerrar da melhor forma a primeira edição do Ford Transit Trophy.

Tudo estava por decidir na segunda corrida do Ford Transit Trophy, ainda mais porque com a grelha de partida invertida e a pista molhada, a indefinição era bastante grande e seria necessário adoptar uma postura algo táctica, para pontuar o mais possível para definir as pontuações finais.

Partindo do final da grelha, o Team Beta-ENI, tinha a tarefa dificultada, pois havia muita gente para ultrapassar e por isso mesmo foi Pedro Fins que aproveitou da melhor forma a sua posição na grelha, para se lançar para a frente, já que a Bretescar efectuou uma falsa partida, pelo quev a sua posição de líder nas primeiras voltas era algo fictícia.

Pelo caminho ficava desde cedo a máquina do CAM Sport, e as posições atrás de Pedro Fins (BRM) eram muito disputadas, principalmente entre a Fiall, Daro, Beta-ENI e ainda pela Ford Transit da Q&F Ford, cujo convidado, Miguel Barbosa, apesar de algumas travagens efectuadas mais no limite, conservava, com muita autoridade um fantástico terceiro lugar absoluto.

A meio da corrida, uma disputa acesa entre a Daro e a Fiall, atrasa a máquina dos algarvios, ao mesmo tempo que facilita a vida dos homens da Auto-Rabal, que vão subindo na classificação, desta feita a contas com um “set-up” menos conseguido para a pista algarvia molhada.

Para Pedro Fins acabou por ser um justo prémio para encerrar a temporada, “até porque tínhamos poucas hipóteses de conquistar o Troféu, devido à distância pontual antes desta corrida. Ontem falhou o combustível e hoje conseguimos ganhar, o que garante uma recompensa final para toda a equipa BRM, que esteve extraordinária durante toda a temporada.”

Já referimos que a vitória final do fim de semana (obtida pela soma de tempos das duas corridas) foi para o Team Beta-ENI, que conquistou nesta sua deslocação ao AIA, uma vitória e um segundo lugar, mas a grande festa foi para a Auto Rabal, que leva para casa o primeiro Ford Transit Trophy.

Para João Diogo Lopes e Filipe Martins, os pilotos que conquistaram o ceptro, foi uma “conquista algo difícil, que fomos construindo ao longo da temporada. Depois da vitória na primeira deslocação ao Algarve, começámos a pensar que seria possível, mas seria no Caramulo que acreditámos estar mesmo na corrida, até porque era a prova em que, teoricamente estaríamos mais há vontade. O sistema de pontuação não prevê muitas diferenças entre as equipas classificadas, pelo que a vantagem que tínhamos antes destas duas corridas, nos garantia alguma segurança e a possibilidade de efectuar uma gestão não muito complicada. Foi isso que fizemos desde o início do fim de semana, apesar de na última corrida as coisas não se terem passado como esperávamos, pois o “set-up” escolhido não foi o mais adequado, mas conseguimos não cometer erros e vencer. Uma vitória que dedicamos aos nossos patrocinadores e a uma equipa que consideramos bastante “caseira” feita com a união de esforços entre a Auto Rabal, JHF Lope e Espoauto, mas que se revelou muito eficiente em todas as provas que disputámos. Também queremos agradecer à Q&F e á FORD que nos ajudaram no nosso project e esperamos agora conseguir regressar em 2011, para tentar revalidar este título.”

Em 2011 o Ford Transit Trophy regressa com a mesma dinâmica, esperando-se mais equipas e a mesma competição e “fair-play” entre todos os participantes.

Classificação final 2ª Corrida:
1º BRM, 13 voltas em 30m37,983s; 2º TEAM BETA-ENI, a 6,269s; 3º Q&F FORD, a 8,575s; 4º DARO, a 9,639s; 5º FIAAL, a 26,827s; 6º AUTO RABAL, a 32,131s; 7º MCOUTINHO-IBERTAL, a 34,616s; 8º BRETESCAR, a 35,339s.

CLASSIFICAÇÃO FINAL AIA 2:
1º TEAM BETA-ENI; 2º Q&F-FORD; 3º DARO; 4º FIAAL; 5º AUTO-RABAL; 6º BRM; 7º BRETESCAR; 8º MCOUTINHO-IBERTAL.

FORD TRANSIT TROPHY:
1º AUTO RABAL, 100; 2º BRM, 89; 3º DARO, 86; 4º FIAAL, 75; 5º CAM, 64; 6º TEAM BETA-ENI, 58; 7º BRETESCAR, 57; 8º MCOUTINHO-IBERTAL, 57; 9º RODIVEX, 41.


texto adicional retirado de Sportmotores

Leia Mais

sábado, novembro 13

Team FIAAL no 3º posto na 1ª corrida do AIA

Acabou à pouco a primeira corrida do fim-de-semana da Transit Trophy. Partindo do 3º lugar, a equipa FIAAL manteve essa posição até o final, apesar da luta directa com Auto Rabal e BRM.

Foi total o domínio do Team BETA-ENI, na primeira corrida do Ford Transit Trophy, disputada no Autódromo Internacional do Algarve, com a máquina pilotada por António Costa, a garantir a vitória por larga margem sobre a AUTO RABAL, que falhou por pouco a conquista do Troféu já nesta prova.

Partindo da pole position, o Team BETA-ENI realizou um bom arranque e sem se distrair com os 'malabarismos' do avião acrobático da Ford, pilotado pelo Cmdt. Luís Garção, que acompanhou de cima a partida da caravana das Ford Transit, cedo tomou a liderança e foi construindo uma vitória aparentemente fácil, sobre um conjunto de pilotos que lutou até ao fim da corrida, pela discussão dos lugares do pódio seguintes.

"Depois dos treinos cronometrados, conseguimos entender qual era o ritmo de corrida que devíamos adoptar. Decidimos atacar de início para ganhar vantagem, já que a Transit fica muito mais difícil de guiar após o meio da prova e assim foi possível gerir a vantagem, garantindo esta vitória, que dedico a toda a minha equipa e aos meus patrocinadores", afirmou.

A equipa da 'casa', a FIAAL, começou por ser a que mais de perto perseguiu os futuros vencedores, mas sempre seguida de perto pela AUTO RABAL e BRM, que discutiam palmo a palmo a conquista do Ford Transit Trophy 2010. As trocas de posições foram frequentes, ao mesmo tempo que, a curta distância, as Ford Transit da Q&F-FORD e DARO, lutavam pelo quinto lugar, com o 'regressado' Miguel Barbosa, a dar bastante luta ao primeiro vencedor de uma prova do Troféu, Rui Azevedo.A corrida foi-se desenrolando sem problemas e a meio dos 30 minutos previstos, a AUTO-RABAL ultrapassou a FIAAL em definitivo e já perto do final, a BRM acabou mesmo por se atrasar em definitivo, baixando ao sétimo posto.

Classificação final: 1º TEAM BETA-ENI, 14 voltas em 31m58,140s. 2º AUTO RABAL, a 4,21s; 3º FIAAL, a 6,201s; 4º DARO, a 10,308s; 5º Q&F - FORD, a 10,797s; 6º BRETESCAR, a 34,149s; 7º BRM, a 42,551s; 8º MCOUTINHO-IBERTAL, a 53,908s; 9º CAM-SPORT, a 1m03,498s; 10º RODIVEX, a 1m04,378s.


texto anexo de Autosport

Leia Mais