Mostrar mensagens com a etiqueta Resultados. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Resultados. Mostrar todas as mensagens

domingo, maio 22

Dia mais positivo para o Team FIAAL

A segunda subida da Rampa da Falperra foi mais positiva para o Team FIAAL. Depois de resolvidos os problemas com os travões, ambos os pilotos algarvios melhoraram significativamente o seu registo, e acabaram no 6º lugar final.

O dia de ontem ficou marcado pelos diversos problemas de travões da Transit da equipa FIAAL, facto que limitou não só o resultado mas também a confiança de João e Nuno Fontaínhas. O dia de hoje, e com os problemas solucionados os resultados foram mais animadores - na primeira subida João Fontaínhas retirou 3,86 segundos ao tempo de ontem, e Nuno Fontaínhas com o excelente tempo de 2:54,056, tira 8,899 segundos sendo inclusive o 4º tempo da manga. Uma evolução muito satisfatória que culminou no 6º tempo final.

RESULTADOS ONLINE

CRÓNICA DIA 2

Transit: Leite e Rodrigues vencem na Falperra
Depois das excelentes indicações dadas ao longo do dia de ontem, com a disputa das primeiras subidas de prova, era aguardado com natural expectativa o desfecho da segunda prova do Ford Transit Trophy, disputada este fim-de-semana inserida no programa da 32ª Rampa Internacional da Falperra, prova do Campeonato da Europa de Montanha.

O certo é que as Transit da competição organizada pela Ford e pela QF voltaram a surpreender, com a luta pela vitória final a manter-se até aos últimos metros da derradeira subida.

A equipa C.A.M. acabou por levar a melhor sobre as demais, mas a curta vantagem que separou José Pedro Leite/António Rodrigues dos segundos classificados (Stock Car), prova não só o elevadíssimo grau de competitividade que se vive no Ford Transit Trophy, mas também a evolução que cada equipa foi conseguindo realizar ao longo do fim-de-semana, num traçado conhecido pela sua exigência e onde o conhecimento do mesmo desempenha um papel crucial. A equipa da Stock Car ocupou a segunda posição com Patrick Cunha a deter a melhor marca absoluta em termos de Ford Transit Trophy, tendo realizado a sua última subida em 2m50,838s.

A fechar o "top 3" ficaram os representantes da Beta/Eni (António Costa/Valter Cardoso), eles que registaram uma evolução muito notória ao longo dos dois dias de prova, acabando por ver premiado com a subida ao pódio o esforço desenvolvido. Destaque também para João Diogo Lopes/Filipe Martins que levaram a Ford Transit da Auto Rabal a um meritório quarto lugar, apesar do enorme obstáculo com que se depararam ao longo de toda a prova e que se prendeu com a sua falta de conhecimento do traçado minhoto.

A prova deste fim-de-semana ficou marcada pela desclassificação da equipa Daro, que, aliás, foi inicialmente dada como vencedora da prova do Ford Transit Trophy, muito por culpa do tempo "canhão" assinado por Jorge Areia - que na derradeira subida rubricou a marca de 2m50,836s. Porém, uma irregularidade técnica detectada pelos comissários técnicos do troféu ditou a vitória da formação apoiada pelo concessionário Ford C.A.M, que teve como um dos protagonistas José Pedro Leite que no final sublinhava: "lamento a desclassificação do Rui (Azevedo) e do Jorge (Areia), em definitivo, não é desta forma que gosto de ganhar. De qualquer modo, face ao que mostrámos durante o fim-de-semana, só posso estar contente. Sinto que impusemos um bom ritmo em todas as subidas e a verdade é que os tempos que fizemos só não foram melhores porque numa ou outra situação exagerámos e batemos, felizmente sem grandes estragos!"

Referência ainda para as equipas da M.Coutinho/Ibertal com João Baptista e Paulo Machado a garantirem o 5º lugar, logo à frente dos homens da FIAAL que, depois de um aturado trabalho nocturno para resolver uma crise com o sistema de travagem da Transit "algarvia", conseguiram imiscuir-se entre os da frente, com Nuno Fontainhas a assinar o quarto melhor tempo na derradeira subida de prova. A encerrar a classificação do troféu, ficou a equipa da Maivex, apesar do boa toada evidenciada por Hélder Silva no segundo dia de prova, que o levou a garantir a quinta melhor marca na última passagem pelos 5200 metros do traçado da rampa.

Quanto ao convidado da Ford e da QF, o jornalista Pedro Gil Vasconcelos, encerrou o fim-desemana fazendo um balanço claramente positivo desta sua estreia aos comandos da Ford Transito. A verdade é que, mesmo longe dos tempos dos pilotos que habitualmente disputam o troféu, o jornalista portuense não deixou de mostrar um enorme empenho na tentativa de baixar as suas marcas: "foi um fim-de-semana divertido, no qual o meu esforço foi sendo progressivamente premiado com menos segundos no cronómetro. Adorei a experiência, mesmo que em termos de competição tenha andado, obviamente, longe das marcas dos pilotos. A verdade é que o carro me surpreendeu, em boa parte pelas performances que desenvolve, mas também pela facilidade de condução. Tratou-se de uma surpresa muitíssimo agradável.

artigo complementar publicado em Supermotores

VIDEO DA SUBIDA

Leia Mais

Motonáutica: Jay Price vence em Portimão

O norte-americano Jay Price (Qatar Team) venceu este domingo o Grande Prémio de Portugal de F1 de Motonáutica, em Portimão, da segunda ronda do Mundial, com o português Duarte Benavente (Atlantic Team) a classificar-se no oitavo posto..


Jay Price que saiu do segundo lugar da grelha de partida beneficiou do acidente que obrigou a detentora da "pole position", a norueguesa Marit Stromoy (Team Náutica), a abandonar à 14.ª volta, numa altura em que comandava a corrida.

Stromoy, de 35 anos, a primeira mulher a conquistar o primeiro lugar da grelha em provas de F1 de motonáutica, foi abalroada pelo norte-americano Shaun Torrente (Team Sweden), após o reatamento da corrida, que foi interrompida devido a um acidente com o barco do sueco Jonas Andersson (Team Sweden).

"Estou desapontada, porque estava a correr muito bem, o barco estava com bom comportamento e sentia que poderia vencer", disse Stromoy, após abandonar a corrida.

A norueguesa assumiu-se "desapontada porque sentia que poderia alcançar mais um feito histórico em Portimão."

Com Stromoy fora da corrida, Price liderou até ao final, cumprindo as 42 voltas ao circuito, em 44.08 minutos, seguido do seu companheiro de equipa, o italiano Alex Carella, a mais de seis segundos.

O terceiro lugar do pódio ficou entregue ao piloto dos Emirados Árabes Unidos Thani Al Qamzi (a 11,77 segundos).

O piloto português Duarte Benavente assinalou em Portimão a sua 100.ª corrida, terminando na oitava posição, a mais de 36 segundos do vencedor.

Benavente, o único português a correr no "circo" da Fórmula 1, fez nos treinos livres durante a manhã o terceiro melhor tempo, e manifestou-se satisfeito com o lugar obtido, depois de recuperado vários lugares com a partida do 15.º lugar da grelha.

"Era difícil fazer melhor, porque os pilotos da frente estavam com um andamento muito rápido, num circuito onde dificilmente se consegue ultrapassar", acrescentou o piloto português.

Com a vitória alcançada em Portimão, Jay Price reforçou a liderança no Mundial de Pilotos, somando agora 40 pontos, deixando Alex Carella (30) e de Philippe Chiappe (21), nas segunda e terceira posições, respetivamente.

Duarte Benavente que hoje somou três pontos, ocupa o 10.º lugar, com quatro pontos.

A segunda prova do Mundial de F1 de motonáutica está agendada para os dias 16 e 17 de julho, em Kazan (Rússia).

Classificação GP F1 de Portugal (42 voltas)

1. Jay Price, EUA, (Qatar Team) 44.08 minutos
2. Alex Carella, Qat, (Qatar Team) a 6,49 segundos
3. Thani Al Qamzi, EAU, (Abu Dhabi) a 11,77
4. Philipe Chiape, Fra, (CTIC China Team) a 15,44
5. Sami Selio, Fin, (Mad Croc Team) a 17,95
6. Francesco Cantando, Ita, Singha Racing a 31,28
7. Davide Padovan, Ita, (Mad Croc Team) a 33,02
8. Duarte Benavente, Por, (Atlantic Team) a 36,63
9. Philippe Tourre, Fra, (Atlantic Team) a uma volta
10. Ivan Brigada, Ita (Singha Racing) a uma volta

Classificação Mundial Pilotos:

1. Jay Price, EUA 40 pontos
2. Alex Carella, Ita 30
3. Philippe Chiappe, Fra 21
4. Thani Al Qamzi, EUA 16
5. Shaun Torrente, EUA 9
6. Davide Padovan, Ita 9
7. Jonas Andersson, Sue 7
8. Francesco Cantando, Ita 7
9. Sami Selio, Fin 7
10. Duarte Benavente, Por 4

publicado em Record

Leia Mais

Italianos dominaram corridas no Algarve

Os pilotos italianos dominaram as corridas principais que se realizaram no Autódromo Internacional do Algarve, com Thomas Biaggi a vencer a Superstars Series, Giuseppe Cirro, a International GT Sprint Series enquanto o Ferrari Challenge Europe foi ganho por Max Blancardi. Para o espanhol Jesus Fuster 'sobrou' a Iberian Gentleman Drivers e por fim a Single Seater Series ficou marcada por nova vitória de Steve Worrad.


Muitas e boas corridas no Autódromo Internacional do Algarve, com o - natural - prato forte a ser a corrida dos Superstars Series. Na categoria rainha do fim de semana, ambas as corridas foram ganhas por Thomas Biaggi em BMW M3: "Foram duas corridas muito difíceis. Sempre a dar o máximo para assegurar dois bons resultados. Saio de Portimão muito satisfeito com o trabalho que toda a equipa conseguiu fazer", disse.

No International GT Sprint Series foi Giuseppe Ciro (Ferrari F430) a vencer a primeira prova com uma vantagem de 11 segundos para o segundo classificado, Giacomo Barri também em Ferrari F430. Na segunda corrida, foi a vez de Barri assegurar o primeiro lugar do pódio seguido de Michael Dalle Stelle em Ferrari F430 a escassos 3 segundos.

O Ferrari Challenge Europe realizou a sua segunda corrida este Domingo, e desta vez foi Max Blancardi a vencer seguido do russo Alexandr Skryabin no segundo posto e de Alexey Vasilev no terceiro lugar.

No Portimão Classics, na segunda corrida do Iberian Gentleman Drivers foi o espanhol Jesus Fuster em Porsche 911 o grande vencedor seguido da dupla lusa da ASM Team, António Simões e Armando Paes em Ford Escort RS 1600. A fechar o terceiro lugar do pódio ficou Frederico Fonseca com o Austin Cooper S.

Na derradeira corrida do fim de semana, o Single Seater Series teve mais uma vez Steve Worrad (Van Diemen RF96Z) como vencedor. Dos Clássicos lusos falaremos em peça à parte. Os resultados do fim de semana podem ser consultados em:

http://superstars.perugiatiming.com/

publicado em Autosport

Leia Mais

sábado, maio 21

FIAAL: Problemas para a Transit na Falperra

A primeira subida à Rampa da Falperra não correu de feição para a equipa FIAAL. Problemas com os travões da Ford Transit, e uma consequente falta de confiança impedem melhor que o actual 7º lugar.

João Fontaínhas foi o primeiro a efectuar a súbida e fez um registo de 3:08,356, com uma fase final algo atribulada. Já Nuno Fontaínhas fez a segunda manga, e mesmo com uma atravessadela e um toque conseguiu fazer 3:02,955. Apesar de estarem longe dos primeiros, ainda nada está decidido, pois o resultado final apenas apura os dois melhores resultados, da corrida de hoje e de amanhã.

RESULTADOS ONLINE

CRÓNICA DIA 1

Tiveram lugar esta tarde as primeiras subidas de prova do Ford Transit Trophy na Rampa da Falperra, jornada marcada por temperaturas amenas e uma brisa fresca, não suficiente para afastar o público, que acorreu em grande número à prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho.

Uma vez mais, as Ford Transit que animam o troféu monomarca levado a cabo pela Ford Lusitana e pela QF, num total de 17 concorrentes, causaram impacto, com diversos pilotos a evidenciarem um andamento impressionante no estreito e sinuoso percurso de 5,2 quilómetros da rampa minhota.

Recorde-se que, em termos de Ford Transit Trophy, a classificação final é obtida através do somatório do melhor tempo obtido por cada um dos pilotos de cada Transit, sendo que ambos terão oportunidade de fazer duas subidas de prova - uma disputada hoje e outra amanhã.

Sem que haja qualquer decisão aparente em relação a vencedores, hoje ficou apenas provado que João Batista (M. Coutinho/Ibertal) e Pedro Fins (Stock-Car), são os dois pilotos que, para já, melhores condições reúnem para chegar à vitória nesta segunda ronda do “Trophy”, uma vez que ambos rubricaram os melhores tempos nas suas passagens.

Baptista venceu a 1ª subida, conseguindo a marca de 2m54,323s, mas com um avanço de apenas quatro milésimos para José Pedro Leite, enquanto Rui Azevedo garantiu o terceiro posto, a 1,688s. Este foi, sem dúvida, um dia positivo para João Baptista que revelava no final da sua prova estar “contente com o resultado. Diverti-me e consegui um bom tempo, mas... amanhã há mais!”. Depois de Patrick Cunha ter brilhado no treinos livres, coube a Pedro Fins mostrar credenciais com o carro que exibe as cores da Stock-Car. Fins foi o melhor na segunda subida de prova, tirando pouco mais de oito décimas ao tempo de António Rodrigues (CAM), com Jorge Areia a assegurar o segundo pódio do dia (3º lugar) para a Transit da DARO.

A verdade é que os pilotos menos rodados (muitos deles estreantes na Falperra) foram progressivamente melhorando as suas marcas a cada subida cumprida e neste lote estão não apenas pilotos do Troféu, mas também o convidado da Ford e da QF, o jornalistas Pedro Gil Vasconcelos que, ao final do dia, revelava: “tenho pena que a corrida acabe já amanhã. Se acabasse lá para quinta-feira estou certo de que faria um tempo decente. Acima de tudo estou contente por estar aqui e também por estar a melhorar os meus tempos...”

Cumprido o primeiro dia desta 32ª Rampa da Falperra, o Ford Transit Trophy regressa à pista às 9h42 e às 11h58, horas para as quais estão agendadas as segundas subidas de cada piloto.

Classificação da 1ª Subida

1º João Baptista, 2m54,323s
2º José Pedro leite, a 0,004s
3º Rui Azevedo, a 1,688s
4º Pedro Fins, a 3,298s
5º António Costa, a 4,868s
6º João Lopes, a 6,267s
7º João Fontaínhas, a 14,033s
8º Domingos Pinheira, a 14,209s
9º Pedro Gil Vasconcelos, a 23,569s


Classificação da 2ª Subida
1º Pedro Fins, 2m54,734s
2º António Rodrigues, a 0,826s
3º Jorge Areia, a 1,486s
4º Valter Cardoso, a 2,425s
5º Filipe Martins, a 3,149s
6º Hélder Silva, a 5,270s
7º Nuno Fontaínhas, a 8,221s
8º Paulo Machado, a 12,675s
9º Pedro Gil Vasconcelos, a 21,568

publicada no site oficial

Leia Mais

Superstars já dão espectáculo no Autódromo do Algarve

O Autódromo Internacional do Algarve recebe este fim-de-semana mais um grande evento internacional de automobilismo, o Superstars Series que para além da categoria principal com carros de turismo V8, tem ainda o Internacional GT Sprint como carros de Grande Turismo na sua maioria Ferrari mas também com Corvette e Lamborghini.

Para abrilhantar ainda mais o fim-de-semana e proporcionar ao público um maior número de corridas estão em pista também, o Ferrari Challenge Europe e ainda o Portimão Classics que engloba Taça de Portugal de Single Seater Series e o Iberian Gentleman Drivers.

O programa de hoje foi compacto com a actividade em pista a ter início pelas 9h da manhã e a terminar depois das 20h. Realizaram-se as sessões de treinos livres e qualificação no que toca ao Superstars Series com o italiano Alberto Cerqui em BMW M3 a garantir a ‘pole position’ (1.51.174) para a primeira corrida do fim-de-semana que terá lugar amanhã. Em segundo ficou o Maserati Quattroporte de Andrea Bertolini (1.51.330) e em terceiro Thomas Biaggi (1.51.519) também em BMW M3. Johnny Herbert, o famoso ex-piloto de F1 garantiu o quinto lugar da grelha (1.51.755) ao volante do seu Mercedes AMG.

No Internacional GT Sprint Ciro e Ardagna Perez asseguraram o primeiro lugar da grelha (1.46.577) em Ferrari F430 seguidos bem de perto por Mancini e Cadei em Ferrari 458 (1.46.745). Foram os únicos pilotos a rodar abaixo do segundo 47. No terceiro lugar da grelha está Barri com um Ferrari F430 (1.47.153).

Já teve lugar a primeira corrida do Iberian Gentleman Drivers com António Simões/Armando Paes num Ford Escort Rs 1600 a serem os grandes vencedores. Na Taça de Portugal de Single Seater Series foi Steve Worrad num Van Diemen RF96Z a subir ao lugar mais alto do pódio na Corrida 1. Na primeira corrida do Ferrari Challenge Europe foi Philp Baron o justo vencedor.

publicado em Testdrive

Leia Mais

quarta-feira, maio 18

CAMG explica desclassificações no Rali Vidreiro

Na sequência da desclassificação de Daniel Nunes e Ricardo Teodósio no Rali Vidreiro, já noticiada anteriormente, o CAMG vem agora pronunciar-se publicamente sobre o sucedido, num comunicado que chegou à nossa redacção (Rally-mania) e que passamos a transcrever:


Em virtude da polémica gerada em torno das classificações do Rallye Vidreiro 2011, disputado no passado mês de Abril, vem a sua comissão organizadora e direcção de prova, esclarecer o seguinte:
1) Foram de facto apuradas e confirmadas irregularidades, na conduta desportiva dos concorrentes nº 2 e nº 22, que violam os artigos nº11.4 das Prescrições Específicas de Ralis
2) Estas irregularidades não foram reportadas por oficiais de prova, à direcção da mesma atè ao final do rali, leia-se publicação das classificações finais oficiais
3) No entanto, e ainda que lamentando o atraso com que a direcção de prova foi confrontada com estes factos, não poderia a mesma deixar passar em claro esta situação, reportando assim que lhe foi possível, todos os factos entretanto relatados e confirmados, obedecendo aos prazos regulamentares e procedimentos devidos, ao Colégio de Comissários Desportivos designado para este rali
4) Entendeu este CCD voltar a reunir no passado dia 08 de Maio, convocando os oficiais de prova que testemunharam as irregularidades, bem como os concorrentes que alegadamente as praticaram
5) Confirmados os factos, tendo os mesmos concorrentes admitido voluntáriamente a prática dessas irregularidades, a decisão do CCD foi a da desclassificação dos mesmos concorrentes e a imediata correcção das classificações deste rali, que foi já comunicada a todos os concorrentes classificados no mesmo
6) De acordo com o regulamentado foram afixadas novas Classificações Oficiosas às 21.30 do dia 16 de Maio, tendo-se tornado Classificações Oficiais 30 minutos após
A comissão organizadora e a direcção de prova do Rallye Vidreiro, lamenta mais uma vez todos os inconvenientes do tardio apuramento dos factos, impedindo que o rali tivesse encerrado como è habitual nas nossas organizações, em festa e com o sentimento de tudo termos feito para que público, concorrentes e comunicação social, daqui saíssem mais uma vez agradados com as nossas provas.
No entanto, como sempre tem sido apanágio deste clube, a verdade desportiva está acima de qualquer outro factor, sendo claro que logo que pudemos processualmente desencadear os mecanismos para a repôr, não hesitámos em fazê-lo, conscientes das críticas mais ou menos legítimas de que poderemos ser alvo.


Marinha Grande, 16 de Maio de 2011


publicado em Rally-Mania

Leia Mais

quarta-feira, maio 11

Nunes e Teodósio desclassificados do Rali Vidreiro

A notícia é do site Sportmotores, Daniel Nunes e Ricardo Teodósio foram desclassificados do Rali Vidreiro, devido a factos ocorridos após a última especial.


A confusão começou na cerimónia do pódio do Rali Vidreiro, com as posições da classificação do pódio do Regional Centro a originarem alguns momentos de tensão. Mas não se ficou por aí, segundo notícia do site Sportmotores (que pode ler neste link), foi convocado um Colégio de Comissários Desportivos Extra para avaliar os factos ocorridos após a última especial. Em causa está o apoio ilegal que Ricardo Teodósio prestou a Daniel Nunes, ao empurrar o seu carro até ao parque de assistência.

As duas equipas foram desclassificadas e a nova classificação final irá ser publicada em breve.

publicado em Rally-Mania


Nota adicional - O Ricardo Teodósio, depois de se debater com problemas no segundo troço, ficou muito atrasado na classificação geral, acabando na 46ª posição. Já Daniel Nunes, que praticamente tinha o rali na mão, conseguindo dominar a primeira fase do rali sempre com um andamento espectacular e agressivo, quando estava no momento de gerir a mecânica cedeu (caixa de transferências). Apesar de ter terminado o derradeiro troço, teve que ser ajudado (aparentemente por Teodósio) e penalizou demasiado tempo.

NOTÍCIA ORIGINAL SPORTMOTORES

Os pilotos que alinharam no Rali Vidreiro estão esta semana a receber notificações postais de uma alteração à classificação da prova diputada há um mês. Em causa está a exclusão de dois concorrentes, depois de um longo processo de averiguação, mas que visou a reposição da verdade desportiva.

Daniel Nunes e Ricardo Teodósio foram chamados no passado fim de semana a um Colégio de Comissários Desportivos extraordinário relativo ao Rali Vidreiro, tendo este orgão decidido desclassificar os dois concorrentes. Nunes era o 11º da geral e Teodósio o 46º. Com esta desclassificação os dois pilotos perdem os pontos conseguidos para o Campeonato Open, mas principalmente para o Junior e Regional Centro no caso de Daniel Nunes que tinha somado boas pontuações.

Os factos remontam à ligação do ultimo troço do rali para o parque de assistência, percurso no qual Teodósio empurrou com o seu carro o Mitsubishi de Daniel Nunes que estava em grandes dificuldades mecânicas. Apesar da atitude do piloto algarvio ter sido vista por muitas pessoas, a direcção da prova e o CCD não tiveram conhecimento do facto durante o rali.

Fonte do Clube Automóvel da Marinha Grande explicou ao SportMotores.com que "a direcção da prova só teve conhecimento desta situação mais tarde, quando a mesma começou a ser falada. Durante a prova nenhum oficial de prova nos comunicou estes factos."

Na semana a seguir ao rali esta situação foi muito comentada, tendo inclusivé incendiado as discussões no forum do SportMotores.com. A mesma fonte do CAMG adiantou ainda que "assim que tivemos conhecimentor da situação a nossa unica preocupação foi a de repôr a verdade desportiva. Tratamos de apurar os factos, de ouvir as pessoas que tinham funções de oficiais de prova e que poderiam funcionar como juizes de facto, juntamos tudo num dossier e enviamos para o CCD, o qual entendeu haver matéria para a marcação de uma reunião extraordinária e audição dos intervenientes."

Essa audição decorreu no Domingo, tendo o CCD decidido excluir os dois concorrentes. O nosso interlocutor fez questão de realçar "a postura irrepreensível e totalmente colaborante dos dois pilotos no processo." A nova classificação final provisória da prova será afixada às 21.30h da próxima 2ª feira, sendo a final oficial afixada 30 minutos depois.

Esta mesma fonte justifica o hiato de um mês entre os factos e a decisão final. "É um processo complexo em que temos de apurar os factos e seguir todos os tramites legais, envolvendo várias pessoas e vários organismos. Isto demorou um mês, mas isso é irrelevante, pois o que mais interessa neste caso é a reposição da verdade desportiva em tempo útil, facto que foi conseguido."

Segundo conseguimos apurar ainda no dias posteriores ao rali, Daniel Nunes estava praticamente fora do rali, já com a intenção de entregar a carta de controlo e assumir a desistência. A situação mudou quando Ricardo Teodósio chegou ao local, na sua habitual disponibilidade e desportivismo, e se prontificou para ajudar a dupla Daniel Nunes / Carloso Ramiro a chegar ao parque de assistência. Foi esta acto que acabou por sair caro aos dois pilotos, valendo-lhes uma desclassificação na prova.

Leia Mais

terça-feira, maio 10

Melhor resultado dos portugueses no MINI Challenge

A primeira prova do MINI Challenge Espanha, disputada no passado fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve, trouxe resultados mistos para as duas equipas nacionais da competição.


A nova dupla Gonçalo Gomes e Pedro Salvador, no John Cooper Works do Team Portugal, começou por ser um dos destaques da prova ao ser a mais rápida logo desde a primeira sessão de treinos e, depois, ao obter a pole com mais de 0,5s de vantagem.


A corrida de Endurance, contudo, seria curta para a equipa nacional pois Pedro Salvador não conseguiu evitar um toque em Luigi Mazzali quando rodava na segunda posição, depois do piloto italiano ter travado mais cedo que o previsto para defender a sua posição. Com a direção partida, o piloto de Chaves teve de abandonar e partir para a segunda corrida do último lugar. Salvador ainda conseguiu recuperar oito lugares e terminar a sua corrida individual no 10º posto.

Também Gonçalo Gomes teve de largar da última posição na derradeira corrida do fim de semana, mas o piloto portuense foi sempre ganhando posições e conseguiu subir ao quarto lugar final. Na prática, um resultado escasso atendendo ao potencial demonstrado nos treinos e que colocava o Team Portugal como principal candidato à vitória.


A outra equipa nacional, formada por Paulo Alho e o estreante António Ricciardi, também sofreu as vicissitudes de rodar num pelotão aguerrido e equilibrado. Depois do 15º lugar na qualificação, Alho e Ricciardi terminaram a corrida de resistência na 12ª posição, melhorando para 11º na primeira corrida individual. Na terceira manga, Ricciardi terminaria no 15º lugar.


Depois de Portimão, o campeonato é liderado por Salvador Tineo (53 pontos) seguido pelo ex-piloto de GP2, Javier Villa (44). A próxima prova será em Barcelona a 21 e 22 de maio.

publicado em Autosport

Leia Mais

sábado, maio 7

CPC – Algarve: Fontes/Barbosa vencem na estreia

Miguel Barbosa e José Pedro Fontes venceram a primeira corrida da segunda ronda do Campeonato de Portugal de GT, disputada hoje no Autódromo Internacional do Algarve, oferecendo ao Mercedes SLS GT3 AMG a melhor estreia possível.

Patrick Cunha arrancou bem da pole-position, tendo assegurado o comando da corrida, com o Mercedes assistido pela Sports & You e o Audi R8 LMS GT3 no seu encalço. O piloto do Goodsense Racing Team manteve os adversários sob respeito, mas acabou por realizar um pião o que o atrasou significativamente. Mais tarde, uma passagem extra pelas boxes atirou-o para o terceiro lugar final.

José Pedro Fontes herdou a liderança sempre com Campaniço por perto que o seguia como uma sombra. Esta situação não se alterou com a troca de pilotos, mantendo-se Ni Amorim nos escapes de Miguel Barbosa.

O piloto do Mercedes não se atemorizou e conseguiu manter o primeiro posto, apesar da pressão do veterano da Novadriver, estreando-se a vencer entre os GT’s e oferecendo, juntamente com José Pedro Fontes, a primeira vitória do SLS GT3 em solo português.

Apesar das dificuldades iniciais, o Lamborghini Gallardo do Goodsense Racing Team subiu ao degrau mais baixo do pódio, vendo José Ramos a bandeirada de xadrez a vinte e dois segundos de Miguel Barbosa.

A dupla José Monroy/Francisco Guedes venceu entre os GT4, depois de uma luta inicial com Carlos Alonso/Pedro Lopes, ao passo que Inácio/Santos triunfaram entre os carros de Turismo.

POS CLASSE PILOTOS CARRO TEMPO/DIFERENÇA
1 GT3 José Pedro Fontes/Miguel Mercedes SLS AMG 997 GT3 27 voltas em 51m10,492s
2 GT3 Ni Amorim/César Campaniço Audi R8 a 0,101s
3 GT3 José Ramos/Patrick Cunha Lamborghini Gallardo a 22,492s
4 GT4 José Monroy/Francisco Guedes Ferrari 360 Modena a 2 voltas
5 GT4 Carlos Alonso/Pedro Lopes Aston Martin Vantage a 2 voltas
6 GT4 Steve Worrad Ginetta G50 a 3 voltas
7 T1 N. Santos/Gonçalo Inácio SEAT Leon Supercopa a 3 voltas
8 T1 Nuno Baptista/João Baptista SEAT Leon Supercopa a 3 voltas
9 GT4 Francisco Carvalho/Miguel Ferreira Aston Martin Vantage a 5 voltas
10 GT3 António Cabral/José Cabral Porsche 997 GT3 Cup a 3 voltas
ABANDONOS
GT2 António Nogueira Porsche 911 GT2
GT3 Paulo Moreno/Pedro Moleiro Porsche 997 GT3 Cup

puyblicado em Sportmotores

Leia Mais

quinta-feira, maio 5

Márcio Marreiros lidera o Troféu de Slalons

Decorridas duas provas do TRSS 2011, Márcio Marreiros está na liderança com 40 pontos. Seguem-se Luís Nunes com 34 pontos e José Martins, que é o melhor representante das viaturas de duas rodas motrizes.

Com a vitória no passado 1 de Maio, no Slalom de Alvor, Márcio Marreiros cimentou a liderança no Troféu, somando mais 20 pontos, aos 20 conquistados em Portimão. No entanto, Luís Nunes não lhe fica atrás, e volta a efectuar novamente o segundo posto. Também com viatura idêntica - Mitsubishi Lancer EVO VI, Nunes tem 34 pontos. José Martins, que tripula um Citroën Saxo, soma 29 pontos e está na 3ª posição. Curiosamente segue-se "o seu piloto nos ralis", Rui Coimbra com 15 pontos. No quinto lugar está Mário Jorge com 21, seguido de Renato Leria e Armando Barradas ambos com 20 pontos. Ana Santos é a oitava classificada, seguida de Jorge Baptista e Valter Martins. Estão classificados 20 concorrentes.
A próxima prova está marcada para 26 de Junho, no Parchal.

CLASSIFICAÇÃO DO TROFÉU DE SLALOM DO SUL


Imagem de Luís Mesquita, retirada do Facebook.

Leia Mais

segunda-feira, abril 18

KIA > Francisco Abreu venceu WSK Euro Series!

O madeirense Francisco Abreu venceu é o novo líder da categoria KF2 das WSK Euro Series, depois de ter vencido a prova de Portimão, disputada hoje no Kartódromo Internacional do Algarve naquele que é um grande feito na história do karting português.

Presentes em Portugal estiveram cerca de 260 pilotos distribuídos por quatro categorias, e foi na KF2 que se fez história. Francisco Abreu conquistou a pole-position e venceu duas das quatro mangas de qualificação, garantindo o terceiro lugar na grelha de partida para a pré final, que venceu. Na final, arrancou da pole position e não mais largou o primeiro lugar, conseguindo uma vitória história para Portugal. Valter Rosário (Tonykart/Vortex) também alinhou na categoria KF2, mas não conseguiu apurar-se para a final. Diogo Silva (Tonykart/Vortex) que se estreou na KF1, foi 25º na primeira final e na segunda terminou na 16ª posição. Nick de Vries foi o grande vencedor nesta categoria.

Portugueses modestos na KF3 e KZ1

Na categoria KF3, Henrique Chaves (Zanardi/Parilla) que ainda chegou a rodar nos lugares da frente nas mangas de qualificação, assim como Francisco Mora (FA Kart/Parilla) que obteve um excelente quinto lugar, não conseguiram o apuramento para a final, sucedendo o mesmo a Bruno Oliveira (Zanardi/Parilla) e João Carvalho (Tonykart/Vortex). O grande vencedor desta categoria foi o holandês Max Verstappen (CRG/Parilla).

Na categoria KZ1, Portugal esteve representado por André Serafim (Intrepi/TM), mas este foi forçado a abandonar na primeira final, ganha pelo belga Jonathan Thonan (CRG/Maxter), enquanto na segunda final, o piloto luso foi 22º e holandês Bas Lammers (Intrepid/TM) subiu ao lugar mais alto do pódio. Na KZ2, o suíço Joel Johanssen (energy/TM) venceu as duas contendas.
A próxima prova disputa-se entre 23 e 26 de Junho, no circuito italiano de La Conca, em Muro Lececese.

Classificações

Categoria KF1: Final 1: 1º Chiesa Corse/Nick de Bries (Zanardi/Parilla), 14 voltas; 2º Tonykart Racing Team/Ignazio D’ Agosto (Tonykart/Vortex), a 2,408s; 3º Tonykart Junior Racing Team/Chris Lock (Tonykart/Vortex), a 4,054s… 25o Tonykart Portugal/Diogo Silva (Tonykart Vortex). Classificaram-se mais 6 pilotos. Final 2: 1º N. de Bries; 2º I. D’ Agosto; 3º C. Lock… 16º D. Silva. Classificaram-se mais 15 pilotos.

Categoria KZ1: Final 1: 1º CRG/Jonathon Thonon (CRG/Maxter), 14 voltas; 2o Intrepid Driver Program/Jeremy Iglesias (Intrepid/TM), a 1,028s; 3º Intrepid Driver Program/Bas Lammers (Intrepid/TM), a 1,119s… 33º André Serafim (Intrepid/TM). Categoria KZ2: 1º Energy Corse/Joel Johansson (Energy/TM). Final 2: 1º B. Lammers, 14 voltas; 2º CRG/Arnaud Kozlinksi (CRG/Maxter); 3º Formula K/Yannick de Brabander (Parolin/TM)… 22º A. Serafim. Categoria KZ2: 1º J. Johansson.

Categoria KF2: 1º Tonykart Junior Racing Team/Francisco Abreu, 14 voltas; 2º Birel Motorsport/Kevin Rossel (RK/BMB); 3º Italsport/PTN Racing/Sorensen Lars (Birel/BMB). Classificaram-se mais 31 pilotos.

Categoria KF3: 1º CRG/Max Verstappen (CRG/Parilla), 14 voltas; 2o Energy Corse/Dennis Olsen (Energy/TM), a 2,539s; 3o Baby Race/Nicolai Sylvest (Tonykart/Vortex), a 4,173s. Classificaram-se mais 31 pilotos.

publicado em Fanáticos do Rali

Leia Mais

sábado, abril 9

Teodósio lidera regional Sul

A vitória no Rali de Vila do Bispo deixa Ricardo Teodósio na liderança do Campeonato Regional de Ralis do Sul. Gil Antunes é segundo classificado seguido por Luís Mota.


O CRRS 2011 arrancou com o Rali de Vila do Bispo, desta feita organizado pelo Clube Automóvel de Portimão. Ricardo Teodósio venceu, e lidera a tabela de Condutores com 22 pontos. Segue-se Gil Antunes, que está na vice-liderança graças à bonificação atribuída às viaturas de duas rodas motrizes, com 19 pontos. O facto de Daniel Nunes não estar inscrito no regional favorece também Luís Mota que está no 3º lugar com 18 pontos. Seguem-se Márcio Marreiros com 16 pontos, António Lampreia com 14, e Jorge Baptista com 13. No 12º posto surge João Rodrigues com 8 pontos, e segundo concorrente da Divisão I. Estão classificados 20 concorrentes.
Nos navegadores é Miguel Mendes quem lidera com 22 pontos, seguido de Ricardo Barreto com 19 e André Mota com 19 pontos.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO REGIONAL DE RALIS DO SUL

Leia Mais

domingo, abril 3

Vila do Bispo: E para não variar... deu Teodósio

A história do Rali de Vila do Bispo começa com com o domínio de Teodósio, mas foi a luta pela segunda posição que centrou todas as atenções, com um pequeno David (leia-se Saxo) a bater vários Golias (diga-se Mitsubishi EVO).

A prova de abertura do regional sul de 2011, disputada em terrenos circundantes a Vila do Bispo, manteve a tendência do ano transacto. O campeão, Ricardo Teodósio, teve a seu lado Miguel Mendes, e mesmo com um Mitsubishi menos competitivo que a demais concorrência, superiorizou-se de forma incontestável nas cinco especiais que compunham a prova. E a descrição da luta pela vitória fica-se por aqui.
Logo atrás é que surgia uma animada luta que durou até final. À segunda especial, cinco concorrentes surgiam separados por 2 segundos. A saber, Márcio Marreiros, Orlando Bule, Luís Mota, Carlos Martins, todos em Mitsubishi, e Daniel Nunes que surpreendia com o Citroën Saxo. À especial 3, Orlando Bule, que tinha rubricado um segundo tempo na especial de Vila do Bispo1, começa a debater-se com alguns problemas no Mitsubishi e perde o contacto com os adversários directos. Após o final desta especial, Carlos Martins abandonava e deixava a luta confinada a três protagonistas.
Depois de uma passagem pelo Parque de Assistências, a fica um “tête-à-tête”, entre Daniel Nunes e Luís Mota, com o primeiro a superiorizar-se por uma décima de segundo, pois Márcio Marreiros, com problemas de transmissão, perde algum tempo na segunda ronda, e resigna-se ao quarto posto. E tudo ficaria decidiu na última especial, quando Luís Mota não consegue aguentar o ritmo de Daniel Nunes, que mesmo sem o seu habitual EVO 6, confiou no Saxo para conquistar o segundo posto, e a vitória na Divisão I. Há muito, que o regional não via uma viatura de duas rodas motrizes efectuar tão brilhante prestação. Luís Mota teve que contentar-se com o terceiro posto, mesmo assim, um resultado muito positivo.
Problemas com a caixa de velocidades condicionaram a prova de Gil Antunes e Ricardo Barreto, que acabaram no quinto posto. No entanto, a equipa do Opel Astra rubricou um segundo tempo na última especial do rali, um indicador muito positivo, tendo em conta a luta ao rubro entre os concorrentes à sua frente.
Outra disputa interessante foi protagonizada por Jorge Baptista e António Lampreia pelo sexto lugar. A estrear o Mitsubishi Lancer EVO VI, Jorge Baptista e Edgar Gonçalves, tiveram uma adaptação francamente positiva, e para além de bons tempos, também deram espectáculo ao público presente. Envolveram-se, com o piloto do Ford Escort Cosworth, numa animada luta, e foi apenas na última especial que Lampreia “roubou” a sexta posição por sete décimas (0,7 segundos).
No oitavo posto terminou a equipa Luís Nunes / Nelson Ramos em Mitsubishi Lancer EVO VI, seguidos das duas duplas que participaram com BMW 325 IX - José Carlos Paté/José Gago e Nuno Venâncio/André Barras.
Descendo um pouco na tabela encontramos outra luta interessante na Divisão I, entre João Rodrigues em VW Golf GTi, e Marco Gonçalves num Peugeot 306, que terminaram separados por 0,3 segundos. Luís Reis e Marco António terminaram na 17ª posição, vencendo a classe III, com o Renault 11 Turbo. A fechar o lote de concorrentes que finalizaram o rali, a equipa Nirce Araújo/Paula Vieira, que tiveram em ritmo de aprendizagem, e venceram a categoria reservada às equipas femininas.
Infelizmente, as coisas não correram da melhor forma para nove concorrentes que não lograram finalizar. Entre eles, Carlos Martins e Aníbal Martins que abandonaram após a especial 3. João Monteiro abandonou na primeira especial do dia com problemas no Lancia Delta Integrale, enquanto que Nuno Pinto depois de ter partido uma transmissão na Super Especial, viu a caixa ceder anda no ínício da PE2. Ruben Tabaio abandonou com uma transmissão partida no Ford Escort, e Pedro Lança debruçou-se com inúmeros problemas de travões no Citroën Saxo. Um dado final para o despiste de Marco Ferreira e João Mateus, depois da tomada de tempos da especial 3, que deixaram o Peugeot 106 com “nova aerodinâmica”.
Foi um arranque de campeonato positivo, no entanto, tem um interregno de quase cinco meses, pois só regressa em Setembro, com o Rali de Serpa.

RESULTADOS FINAIS

Leia Mais

quinta-feira, novembro 25

Mais um troféu para Teodósio

2010 é um ano inesquecível para Ricardo Teodósio. Depois dos títulos conquistados no Troféu de Slalons do Sul e Campeonato Regional do Sul, o piloto da Guia sai também vencedor do Critério Aerocap, troféu organizado pelos clubes de Beja e Portimão.

Com tantos sucessos desportivos, por vezes leva algum tempo a assimilar mais uma vitória. O Critério Aerocap, da responsabilidade do Clube Automóvel de Portimão e Aero Clube de Beja, que visava premiar os concorrentes que participavam nas suas provas - Lagos, Serpa, Beja e Portimão, teve como vencedor Ricardo Teodósio. As três vitórias, nas três primeiras provas são suficientes para acumular 36 pontos, e apesar de faltar uma prova, o título já não escapa.
Á entrada da última prova, os lugares secundários ainda estão em aberto, e tudo poderá acontecer. Carlos Martins tem 23 pontos, seguido de João Correia com 22, José Carlos Paté com 20. Logo de seguida, surgem António Lampreia com 19 e Bruno Andrade com 18 pontos. O melhor representante das duas rodas motrizes é João Luís Palma, com 7 pontos.
Nos navegadores, a competição ainda está em aberto. A ausência na primeira prova, faz com que João Luz tenha 24 pontos, apesar de liderar a competição. Segue-se Aníbal Martins com 23, José Gago com 19, Ricardo Barreto e António Morais com 18.
Na Divisão I, reservada às viaturas de duas rodas motrizes, Augusto Páscoa lidera com 8 pontos, fruto das vitórias nas provas alentejanas.Jorge Baptista também tem 8 pontos, no entanto está no 2º posto, devido a menor número de vitórias. João Luís Palma ocupa a 3ª posição com 5 pontos.
Ricardo Teodósio também já venceu a Divisão 2, com 12 pontos, o mesmo acontecendo com a classe 4. Carlos Martins é segundo com sete pontos, seguido de Bruno Andrade e João Correia ambos com 4 pontos.
Na classe I, João Luís Palma lidera com 9 pontos. Com a mesma pontuação, também está Manuel Ribeiro, embora com piores registos. Já longe dos da frente, Alexandre Ramos com 4 pontos é 3º.
Augusto Páscoa lidera a classe 2, com 8 pontos, seguido de Jorge Baptista com 7. João Rodrigues é 3º, com 5 pontos.
Na classe 3, um "isolado" Luís Reis, também já venceu, pois tem duas vitórias - 8 pontos.

CONSULTE TODAS AS CLASSIFICAÇÕES AQUI



Leia Mais

segunda-feira, maio 10

António Alexandre venceu Perícia de Tavira

Resultados da Perícia Cidade de Tavira, que se disputou no dia 8 de Maio.

Leia Mais