Mostrar mensagens com a etiqueta TT. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta TT. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, março 14

Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva o regresso um ano depois

Está de regresso o OceanoTrade Racing Team, com Paulo Graça e Nuno Rodrigues da Silva para abrir com entusiasmo o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno de 2012.


Foi precisamente no mês de Março de 2011 que surgiu um projecto credível para o Todo o Terreno nacional, ao ser lançado o OceanoTrade Racing Team. Uma equipa com ambições, idealizada por Paulo Graça, com o contributo de uma competitiva Nissan Navara Off Road e os dotes de navegação de Nuno Rodrigues da Silva.
Problemas de saúde do piloto, impediram que esse projecto mostrasse a sua face ao longo do campeonato do ano passado.
Foi uma paragem mesmo muito longa. Tentei evitar uma operação à coluna através de inúmeras sessões de fisioterapia, mas infelizmente acabei mesmo por ser operado no passado mês Julho, tendo voltado à vida normal apenas em Novembro”, afirmou Paulo Graça, que, apesar da paragem forçada, sente que este poderá ser um ano completamente diferente.
“Recomeçámos os contactos com a Nissan em Dezembro, e este será um teste a mim próprio. O objectivo é saber como vou reagir e como me vou sentir. Se as coisas correrem bem, posso pensar em fazer a maioria das provas do campeonato”, declarou, confiante Paulo Graça.
Este ano o TT nacional começa em Tavira. As primeiras impressões competitivas vão ser medidas nas selectivas especiais algarvias, com uma lista de inscritos de bastante qualidade.
Não é apenas a presença do campeão nacional Miguel Barbosa, mas também dos jovens Nuno Matos e Ricardo Porém, entre muitos outros valores. Para já não posso pedir muito, pois não sei como vão ser as minhas reacções. No entanto, vou tentar espreitar os primeiros lugares”, conclui Paulo Graça, o mentor do OceanoTrade Racing Team.
A Baja Carmim, organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, arranca no próximo Sábado às 16h00 com duas passagens por um prólogo com quase seis quilómetros, ficando agendado para as 10h00 de Domingo, 18 de Março o longo sector selectivo de 320 km a percorrer em linha.

publicado em TodoTerreno

Leia Mais

Miguel Barbosa: “Pelos testes que temos vindo a realizar sinto que estamos mais fortes”

Arranca já neste fim de semana no Algarve o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, com a Baja Carmim, evento onde a dupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa aos comandos de um renovado Mitsubishi Racing Lancer vão dar início à caminhada que o piloto pretende ser de renovação do título.

Para este ano, o tetra campeão nacional apresenta algumas novidades na sua estrutura em termos humanos e de mecânica. Por um lado, conta com Pedro Velosa como o seu novo navegador, um jovem piloto mas já com bastante experiência de provas de todo-o-terreno, nomeadamente na leitura do terreno; por outro o seu Mitsubishi Racing Lancer passa a estar equipado com um novo motor de 3,0 litros diesel. “Pelos testes que temos vindo a realizar sinto que estamos mais fortes, pois este propulsor é mais eficaz. Com os ensaios acredito que consegui ganhar algum ritmo, sendo que vou para o Algarve com o objetivo de alcançar a vitória. É verdade que tenho um novo navegador, mas sei que isso não impedirá de alcançarmos a meta traçada para esta prova”, explica Miguel Barbosa.

Quanto à Baja Carmim “trata-se de uma prova muito técnica, realizada em zona de serra e que, só por isso, se torna algo mais difícil face às bajas tradicionais. Este ano poderemos ter no calor um adversário adicional e, pelo facto de termos tido um inverno muito seco, acredito que os pisos se apresentem duríssimos. De qualquer modo espero enfrentar uma prova equilibrada e competitiva, mas reafirmo que o nosso objetivo é vencer”, sublinha. A ronda algarvia arranca no sábado (dia 17 de Março) com uma dupla passagem pela superespecial de 5,750 metros. Para domingo está guardado o setor seletivo de 320 quilómetros a percorrer em linha, integrando uma Zona de Assistência colocada no percurso e a contar para o tempo final.

ENTREVISTA AOS 16 VÁLVULAS

compilado de AUTOSPORT e 16 VÁLVULAS

Leia Mais

terça-feira, março 13

Ricardo Porém com ambições ao título

A dupla Ricardo e Manuel Porém vai começar na Baja Carmin, a sua participação no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2012, com ambições ao título absoluto, mas não estando ainda definida a sua participação na totalidade do CPTT, as mesmas apenas serão validadas no decurso da temporada, dependendo igualmente dos resultados alcançados.


Ainda no rescaldo da época de 2011, em que foram poucas as situações em que tudo correu bem para o PRF BOMCAR racing team, a equipa repensou a sua participação com vista à nova temporada, tentando reparar no defeso, algumas das lacunas admitidas ao longo de 2011, para partir, já na primeira prova, com todas as possibilidades de conseguir entrar com o “pé direito”, na disputa pelo título absoluto: “Devido a actual conjuntura, não conseguimos garantir o mesmo número de apoios do ano passado, pelo que em 2012, vamos começar por fazer as duas primeiras provas, analisar os resultados conquistados e depois decidir o que faremos na restante temporada. Temos uma nova equipa técnica, com a qual garantimos uma total revisão e preparação do Bomcar S1 Proto e tanto eu como o Manuel, partimos confiantes em que os problemas técnicos acabaram e em que o carro é cada vez mais competitivo e fiável.»
No ano passado a dupla do PRF BOMCAR racing team, começou a época em grande estilo, garantindo um magnífico terceiro lugar na primeira passagem pela super-especial da Baja Carmin, mas logo a seguir uma falha mecânica forçou a equipa a abandonar. Este ano, esquecido esse azar, há muita confiança no ar: “Temos consciência de que não estávamos a forçar o andamento no ano passado, pelo que não foi por isso que a mecânica falhou. Para esta primeira prova de 2012, tudo vamos tentar para nos mantermos na frente, demonstrando as nossas possibilidades e validando a nossa atuação com a recolha de pontos para um campeonato, para o qual acho que vamos ter que ser muito regulares.”
A Baja Carmin disputa-se no próximo fim de semana na zona de Tavira, sendo dividida em duas partes distintas: Sábado, 17 de Março, uma Super Especial com 5,75 Kms e no dia seguinte, Domingo, um percurso com um total de 330 Kms, sempre com partida e chegada a Tavira. A Super- Especial começa no Sábado às 16h00 e o Sector Seletivo de Sábado, inicia-se às 10h00 de Domingo.

publicado em Motores Magazine

Leia Mais

João Rato preparado para o arranque do CPTT

Nos dias 17 e 18 de Março o Algarve volta a ser palco do arranque do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), a Baja Carmim percorrerá as serras de Tavira e Alcoutim. O prólogo, com cerca de 5 km, será disputado durante a tarde de sábado e no domingo os concorrentes enfrentam uma especial de 320 km em linha, disputada ao cronómetro.



Após a conquista do título no "Desafio Elf/Mazda", a equipa "Xuxas Team Sport" elevou a fasquia dos objectivos e decidiu, esta temporada, disputar o CPTT na íntegra, contando para isso com João Rato que irá defender o "título" entre as Mazdas. A outra dupla da "Xuxas Team Sport" apenas disputará as corridas que fazem parte do"Desafio Total/Mazda".
Assim, a equipa pretende lutar por um lugar no top 5 e renovar o ceptro entre as Mazdas.
O piloto estará ao volante da Mazda BT-50 com que disputou o desafio no ano passado, contudo a novidade estará no banco do lado direito, onde João Rato irá contar com um novo navegador já no próximo fim-de-semana, em terras algarvias. João Rato adianta "Estou muito motivado para a primeira corrida do ano, espero que corra tudo bem. Este ano queremos alcançar novamente todos os objectivos a que nos propusemos e para isso conto com o excelente trabalho da Xuxas Team Sport".

publicado em TodoTerreno

Leia Mais

segunda-feira, março 12

Nuno Matos e Filipe Serra partem otimistas para a prova inaugural do Campeonato de Portugal de TT

Após um ano a desenvolver o Astra Proto, dupla de Portalegre chega à Baja CARMIM, primeira de seis provas do CPTT de 2012, ainda mais forte e motivada Apesar da forte concorrência que se perfila, objetivo é lutar a cada prova pelas primeiras posições da classificação geral

Renovando a aposta no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT), Nuno Matos e Filipe Serra serão uma das duplas a ter em conta, já a partir do próximo sábado, 17 de março, na discussão pelos primeiros lugares da Baja CARMIM, a primeira de seis provas que compõem o calendário de 2012 de uma das mais espetaculares disciplinas do automobilismo nacional. Com um percurso irrepreensível nas categorias secundárias, conquistando o bicampeonato de T8 em 2007 e 2008 e os títulos nacional e mundial de T2 em 2009 e 2010, Nuno Matos cumpriu no ano passado o desejado salto para a categoria rainha do CPTT, estreando um novo Astra Proto construído de raiz em Portugal. “Era um passo lógico e muito desejado, mas que implicou um grande esforço a todos os níveis, uma vez que tivemos que repensar todo o projeto e desenvolver um carro completamente novo, com todos os riscos que isso implicava. Obviamente, a fase inicial da época foi a mais difícil, porque tivemos que ultrapassar alguns problemas normais de juventude e adaptar o nosso estilo de condução às próprias características deste carro”, recorda Nuno Matos, apontando a deslocação à Baja Espanha Aragon como o ponto de viragem da última época. “Foi uma prova que serviu para validar todo o trabalho que vínhamos desenvolvendo no carro e nos devolveu a confiança que precisávamos para enfrentar a segunda metade do calendário. De tal forma que, logo no reatar do campeonato português, conseguimos o nosso primeiro pódio absoluto na Baja Proença-Oleiros e, logo de seguida, na deslocação a Idanha-a-Nova, a nossa primeira vitória à geral em provas do campeonato”, lembra, ainda, o piloto de Portalegre que no final do ano falharia por apenas 2 pontos a conquista do vice-campeonato absoluto. “Foi pena, porque seria a cereja em cima do bolo… Mas, enfim, é um objetivo que transita para este ano, onde esperamos aproveitar a experiência e os quilómetros acumulados para sermos cada vez mais competitivos e, sobretudo, ainda mais regulares”, assume. Relativamente a esta primeira prova do ano, Nuno Matos confessa a sua ansiedade, mas admite que não é para já fácil antecipar um resultado: “Será, essencialmente, uma prova para medir o pulso às ambições de cada equipa e onde o importante será mesmo começarmos… bem. Algo que não conseguimos há um ano, quando um problema mecânico ditou a nossa desistência logo na Super Especial. Este ano, esperamos cumprir todo o percurso, que seguramente terá a sua fase decisiva no longo setor de domingo e nas eventuais paragens que cada equipa opte por fazer na Zona de Assistência”, antevê o piloto.

Com um percurso que totaliza cerca de 520 km, percorrendo o Sotavento Algarvio e o Baixo Alentejo, a Baja CARMIM será disputada ao longo de dois dias, iniciando-se na tarde de sexta-feira, pelas 16h00, com a primeira de duas passagens pela Super Especial (5,75 km) que o Clube Automóvel do Algarve desenhou nas imediações de Tavira. Para domingo, 18 de março, a Organização preparou um percurso de 320 km em linha nos concelhos de Alcoutim e Mértola, com dois pontos de assistência facultativa, sempre no mesmo local, respetivamente aos km 76 e 152. A cerimónia de pódio está prevista para as 17h00, na Praça da República, no centro da cidade de Tavira.
Mais informações sobre a prova em www.clubeautomovelalgarve.pt.


PROGRAMA
Sábado, 17 de março 2012
15h15 Partida do Parque Fechado (Praça da República) 16h00 Partida para a Super Especial 1 (5,75 km) 16h30 Partida para a Super Especial 2 (5,75 km) 19h30 Conferência de Imprensa no Mercado da Ribeira (Praça Velha)
Domingo, 18 de março 2012
08h30 Partida do Parque Fechado (Praça da República) 10h00 Partida para o Setor Seletivo (320 km) 14h51 Chegada prevista ao final do SS 17h30 Cerimónia de Pódio (Praça da República – Tavira)

publicado em TodoTerreno

Leia Mais

Harald Becker inscrito no CPTT.

A estreia da nova equipa luso-alemã vai ter lugar em Tavira, na primeira prova do calendário nacional de TT. A DIMO RACING estará presente com uma Nissan Navara na categoria T2 com dois estreantes que vão representar as duas nacionalidades que dão cor a este projecto.

Ao volante estará o piloto alemão Harald Becker, detentor de um currículo extraordinário mas esta será a sua primeira presença no TT. O lugar do co-piloto está reservado para o jovem Carlos Gonçalves, que veste pela primeira vez a camisola de navegador, após anos enquanto mecânico assistente de várias equipas.

A edição 2012 da Baja CARMIM foi o palco escolhido para apresentar este projecto que conta com alguns anos de trabalho de bastidores.

A DIMO RACING surge de um sonho de Pedro Mota juntamente com o seu filho Dinis Mota, ainda em 1998. O falecimento de Pedro Mota não matou o sonho e o seu filho meteu mão ao trabalho, em Janeiro de 2006. Desde então a DIMO RACING participou em diversos campeonato do mundo de competição automóvel, como a F3 Cup, a F3 Euroseries, a Porsche Carrera Cup e ADAC GT Cup na Alemanha. Paralelamente realizou alguns trabalhos com uma equipa Portuguesa de TT - os Irmãos Inocêncios – de onde surgiu a primeira participação no campeonato nacional de Todo-o-Terreno com o Team Inocêncio Manoquimica e consequentemente a estreia da Red Line Off Road Team, em África.

Mais tarde a DIMO RACING também participou na prova Rainha de Todo-o-Terreno, Paris/ Dakar com uma estrutura 100% Portuguesa onde o sucesso surgiu naturalmente. Em 2009 surge um novo projecto em terras lusas com a Dinis Lucas Consulting Team.

Paralelamente, em 2011, a DIMO RACING investiu num novo desafio ao abraçar o Campeonato Europeu de Camiões ao serviço da equipa austríaca Truck Race Team Allgaeuer. Nos dias de hoje a DIMO RACING está presente em regime de colaboração e em nome individual nas seguintes corridas: Campeonato Português de TT, Bajas Internacionais de TT, Campeonato Europeu de Camiões com a equipa Lion Truck Racing, em França (sucessora da Truck Race Team Allgaeuer).

No final de 2011 a DIMO RACING decidiu avançar com o sonho e desenvolveu uma estrutura para o campeonato nacional de TT com o piloto alemão Harald Becker ao volante e duas participações no Campeonato Mundial FIA de Bajas: a Baja Aragon e a Baja Portalegre.

Os responsáveis da equipa estarão em Portugal já na próxima quinta-feira, caso haja interesse em elaborar uma entrevista ou reportagem antes da prova. Dada a natureza de dupla nacionalidade da equipa, todos os membros regressarão aos respectivos campeonatos logo após o fim da prova em Tavira.


press Dimo Racing

Leia Mais

Hélder Rodrigues ausente da Baja CARMIM


Infelizmente, HÉLDER RODRIGUES não estará presente na edição 2012 da BAJA CARMIM. Após ter confirmado a intensão de participar na prova de abertura do CPTT, o campeão do mundo pautará pela ausência.
informação Organização Baja CARMIM

Leia Mais

sexta-feira, março 9

Harald Becker com a Dimo Racing na Baja Carmim

A edição 2012 da Baja CARMIM conta com algumas surpresas no seu pelotão, entre elas o aparecimento do projeto Dimo Racing ligada ao TT, com o alemão Harald Becker.



Quem é a Dimo Racing?
A DIMO RACING surge de um sonho entre Pedro Mota e seu filho Dinis Mota, isto no ano 1998. Com o falecimento de Pedro Mota o sonho não morreu, tendo o seu filho realizado o sonho com o aparecimento da DIMO RACING em Janeiro de 2006. A partir do seu lançamento, a Dimo Racing participou em diversas áreas da Competição Mundial automobilista, iniciando o seu percurso através da F3 Cup e F3 Euroseries assim como também Porsche Carrera Cup e ADAC GT Cup na Alemanha. Entretanto surgiu, paralelamente, uma colaboração com uma equipa Portuguesa de TT, os Irmãos Inocêncios, daí a primeira participação no campeonato Português de Todo o Terreno com o Team Inocêncio Manoquimica, e a estreia da Red Line Off Road Team em África. Mais tarde também participou na prova Rainha de todo o Terreno, Paris Dakar uma estrutura 100% Portuguesa e com sucesso. Em 2009 surge a colaboração com Dinis Lucas Consulting Team, tendo obtido tambem grande sucesso no campeonato Português de TT e dando provas em competições Internacionais como a Baja de Espanha. Paralelamente a isto a DIMO RACING investiu num novo desafio ao abraçar em 2011 o Campeonato Europeu de Camiões ao colaborar com a equipa Austríaca Truck Race Team Allgaeuer. Hoje em dia a DIMO RACING participa em colaboração e individualmente nas seguintes corridas: Campeonato Português de TT, Bajas Internacionais de TT, Campeonato Europeu de Camiões com a equipa Lion Truck Racing da Franca esta sucessora do Truck Race Team Allgaeuer.
No final de 2011 a DIMO RACING decidiu manter o sonho e desenvolveu uma estrutura para o Campeonato nacional TT com um piloto alemão, o Sr. Harald Becker e Dois grandes eventos no Campeonato Mundial FIA de Baja. a Baja Aragon e a Baja Portalegre.
Nota: DIMO RACING é mais do que uma equipa é o sonho de um pai que acreditou nas capacidades do filho e esse sonho realizou-se.

Quem é Harald Becker?
Harald Becker é um empresário alemão e piloto de corridas, que ganhou notoriedade nos anos 80/90 no DTM - campeonato alemão de turismos.
Em 1983, Harald Becker venceu a Fórmula Ford alemã e participou nos 1000 Km de Nurburgring com um Mazda RX-7, alcançando com seus companheiros o 6º lugar final. Em 1984, disputou algumas provas do Campeonato Alemão de Fórmula 3, sendo décimo terceiro à geral. Nos anos 1986 e 1987, ele juntou-se à Porsche 944 Turbo Cup , obtendo na segunda temporada uma vitória no circuito citadino AVUS e uma pole position em Hockenheim .
Em 1988 disputou o DTM num BMW M3 e em 1989 mudou-se para um Mercedes 190E. Após um ano sem correr, regressou em 1991, novamente num BMW M3 (Sport Evolution) e conseguiu algumas posições nos pontos. No final de 1994, após um ano com o modelo BMW E36 , abandonou o DTM com um total de 97 corridas, sendo um 6º lugar (Nurburgring 1993) como o melhor resultado individual.
Em 1994 e 1995, participou na Porsche Carrera Cup e terminou em terceiro lugar do campeonato. Em 1997 e 1998 participou com um Marcos LM600 no campeonato FIA GT2, obteve um segundo e quatro terceiros lugares. Também participou em 1997 nas 24 Horas de Le Mans na classe GT2, abandonando com um problema mecânico no Marcos. Em 2001 passou para o campeonato nacional V8 Star, ontendo como melhor prestação o 6º posto final na temporada de 2003.
Nos anos de 2004 e 2005 tripulou um Saleen S7R novamente algumas corridas no Campeonato FIA GT. Em 2007, correu ADAC GT Masters alemã com um Dodge Viper Coupé, e 2008 no mesmo campeonato com um Lamborghini Gallardo GT3. Juntamente com Frank Kechele alcançou um terceiro lugar geral no final. Em 2009, ele participou numa corrida da ADAC GT series em Hockeheim e nas 24 horas de Nurburgring.

compliado de DIMO RACING e Wikipédia

Leia Mais

quinta-feira, março 8

Acompanhe a Baja CARMIM 2012

Para um acompanhamento eficiente da Baja CARMIM, a organização aposta na promoção online da prova de abertura dos campeonatos de todo-o-terreno. Criou um vídeo promocional de antevisão à prova e lançou um guia com toda a informação essencial.


O Clube Automóvel do Algarve, quer aproveitar o uso da Internet e das redes sociais para efetuar a promoção da Baja CARMIM 2012. Através do site oficial, Facebook, Guia de Prova, Youtube ou da Rádio, existe um oferta variada de informação. Nos dias antecedentes à prova estará disponível um conjunto de dados, mapas, vídeos e imagens úteis. Para os dias de competição, estão reservadas atualizações constantes sobre o seu desenrolar.
O CAAL disponibiliza o Guia de Prova onde se encontra todos os dados da prova. Trata-se de um ficheiro Portable Document Format (pdf), que pode ser armazenado nos ficheiros pessoais, ou usado para impressão, mas que apresenta um conjunto de hiperligações que facilita a navegação na página. Para tal basta clicar nas ligações disponíveis no Índice ou no final dos respetivos temas. Pode consultar, ou baixar o ficheiro em:
http://www.clubeautomovelalgarve.pt/docs/GuiaCarmim12.pdf

Para aceder a todos os conteúdos da Baja CARMIM, siga as seguintes hiperligações:
Site oficial: www.clubeautomovelalgarve.pt
PÁGINA BAJA CARMIM: www.facebook.com/BajaCarmim2012

Depois das parcerias de 2010 e 2011, a Radio Gilão é novamente a Rádio Oficial da Baja CARMIM 2012. Durante a prova fará um acompanhamento da competição no terreno, com as informações essenciais sobre o desenrolar da Baja. A Rádio Gilão é uma rádio local com estúdios na cidade de Tavira, com transmissão nas frequências 94.8 FM e 98.4FM.
Emissão online: http://www.radiogilao.com

A Baja CARMIM é uma organização do Clube Automóvel do Algarve com o patrocínio da Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e os apoios das Câmaras Municipais de Tavira, Mértola e Alcoutim.

press Clube Automóvel do Algarve

Leia Mais

quarta-feira, março 7

Vídeo Promocional Baja CARMIM 2012



Video promocional da prova de abertura dos campeonatos nacionais de TT, Baja CARMIM, organizada pelo Clube Automóvel do Algarve. Com motos, buggys, quads e autos, será disputada nos dias 17 e 18 de Março, com base em Tavira, e com passagem pelos concelhos de Alcoutim e Mértola. A edição é de Nuno Fontaínhas.

Leia Mais

sexta-feira, março 2

Troféu Rally TT Elvas 1º Contagem - Campo Maior

Disputa-se amanha a primeira contagem para o VII Troféu TT Elvas, organizado pelo Clube 27, e que será disputado em Campo Maior.

INFORAMAÇÕES SOBRE A PROVA:
CLUBE 27

clube27.elvas@gmail.com
clube27@clube27-elvas.com
967655639/966190268
Fax - 268621057

Leia Mais

quinta-feira, março 1

Pedro Velosa estreia-se na Baja Carmim

A cerca de duas semanas do arranque do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2012, o Campeão da temporada transacta Miguel Barbosa anuncia que irá contar com um novo navegador no banco do lado direito: Pedro Velosa.


Trata-se de um jovem mas com uma larga experiência no Dakar, contando com várias participações ‘ao lado’ de outros pilotos, e também da participação em provas realizadas no continente africano, seja como navegador ou como piloto de duas rodas, como foi recentemente o caso do recente Merzouga Rally. Para Pedro Velosa este é um grande passo na sua carreira: “Este é o maior passo da minha carreira, mas tudo vou fazer para ajudar o Miguel Barbosa a cumprir os objectivos a que se propõe. Para mim é uma grande honra e privilégio fazer equipa com o Miguel, piloto que sempre admirei e respeitei quer pelos seus sucessos desportivos, como também pelo empenho e dedicação que o caracterizam”. O novo co-piloto substitui, assim, Miguel Ramalho a bordo do Mitsubishi Racing Lancer, a quem quis “deixar igualmente uma palavra de apreço, já que é, para mim, um dos melhores navegadores da actualidade, pelo que será uma grande responsabilidade substituí-lo. Quanto a mim, prometo dar o meu melhor, ajudando a equipa a manter os bons resultados a que está habituada”. Velosa reforça ainda o facto de que a sua experiência em provas de moto será uma ajuda preciosa nesse processo “aliás, será muito importante mesmo, pois facilita a leitura do terreno e a rapidez na interpretação do roadbook”, finaliza. A opção do tetra-Campeão Nacional de Todo-o-Terreno ficou a dever-se ao facto do seu agora ex-navegador ter, este ano, uma temporada particularmente exigente no Campeonato do Mundo de Ralis. “Foram muitos anos de trabalho e colaboração com o Miguel Ramalho, a quem agradeço todo o empenho e ajuda na conquista dos títulos alcançados. O ano de 2012 dele vai ser particularmente preenchido e, por isso, optei por esta solução, que decerto me permitirá evoluir como piloto e também, espero, em termos de resultados positivos para toda a equipa”, explicou Miguel Barbosa. A estreia oficial da nova dupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa terá lugar na Baja Carmim, a jornada inaugural do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2012, que se disputa na região de Tavira (Algarve) no fim-de-semana de 17 e 18 de Março

publicado em TodoTerreno

Leia Mais

Baja CARMIM com “perfume” a Dakar


Dois dos protagonistas da edição 2012 do Dakar confirmaram a sua presença na Baja CARMIM. Hélder Rodrigues e Rúben Faria são “figuras de cartaz” na prova reservada às motos.


Começam a ser conhecidos alguns concorrentes que marcarão presença na Baja CARMIM. Hélder Rodrigues e Rúben Faria são dois nomes que praticamente dispensam apresentações e prometem abrilhantar a prova de abertura do campeonato de todo-o-terreno.

Depois de uma edição 2012 do Dakar memorável, com Hélder Rodrigues a obter um lugar no pódio e Rúben Faria a desempenhar um importante papel na vitória de Cyril Després, os dois estão de regresso à competição na Baja CARMIM, que se disputa a 17 e 18 de março.

A Baja CARMIM é uma organização do Clube Automóvel do Algarve com o patrocínio da Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e os apoios das Câmaras Municipais de Tavira, Mértola e Alcoutim.

Toda a informação em www.clubeautomovelalgarve.pt ou na página do Clube Automóvel do Algarve no Facebook.

Leia Mais

domingo, fevereiro 26

Miguel Barbosa - Lutar por inédito "penta"

O campeão português de Todo-o-Terreno, Miguel Barbosa, está a preparar, com todo o empenho, a época que se aproxima.

Tal como o piloto adiantara à AUTO FOCO no final da temporada transata, a possibilidade de dispor de motor Diesel Mitsubishi Racing Lancer foi concretizada, com escolha do conhecido propulsor de três litros da BMW. «Efetuámos um teste em França para percebemos se tudo estava a funcionar corretamonte. Aliás, foi mais um shakedown que um simples teste, pois o piso estava coberto de neve e de gelo, o que tornou a pista muito escorregadia por estar bastante degradada. Mas. deu para perceber que a equipa fez um bom trabalho. A primeira impressão foi muito boa. apesar dos condicionalismos», revela Miguel Barbosa. O Mitsubishi Racing Lancer - «optámos por manter a designação do carro», explicou o campeão - terá assistência luso-francesa, devido à parceria entre a nortenha Sports and You e a estrutura liderada por Thierry Viardol. o mago dos chassis, que tem largo currículo ao serviço da Citroen e da Mitsubishi. «Fez a transformação do carro e conhece o Racing Lancer como ninguém. E a combinação perfeita», justifica Miguel Barbosa. 
Reunidas, deste modo, «todas as condições», como sublinhou o piloto, a renovação do título é o grande objetivo para 2012. «Vamos tentar vencer novamente. Gostaria de ser o primeiro piloto a ganhar cinco títulos, mas não é obsessão. O que importa é ser competitivo, vencer provas o, no final, o campeonato. Vamos ver o que se vai passar», referiu Barbosa, que integra com Carlos Sousa e Filipe Campos o restrito clube dos tetracampeões de Portugal de todo-o-terreno.
Sobre o campeonato de 2012. que vai ter início no fim de semana de 17/18 de março, com a Baja Carmim, Miguel Barbosa considera que «vai ser animado e que vão manter-se os projetos válidos do ano passado, e confirmar-se-ão novos valores, como o Ricardo Porém, além de alguns pilotos estarem a construir novos carros que aparecerão lá mais para meio da época». «O TT não se pode queixar. Se compararmos a época de 2011 com a dos restantes campeonatos, ralis e velocidade, verificase que está bem de saúde», reforça o detentor do cetro da competição. «Não é justo comparar o atual campeonato com o de há dez anos. O todo-o-terreno é uma disciplina que se tem mantido muito bem. Aliás. Portugal é o país do TT». conclui.

António Catarino publicado em AutoFoco

Leia Mais

Salir TT 2012 volta a mostrar os melhores trilhos da Serra do Caldeirão

O 23.º Salir TT, o mais emblemático passeio de viaturas 4x4, motos e quads à Serra do Caldeirão, que há mais de duas décadas faz parte do calendário de todo-o-terreno turístico nacional, vai realizar-se no próximo fim de semana, dias 3 e 4 de março.




O passeio, promovido pela Associação Cultural de Salir, pretende proporcionar momentos de lazer aos participantes, não só através da condução fora de estrada, mas também através do convívio, do contacto com a natureza e dando a conhecer as tradições e produtos típicos do barrocal e serra do Algarve.

De ano para ano, este evento tem vindo a crescer em número de participantes, desde as poucas dezenas até perto das duas centenas, o que em parte se deve aos variados motivos de atração desta atividade.

Outro aspeto que cativa o interesse é a persistência anual da organização, liderada pelo carismático Honório Teixeira, que desde a primeira hora se mantém fiel a esta tradição, que entre outras virtudes consiste em promover a plantação de árvores, com grande destaque para o sobreiro, muito característico desta zona de serra do nosso país. Desde 1995, "cerca de 3000 árvores, na sua maioria sobreiros", já foram plantadas pelas mãos dos participantes nos eventos do Salir TT, recordava-nos Honório Teixeira há dias quando o encontrámos a preparar mais esta "brincadeira" como apelida carinhosamente.

Para a 23.ª edição, a concentração dos participantes será na Junta de Freguesia de Salir, a partir das 7:30 horas de sábado, 3, onde está instalado o centro logístico do evento. No domingo, a caravana parte cerca das 9:00 e terá uma progressão mais lenta, com passagem por vários pontos de atividades de aventura e jogos tradicionais.

Mais informações sobre este evento no sítio http://www.salirtt.com.

publicado em Região Sul

Leia Mais

sábado, fevereiro 25

Transalgarve Satroup 1992 Privados levam a melhor sobre oficiais


A edição de 1992 do Transalgarve/Staroup foi memorável. Numa prova cheia de incidências, com oito comandantes ao longo dos 450 quilómetros que compunham os setores seletivos, foram Carlos Leitão e Filipe Campos que saíram vitoriosos.

Há 20 anos a temporada do todo-o-terreno nacional começou com a Transalgarve/Staroup, prova pontuável para o nacional de TT, com o coeficiente 8 da FISA. A prova algarvia disputava-se em dois dias, com o primeiro reservado para o prólogo e o segundo com dois setores seletivos, pelo interior algarvio e baixo Alentejo.
Com 180 inscritos as atenções viravam-se para a presença das equipas oficiais da Nissan, UMM e Mitsubishi, e do espanhol José Maria Solé, que ostentava o número 1 de porta no Suzuki Vitara.
Num percurso rápido e arenoso, as Nissan PickUp oficiais, tripuladas por Tomás Mello Breyner/Jaime Baptista e Inverno Amaral/José Conde foram os mais rápidos do prólogo com o tempo “ex aequo” de 3m 47s. José Maria Solé ficava a dois segundos e estavam definidos as ordens de partida para o segundo dia.
O primeiro setor seletivo deixou marcas no pelotão. Ainda não estavam cumpridos dez quilómetros e Inverno Amaral desistia com o motor partido. O seu colega de equipa, Tomás Mello Breyner perdia imenso tempo a recolocar um tubo de gasolina na sua Nissan PickUp. Manuel e Pedro Mello Breyner (Mitsubishi Pajero) perdiam algum tempo devido a problemas de suspensão, consequência de um tombo lateral. Carlos “Tucha” Barbosa num UMM oficial, abandonava com problemas de embraiagem.
Com tantos condicionalismos foi José Maria Sole, no Suzuki, quem assumiu o comando, dominando os 147,5 km do primeiro setor, que concluiu com 3m37s de vantagem sobre João Vassalo (UMM). Seguiam-se na tabela classificativa Joaquim Garcia (Peugeot Proto), Luís Oliveira (Nissan) e Carlos Almeida (UMM), que rodou durante algum tempo atrás de António Bayona.
Quando já usufruía de uma vantagem confortável, Solé abandonou com problemas no eixo traseiro. Joaquim Garcia assumiu a liderança, mas foi uma passagem fugaz, pois João Serrano (Nissan), que rodava no pó levantado pelo Peugeot Proto, embateu na sua traseira e levou ao abandono de ambos.
Já para além de metade do segundo setor seletivo, que totalizava 300Km, Santinho Mendes e Ismael Margarido, surpreendiam tudo e todos com o Opel Corsa GSi. Quando o piloto de Abrantes prontificava-se para repetir a vitória de 1991, problemas de suspensão, levaram novamente a mudança de líder.
Depois de um início comedido (11º em SS1), Carlos Leitão passou os comandos da Nissan PickUp para Filipe Campos, que fez uma prova contrarrelógio. Averbando o melhor tempo no segundo sector selectivo, conseguiu ultrapassar a dupla Luís Dias/Pedro Barradas, em viatura idêntica, obtendo uma surpreendente e inesperada vitória na prova de abertura da temporada de 1992. Os irmãos Mello Breyner recuperaram no 2º setor seletivo e fecharam o pódio
No troféu UMM, a vitória ficou nas mãos de Vasco Salter Cid e Pedro Sanches, que foram quartos na geral. A dupla espanhola Francesc Sanjuan/Santiago Brustenga, em Suzuki Samurai foram os melhores estrangeiros (11º). Na sua estreia em todo-o-terreno, Fernando Ramos e Carlos Mota em UMM Alter Turbo, foram os melhores representantes algarvios, acabando no 13º lugar.

Classificação final:
1ºCarlos Leitão/Filipe Campos (Nissan PickUp) 8:07:19, 2ºLuís Dias/Pedro Barradas (Nissan PickUp V6) a 2:14, 3º Manuel Mello Breyner/Pedro Mello Breyner (Mitsubishi Pajero) a 13:35, 4º Vasco Salter Cid/Pedro Sanches (UMM Alter Turbo) a 13:45, 5ºCarlos Sousa/Telles Forte (UMM Alter Turbo) a 15:36, 6ºJorge Antunes/José Clemente (Toyota Land Cruiser) a 23:07, 7ºAntónio Nunes/António Fonseca (Nissan PickUp) a 27:34, 8ºCarlos Rola/Luís Gonçalves (Toyota BJ73) a 30:21, 9º Santinho Mendes/Isamel Margarido (Opel Corsa GSi) a 30:56, 10º Manuel Pereira Alves/Hernâni Teles (UMM Alter Turbo) a 35:45. Acabaram 72 concorrentes.


press Clube Automovel Algarve

Leia Mais

sexta-feira, fevereiro 17

VII Troféu Rally TT Cidade de Elvas

O Clube 27 tem utilizado o Facebook para deixar algumas informações sobre o Troféy Rally Cidade de Elvas. Desta feita, com 4 provas (mais uma que em edições anteriores), tem início em 3 de Março. Esperam-se mais novidades.


Calendário de provas provisório de rally 2012 do clube27 - Elvas!
1º-dia 3 de Março de 2012
2º -dia 26 de maio de 2012
3º -dia 6 de Outubro de 2012
4º-dia 1 de Dezembro de 2012

Informações e imagem publicado no Facebook Clube27

Leia Mais

quarta-feira, fevereiro 15

Baja Carmim com 320 kms em linha

A um mês da Baja CARMIM, a equipa do Clube Automóvel do Algarve empenha-se no seu trabalho com o propósito de aumentar a qualidade com os recursos existentes. A aposta também passa por um traçado eficiente com um esquema de assistência simples e económico.


Falta pouco mais de um mês para a primeira prova de todo-o-terreno nacional – a Baja CARMIM que se realiza a 17 e 18 de março, percorrendo os concelhos de Tavira, Mértola e Alcoutim.
Mantendo a aposta numa prova compacta, esta começará com o prólogo, com 5.750 quilómetros de extensão, disputado nas imediações de Tavira na tarde de sábado. Os automóveis e os buggys fazem duas passagens, enquanto as motas e quads percorrem uma vez o troço selecionado.
Para o segundo dia de prova, e procurando oferecer soluções simples, a organização desenhou um percurso com 320 quilómetros em linha para os automóveis, com dois pontos de assistência facultativa, sempre no mesmo local. Para as restantes categorias – motos, quads e buggys, terão pela frente 220 quilómetros.
Com o objetivo de diminuir os custos dos participantes, foi elaborado um plano de assistências em que basta um só veículo de assistência para conseguir fazer as duas zonas propostas, a primeira ao km 76 e a segunda ao km 152.
A Baja CARMIM é uma organização do Clube Automóvel do Algarve com o patrocínio da Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e os apoios das Câmaras Municipais de Tavira, Mértola e Alcoutim.

press Clube Automovel Algarve

Leia Mais

sexta-feira, fevereiro 3

CPTT: Grancha a "part-time" com novo projecto

Pedro Grancha não irá participar a tempo inteiro no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, no entanto, o experiente piloto de Cascais, que o ano passado ambicionou o título, vai fazer aparições esporádicas em 2012. 


"Em princípio, irei participar no Campeonato mas não em todas as provas", confessou Pedro Grancha ao SportMotores.com. Porém o Campeão Nacional de 2006 não irá regressar aos comandos da Nissan Navara Off Road com que participou a época transacta, mas sim inserido num novo projecto que brevemente será anunciado: "Estou envolvido num novo projecto com a construção de um protótipo de raiz", acrescentou, sem revelar no entanto mais pormenores.

O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno arranca no fim-de-semana de 17 e 18 de Março com a Baja Carmim Tavira, organizada pelo Clube Automóvel do Algarve. Este ano a competição portuguesa será composta por sete eventos.

publicado em Sportmotores

Leia Mais

quinta-feira, janeiro 26

BAJA CARMIM com melhor traçado de sempre

O cuidado na escolha do melhor percurso para a edição 2012 da Baja CARMIM, faz com que seja possível afirmar que este se apresenta como o melhor traçado de sempre

A organização, a cargo do Clube Automóvel do Algarve, procurou oferecer aos participantes uma prova bastante simples, fácil no capítulo das assistências e muito atractiva quanto ao terreno escolhido.
A selecção do ponto central de prova recaiu sobre a pacata aldeia do Pereiro, em Alcoutim, decorrendo aqui as partidas, chegadas e zona de assistência. O circuito selectivo, com aproximadamente 220 km, foi desenhado todo ele nos concelhos de Alcoutim e Mértola, evitando a passagem pela zona de serra. Esta opção permite a eliminação dos locais com precipícios, que motivaram alguma preocupação dos concorrentes no passado. Os participantes nas categorias de motos, quads e buggys percorrerão uma volta ao traçado, enquanto os automóveis farão volta e meia.
Organizada pelo CAAL, a Baja CARMIM conta com o patrocínio da Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz e os apoios das Câmaras Municipais de Tavira, Mértola e Alcoutim.
Consulte mais informação em www.clubeautomovelalgarve.pt ou na página do Clube Automóvel do Algarve no Facebook.

Leia Mais