Mostrar mensagens com a etiqueta Transit. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Transit. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, março 31

Transit Trophy arranca este fim de semana

O Ford Transit Trophy está de regresso às pistas nacionais. É já no próximo fim-de-semana que arrancam as competições da velocidade e, entre elas, a desforra da temporada inicial da iniciativa de cariz único a nível mundial que a Ford Lusitana e a QF implementaram em 2010, com um sucesso a todos os níveis expectável mas, igualmente, surpreendente!



A primeira contenda do presente ano tem como palco o Autódromo Fernanda Pires da Silva, no Estoril, estando, muito naturalmente, todos os olhos postos na formação da AutoRabal, que levou de vencida toda a concorrência numa muito disputada época inaugural, quer em termos de equipa, quer na tabela de pilotos, com João Lopes e Filipe Martins. Particularmente atentas às evoluções que, entretanto, os Campeões introduziram na sua Transit 2.2TDCi, estão as formações concorrentes, entre Concessionários da Rede Ford e empresas autónomas, pretendendo confirmar que os seus próprios ‘trabalhos de casa’ foram perfeitamente
executados, de modo a tirarem a dita da desforra.

São 10 as formações que, a partir da manhã de Sábado próximo irão evoluir na pista do Estoril, em representação das cores da AutoRabal, Beta/ENI, Bretescar, CAM, Daro Sports, FIAAL, M.Coutinho/Ibertal, Rodivex, Stock-Car Megastore e Ford/QF. Acrescente-se que o programa tem início às 10h30, com as duas sessões de treinos livres, seguindo-se as qualificações perto das 13h00 e, ao final da tarde (17h55) a primeira das duas corridas do fim-de-semana. A segunda tem lugar no Domingo, às 13h30.

Novidades para 2011:
O recurso a um furgão de mercadorias para a realização de um troféu de velocidade não deixa de ser uma iniciativa inédita a nível mundial. "Impossível" ou "improvável" para muitos, mas felizmente de sucesso perfeitamente confirmado para todos os que apostaram no projecto, o Ford Transit Trophy vai fazer evoluir o conceito para 2011.
A imagem mantém-se, tal como o ineditismo inerente, assegurado por tudo o que rodeia a iniciativa, da Transit Village ao conceito gastronómico Chakall, passando pelas próprias decorações, atractivas e de elevado impacto visual, das Transit 260S 2.2TDCi de competição, que em conjunto, resultou num retorno de cerca de 1 milhão de euros na imprensa, que não lhe poupou encómicos.


Mas há que evoluir e consolidar tudo o que se alcançou. Por isso, a organização procedeu a diversos acertos de pormenor:
• O primeiro obriga agora a que cada equipa passe a ter 2 pilotos, correndo um em cada manga, de treinos ou corrida/subida de rampa. Algumas – como a vencedora AutoRabal, com a sua dupla de Campeões – já em 2010 seguiam esta, a partir de agora, obrigatória norma;

• O calendário foi revisto e, entre um total de 7 provas, fazem-se duas incursões por terras de Espanha, pelos circuitos de Jarama (último fim-de-semana de Maio) e Jerez de La Frontera (meados de Outubro). As restantes correm-se nos três traçados fixos nacionais – Estoril (este fim-de-semana), Portimão (Setembro) e Braga (Novembro) – mais a Rampa da Falperra (final de Maio) e a jornada da Boavista (início de Julho), em apoio ao programa do WTCC;

• As pontuações passaram a premiar ainda mais os vencedores, atribuindo-lhes 25 pontos, sendo o restante escalonamento de 18 e 15 pontos para o 2º e o 3º classificado (respectivamente), 12 pontos para o 4º e depois menos 2 pontos para cada um dos seguintes até ao 9º lugar. A partir do 10º posto (inclusive) todos conquistam 1 ponto;

• Quanto à heroína do troféu – a Ford Transit 260S 2.2TDCi 140cv – mereceu, também ela, uma série de evoluções com vista torná-la ainda mais competitiva. Assente num comportamento dinâmico referencial em competição, tendo ainda em conta o tipo de veículo considerado, a organização implementou uma série de soluções técnicas, assentes numa ligeira redução de peso, nomeadamente pelo recurso a fibra de vidro na porta lateral, portão traseiro e capot e pela introdução de vidros das portas em policarbonato, realizando ainda alterações nos braços de suspensão, que passam a usar rótulas mais rígidas. Todas estas soluções visam incrementar a duração dos pneus e, consequentemente, uma redução de custos de cada participante.

Programa para o Circuito ACDME I (Estoril)
Sábado, 2 de Abril
09h30 – Briefing de Pilotos
10h30 – Treinos Livres (20 min) – 1ª Sessão (Piloto 1)
10h55 – Treinos Livres (20 min) – 2ª Sessão (Piloto 2)
12h55 – Treinos Cronometrados (20 min) – 1ª Sessão (Piloto 1)
13h20 – Treinos Cronometrados (20 min) – 2ª Sessão (Piloto 2)
17h50 – Abertura da pré-grelha para a Corrida 1
18h05 – Inicio da Volta de Formação para a Corrida 1 (Bandeira Verde)
17h45 – Ford Transit Trophy (30 min) – Corrida 1 (Piloto 1)

Domingo, 3 de Abril
13h10 – Abertura da pré-grelha para a Corrida 2
13h15 – Inicio da Volta de Formação para a Corrida 2 (Bandeira Verde)
13h30 – Ford Transit Trophy (30 min) – Corrida 2 (Piloto 2

publicado em Supermotores

Leia Mais

quinta-feira, fevereiro 17

Transit Trophy vai a Espanha


O calendário definitivo do Transit Trophy foi publicado, com a inclusão das provas em Jarama e Jerez La Frontera, em Maio e Outubro.


O sucesso da competição portuguesa passa fronteiras até à vizinha Espanha, que recebe não uma, mas duas provas. A terceira prova do calendário, disputada no fim-de-semana de 28 e 29 de Maio, será disputada no Circuito de Jarama, em Madrid. Embora se dispute, apenas, uma semana após a Rampa da Falperra (2ª prova do troféu). Entre 15 e 18 de Outubro, disputa-se a penúltima prova, em Jerez La Frontera, este ano felizmente, não coincide com a prova do Open de Ralis - Rali de Loulé.


Consulte o regulamento actualizado AQUI

Leia Mais

Ford Transit no Rali de Barcelos

À atenção da equipa FIAAL - as informações avançadas por José Pedro Fontes, sobre a sua prestação como viatura de segurança no Rali de Barcelos, assentam que nem uma luva nos dois elementos da FIAAL - João e Nuno Fontaínhas. Se uma das rondas fossem em rali, tinhamos fortíssimos candidatos.

Quem ao longe ouviu uma sirene a aproximar-se, jamais imaginaria ver este sistema acoplado a uma Ford Transit.
Zé Pedro Fontes e seu navegador António Costa conduziram a carrinha número 0 ao limite, de forma a conhecer todo o seu potencial. No início da prova havia alguma apreensão no que respeita às suas capacidades dinâmicas.
Tendo apadrinhado o projecto da Ford Transit, é normal que conheça bem as suas potencialidades, contudo, ao ser deslocada para um cenário completamente alheio ao qual tinha sido projectada, é normal haver alguns receios iniciais tanto a nível de fiabilidade como a nível de prestação”.
No entanto, após o fecho da prova, o entusiasmo foi a palavra de ordem.
Fiquei muito surpreendido com as capacidades desta carrinha. Não parecendo mas esta carrinha é extremamente ágil e resistente. O chassis é fantástico e permite-nos fazer coisas que julgávamos impossíveis para as suas dimensões.
Quando questionado sobre o seu potencial para os ralis, Zé Pedro Fontes mostra-se confiante perante essa possibilidade.
“Acho que seria um projecto muito giro para os ralis. Tem uma excelente base para desenvolvimento e sinceramente acredito que tenha potencialidades para dar cartas num Open de Ralis”.
Quanto aos tempos que foram feitos nesta brincadeira, não os podemos revelar, contudo, levantamos um pouco o seu véu, informando que se estivesse a competir, estaria entre os 18 primeiros em mais de uma centena de inscritos. Isto sem qualquer preparação para ralis, ou seja, com a falta de um travão de mão, travões de diâmetro superior, suspensão de ralis, entre outros aspectos.

publicado no site oficial da Transit Trophy
Foto de MSCFotorali

Leia Mais

quinta-feira, fevereiro 10

Datas para Ford Transit Trophy 2011

O regulamento da prova já foi publicado e com ele as datas e locais para a realização do troféu. Depois da estreia em 2010, a competição tem tudo para ser bem sucedida. O Algarve deverá estar representado novamente pela FIAAL, com os irmãos João e Nuno Fontaínhas.

São sete provas que compõem a temporada de 2011 do Troféu Transit. Com início marcado para o fim-de-semana de 2 e 3 de Abril com o Circuito ACDME 1, no Estoril. Em Maio fazem uma incursão à Rampa da Falperra, e tem outra prova em aberto. Em Julho passam pelo Circuito da Boavista com o WTTC (sujeito a confirmação), depois em Setembro participam no Circuito de Braga 2. Em Outubro existe outra prova que não está definida, e o troféu acaba em Portimão com o Circuito do Algarve 2, em Novembro (felizmente não coincide com o Rali Casinos do Algarve).
Apesar de o Troféu só ter lugar se houver um mínimo de 8 (oito) Equipas inscritas até 15 de Março de 2011, o sucesso de 2010 será preponderante.

CONSULTE O REGULAMENTO DO TROFÉU

Leia Mais

domingo, novembro 21

FORD Transit Trophy faz a diferença

O Ford Transit Trophy foi sem dúvida o acontecimento mais importante da velocidade nacional em 2010 e um dos mais importantes em termos Mundiais apresentando-se como uma competição inédita, bem estruturada, de visibilidade garantida e interessante a todos os níveis.

A Auto Rabal levou o primeiro ceptro para casa, mas a decisão só aconteceu na última corrida.

No ano de lançamento do Ford Transit Trophy, a Ford e o seu parceiro Q&F, estabeleceram um calendário de seis eventos duplos, todos em circuitos, salvo a deslocação ao Caramulo, utilizando por duas vezes a pista do Autódromo Internacional do Algarve e uma vez os traçados do Estoril, Braga e Vila Real.

Seria na vila transmontana que se deu a estreia mundial do Ford Transit Trophy, apresentando-se à partida oito unidades de um dos modelos de maior sucesso de vendas da marca e, nos estreitos mas competitivos arruamentos da mítica Vila Real, seria um veterano a impor a sua lei por duas vezes: Rui Azevedo guiou de forma irrepreensível a máquina da DARO e bateu a dupla da AUTO RABAL (João Lopes e Filipe Martins), Pedro Fins, na máquina da BRM e ainda os irmãos Fontainhas, que pilotavam a Ford Transit inscrita pela FIAAL.

De Vila Real para o Algarve, aí as coisas inverteram-se, passando a AUTO RABAL a recolher o maior número de pontos, à frente da DARO e aparecendo na terceira posição de novo a BRM, mas seria na prova seguinte, em Braga, que se verificaria a primeira grande “viragem” do Troféu, com o aparecimento de uma unidade inscrita pela CAM Sport, com Pedro Salvador no posto de pilotagem.

De Braga ao Estoril, passando pelo Caramulo – onde estava verdadeiramente nas suas “sete quintas” –, Pedro Salvador e a máquina do CAM Sport venceram sempre, deixando para a AUTO RABAL, FIAAL, BRM e BETA-ENI apenas a discussão dos restantes lugares do pódio e o consequente aumento de pontuação, com destaque para a BRM e AUTO RABAL que conseguiram adiar para a derradeira prova – a segunda visita ao AIA – a decisão do primeiro Ford Transit Trophy.

Para além das lutas pela vitória no Troféu, levadas a cabo pelos concorrentes já mencionados, outras participações houve plenas de “fair-play” como foi o caso das protagonizadas pelos pilotos inscritos pela RODIVEX, BRETESCAR, MCOUTINHO-IBERTAL. A estes juntaram-se alguns convidados especiais da Ford e da Q&F, aos comandos na Ford Transit número 45, como Francisco Mota, António Machado, Lígia Albuquerque, Rosário Sottomayor, João Fernando Ramos, Rufino Fontes, Francisco Carvalho e Miguel Barbosa, todos eles mostrando um grande entusiasmo e alguma surpresa pelo facto de encontrarem na Ford Transit um verdadeiro veículo de competição.

E tudo se decidiria na derradeira prova realizada no Algarve. Depois de “ameaçar” e muito a posição de Pedro Salvador (CAM-Sport) no Estoril, a dupla António Costa e Valter Cardoso dominou a jornada de consagração da AUTO RABAL, garantindo um triunfo na primeira corrida e um segundo lugar na segunda, que seria ganha por Pedro Fins na Transit da BRM.

Estava terminada a primeira edição do Ford Transit Trophy, seguindo-se a distribuição dos troféus aos vencedores, com a AUTO RABAL em destaque, seguida da BRM e DARO. A organização decidiu ainda atribuir um prémio entre todos os participantes no Troféu, tendo como base a imagem, organização e mesmo o “fair-play”. O painel de jurados, constituído por representantes de todos os intervenientes neste troféu, atribuiu o 1º lugar à MCOUTINHO-IBERTAL, seguida pela FIAAL e pela a DARO, todas elas separadas por diferenças mínimas!
descontracção

Finalmente, referência a todos os que estiveram com a Ford e Q&F nesta aventura de fazer de um veículo comercial um carro de corrida, com destaque para a Pirelli, Europark Lisboa (Transportadora das Ford Transit), Almerindo & Filhos (Scooters Yamaha), a Central de Cervejas, Portela Cafés e ainda para o fantástico Chakall e toda a sua equipa, responsáveis pelos fantásticos acepipes que foram servidos na Ford Transit Village, um ponto alto sempre em destaque em cada um dos eventos.

retirado de Transit Trophy

Leia Mais

Video da equipa FIAAL no Autódromo do Algarve 2

O Nuno Fontaínhas preparou uma vez mais uma excelente edição da presença da equipa FIAAL no Transit Trophy. Assista ao vídeo da segunda ronda no Autódromo do Algarve. O João Fontaínhas foi 3º classificado e o Nuno foi 5º. Na geral, acabaram no 3º lugar.

Leia Mais

quinta-feira, novembro 18

Sucesso para o Transit Trophy

A temporada de 2010 fica marcada pela estreia do Transit Trophy. Na expectativa de uma competição inédita, o troféu promovido pela Ford foi bem sucedido, e teve lutas muito intensas e interessantes. A equipa FIAAL foi uma das animadoras, e não deixou os créditos por mãos alheias.


Tudo começou com uma ideia original, levar uma carrinha de transporte para as pistas. Inicialmente, os objectivos passavam por levar elementos com pouca experiência (pelo menos um na equipa), numa equipa de dois, aumentando a competitividade.
Fez-se a promoção, a apresentação do projecto e a divulgação. As dúvidas pairaram no ar nos primeiros tempos, principalmente devido aos atrasos nas primeiras provas e ao facto de apenas uma equipa se ter apresentado - a FIAAL. Felizmente, em Vila Real arrancou a primeira prova de uma edição que, aparentemente, será memorável.
De facto, o certo é que nomes como Rui Azevedo, Pedro Fins e Paulo Salvador, de amador nada têm. Perdeu-se alguma da originalidade nas intenções, mas aumentou a competitividade, principalmente porque existiam "devoradores de pista". O facto de existir inversão de grelha de uma corrida para a outra, também aumentava o espectáculo, embora também fosse perceptível grandes diferenças de competitividade. Foi bom ver nomes como António Machado, Rosário Sottomayor, Lígia Albuquerque, Rufino Fontes e Miguel Barbosa atrás do volante daqueles enormes "bólides".
Quanto ao Algarve, preencheu os requisitos iniciais - um piloto com alguma experiência - João Fontaínhas, e um sem qualquer experiência em pista - o seu irmão Nuno Fontaínhas. Mais habituados aos ralis, apanharam pela frente um pelotão com experiência, e com conhecimento das pistas. Este factor, foi essencial, no entanto, e de uma forma geral foram muito consistentes, e os seus resultados eram muito homogéneos. Ou seja, conseguiam andar muito próximo um do outro. Conseguiram duas pole-position (embora na Rampa do Caramulo não contasse para pontos), e ainda subiram ao pódio duas vezes. Estiveram em destaque, com o segundo lugar geral no Caramulo, e este fim-de-semana com o terceiro posto em Portimão 2. O factor menos positivo foi a desclassificação no Circuito do Estoril, mas nada que abalasse a confiança da equipa. Acabaram no quarto posto, com 75 pontos, atrás dos campeões Beta ENI, BRM e Daro.

TOTAIS FINAIS:

Leia Mais

domingo, novembro 14

Nuno Fontaínhas foi 5ª na despedida do Transit Trophy

A primeira edição do Troféu Transit chegou ao fim com a segunda corrida no circuito do Algarve. Nuno Fontaínhas defendeu as cores da FIAAL, e numa prova de trás para a frente conseguiu um positivo 5º posto. O troféu ficou na posse da Auto Rabal.

Depois de ontem, João Fontaínhas, ter finalizado no pódio, ao seu irmão Nuno incumbiu a difícil tarefa de fazer uma corrida de trás para a frente. Fez uma excelente exibição, talvez uma das melhores da temporada. Recuperou várias posições até chegar ao 4º posto. Nessa altura envolveu-se numa animada luta, mas que graças à inexperiência e alguma ingenuidade culminaram numa saída de estrada. Recuperou, voltou à corrida e finalizou no 5º posto. Apesar de tudo um resultado cheio de mérito.
Quanto ao campeonato acabaram no 4º posto, com 75 pontos, numa equipa quase sem experiência em pista, e lutando com verdadeiros especialistas. Defenderam as cores do Team FIAAL, também do Fórum Ralis a Sul, e especialmente do Algarve. Parabéns, com os votos que a experiência se repita em 2011.

Na segunda corrida do Troféu Ford Transit Trophy, a vitória foi para um dos candidatos ao troféu, a BRM, que mesmo assim não evitou a conquista do ceptro por parte da Auto Rabal, num fim de semana dominado pelas cores do Team Beta ENI, que acabou por encerrar da melhor forma a primeira edição do Ford Transit Trophy.

Tudo estava por decidir na segunda corrida do Ford Transit Trophy, ainda mais porque com a grelha de partida invertida e a pista molhada, a indefinição era bastante grande e seria necessário adoptar uma postura algo táctica, para pontuar o mais possível para definir as pontuações finais.

Partindo do final da grelha, o Team Beta-ENI, tinha a tarefa dificultada, pois havia muita gente para ultrapassar e por isso mesmo foi Pedro Fins que aproveitou da melhor forma a sua posição na grelha, para se lançar para a frente, já que a Bretescar efectuou uma falsa partida, pelo quev a sua posição de líder nas primeiras voltas era algo fictícia.

Pelo caminho ficava desde cedo a máquina do CAM Sport, e as posições atrás de Pedro Fins (BRM) eram muito disputadas, principalmente entre a Fiall, Daro, Beta-ENI e ainda pela Ford Transit da Q&F Ford, cujo convidado, Miguel Barbosa, apesar de algumas travagens efectuadas mais no limite, conservava, com muita autoridade um fantástico terceiro lugar absoluto.

A meio da corrida, uma disputa acesa entre a Daro e a Fiall, atrasa a máquina dos algarvios, ao mesmo tempo que facilita a vida dos homens da Auto-Rabal, que vão subindo na classificação, desta feita a contas com um “set-up” menos conseguido para a pista algarvia molhada.

Para Pedro Fins acabou por ser um justo prémio para encerrar a temporada, “até porque tínhamos poucas hipóteses de conquistar o Troféu, devido à distância pontual antes desta corrida. Ontem falhou o combustível e hoje conseguimos ganhar, o que garante uma recompensa final para toda a equipa BRM, que esteve extraordinária durante toda a temporada.”

Já referimos que a vitória final do fim de semana (obtida pela soma de tempos das duas corridas) foi para o Team Beta-ENI, que conquistou nesta sua deslocação ao AIA, uma vitória e um segundo lugar, mas a grande festa foi para a Auto Rabal, que leva para casa o primeiro Ford Transit Trophy.

Para João Diogo Lopes e Filipe Martins, os pilotos que conquistaram o ceptro, foi uma “conquista algo difícil, que fomos construindo ao longo da temporada. Depois da vitória na primeira deslocação ao Algarve, começámos a pensar que seria possível, mas seria no Caramulo que acreditámos estar mesmo na corrida, até porque era a prova em que, teoricamente estaríamos mais há vontade. O sistema de pontuação não prevê muitas diferenças entre as equipas classificadas, pelo que a vantagem que tínhamos antes destas duas corridas, nos garantia alguma segurança e a possibilidade de efectuar uma gestão não muito complicada. Foi isso que fizemos desde o início do fim de semana, apesar de na última corrida as coisas não se terem passado como esperávamos, pois o “set-up” escolhido não foi o mais adequado, mas conseguimos não cometer erros e vencer. Uma vitória que dedicamos aos nossos patrocinadores e a uma equipa que consideramos bastante “caseira” feita com a união de esforços entre a Auto Rabal, JHF Lope e Espoauto, mas que se revelou muito eficiente em todas as provas que disputámos. Também queremos agradecer à Q&F e á FORD que nos ajudaram no nosso project e esperamos agora conseguir regressar em 2011, para tentar revalidar este título.”

Em 2011 o Ford Transit Trophy regressa com a mesma dinâmica, esperando-se mais equipas e a mesma competição e “fair-play” entre todos os participantes.

Classificação final 2ª Corrida:
1º BRM, 13 voltas em 30m37,983s; 2º TEAM BETA-ENI, a 6,269s; 3º Q&F FORD, a 8,575s; 4º DARO, a 9,639s; 5º FIAAL, a 26,827s; 6º AUTO RABAL, a 32,131s; 7º MCOUTINHO-IBERTAL, a 34,616s; 8º BRETESCAR, a 35,339s.

CLASSIFICAÇÃO FINAL AIA 2:
1º TEAM BETA-ENI; 2º Q&F-FORD; 3º DARO; 4º FIAAL; 5º AUTO-RABAL; 6º BRM; 7º BRETESCAR; 8º MCOUTINHO-IBERTAL.

FORD TRANSIT TROPHY:
1º AUTO RABAL, 100; 2º BRM, 89; 3º DARO, 86; 4º FIAAL, 75; 5º CAM, 64; 6º TEAM BETA-ENI, 58; 7º BRETESCAR, 57; 8º MCOUTINHO-IBERTAL, 57; 9º RODIVEX, 41.


texto adicional retirado de Sportmotores

Leia Mais

sábado, novembro 13

Team FIAAL no 3º posto na 1ª corrida do AIA

Acabou à pouco a primeira corrida do fim-de-semana da Transit Trophy. Partindo do 3º lugar, a equipa FIAAL manteve essa posição até o final, apesar da luta directa com Auto Rabal e BRM.

Foi total o domínio do Team BETA-ENI, na primeira corrida do Ford Transit Trophy, disputada no Autódromo Internacional do Algarve, com a máquina pilotada por António Costa, a garantir a vitória por larga margem sobre a AUTO RABAL, que falhou por pouco a conquista do Troféu já nesta prova.

Partindo da pole position, o Team BETA-ENI realizou um bom arranque e sem se distrair com os 'malabarismos' do avião acrobático da Ford, pilotado pelo Cmdt. Luís Garção, que acompanhou de cima a partida da caravana das Ford Transit, cedo tomou a liderança e foi construindo uma vitória aparentemente fácil, sobre um conjunto de pilotos que lutou até ao fim da corrida, pela discussão dos lugares do pódio seguintes.

"Depois dos treinos cronometrados, conseguimos entender qual era o ritmo de corrida que devíamos adoptar. Decidimos atacar de início para ganhar vantagem, já que a Transit fica muito mais difícil de guiar após o meio da prova e assim foi possível gerir a vantagem, garantindo esta vitória, que dedico a toda a minha equipa e aos meus patrocinadores", afirmou.

A equipa da 'casa', a FIAAL, começou por ser a que mais de perto perseguiu os futuros vencedores, mas sempre seguida de perto pela AUTO RABAL e BRM, que discutiam palmo a palmo a conquista do Ford Transit Trophy 2010. As trocas de posições foram frequentes, ao mesmo tempo que, a curta distância, as Ford Transit da Q&F-FORD e DARO, lutavam pelo quinto lugar, com o 'regressado' Miguel Barbosa, a dar bastante luta ao primeiro vencedor de uma prova do Troféu, Rui Azevedo.A corrida foi-se desenrolando sem problemas e a meio dos 30 minutos previstos, a AUTO-RABAL ultrapassou a FIAAL em definitivo e já perto do final, a BRM acabou mesmo por se atrasar em definitivo, baixando ao sétimo posto.

Classificação final: 1º TEAM BETA-ENI, 14 voltas em 31m58,140s. 2º AUTO RABAL, a 4,21s; 3º FIAAL, a 6,201s; 4º DARO, a 10,308s; 5º Q&F - FORD, a 10,797s; 6º BRETESCAR, a 34,149s; 7º BRM, a 42,551s; 8º MCOUTINHO-IBERTAL, a 53,908s; 9º CAM-SPORT, a 1m03,498s; 10º RODIVEX, a 1m04,378s.


texto anexo de Autosport

Leia Mais

quinta-feira, novembro 11

Racing Weekend com derradeira jornada no Algarve

A última jornada do Racing Weekend de 2010 vai ter lugar este fim-de-semana no Autódromo Internacional do Algarve com a presença do Campeonato de Portugal de GT & Sport Protótipos, Campeonato de Portugal de Clássicos e Clássicos 1300 e ainda o Ford Transit Trophy.

Esta última jornada vai decidir o Campeão dos GT & Sport Protótipos. César Campaniço e João Pedro Figueiredo no Audi R8 LMS lideram a tabela classificativa e têm, nas últimas corridas, mostrado uma hegemonia sem precedente. De qualquer forma tanto Patrcik Cunha/João Carlos Ramos no Lamborghini Gallardo ou José Pedro Fontes/Diogo Castro Santos no Aston Martin DB9 estão em posição de lutar pelo ceptro. Habitualmente o Autódromo Internacional do Algarve, devido à sua exigência técnica, reserva algumas surpresas quer para máquinas e pilotos, pelo que tudo pode acontecer e os favoritos podem não ser os vencedores.

Novidade este fim-de-semana será a participação do Administrador do Autódromo do Algarve nas corridas dos GT & Sport Protótipos com um BMW M3. Paulo Pinheiro junta-se a Roger Green, prestigiado jornalistas da revista inglesa EVO, para disputaram esta última jornada e testar as suas capacidades enquanto pilotos. Outra das novidades será a participação de José Monroy, já Campeão do PTCC em 2010, fazendo equipa com Miguel Praia, piloto da Parkalgar Honda no Campeonato do Mundo de Supersport. Será certamente interessante poder analisar a competitividade de Praia aos comandos do Mitsubishi Lancer EVO IX em vez da habitual Honda CBR 600 RR.

Como atractivo para um fim-de-semana que será composto por oito corridas será a Super Especial do Rali Casinos do Algarve que vai ingressar no Racing Weekend na noite de Sábado. Um fim-de-semana que junta velocidade e ralis e que certamente servirá de atractivo para o público.

Programa:
Sábado, 13 de Novembro
8.30h – GT & Sport Protótipos – Treinos Livres
9.30h – GT & Sport Protótipos – Treinos Livres
11h – GT & Sport Protótipos – Qualificação
14.55h – GT & Sport Protótipos – Corrida 1
Domingo, 14 de Novembro
13h – GT & Sport Protótipos – Corrida 2

retirado de Motores Magazine

Leia Mais

segunda-feira, novembro 8

Decisão final no Algarve

Nada menos do que três equipas ainda aspiram à vitória na primeira edição do Ford Transit Trophy e que este fim-de-semana termina no Autódromo Internacional do Algarve, integrado numa verdadeira festa do Motorsport em que naturalmente se destacará, como evento competitivo e mediático.



Muitas coisas se conjugam para que a derradeira jornada do Ford Transit Trophy possa vir a ser uma das mais interessantes e aliciantes. A AUTO-RABAL, BRM e DARO estão na luta pela conquista do apetecido Ford Transit Trophy e tudo irão fazer para o conquistar, num cenário de competição que tem, no nosso país, as inquestionáveis condições para ser um grande sucesso.

Depois de um início marcado pelo domínio da DARO de Rui Azevedo, o desequilíbrio instalou-se com a chegada da Ford Transit com as cores da CAM, tendo como piloto Pedro Salvador. Pelo meio ainda uma vitória da AUTO RABAL que depois manteve uma grande constância de resultados que lhe proporcionaram o comando do Ford Transit Trophy a uma prova do final, com 11 pontos de vantagem sobre a BRM e 18 sobre a DARO, esta última já com hipóteses muito reduzidas de conquistar o ceptro.

Para esta última prova o CAM anunciou não poder contar com a presença de Pedro Salvador, o que abre mais perspectivas aos restantes participantes, com os três candidatos ao título a assumirem o favoritismo, mas também com a equipa BETA-ENI a colocar-se na linha da frente, principalmente depois da grande exibição conseguida no último circuito do Estoril.

Em relação aos restantes, haverá sempre que contar com o factor “casa” exibido pela FIAAL e as participações sempre empenhadas e interessantes da MCoutinho-Ibertal, Rodivex e Bretescar, a apresentarem por vezes alguns convidados de ocasião, bastante competitivos.



É o seguinte o horário previsto para o Circuito AIA 2:


Sábado 13 de Novembro
08h55-09h25 – Treinos Livres
11h50–12h10 – Treinos Cronometrados (1ª Sessão)
12h15–12h35 – Treinos Cronometrados (2ª Sessão)
16h25 – 1ª Corrida (30m – Partida rolante)

Domingo 14 de Novembro
11h30-12h00 – 2ª Corrida (30m – Partida rolante

Leia Mais

sexta-feira, outubro 22

Derradeira jornada de velocidade no Algarve confirmada

A ACDME confirmou que a derradeira jornada de velocidade marcada para o Autódromo Internacional do Algarve, irá realizar-se como inicialmente planeado, desfazendo todas as duvidas que pairavam. Entre as competições está a Transit Trophy que conta com os irmãos Fontaínhas, da FIAAL


As inscrições decorrem a preço reduzido até 22 de Outubro.

Fique com o comunicado da ACDME:

"No seguimento da aprovação e publicação pela FPAK do Regulamento da Prova Nacional Circuito Algarve 2 a realizar pela ACDME nos próximos dias 13 e 14 de Novembro no Autódromo Internacional do Algarve, vimos por este meio informar a todos os pilotos/concorrentes e demais interessados, que decidiu esta Direcção após a recepção de um número bastante considerável de inscrições até esta data, considerado mesmo como um recorde nas datas de desconto na inscrição, levaremos a efeito a referida Prova.

Esta decisão vem no seguimento dos vários contactos estabelecidos entre os vários intervenientes na Prova, bem como já anteriormente referido, o número elevado de inscrições recebidas até hoje por vários pilotos/concorrentes, 16 por exemplo só para a categoria GT, sendo nossa intenção que este seja um Evento Automobilístico digno do final de ano da Velocidade Nacional, levando também a efeito nesse mesmo fim-de-semana, a Taça de Portugal de Karting no Kartódromo Internacional do Algarve, prova que este ano foi atribuída à ACDME.

A ACDME quer agradecer aos vários pilotos/concorrentes que foram sensíveis ao apelo lançado na nossa última prova, sendo que era algo que seria expectável que acontecesse quando todos remamos para o mesmo lado.

Nesse sentido e mesmo não estando ainda cumpridos os tais mínimos regulamentados, correndo um possível risco financeiro de valor considerável, o automobilismo nacional merece, mais do que nunca, o respeito aos seus praticantes e aos demais envolvidos, sendo que assumiremos este nosso compromisso de Clube Organizador Nacional honrando desta forma esse mesmo respeito, acreditando que todos iremos festejar os Campeonatos de Portugal de Circuitos de Portugal 2010 bem como a Taça Nacional de Karting 2010, no Autódromo Internacional do Algarve, comparecendo em grande número!

Agradecemos a todos quantos ainda não se inscreveram, que o façam atempadamente beneficiando do desconto na inscrição atempada nas nossas provas.

Informamos também que esta decisão em nada altera as normais condições de segurança e meios que utilizamos nas nossas provas, pelo que enveredar por um corte nesses mesmos meios não se aplica nos nossos eventos para que os mesmos sejam levados a efeito.

A Direcção da ACDME
"

Modificado de Sportmotores

Leia Mais

sexta-feira, outubro 15

Video da participação da equipa FIAAL no Circuito do Estoril

Desta vez tardou um pouco, mas finalmente o Nuno Fontaínhas preparou uma vez mais uma excelente edição da presença da equipa FIAAL no Transit Trophy. Assista ao vídeo da ronda passada no Circuito do Estoril.

Leia Mais

terça-feira, outubro 5

Fotogaleria Equipa FIAAL no Circuito do Estoril

A presença da equipa FIAAL na ronda 5 do Transit Trophy não correu da melhor forma, pois ficaram a "zeros" para o campeonato. No entanto, e graças ao João Costa, um colaborador activo do Fórum Ralis a Sul e também deste blog, foi possivel recolher uma fotogaleria da sua presença no Estoril.

Efectivamente a quinta ronda do Transit Trophy não deixará grandes recordações ao Nuno e João Fontaínhas. Dificuldades na adaptação à pista, e uma desclassificação na segunda manga foram um culminar de um fim-de-semana para esquecer.
No entanto, foi possivel recolher uma fotogaleria da sua prestação, na prova onde estrearam um novo logótipo de maiores dimensões do Fórum Ralis a Sul, na lateral da viatura.

Para visualizar a FOTOGALERIA NO RALIS A SUL CLIQUE AQUI.
Para visualizar directa a FOTOGALERIA no IMAGESHACK CLIQUE AQUI

Agradeço ao Nuno e João Fontaínhas, e à equipa FIAAL a promoção do Fórum Ralis a Sul.
Também agradeço as imagens ao João Costa, que sempre que pode é um colaborador activo, e promotor de ralis e outros eventos motorizados, em vários meios de comunicação social.

Leia Mais

domingo, outubro 3

Transit - Novamente Salvador na desclassificação da FIAAL

A segunda corrida da Transit Trophy no Circuito do Estoril fica marcada pela chuva, pela vitória de Pedro Salvador e pela desclassificação da FIAAL

Pedro Salvador e a Ford Transit da CAM – Sport, conseguiram uma vitória bastante difícil na segunda corrida do Ford Transit Trophy, recuperando posições com alguma dificuldade, depois de terem partido das últimas posições da grelha de partida.

Desta vez a vitória de Pedro Salvador, não foi muito fácil, mas o piloto da CAM-Sport, conseguiu manter a invencibilidade da sua equipa, arrancando “a ferros” um triunfo que esteve em risco logo nas primeiras voltas, quando a Ford Transit preta, saiu em frente na zona dos “esses”…

«Não foi fácil ultrapassar tanta gente, ainda mais porque a chuva dificulta ainda mais qualquer progressão rápida que queiramos fazer. Á frente estavam pilotos que se dão bastante bem com a chuva e forcei bastante de início para poder passar por toda a gente, só que nos esses tive que seguir em frente para não me apoiar num deles… Se o fizesse iria empurra-lo para fora da pista e isso não se deve fazer… O equilíbrio foi maior à chuva, mas também provocou algumas desistências e atrasos, pelo que acabou por ser uma corrida diferente mas igualmente interessante. Esta foi a minha última corrida no ano no Ford Transit Trophy, pois não irei estar presente no Algarve por razões profissionais. De qualquer forma a Ford Transit da CAM-Sport, lá estará para tentar nova vitória, até porque uma vez mais esteve impecável, desta feita sem os problemas de travões de ontem.»

As ultrapassagens iniciais e alguma confusão, colocaram no final a Ford Transit do Team BETA / ENI, na segunda posição, à frente da máquina dos convidados da Q&F / Ford, pilotada desta feita por Francisco Carvalho, naquela que é a sua melhor classificação desde o início do Troféu.

No que respeita à discussão dos primeiros lugares do Ford Transit Trophy, de referir o atraso quase irremediável da DARO, com Rui Azevedo a ficar enterrado com a Ford Transit, fora da pista, sendo que João Fontaínhas (FIAAL) apesar de uma boa segunda corrida (foi quarto classificado), acabou ser desclassificado. A AUTO RABAL, que comanda, com 11 pontos de vantagem sobre a BRM, com a DARO a ter ainda hipóteses matemáticas de chegar ao título, pois tem 18 pontos de desvantagem em 20 possíveis…

Foi a seguinte a Classificação da 2ª CORRIDA:
1º CAM – Sport, 12 voltas, em 30m24,452s, à média de 95,9 Kms/h; 2º TEAM BETA / ENI, a 6,320; 3º Q&F / FORD, a 8,849s; 4º FIAAL, a 25,218s; 5º AUTO RABAL, a 34,198s; 6º MCOUTINHO / IBERTAL, 37,038s; 7º BRM, a 48,572s; 8º RODIVEX, a 1 volta; 9º BRETESCAR, a 2 voltas; 10º DARO, a 7 voltas…
Nota: O concorrente FIAAL, foi desclassificado. O concorrente DARO não se classificou.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:
1º CAM – Sport, 1h01m25,742s; 2º TEAM BETA / ENI, a 28,640s; 3º AUTO RABAL, a 38,049s; 4º Q&F – FORD, a 42,111s; 5º BRM, a 50,996s; 6º MCOUTINHO – IBERTAL, a 1m41,354s; 7º RODIVEX, a 1 volta. DARO – Não Classificado. FIAAL, desclassificado.

FORD TRANSIT TROPHY: 1º AUTO RABAL, 86; 2º BRM, 75; 3º DARO, 68; 4º FIAAL, 65; 5º CAM, 64; 6º MCOUTINHO, 44; 7º BRETESCAR, 43; 8º RODIVEX, 40; 9º Q&F – FORD, 38; 10º TEAM BETA / ENI, 36.

publicado em Motores Magazine

Leia Mais

Pedro Salvador volta a vencer no Troféu Ford Transit

Nuno Fontaínhas foi o primeiro piloto da FIAAL a entrar em acção. Partindo no sexto posto, andou na disputa dos lugares cimeiros, mas uma ligeira saída nos esses, fez perder algum tempo. A restante prova foi de recuperação, até ao 7º lugar final. Pedro Salvador venceu a 1ª corrida

Pedro Salvador e a Ford Transit da CAM - Sport cortaram a meta no primeiro lugar da primeira corrida do Ford Transit Trophy, situação que repetem desde a estreia da equipa no circuito de Braga. Uma corrida tranquila para o vencedor e animada nas primeiras voltas para os restantes.

Arrancando bastante bem, Salvador tomou a dianteira e beneficiou de uma certa confusão no final da reta da meta, entre a Auto Rabal e a Daro, passando para a frente com alguma vantagem e deixando os restantes na discussão dos lugares do pódio.

O piloto geriu depois a sua vantagem, mantendo ainda assim um ritmo bastante vivo, só abrandando no final, quando os travões deram sinais de alguma fadiga. "Foi uma corrida bastante tranquila, com alguma animação apenas nas primeiras curvas, mas depois disso nada a assinalar, sendo apenas necessário controlar os meus adversários pelos retrovisores. A Ford Transit esteve sempre impecável, até os travões começarem a dar sinais de fadiga e ainda apanhei um valente susto quando o pedal passou a atuar de forma diferente, parecendo que de um momento para o outro tudo poderia falhar. Por isso levantei o pé e controlei a corrida, conseguindo mais uma importante vitória para o CAM-SPORT", afirmou no final.

Nas posições imediatas colocaram-se as Ford Transit da BRM e da Auto Rabal, com a Daro a garantir a quarta posição, sendo que estes são os três melhores colocados do Ford Transit Trophy, com a primeira a comandar com apenas três pontos de vantagem sobre a Daro e sete sobre a formação do concessionário de Braga.

De referir que a FIAAL, que nas primeiras voltas andava na luta, se atrasou devido a uma saída na zona dos "esses" e que o piloto convidado pela Q&F / Ford, Rufino Fontes, teve um problema na partida, levando depois uma grande parte da corrida a recuperar, para finalmente terminar atrás dos carros do TEAM BETA / ENI, BRETESCAR e FIAAL, mas à frente das formações da MCOUTINHO - IBERTAL e RODIVEX.

O Ford Transit Trophy, tem a segunda corrida marcada para amanhã às 13h30m.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:
1º CAM - Sport, 13 voltas, em 30m01,290s, à média de 108,7 Kms/h; 2º BRM, a 2,424s; 3º AUTO RABAL, a 3,851s; 4º Daro, a 16,315s; 5º Team Beta / ENI, a 22,320s; 6º Bretescar, a 28,999s; 7º FIAAL, a 32,752s; 8º Q&F / Ford, a 33,262s; 9º MCoutinho - Ibertal, a 34,316s; 10º Rodivex, a 46,417s.

retirado de Autosport

Leia Mais

sábado, outubro 2

Transit Trophy - Salvador parte na frente, FIAAL penalizada

A sessão de treinos cronometrados da Transit Trophy no Circuito do Estoril fica marcada pela intervenção dos comissários desportivos, que aplicaram sanções à equipa Team BETA ENI e à FIAAL. Pedro Salvador ascendeu ao primeiro posto



Foi para Pedro Salvador e para a Ford Transit da CAM – Sport, o melhor tempo entre a caravana no Ford Transit Trophy, garantida não após a sessão de qualificação, mas sim depois da Direcção de Corrida ter aplicado penalizações a alguns concorrentes, como foi o caso do TEAM BETA – ENI, que tinha assegurado o melhor “crono” em pista…

António Costa e Valter Cardoso, aos comandos da Ford Transit do Team Beta / ENI, tinham conseguido o tempo de 2m15,815, batendo a máquina da CAM-Sport, por cerca de três décimos de segundo, mas uma penalização aplicada pelos Comissários Desportivos, “atirou-os” para a derradeira linha, alegadamente por terem ignorado a sinalização das bandeiras e terem abusado do pisar dos correctores da pista.

Aliás também à FIAAL, foi aplicada uma penalização por motivos semelhantes, o que entregou de bandeja a pole-position a Pedro Salvador, que assim partirá no primeiro lugar para a primeira corrida, a disputar no final da tarde, aos comandos da máquina do CAM Sport, que se mantém invencível desde o circuito de Braga.

Ao lado de Salvador, estará a Ford Transit da Auto Rabal ( João Diogo Lopes e Filipe Martins) mais rápidos mais de um segundo do que Pedro Fins (BRM) seguindo-se os pilotos convidados da Ford, Francisco Carvalho e o “campeoníssimo” Rufino Fontes, que garantiram, uma boa marca à frente do primeiro vencedor do Ford Transit Trophy, Rui Azevedo (Daro) mas esta equipa queixou-se desta feita de algumas dificuldades para conseguir o acerto perfeito para a sua máquina.

Para além das corridas em si, o Ford Transit Trophy, marca também a diferença pela presença forte no “paddock”, onde participantes, equipas técnicas e muitos convidados, têm à sua disposição a fantástica FORD TRANSIT VILLAGE, onde estão esperados amanhã, Domingo, muitos convidados importantes e muita gente bonita e conhecida.


CLASSIFICAÇÃO TREINOS:

1º CAM – Sport, 2m15,825s; 2º AUTO RABAL, 2m16,129s; 3º BRM, 2m17,303; 4º Q&F/Ford, 2m17,685; 5º DARO, 2m17,831; 6º FIAAL, 2m17,928; 7º Bretescar, 2m19,483s; 8º Rodivex, 1m19,534s; 9º MCoutinho-Ibertal, 2m19,985s; 10º Team Beta / ENI, S/ Tempo.


HORÁRIO

SÁBADO 2 DE OUTUBRO
17h35 – 1ª CORRIDA (30M)
DOMINGO 3 DE OUTUBRO
13h30 – 2ª CORRIDA (30M)

Leia Mais

quinta-feira, setembro 30

Transit Trophy - Competição na recta final

Não poderia estar mais animada a discussão do Troféu Ford Transit Trophy; Depois da vitória no Caramulo, a CAM Sport e Pedro Salvador, aproximaram-se perigosamente dos lugares do pódio – já que a vitória absoluta é mais difícil, por causa das provas falhadas no início da competição – e lá na frente está tudo em aberto, entre pelo menos quatro concorrentes…

O Ford Transit Trophy ruma este fim de semana ao Estoril, onde se vai disputar a penúltima jornada dupla, do calendário de 2010. Um regresso ao circuito em que esta singular competição foi apresentada “ao mundo”, numa altura em que a competição está mais acesa que nunca, com a Auto Rabal dois pontos à frente da Daro, sete melhor do que a BRM e a FIAAL apenas quatro pontos atrás…

Que mais se poderia pedir, para uma competição que tem marcado a diferença, na velocidade nacional?

Para além das corridas em si, o Ford Transit Trophy, marca também a diferença pela presença forte no “paddock”, onde participantes, equipas técnicas e muitos convidados, trouxeram de novo o colorido às pistas portuguesas e isso mesmo vai continuar este fim de semana no Autódromo do Estoril, com os organizadores a garantirem a presença de muita gente bonita e importante, na FORD TRANSIT VILLAGE.

Para as corridas, os favoritos são muitos; Nem todos encaram a competição com a mesma garra e atitude, havendo os que preferem uma postura mais “gentleman driver”, mas será importante verificar até onde todos os outros podem resistir à postura atacante do CAM-SPORT, com Pedro Salvador a prometer não baixar os braços e lutar com todos os outros, para tentar a terceira vitória (dupla) consecutiva.

HORÁRIO

SÁBADO 2 DE OUTUBRO
9h25 – TREINOS LIVRES (30M)
13h05 – TREINOS CRONOMETRADOS – 1ª SESSÃO (20M)
13h30 – TREINOS CRONOMETRADOS – 2ª SESSÃO (20M)
17h35 – 1ª CORRIDA (30M)
DOMINGO 3 DE OUTUBRO
13h30 – 2ª CORRIDA (30M)

retirado do site Transit Trophy

Leia Mais

segunda-feira, setembro 20

Video Rampa do Caramulo - Team FIAAL


Assista a um pequeno vídeo (Leia Mais) da Rampa do Caramulo, quarta prova do Transit Trophy. A edição é do Nuno Fontaínhas e retrata a ronda do troféu no Caramulo. A equipa FIAAL foi a melhor nos treinos e segunda na corrida.


Leia Mais

segunda-feira, setembro 6

FIAAL no pódio da Rampa do Caramulo


Depois de uma sessão de treinos dominada pela equipa algarvia, em que nem tudo correu pelo melhor para a CAM-Sport, já em prova a experiencia de Pedro Salvador sobressaiu desde a primeira subida de prova, com o pluri-campeão nacional de montanha, a realizar um tempo canhão logo na primeira subida, passando o interesse da prova na luta para a discussão dos lugares mais baixos do pódio.


Ao efectuar 1m44,977s na primeira subida de prova, Pedro Salvador colocou a Ford Transit da equipa CAM Sport, numa posição quase inalcançável por parte dos seus adversários, isto apesar dos esforços dos irmãos João e Nuno Fontaínhas (FIAAL), que também desde o início se revelaram os mais interessados em conquistar a vitória nesta rampa do Caramulo, rodando regularmente na frente de João Lopes/Filipe Martins (AUTO RABAL) e Rui Azevedo (DARO) este último a ser o mais rápido na primeira sessão de treinos da manhã.

Salvador não conseguiu impor-se desde os treinos – o motor da Transit parou por alguns segundos, permitindo à FIAAL, partir para a prova com o melhor tempo, mas logo quer teve a sua máquina em perfeitas condições, “puxou dos galões” e conseguiu uma importante vitória para a CAM – Sport, que assim iguala a DARO e a AUTO RABAL, no topo do pódio, das provas disputadas até este momento.

Para Pedro Salvador foi assim a repetição da dupla vitória conseguida em Braga, numa prova que tem muito a ver com a sua enorme experiência, mas que até nem começou da melhor forma nos treinos, compondo-se para a corrida, onde a superioridade evidenciada foi a esperada:

“Apenas tivemos uma pequena dificuldade na subida de treinos, mas depois tudo correu pelo melhor. Fui sempre muito concentrado, tentando vencer e diverti-me como há muito não me acontecia numa prova de Montanha.”

Com este triunfo a CAM-Sport ascende ao quinto lugar do Ford Transit Trophy, que após a Rampa do Caramulo passa a ser liderado pela AUTO RABAL, com dois pontos de vantagem sobre a DARO e 7 sobre a BRM.

CLASSIFICAÇÃO, APÓS RAPA DO CARAMULO: 1º AUTO RABAL, 70; 2º DARO, 68; 3º BRM, 63; 4º FIAAL, 59; 5º CAM, 42; 6º BRETESCAR, 35; 7º MCOUTINHO/IBERTAL, 34; 8º RODIVEX, 31; 9º Q&F FORD, 24; 10º TEAM BETA/ ENI, 18.

retirado de Pilotos e Máquina, Região Sul online

Leia Mais