quarta-feira, novembro 21

Monchiconta Racing com pódio no Regional Sul

Nos passado dia 18 de Novembro decorreu o Rali Casinos do Algarve, onde a MonchiConta Racing - Marco Gonçalves/Licício Santos em Peugeot 306, voltou a marcar presença com o 306.

"A prova correu quase na perfeição, apenas um problema eléctrico na pec 2 fez a equipa perder cerca de 2 minutos, facto que a condicionou a nível de resultado final. Mas durante todo o rali o 306 rodou junto dos mais rápidos das 2wd, vencendo mesmo o pec 5 a nível das 2 rodas motrizes.
Marco gonçalves refere que "tivemos até aqui um campeonato muito complicado, onde a sorte nos faltou nas provas anteriores, mas chegamos aos casinos e mostramos que podemos lutar pela vitória nas 2wd, facto que me deixa muito satisfeito e motivado para o futuro. O 306 esteve irrepreensível e mostrou mais uma vez que é um grande aposta. Gostaria de agradecer a todos os que nos têm apoiado e ajudado, grato ao Fábio, Abel, sr. Luís, Claúdio, Pedro Arroja e ao meu pai em especial. Quero também. Agradecer ao Licínio Santos pela sua disponibilidade em me acompanhar no Rali.
a MonchiConta Racing terminou o rali Casinos do Algarve no 8* lugar da Geral, 2* lugar na classe 2 e 3* lugar dos 2wd (CRRS).
Agradecimento aos nossos patrocinadores e parceiros pelo apoio - ENI, Câmara Municipal de Monchique, H.E.L.P. - Holistic Exercise and Livestyle Programs , DMD - Informática, Junta de Feguesia de Monchique, PRIME PROPERTIES , CARGAQUATRO, EME - Lounge, MAXILUB, ElectroRodas e BRICONEXE,"


comunicado Monchiconta, Marco Gonçalves en Facebook.
Foto Pedro Contente - Sportmotores

Leia Mais

Jorge Ribeiro - Ser competente

Com 7 provas disputadas, o Troféu Fastbravo terá o seu epílogo no próximo dia 24 com a realização do Rali de Baião, 8ª e última prova da época para os concorrentes deste troféu de iniciação nos ralis. Jorge Ribeiro, mais uma vez na companhia de Daniel Pereira, marcará presença com o intuito de efetuar uma prova competente que lhe permita alcançar o grande objetivo da época, que passa pela conquista do troféu.

Depois da prova de grande nível que a dupla realizou no recente Rali de Gondomar, e que culminou com obtenção segundo lugar final, a apenas 2.2 segundos do vencedor, o piloto de Penafiel parte para esta derradeira etapa com a moral em alta e pronto a repetir o excelente desempenho, “Vamos ao Rali de Baião com a intenção de disfrutarmos ao máximo. Tentaremos andar no máximo para assim vencer o rali e alcançarmos a vitória nesta edição 2012 do troféu”.

Com especiais bastante técnicas e onde se conseguem atingir velocidades elevadas, o Rali Baião vai de encontro às preferências de Jorge Ribeiro, “é um rali espetacular, os troços são rápidos e bastante técnicos “, fator este que reforça a confiança da equipa num bom resultado. Em Baião Jorge Ribeiro volta a contar com Daniel Pereira ao seu lado, depois de a equipa ter estado junta em Oliveira do Hospital e Gondomar, o que é sem dúvida um fator extra de estabilidade nesta fase decisiva da época, como o próprio piloto admite, “O entrosamento com o Daniel está cada vez melhor e isso dá-me confiança extra para encarar este último desafio.”

Depois de duas provas consecutivas em pisos de terra e em que as exigências foram muitas para pilotos e máquina, o pequeno Seat Marbella foi entregue aos cuidados da Santana Sport para ser colocado em perfeitas condições, permitindo assim à equipa encarar com mais tranquilidade o Rali de Baião, como adianta o piloto, “a Santana Sport encarou esta prova como se fosse a primeira da época, depois de uma revisão profunda julgo que o Marbella está ao mais alto nível.

Sem entrar em euforias o piloto de Penafiel parte confiante num bom resultado, sabendo desde logo que terá que estar bastante concentrado e com um ritmo elevado durante toda a prova garantindo que vai “encarar esta prova com uma tranquilidade e um otimismo grandes”, para que deste modo possa alcançar o tão desejado campeonato.

Com tudo ainda a para resolver, Baião será sem dúvida um etapa marcante para os concorrentes do Trofeu Fastbravo 2012, que aqui verão emergir o seu campeão, Jorge Ribeiro aproveita desde já para “desejar um bom rali ao restantes concorrentes do troféu, que corra todo bem e que no fundo nos consigamos todos divertir bastante”.

O Rali de Baião, prova organizada pelo Clube Automóvel de Amarante, é pontuável para o Campeonato Open de Ralis, Campeonato Regional Nordeste, Campeonato Júnior, Desafio Modelstand e Troféu Fastbravo, tem partida marcada para as 13 horas de dia 24 estando a chegada prevista para as 17 horas do mesmo dia. Os concorrentes terão pela frente 6 especiais de classificação num total de 62.88km.

press Jorge Ribeiro

Leia Mais

Demos o nosso melhor num rali com condições muito difíceis

O Rallye Casinos do Algarve 2012 vai ficar marcado pelas mas condições climatéricas que se debateram naquele zona e que muito complicaram a tarefa dos pilotos que tinham aqui a ultima jornada do Campeonato de Portugal de Ralis e da Taça de Portugal de Ralis.

Carlos Fernandes e Fábio Vicente, partiam para a prova com aspirações renovadas, e com o principal objetivo de terminar o rali, numa época que não foi propriamente fácil.
Sendo a primeira vez que alinhavam na prova, a dupla de Sintra não conseguiu sequer reconhecer minimamente as especiais, devido ao mau tempo que se abatia sobre estes e ao imenso nevoeiro serrado, que não permitiu à dupla tirar corretamente as notas de andamento.
Logo no primeiro troço notaram algo de errado no carro, pois este estava inguiável e foram obrigados a dosear bastante o andamento, pois o estado do piso muito sujo e escorregadio era propício a saídas de estrada. Sem nunca baixar os braços foram rodando de forma segura, de forma a chegar à assistência e resolver o problema, mas contudo na terceira especial numa curva onde se cortava pelo berma, passaram por cima de umas pedras que tinham caído e acabaram por danificar o braço da direção. A equipa ainda levou o carro até ao final da PEC, mas optaram por desistir pois era arriscado continuar a rodar com o carro assim.
Como nos refere o piloto “O rali não começou logo nada bem, porque devido ao muito nevoeiro e mau tempo que esteve na sexta-feira, não conseguimos tirar corretamente as notas. Foi a primeira vez que fizemos o rali, não tínhamos qualquer conhecimento do traçado e como é lógico, no sábado com o tempo bastante mais limpo, zonas que pareciam lentas, eram muito mais rápidas e claro, desta forma não tínhamos confiança para impor o nosso habitual andamento. O carro foi muito bem revisto, tudo bem preparado, mas logo no primeiro troço algo não estava bem e no terceiro acabamos por danificar o braço e optamos por desistir, pois a qualquer momento podia ceder e os estragos seriam maiores. Da nossa parte demos sempre o nosso melhor. Nunca baixamos os braços, tentamos ser sempre o mais competitivo possível, mas tem nos faltado sempre a sorte e são sempre pequenas situações que nos estragam o rali. A época não foi fácil, apesar disso acho que provamos ser rápidos, e basta analisar os nossos tempos em comparação com os do CPR 2 RM e ver que conseguimos evoluir muito esta época. Agora vamos analisar, pensar bem e ver o que poderemos seguir numa próxima época. Deixo ainda um especial agradecimento, a toda a nossa equipa que trabalhou bastante neste projeto, e também a todos os nossos patrocinadores a Kumho Tyres, Carreto 18, Eni, USA Peças LDA, X2 Advertising, Restaurante O Amaral, Pneuvita, Semeca LDA, Decomotores, Sical, Pequimil Filtros, Lima – Carvão Vegetal e António Antunes Chapa e Pintura.

press Carlos Fernandes

Leia Mais

Nunes e Amaral em 2º no Regional Sul!

Daniel Nunes e Daniel Amaral estiveram presentes na última ronda da Taça de Portugal de Ralis, em mais uma edição do Rallye Casinos do Algarve, prova esta que foi ainda pontuável para o Campeonato Regional Ralis Sul.

A prova em pisos de asfalto não foi nada fácil para todos os que alinharam na prova, já que a zona do rali foi alvo de muito más condições climatéricas que dificultou imenso o desempenho dos pilotos.

Alinhando pela primeira vez na prova, o piloto do Mitsubishi EVO VI, não começou da melhor forma o rali, já que um furo lento acabou por lhe fazer perder bastante tempo nesta primeira especial e averbar assim um tempo algo “modesto”.
A partir dali a equipa partiu ao ataque e foi recuperando muito do tempo perdido, apesar de rodar com cautelas redobradas devido ao estado dos pisos muito escorregadios.

Compridas as cinco especiais que completavam a componente desportiva do Regional Sul, Nunes e Amaral, acabaram por garantir um merecido segundo lugar, um resultado muito positivo depois do tempo perdido na primeira especial.

Depois da vinda à zona de assistência, a dupla centrava agora os seus objetivos em recuperar posições na Taça de Portugal, mas logo na primeira especial da tarde (a 6ª do rali) uma saída de estrada obrigou a equipa a terminar por ali a sua prova, pois não conseguiam recolocar o carro na estrada.

Apesar de tudo o balanço é positivo, já que com o tempo perdido com o furo, parecia que mais nada havia a fazer, mas que a dupla ainda conseguiu dar a volta ao resultado e garantiu assim mais pódio esta época.

A equipa apoiada por Eni, Kumho Tyres, Rodinunes Reboques, Go Truck, Expopneu, KHM Racing, X2 Advertising, Estufas de Pintura Fernando Pereira e Irmão, Agrovácuo e Restaurante O Amaral prossegue com o Rali de Baião, ultima prova do Campeonato Open de Ralis.

press Daniel Nunes

Leia Mais

Ser rápidos, não cometer erros e essencialmente terminar!

Baião ver ser o palco da última prova do Campeonato Open de Ralis, em mais uma edição do Rali de Baião, prova esta que será ainda pontuável para o Campeonato Regional Ralis Nordeste.

Para a dupla de Guimarães, Pedro Silva e Rui Ribeiro esta prova será decisiva na atribuição do título do Regional Nordeste, competição que a dupla já vem liderando desde o inicio da época.
Como nos salienta o piloto do Citroën Saxo, “Vamos andar o mais rápido possível sem cometer erros que possam comprometer a nossa prova, pois chegar ao final é essencial”.
Contando com bons adversários, a dupla sabe que a sua tarefa não será de todo fácil. “Vai ser muito difícil manter o primeiro lugar, pois tanto o Manuel Pereira e o Adriano Pereira como o Vítor Pascoal e o Luís Ramalho são "adversários" muito fortes e estão a correr em casa, mas não vamos baixar os braços e prometemos lutar até ao final do rali para garantir o título no regional.
O Rali não será fácil, pois a previsão meteorológica aponta para mau tempo e um dos troços (Baião) tem zonas bastante duras e com grandes subidas, pelo que os 4x4 deverão ter ainda mais vantagem que o normal”,
concluiu Pedro Silva.
A prova do Clube Automóvel de Amarante vai para a estrada apenas no sábado, com uma dupla passagem pelos troços de Baião, Aboboreira e Queimada, totalizando 62 quilómetros em contra relógio e 100 no percurso total da prova. O pódio final está previsto para as 17h00 em Baião.

press PEdro Silva

Leia Mais

Terminar a época com um pódio nas duas rodas motrizes

A temporada desportiva de 2012 no Campeonato Open de Ralis está a chegar ao fim e será neste próximo fim-de-semana que se irá realizar a ultima prova da época, o Rali de Baião.

A prova em pisos de terra irá contar com a MR Team que leva assim pela primeira vez o Opel Corsa OPC a Baião para mais um desafio nos pisos de terra.
Paulo Moreira e Marco Macedo estão motivados com o rali, e esperam consolidar ainda mais o seu andamento neste tipo de piso que têm prova a prova se mostrado muito competitivos e rodando sempre perto ou dentro dos três primeiros no que diz respeito aos carros de apenas duas rodas motrizes.
Como nos salienta o piloto do Montijo “Vamos continuar a trabalhar a nossa evolução e aproveitar esta prova para fazer mais quilómetros com o carro neste tipo de piso e de desta forma consolidar ainda mais o nosso andamento. Já provamos que somos rápidos e que o pódio entre os carros de duas rodas motrizes está ao nosso alcance. Vamos tentar fazer um rali sem erros, contar com um bom desempenho do nosso carro para terminar a época com um merecido pódio entre os carros de duas rodas motrizes, que seria um justo premio por todo o trabalho da equipa ao longo do ano”.
O Rali de Baião, prova a cargo do Clube Automóvel de Amarante será disputado apenas no sábado, com os concorrentes a efetuar uma dupla passagem pelos troços de Baião, Aboboreira e Queimada, o que perfaz um total de aproximadamente 100 quilómetros de prova, entre os quais 62 em contra relógio! O pódio final está previsto para as 17h00 em Baião.

press MR Team

Leia Mais

segunda-feira, novembro 19

Madeira na European Rally Cup

O Rali Vinho Madeira deverá integrar a Taça da Europa de Ralis, uma nova competição em gestação e que deverá incluir também outras provas do ERC afastadas na fusão com o IRC.

Esta nova competição ainda não foi aprovada pela federação internacional mas são conhecidos alguns dos pormenores da proposta a ser revista pelo Conselho Mundial. A Taça da Europa deverá fazer regressar o sistema de avaliação dos eventos vigente no Europeu de Ralis até 2003 com as provas divididas pelos coeficientes 20, 10 e 5. As provas excluídas no final deste ano do ERC deverão ser as únicas a ostentar o coeficiente 20.

A nova taça deverá ser composta por cerca de 20 ralis num grupo que englobará algumas das provas excluídas do Europeu de Ralis na fusão com o IRC e ainda algumas daquelas que anteriormente já integravam as taças da Europa Central, Europa de Leste e Sudoeste da Europa. Com o coeficiente 20 deverão surgir os ralis Vinho Madeira, 1000 Miglia (Itália), Bulgária, Bósforo (Turquia) e Astúrias (Espanha).

Nos níveis mais baixos estarão os ralis Sumava Klatovy, Cesky Krumlov, Agrotec e Boémia, todos da Rep. Checa, Saturnus (Eslovénia), Waldviertel (Áustria), Sredna Gora e Sliven (Bulgária), Cárpatos e Ialta (Ucrânia), Sérvia e Islas Canarias (Espanha). A proposta prevê que sejam contabilizados todos os resultados obtidos nas provas de coeficiente 20 e os quatro melhores nos ralis dos coeficientes 10 e 5. O melhor resultado num conjunto de 12 eventos elegerá o vencedor da taça.

Esta Taça da Europa de Ralis poderá, como tal, servir de câmara de preparação para uma eventual subida ao campeonato principal e a sua avaliação servirá para fazer descer ou subir o nível dos eventos num meio competitivo como foi outrora para os organizadores. O maior problema da competição poderá ser, contudo, aliciar concorrentes perante o prometedor cenário desportivo e mediático augurado ao campeonato principal.

Por outro lado, esta taça permitirá que pilotos em ascensão de carreira ganhem experiência e notoriedade internacional bem como equipas com meios limitados possam mostrar o seu potencial na ausência de formações mais poderosas e merecedoras doutra divulgação mediática. Os contornos finais da Taça da Europa de Ralis deverão ser conhecidos no final de novembro.

publicado em Autosport

Leia Mais

domingo, novembro 18

Ivo Nogueira "É um triunfo de todos!"

Ao vencer a edição de 2012 do Rali Casinos do Algarve, Ivo Nogueira conseguiu fazer o pleno dos objectivos para a presente temporada: vitória no Campeonato Dois Litros Duas Rodas Motrizes e adicionalmente o CPR em termos de Turismos. A "cereja no topo do bolo" deu-se hoje com a conquista da primeira vitória à geral e o pódio no Campeonato de Portugal de Ralis, numa cara confirmação de grande promessa dos ralis nacionais.

A dupla que o piloto nortenho forma com Nuno Rodrigues da Silva revelou-se absolutamente muito forte ao longo de toda a prova e o triunfo nesta derradeira prova da temporada acaba por ser um justo prémio, apesar de um furo na derradeira especial, e quando o resultado final já dificilmente poderia sofrer alterações.

Ivo Nogueira desde cedo deu mostras de ter condições para colocar o Citroën DS3 R3 no topo da classificação geral, do Campeonato de Portugal de Ralis e entre os 2L/2 RM. Porém, "a chuva trouxe dificuldades adicionais num rali que, é sabido, é muito exigente. O nosso arranque não foi o melhor, mas depressa encontrei o meu ritmo e a verdade é que consegui ganhar e assim alcançar dois relevantes objectivos para esta época, que se revelou plena de sucessos", afirmou Ivo Nogueira.

O piloto confidenciava no final da prova levada a cabo pelo Clube Automóvel do Algarve que "há muito que sonhava com a vitória numa prova do Campeonato de Portugal de Ralis, mas, definitivamente, este foi um rali muito complicado, durante o qual não nos livrámos de alguns contratempos, nomeadamente na última especial, na qual um furo nos fez perder algum tempo. Em certas alturas revelou-se muitíssimo complicado manter o carro em estrada tal era a quantidade de água que se acumulava nos troços... Estou muito satisfeito com este resultado que é o culminar de uma época fantástica. Tudo isto é fruto do magnífico trabalho da minha equipa, à qual agradeço a dedicação e empenho ao longo de todo o ano, agradecimento que estendo também aos meus patrocinadores e a todos os que comigo trabalharam. Este é um triunfo de todos!"

publicado em RalisOnline

Leia Mais

ARC termina época... com mais um título

O Campeonato de Portugal de Ralis chegou ao fim. O Rallye Casinos do Algarve contribuiu com mais um título nacional para a ARC Sport. Alberto Silva, navegador de Renato Pita sagrou-se Campeão de Portugal de Segundos Condutores no Agrupamento de Turismo.

Um rali em final de época onde a equipa de Aguiar da Beira esteve presente com o seu habitual empenho e elevado grau de profissionalismo. Com dois Renault Clio R3 entregues a João Silva e Renato Pita, a equipa acabou por fechar a época com mais um título nacional e o segundo lugar confirmado no CPR2.

João Silva e Hugo Magalhães chegaram a comandar a prova algarvia, mas na quinta especial de classificação, o azar bateu à porta do piloto madeirense.

"O rali estava perfeito, pois conseguimos estar no primeiro lugar do CPR e no comando da prova à geral. Fizemos tempos fantásticos, batendo inclusivamente alguns especialistas nesta prova com carros de tracção integral. Infelizmente, no quinto troço, o Renault escorregou de traseira e partiu um braço da suspensão. Foi uma pena! Para o ano vamos tentar um projecto internacional com o nosso Clio R3", afirmou João Silva.

Renato Pita foi ao Algarve para defender o segundo lugar no campeonato das duas rodas motrizes. Um objectivo alcançado pelo piloto de Viana do Castelo

"Em ano de estreia foi positivo chegar ao segundo lugar do campeonato. Foi um rali difícil, com pisos muito escorregadios, situação agravada por problemas de travões e de electrónica do motor. No entanto, tentámos não cometer erros e consolidar o 2º lugar do CPR2. Para mim isso era o mais importante", afirmou Renato Pita.

Para a ARC Sport, que esta época renovou com Ricardo Moura e António Costa o título absoluto de Campeão de Portugal de Ralis e ainda o quinto título consecutivo do Agrupamento de Produção, foi gratificante ter conquistado mais um título nacional.

"Quero dar os meus parabéns ao Alberto Silva pelo título de navegadores do agrupamento de turismo que conquistou no Algarve, bem como ao Renato Pita pelo segundo lugar do CPR2.
Foi pena não termos alcançado no Algarve todos os objectivos, uma vez que o João Silva não teve a sorte do seu lado. No entanto, mostrou uma vez mais que é um piloto muito rápido, obtendo excelentes tempos apesar das condições extremamente difíceis em que estavam os pisos.
Em relação ao Renato Pita, o propósito foi totalmente alcançado, com o piloto a efectuar um rali inteligente para poder alcançar o seu objectivo",
concluiu Daniel Patrocínio, um dos responsáveis pela ARC Sport.

publicado em RalisOnline

Leia Mais

Pita alcança vice-campeonato no CPR2

Renato Pita acaba de se sagrar vice-campeão naquela que foi a sua estreia no CPR2 (Campeonato de Portugal de Ralis – 2 litros/2 RM). No Algarve, e mesmo com condições climatéricas adversas, o piloto da BP Ultimate Rally Team conseguiu boas prestações graças a muita concentração e dedicou esta conquista a todos aqueles que fizeram parte deste projeto.

Renato Pita, que desde sempre confessou que o Rali Casinos do Algarve é um dos seus favoritos, até considera que, nesta edição, não teve vida facilitada. "Embora goste muito desta prova, hoje enfrentamos condições climatéricas que não nos facilitaram a tarefa, exigindo uma maior concentração de forma a não cometermos erros e permitindo assim esta conquista em ano de estreia", assumiu o piloto, numa alusão ao nevoeiro e às chuvas intensas que marcaram o dia no Algarve fazendo com que as classificativas ficassem bastante sujas e escorregadias.

Dedicando esta classificação à equipa e aos patrocinadores que estiveram com ele no projeto, Renato Pita relembra que os seus objetivos acabaram por ser atingidos. "O objectivo era conhecer o campeonato e o carro que era novo para mim. Agora, há muito trabalho para fazer e para o ano cá estarei para mais uma edição do CPR2", anunciou Renato Pita, que faz dupla com o navegador Alberto Silva, que está duplamente de parabéns ao conquistar o título de navegadores de agrupamento de turismo.

No Algarve, onde Renato Pita apresentou o Clio R3 Max decorado por um aluno do primeiro ciclo do ensino básico de Viana do Castelo, o piloto lança assim novos desafios, que deverão agora ser apresentados no próximo sábado (dia 24 de Novembro) em Viana do Castelo, numa conferência de imprensa de balanço do Campeonato, seguida de um co drive e de um jantar convívio.

publicado em RalisOnline

Leia Mais

Paulo Neto com melhor resultado de sempre

Mesmo debaixo de condições atmosféricas muito complicadas, Paulo Neto / Paulo Fiuza alcançaram o melhor resultado de sempre no Campeonato de Portugal de Ralis, ficando no segundo lugar também nas contas do CPR2.

Com chuva e o nevoeiro, o Rali Casinos do Algarve foi das provas mais difíceis da temporada do Campeonato de Portugal de Ralis, com troços muito traiçoeiros e escorregadios, a complicarem a condução a todos os pilotos. Paulo Neto conseguiu superar todas as dificuldades, fazendo um rali que lhe permitiu terminar no segundo lugar da geral.

"A muita chuva que caiu na região de Monchique, não nos dava muita confiança para arriscar. Apesar das condições difíceis em que estava o piso dos troços, mesmo assim, tentamos não cometer qualquer erro apesar de termos tido um furo na fase final da prova. Nunca arriscamos muito apesar de termos mantido um bom ritmo, pelo que o segundo lugar acaba por ser uma forma muito positiva de terminar a temporada", afirma Paulo Neto piloto apoiado por Weber, Quantinfor, Vitarte, Caras decoração, Diresco, Carlos Simões, Banhoazis, Listor, Tres, Domino e Sanitana.

O final do Rali Casinos do Algarve acabou por ser ainda mais entusiasmante do que se estava a espera, já que o líder da prova furou no derradeiro troço, ficando no ar a hipótese de uma vitória. "Os azares acontecem a todos, e também nós furamos, estando a vitória muito bem entregue ao Ivo Nogueira, a quem endereço os parabéns pela excelente prova que fez. Contudo, mais uma vez fica provado que devemos acreditar sempre que é possível chegar mais à frente, pois os ralis estão cheios de imponderáveis", revela Paulo Neto.

Quanto aos objetivos para esta temporada, eles foram totalmente alcançados e por pouco não foram mesmo superados, afirmando o piloto de Sintra que "ficamos no pódio do CPR2, alcançamos o 4º absoluto no Campeonato de Portugal e ainda fomos vice-campeões no Gr.A da mesma competição, o que é francamente positivo. Quero obviamente agradecer a todos os que colaboraram comigo esta temporada na equipa, a P&B Racing, ao Paulo Fiuza e ao Vitor Hugo, à minha família, aos tiffosi, aos meus parceiros, pois sem todos eles nada disto era possível. Obrigado".

publicado em RalisOnline

Leia Mais

Rali Casinos do Algarve - Armindo Neves/Bernardo Gusmão, Vice-campeões da Taça de Portugal

Não poderia ter corrido melhor o final de temporada para a equipa AN Rally Sport. A obtenção do segundo lugar nas contas finais da Taça de Portugal de Ralis, permite que a equipa conclua uma temporada muito positiva e que termina plenamente dentro dos objectivos desportivos anunciados antes de a época começar.

Nos ralis todos sabemos que existem percalços, e nós também os tivemos esta temporada. Por isso, no Rali Casinos do Algarve, mais do que perseguir um objectivo arriscando tudo, optámos por gerir o nosso andamento em função daquilo que queríamos alcançar e o resultado não poderia ter sido melhor. Assim sendo, o quinto lugar nesta prova, tendo à nossa frente quatro pilotos que não disputaram esta competição, foi o suficiente para sermos vice-campeões da Taça de Portugal de 2012”, afirma um feliz Armindo Neves, piloto da equipa AN Rally Sport.
No entender do piloto de Avis, o Rali Casinos do Algarve “foi muito complicado e difícil de gerir. Os troços estavam muitos escorregadios devido ao muito nevoeiro e à chuva que caiu, criando condições propícias ao erro e, como tal, chegar ao fim da prova é já de si uma vitória, o que tornou o resultado obtido ainda mais saboroso”.

Já Bernardo Gusmão enaltecia todo o esforço da equipa, afirmando que “foi uma prova difícil, que começou logo nos reconhecimentos onde não conseguimos limpar as notas em dois troços devido ao imenso nevoeiro e mau tempo que se fez sentir, mas no final o trabalho desenvolvido por todos deu os frutos desejados e quando assim é só podemos estar satisfeitos com aquilo que conseguimos realizar. Com os meios que tínhamos, temos consciência que fizemos um grande trabalho quer em termos desportivos quer de marketing” refere.
Para concluir, Armindo Neves garante que “foi uma temporada de muito trabalho, não só nos ralis mas fora deles. Os nossos parceiros foram decisivos para que pudéssemos alcançar aquilo a que nos propusemos. Por isso temos que agradecer a todos eles, com a consciência de que fizemos um trabalho sério, credível, motivador e muito visível. À equipa, à família, aos adeptos, e a todos os que se identificam connosco, queremos agradecer pelo apoio, prometendo desde já voltar em 2013 com a mesma motivação e garra para fazer ainda mais e melhor”.

press Armindo Neves-publicado em TTVerde

Leia Mais

sábado, novembro 17

No final Carlos Martins foi o melhor. Ivo Nogueira venceu CPR

A história repetiu-se, embora com contornos diferentes. Carlos Martins consegue ser o mais rápido no Casinos do Algarve e somar vitórias na Taça e Regional Sul, com o Mitsubishi EVO 7. Ivo Nogueira ainda apanhou um susto na última especial mas venceu o rali do CPR.

O mau estado dos troços, fustigados pelo temporal do dia anterior, aliado ao nevoeiro que se fez sentir nas zonas altas foram determinantes pelo resultado final do rali. Apesar dessas condicionantes, os concorrentes não deixaram de abrilhantar a prova. Ricardo Teodósio abriu as hostilidades, com um grande tempo na primeira passagem pelo Chilrão, a que recebeu uma pronta resposta de João Silva, na Fóia. Estes dois concorrentes construíam uma boa vantagem sobre os demais, e distanciavam-se nos respectivos campeonatos – Taça e CPR. Mas a segunda passagem pela Fóia foi fatal – Ricardo Teodósio com problemas de caixa e João Silva com um braço de suspensão danificado, ficavam foram de prova. Ivo Nogueira ascendia ao primeiro lugar, e tinha uma boa vantagem sobre os demais rivais do campeonato português. Na ultima especial, e quando já gerenciava o andamento, perdeu dois minutos devido a um furo lento. Por apenas 21,4 segundos segurou a vitória no CPR, mas viu o título de concorrente mais rápido fugir para Carlos Martins. Entre os concorrentes do nacional, e após os abandonos de João Silva e João Magalhães (despiste), as posições ficaram definidas, com Paulo Neto em segundo, e Renato Pita em terceiro, com este a somar os pontos suficientes para conquistar o vice-campeonato do CPR2l/2RM. Victor Calisto foi o melhor da produção e acabou na 4ª posição.
Carlos Martins, que nesta prova teve as notas de Pedro Peres, construiu uma confortável vantagem na Taça durante as primeiras especiais, ganhando inclusivamente o regional sul. Depois, geriu o andamento e levou o carro ao lugar mais alto do pódio, sendo distinguido ainda pelo clube organizador com a Taça Clube Automóvel do Algarve, entregue ao piloto mais rápido do rali. Outra das figuras da prova é Diogo Gago, que em estreia no Citroën C2, fez uma prova em constante evolução, chegando a registar dois melhores tempos à geral absoluta em Monchique 2 e Chilrão 3. O jovem algarvio foi melhor representante das duas rodas motrizes e 2º da Taça, deixando excelentes indicadores. Pedro Leone, no Ford Escort Cosworth, esteve muito consistente e rubricou uma boa exibição acabando no pódio, conseguindo manter a posição por apenas 4,1 segundos. Um furo fez Márcio Marreiros perder mais de dois minutos na primeira especial. A persistência do piloto portimonense deu resultados, acabando no quarto lugar. Armindo Neves foi o quinto classificado na Taça, e alcança os seus objectivos ao conquistar o segundo lugar absoluto da TPR. Entre os azarados da prova, se contam Daniel Nunes, que sofreu um despiste na segunda passagem por Monchique, e Carlos Fernandes que abandonou com problemas de suspensão.
Finalizaram o rali 12 concorrentes.

No Regional Sul, Carlos Martins obteve uma vitória esclarecedora registando o melhor tempos em todas as especiais. Márcio Marreiros regressou à liderança da competição.

As cinco primeiras especiais do Rallye Casinos do Algarve ditaram a classificação do Regional Sul. Apostando numa toada ofensiva, Carlos Martins e Pedro Peres, em Mitsubishi Lancer EVO VII, cedo assumiram a liderança, e intrometendo-se no pelotão da frente, alcançaram uma vitória incontestável. Participando pela primeira vez no rali, Daniel Nunes teve um início problemático, apanhando o concorrente que o antecedia. Apesar dessas condicionantes conseguiu alcançar um segundo posto no regional. Jogando em casa, Márcio Marreiros, perdeu muito tempo na primeira especial com um furo. Mas, com um pouco de sorte, conseguiu recuperar até ao terceiro posto, e ainda beneficiar do abandono de Marco Ferreira para ascender novamente à liderança do regional com 78 pontos. Evoluindo de especial para especial, Nuno Venâncio subiu ao quarto lugar na última PE e somou importantes pontos para o regional. Nas duas rodas motrizes, Jorge Rego liderou desde a primeira especial, mas foi-se debatendo com problemas na viatura francesa. O piloto acabou no quinto lugar e melhor das duas rodas motrizes. Jogando em casa, Marco Gonçalves conseguiu levar o Peugeot 306 ao 6º lugar final e ser o melhor das duas rodas motrizes. José Martins e Luís Nunes fecharam o lote de concorrentes que pontuaram.
A prova fica marcada pelos abandonos de Marco Ferreira, com problemas de transmissão e de Ruben Tabaio com a caixa de velocidades partida no Ford Escort Cosworth. Falta ainda uma prova para terminar o regional sul.

foto Jorge Gomes

Leia Mais

quinta-feira, novembro 15

Diogo Gago estreia-se com C2 R2 Max no Casinos

Diogo Gago e Jorge Carvalho vão estar á partida do Rallye Casinos do Algarve com um Citroen C2 R2 Max, aproveitando esta prova para começar a preparar a próxima temporada.


A dupla já conquistou o título do Desafio Modelstand e ainda da Categoria 1 (Duas Rodas motrizes) no Open e vem com a moral em alta para a prova algarvia, aproveitando para realizar esta prova com uma nova viatura.

Para Diogo Gago, "esta prova é um extra para nós e dá para relaxar um pouco numa temporada que tem sido dura. Vai-se tornando um hábito realizar este rally, até porque é uma prova do nacional e é na minha região. Vamos fazer uma prova sem pressão, até porque não é pontuável para nenhum dos campeonatos nos quais estamos envolvidos, mas ainda assim vamos querer mostrar a nossa competitividade".

Sendo uma prova extra para a dupla apoiada pela Hankook,Eni, Pedro Pinto Automóveis e Chaveca e Janeira, Diogo Gago e Jorge Carvalho vão aproveitar para conhecer uma nova viatura, neste caso um Citroen C2 R2 Max, aproveitando assim conhecerem um carro mais competitivo.

"A oportunidade de correr num carro de categoria R2 agrada-me bastante. Vai ser mais uma etapa na minha evolução enquanto piloto, pois trata-se de um carro com características diferentes daquelas a que estou habituado. É também um carro mais competitivo, requere habituação e é nesse sentido que vamos trabalhar", finalizou Diogo Gago.

O Rallye Casinos do Algarve vai para a estrada no próximo sábado dia 17 de Novembro, sendo composto por oito provas especiais de classificação, que terão lugar na zona de Monchique.

press SportsMultimedia

Leia Mais

Marco Ferreira espera pontuar no Casinos

Marco Ferreira e José Teixeira esperam realizar uma prova segura no Rally Casinos do Algarve, tanto mais que o piloto do Citroen Saxo é actualmente o líder do Campeonato Regional Sul de Ralis.

Marco Ferreira começou por dizer que espera "fazer nesta prova o que tenho feito até aqui. Passa por andar o que sei, dentro dos parâmetros de segurança e da capacidade do saxo. O objectivo é pontuar para o campeonato, portanto não pretendo arriscar".

O actual líder do Regional Sul diz que "em Loulé o objectivo era idêntico e todos achávamos que era uma prova que ia ajudar a decidir. Conseguimos pontuar bem e isso deixou-me na posição em que estou actualmente, mas temos que contar com os nossos adversários pois ainda faltam duas provas. Esta poderá dar um ânimo especial para acabar a temporada em beleza".

Após o sempre duro Rally de Loulé, o Citroen Saxo foi "todo revisionado e preparado o melhor possível, mas as condições que se prevêem à partida são completamente novas para mim, pois nunca fiz qualquer rali à chuva. Será a minha segunda prova de asfalto e ainda tenho muito a aprender, em especial ao nível da leitura do terreno. Neste rali conto de novo com o José Teixeira como meu navegador e penso que ele também me vai ajudar a realizar uma prova segura, pois as contas fazem-se no fim", prosseguiu o piloto de Santiago do Cacém.

"São cinco troços que esperam molhados e vamos esperar que corra melhor do que em Monchique, a outra prova de asfalto fizemos bons tempos no que respeita às duas rodas, mas não pontuámos muito, devido aos problemas que surgiram na super especial. Vamos por isso esperar que não apareçam problemas, que seja uma prova divertida e que estimule ainda mais agora seja diferente", finalizou Marco Ferreira.

press Sports Multimédia

Leia Mais