quarta-feira, janeiro 16

CAP muda para Clube Automóvel do Sul

Decorrente de um processo que já vinha de 2012, sendo uma inetnção já declarada do Clube Automóvel de Portimão, este clube informa que em assembleia geral aprovou a alteração do nome do clube para CAS - CLUBE AUTOMÓVEL DO SUL.

A razão apontada para a alteração do nome, tem a ver acima de tudo com a maior facilidade em negociar com as entidades oficiais da região.

Assim, a partir desta data todas as provas organizadas por este clube serão da responsabilidade do C.A.S., nomeadamente o Rali de Vila do Bispo e Monchique.

Refira-se aidna, que neste início de época, o CAS vai promover uma formação interna com a seguinte ordem de trabalhos:

Dia 24 de Janeiro - Comunicações
Dia 25 de Janeiro - Socorrismo
Dia 1 de Fevereiro - Socorrismo e estabilização
Dia 3 de Fevereiro - Formação prática com simulacro

Formadores:
Comandante Jorge Amador da CVP
José Ilidio Santos
Dr. José Ponces de Carvalho
José Lopes dos Reis

O CAS atento à segurança nos ralis, espera com esta formação ter uma melhor resposta em casos que possam ocorrer durante as provas.

publicado em ralisOnline

Leia Mais

domingo, janeiro 13

Recordando: Rallye de Loulé 2008

Voltando atrás no tempo, no Rallye de Loulé 2008 juntavam-se o Campeonato Open e Regional Sul. Pedro Peres no Ford Escort Cosworth foi o grande vencedor, mas teve forte oposição de Ricardo Teodósio, que deu réplica até final. Luís Mota foi o melhor do Regional Sul, e Jorge Santos o melhor 2 rodas motrizes.





PERES VENCE LOULÉ
Pedro Peres e Tiago Ferreira, em Ford Escort Cosworth venceram categoricamente o Rali de Loulé, e ascenderam à liderança do campeonato Open.

Tal como se previa, a concorrência directa veio de Ricardo Teodósio, que jogando em casa não queria deixar os créditos por mãos alheias. Usando um Mitsubishi Lancer EVO IV (usado no regional por José Neves), o piloto algarvio entrou em máximo ataque vencendo a Super Especial de abertura, de 1,7km, por mais de 4 segundos para os directos adversários. Na passagem pelo troço de Loulé, ampliou a vantagem, mas Peres respondeu vencendo os dois troços seguintes, de São Brás e Cortelha. Mesmo assim, a primeira ronda acabava com Teodósio na liderança seguido de Peres a 3,4 segundos. A luta estava ao rubro, e na 2ª passagem pelo troço de Loulé, Ricardo Teodósio desferiu forte ataque, ganhando mais 9,5 segundos a Peres.Com o pensamento na vitória, o piloto do Ford Escort Cosworth atacou em São Brás, e anulou a desvantagem do troço do Canil (Loulé 2). À partida da última especial estavam 3,2 segundos a separar os dois concorrentes. Mas, o azar voltou a bater à porta do algarvio. Depois de liderar o rali todo, um pequeno despiste na Cortelha fez perder mais de 20 segundos, e consequentemente entregar a vitória a Pedro Peres, que vingou o abandono de 2007.

Rodando isolado, longe dos lugares da frente, mas afastado o suficiente dos demais, Luís Mota e Ricardo Domingos acabaram na terceira posição, e melhoram a sua posição no campeonato Open. Melhor ainda, o facto de terem somado preciosos pontos que lhes deixa a apenas 1 ponto da conquista do campeonato regional do sul.

Na luta pelas 2 rodas motrizes, Jorge Santos e Vítor Hugo voltaram a superiorizar, e conquistarem o título da categoria. Mas, à semelhança da luta pela vitória, também a luta pelas 2WD foi intensa, entre Jorge Santos e João Ruivo.À entrada da última especial 2,8 segundos separavam-nos com vantagem para o homem do Saxo Kit Car. Desta vez o azar bateu à porta de João Ruivo, pois a quebra de uma transmissão do Stilo JTD fê-lo perder muito tempo e baixar para o 10º lugar final.

Na 5ª posição ficou Octávio Nogueira, navegado pelo madeirense Nuno Gomes, que conseguiu finalizar com o Saxo Kit Car, a mais de 3 minutos do líder. Seguiu-se Manuel Coutinho e Manuel Babo em Peugeot 206 GTi, que mantém a tradição de acabar entre os primeiros. Na 7ª posição ficou Pedro Raimundo e Nuno Rodrigues da Silva, que venceram novamente a classe Júnior, com o Peugeot 206 RC. No oitavo posto ficou a dupla Pedro Lança / Ricardo Baptista em Citroën Saxo, que aliaram a rapidez à diversão. A nona posição ficou na posse de Júlio Bastos que impressionou com o BMW M3 de tracção traseira, e venceu a classe 3. Depois de João Ruivo, na 11ª posição ficou Frederico Gomes que se queixou de alguns problemas mecânicos no Citroën C2.

Pela negativa, os diversos abandonos entre os concorrentes do campeonato regional do sul, que não conseguiram dar réplica aos elementos do Open.
Fonte:Supermotores

LUIS MOTA PRÓXIMO DO TITULO

No passado fim-de-semana disputou-se o Rali de Loulé, que para além do Campeonato Open, também contava para o Campeonato Regional do Sul. Tratando-se de uma excelente oportunidade para comparar andamentos, e discutir os lugares cimeiros, essa realidade esteve longe de acontecer.

A vitória sorriu a Pedro Peres, secundado por Ricardo Teodósio, mas apesar de pontuarem, estes concorrentes não disputam o regional. Disputando os dois campeonatos, Luís Mota compareceu com o Mitsubishi Lancer EVO IV com o qual normalmente disputa as provas do Open, e acabou a prova na 3ª posição. Aproveitando os abandonos dos principais adversários, Mota fica a um passo de renovar o título, bastando acabar o Rali Casinos do Algarve, dentro dos 15 primeiros, para repetir o título de 2006.

A prova ficou marcada por uma hecatombe de abandonos, e o protagonismo passou para elementos que normalmente não fazem parte destas contas. Na 12ª posição ficou Diogo Salvi, da CompetiSport em Mitsubishi Lancer EVO IV, seguido pelo concorrente de Coimbra, Alexandre Ferreira num Peugeot 309 GTi, que venceu entre os duas rodas motrizes. É preciso chegar ao 14º posto da geral para encontrar outro concorrente do CRRS. Fruto de uma prova bem gerida, Paulo Anselmo e Florival Neto alcançam o melhor resultado da temporada, efectuando um 7º posto entre VSH com o Opel Corsa 2.0.

A vitória na Classe I sorriu a Vasco Tintim e Pedro Silva num Peugeot 205 GTi. Mesmo com alguns percalços pelo meio, e uma penalização no último controlo nunca viram essa posição em risco.

Na 16ª posição, Gil Antunes e Daniel Amaral finalmente carimbaram o título da Divisão I. A prova não correu de feição à equipa de Aruil, pois foram vítimas de problemas de direcção, que afectou a sua prestação. A persistência foi recompensada no final, pois somaram pontos suficientes para acalentar uma esperança no título regional. Apesar da probabilidade escassa, pois tinham que vencer o Rali Casinos do Algarve e esperar que Luís Mota abandonasse, nada é impossível e todos se lembram do desfecho do ano transacto.

Carlos Marreiros e Paulo Costa optaram por participar com o Opel Corsa 1.6 na prova, e me boa hora o fizeram. Venceram a Promoção e assumiram a liderança do Troféu, com seis pontos de vantagem sobre Paulo Sampaio em Opel Corsa GSi.

Na 19ª posição acabaram Gonçalo Cruz e Luís Bento, numa das melhores prestações com o VW Golf 1.8 GTi. Seguiram-se na tabela classificativa Renato Leria e Filipe Baiona, que discutiram entre si a 22ª posição geral (14º dos VSH). Classificaram-se 23 concorrentes com viaturas VSH, dos quais apenas 13 pertenciam ao Regional Sul.

A prova foi “madrasta” para as viaturas de tracção total, pois 10 (das 12 à partida) dos concorrentes ficaram pelo caminho. Destaque para o primeiro abandono de Pedro Leone a Sul com um avaria no Ford Sierra Cosworth na 6ª especial do Rali. António Lampreia e Pedro Macedo abandonaram após a 3ª especial com a Caixa de Velocidades do Escort Cosworth partida. A R2 Rally Team também esteve azarada, com Bruno Andrade a abandonar com problemas de caixa no Subaru Legacy, enquanto Nuno Pinto viu o colector de escape do Mitsubishi Lancer EVO 3 partir após a especial S.Brás2. Entre os concorrentes inscritos com Sierra Cosworth, Pedro Charneca abandonou com braço de suspensão partido, Paulo Jesus com a caixa de velocidades partida, enquanto Nuno Fontaínhas viu uma transmissão ceder na passagem de asfalto da Cova da Muda na especial 3. Uma nota final para José Carlos Paté que apresentou nesta prova com um BMW 325 IX e efectuou uma prova de raiva com alguns bons tempos, até abandonar na última especial vítima de despiste.

Leia Mais

quarta-feira, janeiro 9

Recordando o Rallye de Martinlongo 2007

Em 2007 o regional sul arrancava em Martinlongo. De regresso ao regional Sul, com um competitivo Mitsubishi EVO4, José Merceano foi o vencedor. José Neves no espetacular Ford Escort Cosworth foi segundo, depois de uma grande luta com Rui Coimbra, que se despistou na última especial. Pedro Duarte fechou o pódio e foi o melhor nas duas rodas motrizes.




Artigo
Regresso Triunfante de José Merceano

O regresso da equipa José Merceano/ Francisco Pereira ao Campeonato Regional do Sul não podia correr da melhor maneira. Tripulando um Mitsubishi Lancer EVO IV, o piloto de Alenquer aproveitou as características da viatura para alcançar uma vantagem considerável, que permitiu controlar o andamento na segunda metade da prova.

No entanto, os primeiros líderes da prova foram Luís Mota/Ricardo Domingos em viatura idêntica, que bateram o recorde da primeira especial em mais de seis segundos (pertença de Merceano com o BMW em 2005). Mas problemas com o diferencial do Lancer motivaram o abandono após a segunda especial, deixando caminho aberto para Merceano.
Estreando uma nova decoração no Ford Escort Cosworth (semelhante aos Ford oficiais de 1993 e 1994), José Neves e José Jesus protagonizaram uma duelo muito interessante com Rui Coimbra / Paulo Primaz, em VW Golf GTi. À entrada da última especial, aproximadamente sete segundos separavam as duas equipas, mas José Neves não evitou um toque que danificou a suspensão traseira, o que fez perder algum tempo. Mas o desenlace não foi favorável a Rui Coimbra, pois perto do final foi vítima de um capotanço, que o atirou para fora de prova. A quebra de um disco de travão provocou o bloqueio da roda e o fez sair de pista, terminando assim de forma inglória a prova. A vantagem para os restantes foi suficiente para que José Neves ocupasse a segunda posição.
Pedro Duarte e João Bento andaram rápido com o Peugeot 205 GTi, e herdaram a vitória entre os concorrentes com duas rodas motrizes, na frente da dupla João Monteiro / José Teixeira. A equipa do Seat Ibiza GTi ficou a mais um minuto de Pedro Duarte, queixando-se novamente de alguns problemas com a caixa de velocidades.
Depois de uma prestação moralizadora em Beja, António Lampreia, acompanhado por Pedro Macedo, demonstrou um andamento regular e, aproveitando os azares da concorrência directa acabou no quinto lugar, terceiro entre as viaturas de quatro rodas motrizes.
A equipa Viana Martins / Paulo Costa em Opel Kadett GSi ficou na sexta posição, na frente de um surpreendente José Carlos Paté num BMW 325 IX. O piloto farense fez uma exibição digna de registo, chegando mesma a ocupar a quarta posição na geral. Problemas durante a terceira especial fizeram-no perder algum tempo e cair um pouco na tabela classificativa.
Vasco Tintim apresentou-se muito rápido e fez uma exibição convincente com o Peugeot 205 GTi. Acabou na oitava posição e vencedor da classe I, com uma vantagem considerável sobre a principal concorrência. Marco Gonçalves e Pedro Arroja tiveram um início de prova muito cauteloso, e progressivamente foram melhorando até final, acabando na segunda posição da classe I, a mais de minuto e meio de Tintim.
Gil Antunes e Rui Alves levaram o Opel Astra GSi à nona posição num rali marcado por diversos problemas que originaram uma penalização de minuto e meio, correspondente aos nove minutos perdidos no parque de assistência intermédio. No entanto ficam as passagens exuberantes desta equipa com a promessa da presença assídua em provas do regional.
A fechar a tabela dos dez primeiros, Bruno Andrade e Ricardo Barreto em Subaru Legacy 4WD voltaram a ter problemas de suspensão na viatura, que culminaram com a quebra de dois amotecedores no final da prova, condicionando sua prestação.
Na Promoção, a vitória recaiu para a dupla Pedro Correia / Vitor Graça em Citroën AX Sport, que festejou de maneira efusiva no pódio final. Na segunda, e última, posição da Promoção ficaram Filipe Baiona e Pedro Inácio com um Opel Corsa que apresentou alguns problemas de alimentação.
Os troços muito duros motivaram algumas queixas dos concorrentes e foi uma das principais causas dos abandonos no rali, onze no total. Entre eles destaque para os abandonos de Paulo Nascimento ao fim de alguns metros da primeira especial, Nuno Fontaínhas com problemas de pressão de óleo, Paulo Jesus vítima de um princípio de incêndio, Nuno Pinto com problemas de travões, e dos pilotos alentejanos Pedro Charneca e João Palma, ambos vítimas de despiste em local aproximado.
A próxima prova do Campeonato Regional é o Rali de Vila do Bispo, a 24 de Junho.

Foto: Mondesport retirada de Ralis Online.

Leia Mais

domingo, janeiro 6

Recordando o Rali de Lagos 2009

Primeira prova do Campeonato Regional do Sul de 2009, teve 25 equipas às partida. Nuno Pinto e João Silva foram os vencedores, aproveitando da melhor forma os problemas de João Monteiro e Rui Chaparro. O pódio ficou completo com Pedro Leone e António Lampreia.

VIDEO:



RESUMO DE PROVA:
"O Campeonato Regional do Sul arrancou este domingo com o Rali de Lagos, com novo formato, mas mantendo o nível competitivo e a incerteza do resultado até final.
Uma vez mais as mecânicas foram decisivas. João Monteiro em Ford Sierra Cosworth e Rui Chaparro em Subaru Impreza GT distribuíram as vitórias nas especiais de classificação, e acabaram a primeira ronda separados por 1 décima. Mas a luta destes dois concorrentes ficou por aqui, primeiro João Monteiro com o motor partido e depois Rui Chaparro com avaria mecânica abandonaram.
No local certo à altura certa, Nuno Pinto e João Silva, em Mitsubishi Lancer EVO III ascendiam ao primeiro posto. Apostando numa postura ofensiva, foram os mais rápidos nos dois troços em falta, retirando muito tempo às primeiras passagens vencendo a primeira edição do Rali de Lagos. No final da, Nuno Pinto não conseguia conter a satisfação da primeira vitória à geral nos ralis, deixando para trás uma sucessão de azares que impediram o resultado. Para além da primeira vitória, também assume a liderança do campeonato regional.
No segundo posto, Pedro Leone e Bruno Ramos efectuaram uma prova sólida, rodando constantemente atrás de Nuno Pinto, mas com vantagem para os directos adversários, António Lampreia e Nelson Ramos que fecharam o pódio. O concorrente alentejano manteve a estratégia de aliar a fiabilidade da sua viatura a um ritmo consistente.
José Carlos Paté e José Gago efectuaram uma notável recuperação da 12ª posição até ao 4º posto final. Um problema mecânico fê-los efectuar parte da primeira ronda apenas com tracção traseira. Na quinta posição acabou a equipa Bruno Andrade / Ricardo Barreto, que aproveitou a nova caixa de velocidades do Subaru Legacy para andar mais próximo dos lugares da frente.
No sexto posto, Rui Coimbra e José Martins debateram-se com alguns problemas no VW Golf GTi, que impediam de andar mais à frente. No entanto, os problemas dos principais adversários ajudaram na obtenção da vitória entre os carros de duas rodas motrizes. Graças às bonificações das pontuações para os 2WD, Rui Coimbra ascende ao 3º posto do campeonato com 16 pontos (em igualdade pontual com António Lampreia).
João Tabaio e Rui Ventura, em Ford Escort Cosworth, acabaram na sétima posição, na frente de Márcio Marreiros e Paulo Costa que venceu a classe I com um Opel Corsa 1.6.
A fechar o lote dos 10 primeiros estão duas estreias. A equipa Carlos Martins / Alfredo Cruz demonstrou uma boa adaptação ao Peugeot 205 GTi acabando no nono posto (2º da classe 2). Durante a prova estiveram numa luta animada com Luís Nunes / Cláudia Dias em Mitsubishi Lancer EVO VI, mas o factor decisivo foi uma penalização no último controlo, que os deixou na décima posição.
Uma nota final para a prestação de Luís Nascimento / José Charata, que se viram a braços com alguns problemas mecânicos no Opel Corsa 2.0. Esta equipa foi sempre muito rápida efectuando bons registos em todas as especiais, que lhes valeria o 4º posto. No entanto algumas penalizações atiraram-nos para a 12ª posição.
Entre os desistentes, para além de João Monteiro e Rui Chaparro, também José Neves abandonou vítima de despiste, António Lamúria com uma avaria no Lancia Delta e Augusto Páscoa com uma transmissão partida."

Leia Mais

sábado, janeiro 5

Portal Supermotores com nova imagem

Ano Novo e imagem renovada para o Portal Supermotores. Funcional e apelativo, o projeto encabeçado por Ricardo Batista mantém-se como uma referência nacional no desporto motorizado.

O Portal SuperMotores.net é um site noticioso sobre desportos motorizados, que sendo de cariz generalista, abrange uma franja bastante significativa de adepto do desporto motorizado, desde a competição automóvel ao motociclismo.
Recordo que para além de liderar o Portal Supermotores, o Ricardo Batista é um navegador de sucesso, que já leva algums anos de carreira e demostra que é possível estar nos dois lados: concorrente e imprensa, mantendo a eficácia e imparcialidade.
O portal é um dos parceiros com maior longevidade, com quem tenho o prazer de colaborar e endereço os parabéns pela nova imagem e o maior sucesso para o futuro.

PORTAL SUPERMOTORES

Leia Mais

quinta-feira, janeiro 3

Pedro Conde na primeira pessoa

A temporada de 2012 fechou com a obtenção do título de navegadores para Pedro Conde, que auxiliou Márcio Marreiros na consagração de campeão regional do Sul 2012. O site Teodósio e Ralis esteve à conversa com o navegador.

"Não podíamos deixar de partilhar mais uma conversa, desta feita com um navegador com larga experiência e que acaba de encerrar mais uma época de sucesso. Senhoras e senhores eis Pedro Miguel Conde!
NSE - Qual o balanço que fazes da tua época de 2012?
Pedro Conde - A época de 2012 foi positiva, com 3 vitorias à geral, 1 segundo lugar, 1 terceiro e uma desistência no C.R.R.S. e um terceiro lugar à geral no Rally de Portugal “OPEN”. Melhor do que isto não podia haver!


NSE - Quais foram os momentos marcantes da tua temporada desportiva de 2012?
Pedro Conde - O momento que mais marcou foi ter levado o Márcio Marreiros à conquista do campeonato, e também o empenho que a equipa MC Competições tiveram na preparação do Mitsubishi EVO VI.

NSE - Quais foram os momentos marcantes de 2012, em termos gerais, nos ralis?
Pedro Conde - Em termos gerais foi a retirada da FORD no WRC, e o pobre C.P.R., a entrada da VW no WRC, e o desaparecimento de alguns pilotos e navegadores em certas provas, pois isso mexe sempre comigo ou com qualquer pessoa que faz este desporto.

NSE - Qual é, na tua opinião, um dos melhores navegadores de sempre em Portugal ?
Pedro Conde - Obrigado pelo o elogio! Nós em Portugal tivemos e temos grandes navegadores e pouco falam deles, pois o merito vai sempre para o piloto. Os Media e até o público em geral esquecem recorrentemente que dentro do carro vão duas pessoas.
Tenho o privilégio de ser um dos poucos navegadores portugueses a participar em algumas provas do campeonato do Mundo de ralis e ser o único navegador Algarvio a pontuar no WRC algo, até, já referido pela vossa publicação.


NSE - Faz-nos um resumo do teu percurso de navegador.
Pedro Conde - Depois de acompanhar tantos anos o mundo dos ralis, coisa que faço desde pequeno e onde ia acompanhar o meu Pai, que chegou a ser piloto oficial da Nissan no TT e navegador do Inverno Amaral, sempre fiquei com o “bichinho” pelos ralis. Em 1998 surgiu um convite para fazer o Troféu ralis do sul. O primeiro rali foi em Reguengos de Monsaraz com um Renault 11 Turbo onde fiquei em 10º lugar da geral.
Mais tarde, em 2002, conquistei o Troféu com um Ford Sierra 4×4 onde nesse ano o pior resultado que averbei foi um 5º lugar à geral.
De 2003 a 2007 fiz o C.R.R.S. com o meu amigo e padrinho Rui Chaparro num Renault Clio Williams ex-fábrica. Foi óptimo e emotivo! Andávamos sempre a “morder nos calcanhares” dos 4×4! Ganhámos troços à geral e também obtivemos bons resultados à geral, vários pódios em 2º à geral. Inclusivamente em 2003, fiz com o Rui o rali de Portugal no troféu Punto onde conquistamos e honroso 4º da geral no troféu e vencemos alguns troços no troféu.
Em 2007 comecei a navegar o Ricardo Teodósio e para “estreia” tivemos um grande e aparatoso acidente quando com um Ford Escort Cosworth embatemos a 170 Km/h num pontão, felizmente sem consequências de maior para a nossa integridade física. Foi logo uma experiência e tanto com o Ricardo

Em 2008 fizemos o Open de ralis onde protagonizámos grandes lutas com o Pedro Peres e o Tiago Ferreira.
Em 2009 fizemos o C.P.R. e aí conquistamos o Vice campeonato nacional no Grupo N. Lutámos com o Adruzilo Lopes, ao Ricardo Moura e até mesmo com o Bruno Magalhães.
Em 2010 fiz o C.P.R. e o PWRC com o Nuno Barroso Pereira.
Em 2011 comecei a navegar o Márcio Marreiros! Conquistámos o vice-campeonato no C.R.R.S. e em 2012 rubricámos com satisfação o título de Campeões nesse mesmo campeonato.


NSE - Qual o teu maior sonho como navegador ?
Pedro Conde - O meu maior sonho como navegador era fazer o campeonato do Mundo com um WRC e uma prova do Dakar.

NSE - Qual o piloto nacional e não nacional que gostarias de navegar e porquê ?

Pedro Conde - Eu já tive o prazer de navegar durante três anos, um dos melhores pilotos nacionais que é o Ricardo Teodósio. Gostava de navegar o Bruno Magalhães. Em termos de pilotos internacionais gostava de navegar o Dani Sordo e o Ogier.

NSE - Indica uma medida para reduzir custos nos ralis em 2013?
Pedro Conde - Na minha opinião o problema dos ralis em Portugal não é a redução de custo, mas sim a FPAK ouvir os pilotos e chegarem a um consenso.

NSE - Por último qual é o teu projecto para 2013?
Pedro Conde - Ainda não sei o que irei fazer em 2013, mas gostava de voltar a fazer o C.P.R. e também experimentar fazer o nacional de TT."

publicado em Teodósio e Ralis, entrevista conduzida por Ramos Pardal

Leia Mais

terça-feira, janeiro 1

Diogo Gago faz balanço de época de sonho

Diogo Gago e Jorge Carvalho foram uma das duplas em maior destaque nos ralis nacionais, conquistando títulos e mostrando sempre um andamento espectacular em qualquer tipo de condições.

Falando sobre a temporada 2012, Diogo Gago começou por dizer que “o balanço desta temporada é bastante positivo, pois tivemos um ano pleno de evolução em todos os aspectos, tendo conquistado vitórias importantes num campeonato muito competitivo e com uma concorrência de muito bom nível. A vitória no Desafio Modelstand com um pleno de vitórias foi fantástico, assim como o título da Categoria 1, que nos consagrou como os melhores duas rodas motrizes do Campeonato Open de Ralis e ainda Vice-Campeões absolutos no Campeonato Júnior. Dificilmente poderia ser melhor”.

No momento em está a chegar ao final o ano civil, o jovem algarvio não esqueceu as traves mestras de uma temporada recheada de vitórias.
Como não poderia deixar de ser, não podia passar esta altura do ano sem agradecer o excelente contributo do meu navegador Jorge Carvalho, da nossa equipa técnica que nos deu um carro sempre em condições de poder vencer e claro, o meu pai, grande mentor deste projecto e todos os patrocinadores que nos permitiram estar á partida das várias provas com as melhores condições possíveis para atingirmos os nossos objectivos”.

No que diz respeito ao seu projecto desportivo para a próxima temporada, o jovem piloto que foi apoiado pela Eni, Chaveca e Janeira, Axa Seguros, Hankook e Pedro Pinto Automovéis diz que “quanto á temporada 2013, ainda é cedo para avançarmos algo, mas para já o que posso dizer é que estamos a trabalhar para continuar a evoluir”.

comunicado SportsMultimédia

Leia Mais

sábado, dezembro 22

BOAS FESTAS

Leia Mais

segunda-feira, dezembro 17

Novidades no Regional Sul para 2013

O regulamento do Regional Sul 2013, publicado esta segunda feira, contempla algumas novidades. Desde logo a divisão do regional em 2RM e 4RM (similar ao Open), seis provas com entrada de Serpa, um novo sistema de pontuação e calendário mais homogéneo.

O regulamento do Campeonato Regional do Sul prevê algumas mudanças significativas. Desde logo a criação de dois campeonatos - 2Rodas Motrizes e 4Rodas Motrizes - para pilotos e navegadores. O campeonato começa em meados de Março com o Rali de Vila do Bispo, organizado pelo CAP. Depois a caravana passa para Beja, em final de Maio (embora esta situação já tenha existido nas duas últimas épocas e a prova foi adiada), depois é Monchique a 15 e 16 de Junho. Em Setembro, realiza-se o Rali Serpa, com a prova organizada pela Sociedade Artistica Reguengese que se estreia no CRRS. A 9 e 10 de Novembro é o Rallye do Algarve, única sob a alçada do Clube Automóvel do Algarve, a par com o CPR e Open, e finaliza na primeira semana de Dezembro com o Rallye de Ourique.
Para pontuar é necessária inscrição prévia no campeonato, com bonificação entre Janeiro e Março (50 euros em Janeiro, Fevereiro e Março passa a 100 euros). O concorrente tem que participar em 3 provas no mínimo, mas só escolhe os 5 melhores resultados.
O regime de pontuações é similar ao do mundial, CPR ou Open, ou seja 25 pontos para o vencedor, 18 para o 2º classificado, 15 para o 3º. e por abaixo até ao 10º. Os restante ganham 1 ponto.

REGULAMENTO DO REGIONAL SUL

Leia Mais

sábado, dezembro 15

Rallye Casinos do Algarve 1999


Leia Mais

quarta-feira, dezembro 12

Marco Ferreira vice-Campeão Regional Sul

Marco Ferreira e José Teixeira terminaram o Rali de Ourique no oitavo posto absoluto e no segundo nas duas rodas motrizes, com este resultado a permitir a conquista do Vice-Campeonato absoluto de pilotos do CRRS 2012.

Nesta que foi a última prova da temporada, Marco Ferreira e José Teixeira partiram com o objectivo de chegar ao segundo posto absoluto do Campeonato, com a equipa a conseguir tal feito, assegurando ainda o melhor posto final no campeonato, no que às viaturas de duas rodas motrizes diz respeito.

Numa prova composta por três especiais de classificação, cedo Marco Ferreira e José Teixeira se assumiram como a segunda dupla mais rápida entre os duas rodas motrizes, resultado que lhes permitiu gerir o ritmo e ainda assim fechar a temporada de estreia com um fantástico segundo posto absoluto.

"Tínhamos a ambição de chegar ao segundo lugar do campeonato, por isso preparámos a prova para atacar desde o início e esperar pela resposta dos nossos adversários perante essa atitude. Cedo percebemos que apenas teríamos que gerir o andamento, pois infelizmente para o nosso concorrente directo, apenas fez alguns quilómetros, à semelhança do que nos aconteceu no rali anterior", começou por dizer Marco Ferreira.

O piloto do Citroen Saxo disse-nos que "sabia naquela altura que bastaria acabar o rali para ser Vice-Campeão, contudo, não foi uma prova fácil, uma vez que na segunda especial, depois de passarmos uma zona com água, o carro começou a falhar bastante e estivemos na iminência de parar por várias vezes. Felizmente conseguimos ir até final, sempre com muito cuidado para evitar qualquer problema".

Nesta última prova da temporada, o Aero Clube de Beja escolheu uma "especial muito rápida, com algumas zonas muito estreitas, com lama e outras onde andávamos mesmo no ar. Era uma prova em que eu gostaria de ter dado algum espectáculo, como qualquer piloto gosta de fazer, mas a prioridade foi o Campeonato e da forma como as coisas se proporcionaram, tivemos mesmo que gerir para acabar", finalizou o piloto de Santiago do Cacém.

Em jeito de balanço da temporada, o piloto apoiado pela Tudóptica, Consulnear e TransmissãoSado disse-nos que "o sentimento é de enorme felicidade por, na temporada de estreia, com um dos carros menos evoluído do campeonato - com uma caixa de velocidades de origem, sem autoblocante, conseguimos ir evoluindo prova a prova, algo que tenho que agradecer a todos os meus navegadores, que foram muitos para uma época, desde o José Teixeira, com quem realizei mais provas, passando pelo Bruno Portugal, Ricardo Barreto, e pelo Ricardo Batista. Todos eles me ajudaram a evoluir para conseguir ir sempre fazendo melhor".

"Obviamente que nada disto seria possível se não houvesse o apoio de algumas entidades, que me ajudaram financeiramente e também de outras formas, e que nos permitiram dar forma e continuidade ao projecto que definimos previamente, e que nos possibilitou chegar às provas motivados para darmos o nosso melhor. Tenho que agradecer à nossa equipa de assistência e muito especialmente ao Pedro Lança, que é o "culpado" de eu ter vindo para os ralis e que muito me ajudou, passando-me todos os ensinamentos sobre os ralis, o que foi fundamental para este resultado. Não posso terminar sem dar uma palavra aos meus amigos, mas também à minha família que teve que suportar várias vezes a minha ausência, nos fins de semana das provas e nos dias de preparação do carro. Muito obrigado a todos e agora vamos ver se conseguimos estar entre os inscritos para os ralis no próximo ano", prosseguiu Marco Ferreira.

Para finalizar, Marco Ferreira não quis deixar ainda de "endereçar os parabéns ao Márcio Marreiros e ao Pedro Conde pela conquista do Campeonato, assim como a todos os outros concorrentes do Regional Sul, que foram igualmente importantes para a valorização deste CRRS 2012".

press Sports Multimédia

Leia Mais

terça-feira, dezembro 11

Soltas Rali Vila de Ourique 2012-2

A estreia do Mitsubishi EVO 3 do João Monteiro, a presença de Miguel Vasconcelos, o futuro de Pedro Lança e a segurança da prova, são alguns dos temas destacados pelo Paulo Homem no RalisOnline.

João Monteiro estreou no Rali de Ourique um novo carro que fez mesmo a sua estreia em ralis nesta prova. Trata-se de um Lancer Evo III, que no passado correu em pista e que agora entra nos ralis pelas mãos do piloto apoiado pelo município de Ourique. Apesar de não ter chegado a fazer meio troço, devido a um tubo do turbo solto, Monteiro diz que a base é excelente e que o objetivo é regressar assiduamente ao Regional Sul em 2013 com este carro.

Miguel Vasconcelos fez de carro de segurança (00) ao volante de um Peugeot 205 Gti. Para o piloto e mecânico / preparador que estreava este carro, o objetivo de participar nesta prova passava por conhecer o carro e voltar a rodar um pouco mais em terra, de modo a apostar no regional Sul em 2013.

Infelizmente nem sempre o talento é sinónimo de projetos competitivos. Pedro Lança voltou a mostrar que ainda não perdeu qualidades e que gostava de disputar um Regional Sul de 4x4 ou um CPR2 ao volante de um C2 R2 Max. Agora faltam os patrocinadores, pois rapidez ali não falta, como se viu mais uma vez em Ourique.

Se existe rali com maior concentração de policias por metro quadrado ele é sem dúvida o Rali de Ourique. Mesmo com um troço apenas, tem esta prova mais GNR´s que muitas provas do Open. Problemas de (in)segurança é algo que está longe de acontecer nesta prova.

publicado em RalisOnline

Leia Mais

segunda-feira, dezembro 10

Soltas Rali Vila de Ourique 2012

Fique a par de algumas notas sobre a última prova do Campeonato Regional do Sul, da autoria de Paulo Homem (RalisOnline). O destino do Regional Sul, a postura de José Martins e o trabalho do ACB merecem destaque.

O Rali de Ourique é provavelmente dos ralis mais bonitos que existem em Portugal, acima de tudo pela sua paisagem, mas também pelo desenho do troço. Este ano estava um pouco duro e com alguma lama, proporcionando mesmo assim imagens espetaculares.

Se existem pilotos que gostam muito daquilo que fazem um deles é sem dúvida José Martins. Um piloto, e ex-navegador, que continua a ter uma postura muito correta neste meio dos ralis. Vem isto a propósito de duas situações. Uma é que José Martins ainda é dos poucos pilotos que agradece aos jornalistas e fotógrafos estarem presentes nas provas dos regional, dando valor à presença constante do Ralis Online nesta competição. A segunda é a humildade e a clarividência com que encara as suas participações, sabendo das suas limitações, o que leva a ser muito acarinhado por outros pilotos. Por isso não é de estranhar que para a derradeira classificativa, tenha recebido as suspensões do carro do seu principal adversário na classificação do Regional Sul (Jorge Rego), quando este já tinha desistido logo no primeiro troço, e lhe poderia roubar o 3º lugar absoluto... como veio a acontecer. Destaque também para este gesto pouco comum de ver nos ralis, neste caso por parte de Jorge Rego, que merece ser enaltecido, não sendo de estranhar que o beneficiário fosse José Martins.

Não deixa de ser notável a forma com Xico Afonso, do Aero Clube de Beja, continua a encarar os ralis que organiza, mesmo sabendo que corria o risco de ter bem menos de 20 inscritos. Apesar da sua permanente boa disposição, parece que por sua iniciativa se irá afastar do Aero Clube de Beja, deixando a porta aberta para quem queira entrar no seu lugar. As duas provas que este clube organiza no Regional Sul estão inscritas para 2013... mas agora falta saber se existe vontade de alguém pra as colocar na estrada.

Mesmo assim o Regional Sul deve ser dos poucos regionais que se irá manter em 2013, se entretanto não virar para um Criterium Sul. O Clube Automóvel do Sul, volta a organizar Vila do Bispo e Monchique, o Clube Automóvel do Algarve terá apenas um rali (fruto da junção das provas do CPR e do Open), deverá entrar o Rali de Serpa (organizado pelo S.A. Reguenguense), ficando-se por saber se o Aero Clube de Beja manterá as suas duas provas (pelo menos estão inscritos).

publicado em RalisOnline

Leia Mais

domingo, dezembro 9

Teodósio vence, título para Marreiros

Num excelente dia de sol e com paisagens deslumbrantes, o Rali de Ourique tinha tudo para ser uma excelente prova de rali, não fosse final de temporada, tendo comparecido a esta prova 15 concorrentes!!!

NO esperado vencedor venceu mesmo. Ricardo Teodósio andou demasiado depressa para a concorrência, e nem o motor ligeiramente a falhar na derradeira especial, levou o piloto a perder muito tempo (apesar de ter perdido esse troço), averbando uma excelente vitória.

Aliás, esta vitória foi quase como o passar de testemunho para Márcio Marreiros, que fazendo em Ourique o terceiro lugar da geral, foi contudo o vencedor entre os concorrentes inscritos no Regional Sul. Com este resultado Marreiros venceu o título no Regional Sul, depois de dois anos como vice-campeão. "Acho que já merecia este título", comentou o piloto no final do rali.

No segundo lugar da geral ficou José Merceano. Sem o ritmo de outros tempos, o piloto fez contudo uma boa prestação neste seu regresso ao Lancer Evo IV, vencendo ainda a derradeira especial de classificação.

Na luta pelo título estavam também Jorge Rego e Marco Ferreira. Numa luta de Citroen´s, acabou por ser favorável ao piloto do Saxo que apenas geriu o seu andamento para terminar a prova (ainda apanhou um susto depois de passar um charco o motor começou a falhar muito), isto depois de ver Jorge Rego parado com a problemas na suspensão... logo no início da primeira especial.

Desta forma Marco Ferreira venceu as duas rodas motrizes no Regional Sul, ficando em segundo nesta competição em termos absolutos e logo no seu ano de estreia. Quanto a Rego voltou a ter imenso azar e nem conseguiu demonstrar o seu andamento neste prova.

O terceiro lugar absoluto no Regional Sul ficou José Martins, ao volante do Citroen Saxo "caseiro", mesmo ficando no 10º lugar esta prova, tendo conseguido terminar a prova devido ao facto de Jorge Rego lhe ter emprestado as suspensões do AX... perdendo assim essa posição no Regional!!!

Destaque ainda para o 4º lugar de Ruben Tabaio, mesmo com um Escort que nem sempre colaborou.

Um pouco mais de azar teve Pedro Lança, quando lutava abertamente pelo 3º lugar, teve que se desviar de um concorrente mais lento, batendo numa pedra com a roda do Saxo, empenando o triângulo da suspensão, o que o fez perder algum tempo.

O sexto lugar de Nuno Venâncio, ao volante do BMW, permitiu que o piloto ficasse no 5º lugar do Regional Sul.

LÍDERES DO RALI:
Ricardo Teodósio (Pec 1 a 3)

VENCEDORES DE TROÇOS:
Ricardo Teodósio (2); José Mercano (1)

publicado em RalisOnline

Leia Mais

sexta-feira, dezembro 7

Marco Ferreira procura pódio no Regional

Depois de desistência no Rali Casinos do Algarve, Marco Ferreira e José Teixeira partem para o Rali de Ourique com ambição de ainda chegar ao segundo posto no campeonato, prometendo andar o mais rápido possível.

"Chegamos ao último rali do campeonato com grande satisfação, por termos superado as nossas melhores expectativas para o primeiro ano no regional, pois ninguém esperava que nesta altura estivéssemos a lutar pelos primeiros lugares", começou por lembrar Marco Ferreira, actual terceiro classificado em termos absolutos do Campeonato Regional Sul.

Sobre a prova anterior, Marco Ferreira comentou que chegou à "mesma com a ambição de somar pontos, mas um problema mecânico fez-nos desistir, o que nos levou a cair para o terceiro lugar no campeonato. O nosso adversário directo nas duas rodas motrizes também teve problemas, mas acabou por encontrar meios para terminar a prova e dessa forma conseguiu pontuar e ultrapassar-nos no campeonato".

Já sobre o Rali de Ourique, o piloto de Santiago do Cacém parte com o "objectivo de chegar ainda ao segundo posto do Regional Sul e por isso vamos ter que atacar para conseguir o objectivo que, apesar de não ser o de início de época, é algo que queremos muito, pois pelo que temos vindo a fazer com o carro que temos, consideramos que seria o mais justo para nós. Dessa forma, vamos procurar treinar a prova da melhor forma possível, noutro rali novo para mim, e andar mais rápido que a concorrência".

O Rali de Ourique tem lugar no próximo domingo, sendo composto por três passagens por uma especial de onze quilómetros.

press Sports Multimédia

Leia Mais