terça-feira, setembro 10

Paulo Santos reforça liderança das 2 Rodas Motrizes

A dupla algarvia Paulo Santos e Luís Santos conseguiu em Serpa, na antepenúltima prova do Regional Sul de Ralis, um importante 2º lugar no campeonato das duas rodas motrizes.

No sábado à noite, cumpriram a super especial com as maiores cautelas, de forma a pouparem a mecânica do carro mas sem perder muito tempo. Esperava-se uma prova difícil e penosa no domingo, logo a abrir com um primeiro troço completamente novo, com zonas muito duras e muito pó devido à limpeza do traçado feita pelas máquinas.
A luta pelo primeiro lugar no rali alentejano, na sua categoria, ficou impossibilitada quando “na PEC 2 uma transmissão partida, logo ao segundo quilómetro, levou a uma enorme perda de tempo”, tendo o VW Golf GTI“prosseguido até à assistência apenas com uma roda”, como referiu Paulo Santos, considerando “que se não fosse este azar e o tempo que perdemos para completar o resto do troço, teríamos estado na luta ou até mesmo conseguido a vitória neste rali”.
Ainda assim, o objectivo para esta prova foi conseguido e permitiu amealhar os pontos suficientes para se distanciarem dos principais opositores, na classificação geral, diferença essa que aumentou de quatro para dez pontos.

A próxima prova será disputada em terras algarvias, com a realização do Rali do Algarve, a 9 e 10 de Novembro, totalmente em asfalto.

Classificação Final 2 Rodas Motrizes: 1º Marco Ferreira/Edgar Gonçalves (Citroën Saxo Cup) – 0:40:40,79; 2º Paulo Santos/Luís Santos (VW Golf GTI) – 0:41:48,89; 3º Paulo Sousa/Luís Ribeiro (VW Golf MK3 VR6) – 0:41:50,88.

Classificação Geral CRRS (VSH): 1º Paulo Santos – 69 pontos; 2º José Coelho – 59 pontos; 3º Marco Ferreira – 50 pontos.

comunicado Paulo Santos

Leia Mais

Marco Ferreira vence 2 Rodas Motrizes em Serpa

Marco Ferreira e Edgar Gonçalves conquistaram este fim-de-semana em Serpa, a segunda vitória no Campeonato Regional de Ralis do Sul – Duas Rodas Motrizes, sendo assim a única dupla a somar duas vitórias na categoria.


Depois do azar em Monchique, a dupla do Citroen Saxo dominou completamente a competição reservada aos duas rodas motrizes, dando nas vistas logo na super especial de abertura, com o nono tempo à geral, que teve lugar nas ruas de Serpa, e que, como sempre, contou com enorme moldura humana.
Como nos contou Marco Ferreira, o “Rali de Serpa teve um aperitivo na noite de sábado, com uma super-especial nas ruas da cidade, com muito público a assistir e onde conseguimos o segundo tempo da Classe. No domingo arrancámos para a estrada determinados em andar depressa, subir na classificação e conquistar algum tempo de vantagem para a concorrência. Após as primeiras passagens, a nossa vantagem para os segundos classificados cifrava-se em cerca de um minuto, mas tivemos que lidar com um problema no nosso carro, depois de uma pedra ter furado o depósito de combustível”.

“Felizmente a nossa equipa de assistência reparou o problema e pudemos arrancar para a segunda ronda pelas especiais, onde viríamos a controlar a vantagem para a concorrência, rodando sempre com um ritmo vivo, mas sem arriscar minimamente, pois sabíamos que o piso se iria degradar e uma trajectória mal calculada poderia deitar tudo a perder. Apesar das cautelas, acabámos por terminar com um ‘nó na garganta’, pois a meio da última especial voltámos a ter problemas com a rotura no depósito. Felizmente conseguimos levar o Saxo até ao final, cumprindo o nosso objectivo e conseguindo a tão desejada vitória, a segunda do ano entre os concorrentes das duas rodas motrizes”, contou ainda o piloto de Santiago do Cacém.

O piloto apoiado por Tudóptica, Consulnear, JBJF, TransmissãoSado, Hora D’Impacto, Jorge Amortecedores e Eni está " muito agradecido à equipa TransmissãoSado Rally Team, em especial ao Marcílio, Rodrigo e Rodrigo Vilhena, e a todos os patrocinadores, parceiros, família e amigos que nos têm apoiado, e nos ajudam a conquistar estas vitórias."

A próxima prova do Regional Sul de Ralis será o Rali do Algarve, prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve e que terá lugar nos dias 9 e 10 de Novembro.


comunicado SportsMultimédia-Marco Ferreira

Leia Mais

Paulo Neto - Excelente teste para Mortágua

Paulo Neto / Bernardo Gusmão estiveram presentes no passado fim-de-semana no Rali de Aguiar da Beira, preparando a presença da Paulo Neto Sport no Rali de Mortágua, a contar para o Campeonato de Portugal de Ralis.

A contar para o Critério de Ralis Centro, o Rali de Aguiar da Beira é uma prova que alguns pilotos do Campeonato de Portugal de Ralis escolhem para preparar a reentrada nesta competição, que acontecerá dia 20 e 21 de setembro, com o Rali de Mortágua. “Com a longa paragem no CPR e com o facto de termos feito uma revisão total ao Citroen DS3 R3T existia a necessidade de voltar a testar o Citroen antes do Rali de Mortágua, bem como de voltar a ganhar algum ritmo competitivo”, começa por referir Paulo Neto, adiantando que “estes objetivos foram atingidos e até foi possível evoluir um pouco mais no set-up no carro, pelo que foi muito proveitosa a aposta que fizemos em estar presentes nesta prova”.

No plano desportivo, o Rali de Aguiar da Beira também foi muito positivo “não só porque fomos os quartos classificados da geral, atrás de dois campeões nacionais, mas também porque fomos os mais rápidos nas duas rodas motrizes. Contudo, o mais importante foi mesmo ter conseguido evoluir de troço para troço e de ter voltado a conduzir o Citroen depois de em junho ter feito o último rali”, afirma o piloto de Mafra.

Para terminar, Paulo Neto não quer deixar de “agradecer ao Bernardo Gusmão, que me acompanhou, após um convite em cima da hora, demonstrando grande profissionalismo. Foi um teste muito proveitoso que me deixa muito confiante para o Rali de Mortágua, onde iremos tentar andar entre os mais rápidos do CPR2”.

comunicado Paulo Neto

Leia Mais

domingo, setembro 8

Diogo Gago: “Foi um rali muito difícil mas que nos fez evoluir uma vez mais”

Diogo Gago e Jorge Carvalho levaram o Peugeot 208 R2 preparado pela Pit Stop France ao nono posto final da 208 Rally Cup no Rallye du Mont Blanc-Morzine, depois de um problema de travões ter comprometido seriamente a sua prova na terceira especial.

A dupla portuguesa que participa num dos mais competitivos troféus monomarca a nível europeu, entrou bem neste Rallye du Mont Blanc, mas problemas de travões logo na primeira secção do rali levou-os a cair para o último posto do troféu. Apesar de alguns problemas na segunda etapa, Diogo Gago e Jorge Carvalho viriam a recuperar várias posições, vindo a terminar a prova no nono posto da 208 Rally Cup.

O piloto de São Brás de Alportel contou que “este foi um rali muito difícil, mas que nos fez evoluir uma vez mais. Conseguimos chegar ao final, que era o principal objectivo, mesmo com todos os problemas que tivemos, mas que fomos conseguindo ultrapassar, voltando assim a marcar pontos na 208 Rally Cup”.

Sobre o desenrolar da prova, Diogo Gago contava que “no primeiro dia tivemos um problema com um disco de travão que nos fez perder cerca de nove minutos e nesta segunda etapa, tivemos um furo logo na primeira especial. Apesar dos cuidados que fomos tendo ao longo da segunda etapa, acabámos por ter que realizar as duas últimas especiais com muitas cautelas, pois partiu-se um apoio da caixa”.

O jovem piloto algarvio diz que “apesar dos problemas, a equipa está satisfeita com mais uma etapa evolutiva para nós e que nos fez crescer bastante. Como principais destaques, ficam os pontos que marcámos e o segundo tempo que realizámos numa das especiais”.

Depois do Rallye du Mont Blanc, a dupla está já de regresso a Portugal, onde dentro de duas semanas disputará o Rali de Mortágua, prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis.

publicado em Autosport

Leia Mais

Rali de Serpa - Teodósio entra nas contas do título 4RM

Depois da vitória entre os 4x4 no Rali de Beja, Ricardo Teodósio regressa ao interior alentejano para obter nova e folgada vitória absoluta, desta feita no Rali de Serpa.

Sem dar quaisquer chances aos seus adversários, Ricardo Teodósio liderou em toda a linha esta prova, vencendo todas as classificativas, obtendo uma vitória fácil, num rali que parecia desenhado para o seu estilo de condução.

Mais interessante foi a luta pelo segundo lugar, mesmo se Márcio Marreiros esteve durante toda a prova (excepto na super-especial) nessa posição. O piloto do Mitsubishi amarelo nunca esteve em posição de gerir a sua prova, tanto mais que atrás de Orlando Bule e João Correia, ambos em Mitsubishi travavam animada luta. Com a desistência de Bule, quer Marreiros quer Correia ficaram com as suas posições definidas à geral.

Para Carlos Martins foi um rali complicado e logo quando jogava em casa. O piloto de Serpa tinha ambições na luta pela vitória, mas o turbo do Mitsubishi não colaborou o que atrasou bastante o piloto que não conseguiu melhor do que o 4º lugar.

José Merceano, também ele em EVO, fechou o lote dos cinco primeiros, ficando na frente de João Martins Irmão de Carlos Martins) na sexta posição.
A vitória nas duas rodas motrizes foi para Marco Ferreira, que fez uma excelente prova com o seu Citroen Saxo, mas a segunda posição ficou nas mãos de Paulo Santos, que assim cimentou ainda mais a liderança entre os 2WD no Regional Sul.

publicado em RalisOnline

Leia Mais

quinta-feira, setembro 5

Monchiconta pretende andar entre os mais rápidos

O Campeonato Regional Ralis Sul volta novamente aos pisos de terra, sendo o Rali Flor do Alentejo – Cidade de Serpa já no próximo fim-de-semanae contará com a presença da equipa Monchiconta.


"Um rali espectacular onde procuramos andar com os mais rápidos das 2RM.
Sendo assim, a dupla Marco Gonçalves e Pedro Arroja tem como objectivo lutar pela Classe 2 e pelas 2 Rodas Motrizes, somando assim, o maior número de pontos possíveis para o Campeonato 2RM.
Contamos com o 306 a 100% e um pouco de sorte que também é importante, pois só assim teremos condições para cumprir objectivos.
A MonchiConta RACING agradece aos seus patrocinadores e colaboradores pelo apoio; Câmara Municipal de Monchique, HERBALIFE, FAdevelopments, ENI - lubrificantes, H.E.L.P. - Holistic Exercise and Livestyle Programs, DMD - Informática, Junta de Feguesia de Monchique, CARGAQUATRO - Transportes e Logística, ELECTRORODAS, Drogaria BRICONEXE, Monchique Terra Clube e RMC - Engrenagens
"

Comunicado Monchiconta

Leia Mais

Paté regressa em Serpa

José Carlos Paté vai estar presente na quarta prova do Campeonato Regional de Ralis Sul de 2013, o Rali Flor do Alentejo – Cidade de Serpa.

A equipa José Carlos Paté e Hermes Banza vai deslocar-se a Serpa no próximo fim-de-semana, para a quarta prova do Campeonato Regional de Ralis Sul.
Para José Carlos Paté este regresso após as férias é “acima de tudo para rodar com o carro. Já fiz alguns Slaloms com o carro e correu tudo bem, com pequenos problemas, mas tudo resolvido. Agora quero fazer um rali completo, e se possível vou tentar lutar por um bom lugar na classificação. O objetivo é claro: queremos ter um desempenho positivo em Serpa!”
A equipa agradece aos patrocinadores, amigos e familiares todo o apoio dado.


press José Carlos Paté/Hermes Banza
Foto Joel Banza

Leia Mais

Nuno Carreira/Fernando Almeida marcam presença em Serpa

Nuno Carreira vai marcar presença na quarta prova do Campeonato Regional de Ralis Sul de 2013, o Rali Flor do Alentejo -Cidade de Serpa.

Depois das férias, a dupla Nuno Carreira e Fernando Almeida vão a Serpa com o objetivo de tentar um resultado positivo, com o Opel Kadett GSI.
Para Nuno Carreira, esta prova tem um objetivo claro:
- “Terminar a prova! Essa é a prioridade número um. Irei tentar um bom andamento, aproveitando o conhecimento do carro e o que a sua preparação permitir. Mas a prioridade em qualquer prova é terminar, se possível bem classificado na classe, e, por isso, vamos procurar o melhor resultado possível. Mas não me posso esquecer que acima de tudo somos uma equipa com meios limitados e um dos objetivos é igualmente divertir-me…”
A equipa agradece o apoio dos patrocinadores, que apostam no projeto, bem como a toda a equipa de assistência e ao José Carlos Paté, pela preparação da viatura, e ainda a todos os familiares e amigos que os apoiam.


press Nuno Carreira/Fernando Almeida
Foto Mondegosport

Leia Mais

Inscritos Rali de Serpa - C.R.R.S 2013


Leia Mais

Marco Ferreira volta a Serpa para lutar pelos lugares da frente

Marco Ferreira e Edgar Gonçalves querem regressar aos bons resultados no Campeonato Regional de Ralis Sul, com o Rali de Serpa a marcar o ingresso na segunda metade da temporada.

“Esta é a quarta prova do Regional e chegamos aqui numa posição que não é aquela que desejávamos, pois não pontuamos em duas rondas do campeonato”, começou por reconhecer Marco Ferreira.

O piloto de Santiago do Cacém diz que “está é uma prova que me é muito querida, pois foi aqui que comecei nos ralis, precisamente em 2010, então com um navegador muito ‘sui generis’ (na ocasião foi o piloto Pedro Lança) e portanto tem sempre um significado especial este Rali de Serpa”.

O piloto diz que só conhece “a prova de 2010, pois nos dois anos seguintes não a fiz, embora acredite que os pisos sejam idênticos, assim como o tipo de traçado, com zonas rápidas como nós tanto gostamos. Vamos pensar em andar rápido e tentar não cometer erros, como os de Monchique, para podermos pontuar”.

Marco Ferreira contou ainda que “esta é uma prova que tem novamente uma super especial, como já aconteceu em Vila do Bispo, que é algo que nós gostamos, pois fazemos normalmente bons resultados. É uma forma de levar os ralis às pessoas, pelo que esperamos ter uma boa moldura humana a apoiar as equipas, e também uma montra para os nossos patrocinadores. No domingo voltaremos a dar o nosso melhor como sempre fazemos, e esperamos divertirmo-nos ao máximo."

O Regional Sul passou pela sua habitual pausa de verão, mas Marco Ferreira revelou que “neste interregno não foi possível testar nem evoluir o nosso Citroën Saxo, pelo que nos limitámos a resolver os problemas que se foram acumulando. Ainda assim, vamos fazer o melhor para honrarmos o compromisso que temos com os nossos parceiros”.

O Rali de Serpa vai para a estrada nos dias 7 e 8 de Setembro, sendo composto por cinco provas especiais de classificação, a começar com uma super especial no centro de Serpa.

Comunicado SportsMultimédia

Leia Mais

terça-feira, setembro 3

Diogo Gago quer terminar no Mont Blanc

Com o início do mês de Setembro chega a altura de um dos mais emblemáticos Ralis do Campeonato de França, o mítico Mont Blanc, prova na qual Diogo Gago e Jorge Carvalho vão marcar presença, uma vez que se trata de mais uma ronda pontuável para a 208 Rally Cup.

Apesar do andamento imprimido na última prova ter comprovado a evolução da dupla portuguesa, a realidade é que a sucessão de pequenos azares os tem impedido de traduzir esse mesmo andamento em resultados, passando o objectivo no Rallye du Mont Blanc por terminar a referida prova.

Queremos chegar ao fim”, começou por dizer o algarvio Diogo Gago.

Já demonstrámos ser competitivos, mas isso não tem sido suficiente. Vamos impor um ritmo que nos mantenha confortáveis, para troço a troço irmos ganhando confiança”, continuou o jovem piloto português.

O piloto de São Brás de Alportél que conta com os apoios de Axa Seguros, Automóvel Clube de Portugal e QF-Lda, esclareceu ainda que a dupla não vai “com pressão de qualquer resultado, pois o nosso objectivo passa por chegarmos ao fim. É um rali com características diferentes daquilo que estou acostumado, mas espero adaptar-me rapidamente à exigência do traçado”.

O Rallye du Mont-Blanc que vai para a estrada nos dias 6 e 7 de Setembro, será composto por onze provas especiais de classificação, algumas delas já inseridas no Rally de Monte Carlo. A prova sediada em Morzine conta ainda com uma impressionante lista de inscritos que ascende ás duas dezenas de duplas.

publicado em Supermotores

Leia Mais

sexta-feira, agosto 30

Paulo Santos quer manter liderança nas 2RM

Está de regresso o Campeonato Regional de Ralis Sul, desta feita com a realização da quarta prova da época, o Rali Flôr do Alentejo - Cidade de Serpa, que se disputará nesta cidade alentejana nos dias 7 e 8 de Setembro.

Organizado pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense conta com uma Super Especial em asfalto, no sábado à noite, dia 7, e com dois troços, em terra, que serão percorridos duas vezes no domingo, dia 8, num total de cinco provas especiais de classificação com 45,2km.

Com três meses depois da última prova disputada para fazerem as afinações necessárias no VW Golf GTI, a dupla Paulo Santos / Luís Santos parte para esta prova na liderança da categoria de duas rodas motrizes, empenhados em repetir a proeza do ano passado na primeira prova em que participaram: a vitória na categoria.

As expectativas são por isso altas, já que a distância para o segundo classificado nas duas rodas motrizes é de apenas quatro escassos pontos. Num tipo de piso onde sente à vontade, Paulo Santos espera tirar todo o partido do potencial do VW Golf e conseguir assim um resultado que lhe permita manter a diferença pontual ou mesmo dilatá-la.

Texto: Luis Santos Competição / Foto: Fotoconcepts

Leia Mais

terça-feira, agosto 20

Carlos Martins deverá evoluir para Evo IX ou R4

Carlos Martins, um dos pilotos portugueses que mais tem evoluido nos últimos tempos nos ralis nacionais, deverá substituir o seu atual Evo VIII por um mais competitivo Lancer Evo IX ou Evo R4 ainda este ano, por forma a preparar já a temporada de 2014.

O piloto de Serpa que comanda, nesta altura, o Campeonato Regional de Ralis Sul 4 RM, referiu que “estão em estudo várias hipóteses, mas a mais provável é a que passemos para um Lancer Evo IX ou R4, sendo talvez mesmo esta última hipótese a mais provável”. Totalmente fora de questão não está avançar para um projeto mais ambicioso, o de um R5, muito embora Martins afirme que “pelo menos para 2014 talvez esse seja um passo demasiado grande e seja preferível evoluir um passo de cada vez”.

O piloto conta ter uma decisão final até ao final de setembro, avançando mesmo com a hipótese de poder guiar o novo carro já no Rali de Mortágua por forma a ir preparando a época de 2014, onde, definitivamente, a sua aposta será no Campeonato de Portugal de Ralis.

publicado em Autosport

Leia Mais

sexta-feira, agosto 16

Rali Flor do Alentejo Cidade de Serpa

Numa organização da secção de motorismo da Sociedade Artística Reguenguense realiza-se os dias 7 e 8 de Setembro, o Rali Flor do Alentejo Cidade de Serpa, competição pontuável para o Campeonato Regional de Ralis Sul (VSH).

O rali alentejano que volta a ter um esquema de troços semelhante ao de 2012, arranca no Sábado dia 7 de Setembro com a disputa de uma super especial noturna, o único troço da prova a ser disputado em asfalto.

Para o dia seguinte, com partida pelas 10 horas do Parque Fechado instalado na Rua do Namorados, em Serpa, está reservada uma dupla passagem por dois novos troços de terra: Aldeia do Pinto e Santa Iria, num total cronometrado de 45,62 quilómetros sendo que a extensão total da prova é de 102,38 kms.

O Parque de Assistência utilizado no Domingo pelas 11h30m, após a passagem pelas duas primeiras PEC e no final do rali pelas 13h30m terá lugar em Serpa na Rua Dr. Ramon Norato la Feria.

Em 2012 a prova teve como vencedores a dupla Fernando Peres/José Pedro Silva aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo VII com uma vantagem de 43s sobre a dupla Carlos Martins/Amilcar Martins em máquina idêntica.

As inscrições para a prova já estão abertas e deverão ser feitas até ao próximo dia 4 de Setembro.

publicado em PTRadical

Leia Mais

terça-feira, agosto 13

Video Baja Terras de Alcoutim 2013

AUTOMAGAZINE
Resumo da Baja Terras de Alcoutim 2013

Leia Mais