segunda-feira, agosto 27

FLASH 26

Flash 26 - 27/08/2012
Sebastien Loeb / Daniel Elena - Citroen DS3 WRC - Citroen WRT
74º vitória no WRC, voando no Rally da Alemanha.


Foto Vit Bezdkovisky, publicada em EWRC.CZ

Leia Mais

sexta-feira, agosto 24

Motorsport Itália diz que está tudo legal

Chris Atkinson e a Motorsport Itália iniciaram ontem a sua participação no Rali da Alemanha, a prova pontuável para o Campeonato do Mundo FIA de Carros de Ralis (WRC).


A Motorsport Itália, que gere o WRC Team Mini Portugal e dispensou o português Armindo Araújo, garantiu ontem à agência Lusa que o australiano Chris Atkinson disputa o Rali da Alemanha "respeitando todos os procedimentos legais".

Fonte da equipa italiana explicou que o WRC Team MINI Portugal "está exclusivamente concentrada na prova germânica" e recusou dar mais explicações sobre o caso da licença desportiva.

Em comunicado emitido na passada quarta-feira, o piloto português diz que a licença desportiva do WRC Team MINI Portugal é propriedade da empresa Armindo Araújo Lda. Cabe agora à equipa de advogados liderada pelo Dr. José Pedro Gomes tomar todas as diligências legais necessárias para defender o bom nome do piloto e a defesa do projeto nacional.

Ontem, Atkinson efectuou o décimo melhor tempo no "shakedown", na sua estreia aos comandos do MINI John Cooper Works WRC.

publicado em Sportmotores

Leia Mais

quarta-feira, agosto 22

A reacção de Armindo Araújo

Após a comunicação por parte da Motorsport Itália (MSI) sobre a dispensa da dupla portuguesa do WRC TEAM MINI PORTUGAL, Armindo Araújo entendeu só agora estarem reunidas todas as condições para fazer o seguinte esclarecimento:

I- Com os objetivos bem definidos para o projeto 2012, iniciamos a temporada com um interessante resultado no Rali de Monte Carlo, sendo que, apenas no Rali da Suécia arrancamos com a equipa WRC TEAM MINI PORTUGAL. A partir do Rali do México, a terceira prova do calendário começou a surgir, por parte da MSI, uma tentativa de camuflagem dos problemas mecânicos e a clara ideia que apenas os pilotos Armindo Araújo e Paulo Nobre eram responsáveis pelos fatos ocorridos durante as provas. A partir desta altura, a MSI, iniciou também uma tomada de posição sobre os meus comunicados de imprensa, referindo que eu falava mal da equipa e da marca. Todas as minhas comunicações foram aprovadas pela MINI PORTUGAL e em nenhuma delas existe tais referências. Sempre defendi a marca e a equipa que represento.

II- Para preparar a fase de asfalto e a estreia com o MINI JCW WRC versão 01B, fui convidado no dia 17 de Julho para uma sessão de testes em Itália que se realizaria entre os dias 10 e 12 de agosto. No dia 8, fui informado do local por coordenadas de GPS. Durante os três dias que permaneci em Itália, lamentavelmente não fui autorizado a efetuar qualquer teste, mas sim pressionado a declarar-me doente e incapacitado para alinhar no Rali da Alemanha. (em anexo envio email da proposta da MSI para comunicar a suposta doença). Nesta altura fiquei incrédulo com tal proposta.

III- No dia 15 de agosto a MSI pede-me autorização para utilizar a licença desportiva do WRC TEAM MINI PORTUGAL, propriedade da empresa Armindo Araújo Lda, com um outro piloto até ao final do ano. Facto que, por razões óbvias não aceitei, até porque, como se compreenderá, já previa o desfecho. No dia seguinte, 16 de agosto, a MSI informa-me que não correria mais pela equipa, ou qualquer outra do seu grupo, quer no Rali da Alemanha como nas restantes provas do calendário até final do ano, sem qualquer explicação ou justificação.

IV- No dia 17 de agosto, informei a MSI; MINI Alemanha; MINI Portugal que reuni toda a documentação e informação existente sobre o caso, e entreguei à equipa de advogados liderada pelo Dr. José Pedro Gomes, que tomará todas as diligências legais necessárias para defender o meu bom nome e a defesa do projeto nacional que muito me honra.

V- Sempre foi minha posição defender a verdade a justiça e a transparência. Todos os meus patrocinadores, já informados de todos estes acontecimentos, revêem-se na minha tomada de posição. Por tudo isso e pela ligação à minha imagem, entendemos retirar toda a publicidade no carro número 12 da equipa WRC TEAM MINI PORTUGAL.

Para finalizar, comunico que, como era meu dever, informei a FIA de todos os fatos sucedidos, aguardando serenamente o desenrolar dos processos em curso, confiante e crente que a verdade desportiva, a imagem dos patrocinadores, o meu bom nome, e a imagem do País sejam repostas, o que é de inteira justiça.

esclarecimento publicado em Sportmotores


Mail proposto pela Motorsport Itália


Leia Mais

segunda-feira, agosto 20

3 perguntas a Diogo Gago

Neste período mais calmo dos ralis nacionais, o RalisOnline tem interpelado alguns intervinientes com três perguntas. Desta vez coube ao algarvio Diogo Gago deixar o balanço da temporada no campeonato Open.

Qual o balanço da primeira parte da temporada?
O balanço da primeira parte da temporada só pode ser positivo, a aposta num carro novo e bastante mais competitivo não poderia ter sido melhor para os objectivos inicialmente propostos que era aprender e ir evoluindo prova a prova. Fiquei bastante surpreendido com os resultados alcançados por ainda ser muito jovem e ter muito que aprender, mas acredito que foram conseguidos com mérito pelo trabalho desempenhado desde início por parte de toda a equipa envolvente neste projecto.

Quais os momentos marcantes da época até agora?
Foram todos os momentos marcantes até agora. Dos momentos bons aos menos bons, todos foram marcantes para a minha aprendizagem e acredito que me fizeram crescer como jovem piloto. Realço claro as vitórias alcançadas como os pontos altos da época até agora, mas retiro como grande exemplo a derrota na última prova da fase de asfalto.

Qual a estratégia para a segunda fase da temporada? A estratégia é bastante simples, com a ajuda da equipa técnica (Monteiros Racing Team) e do navegador (Jorge Carvalho) vai ser continuar a evoluir fazendo sempre o melhor que sabemos.

questionário publicado no RalisOnline

Leia Mais

sábado, agosto 18

Cidade de Beja com novos parceiros

O Aero Clube de Beja celebrou um acordo com a Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral de modo a levar a efeito a realização do Rali Cidade de Beja no próximo dia 15 de Setembro.

Desta parceria resultou, além da renomeação do evento para RALI NERBE /AEBAL CIDADE DE BEJA, a transferência de toda a logística da prova para as instalações do NERBE/AEBAL, que reúnem a máxima qualidade para a dignificação desta já carismática prova.

É desde já de louvar esta parceria, que num momento difícil no panorama económico nacional poderá levar à consolidação e possibilidade de redimensionamento da prova.

Oportunamente serão divulgadas novidades.

informação disponibilizada por
A Direção do Aero Clube de Beja

Leia Mais

sexta-feira, agosto 17

WRC: Armindo fora do WRC Team Mini Portugal

Armindo Araújo e Miguel Ramalho viram os seus préstimos serem dispensados pelos italianos da Motorsport Itália com efeitos imediatos.

Num comunicado de imprensa hoje emitido, Bruno di Pianto deu a conhecer o facto e anunciou o substituto da dupla portuguesa por Chris Atkinson já a partir do rali da Alemanha. Segundo di Pianto "Depois do rali da Finlândia e da conversa que tivemos posteriormente ao regresso a casa, decidimos que era melhor para o Armindo fazer uma pausa, relaxar e rever a sua concentração no desporto e na forma como o aborda."

Este é mais um episódio na trapalhada que tem sido o WRC Team Mini Portugal desde o início. Armindo Araújo viu-se perante a possibilidade de ser piloto oficial de uma marca no WRC, e obviamente agarrou a oportunidade, apesar de tudo se ter passado num complexo relacionamento que envolvia a Mini, a Prodrive e a Motorsport Itália.

A oportunidade de Armindo acabou no entanto por se revelar uma espécie de "presente envenenado", com muitas condicionantes a contribuir para os maus resultados do português. A estreia da nova versão 01B do Mini John Cooper Works acabou por ser mais um dos muitos episódios que marcaram a temporada, e justamente quando Armindo iria estrear o carro, vê os seus serviços serem dispensados. Esta dispensa surge justamente nas vésperas de um rali onde em 2011 Armindo rubricou uma das suas melhores prestações com o Mini.

publicado em Sportmotores

COMUNICADO MINI
A Beginning but not the End

'Ciao a tutti,
'It’s Bruno here. I’m sure most of you are surprised to hear from me right now, but I’m afraid I have some news that I wanted to tell you all personally. Unfortunately, Armindo and Miguel will no longer be competing with WRC Team MINI Portugal.

'This season has been highly pressurised from the start. We only found out following Monte-Carlo that we would have the opportunity to run two drivers for the full 13 event WRC Calendar as a works-supported team. The original plan was for Armindo to run seven events as a privateer. Due to our long standing and successful relationship, we wanted Armindo to stay with the team for the full season and he was pleased to join us on our journey. As you can imagine, this was one of the biggest pieces of news that any driver can have. However, the pressure on him was significant.

'After our Rally Finland debrief and further conversations with Armindo since returning home, we decided that it was better for him to take a break, relax and regain his focus on the sport and how he approaches it. We've created a great history together and it's fair to say that he had previously always been motivated and determined in his career. We've worked together for many years now – we even won two Group N world titles together! However, there's always a point where you have to admit that something isn't quite right and I hope that we've accepted that point at just the right time!

'The decision was not taken lightly and was made on purely sporting grounds. It was not a personal decision and everyone in the team wishes Armindo all the best for the future.

'And to answer the question on everybody's lips...

'I'm sure you've all heard the name Chris Atkinson – and if you haven't, you should have! Atko's a really top guy all the way from Australia, fast and experienced and he's going to take over as the team's No. 1 driver, flanked by the oh-so-experienced Belgian Stéphane Prévot for the rest of the season.

They're a killer combination and given how fantastic the fans have been in supporting WRC Team MINI Portugal all year we really hope they’ll be equally supportive of Atko and Prévot when they join us.

'It'll be his first time in a MINI on the test this weekend, but we're confident that Chris can handle any car he lays his hands on and his MINI will love him within minutes. We're all very much looking forward to working with him and Stéphane and seeing what surprises Rallye Deutschland has to offer!

A presto,'

Bruno


For more information on Motorsport Italia and WRC Team MINI Portugal

Leia Mais

FLASH 25

Flash 25 - 17/08/2012
Armindo Araújo/Miguel Ramalho - Mini JCW WRC - Team Mini Portugal WRC
Rali da Finlândia - 15º lugar. Última prova do português como piloto oficial Team Mini Portugal 2012


Foto Timo Anis, publicada em EWRC.CZ

Leia Mais

quinta-feira, agosto 2

Pirelli conquistou Rali Vinho Madeira

A Pirelli proporcionou a Bruno Magalhães uma vantagem decisiva no último fim de semana, para o piloto português poder conquistar a vitória no exigente Rally Vinho da Madeira, a sétima etapa do Campeonato Europeu de Ralis.

Foi na prova madeirense que Magalhães utilizou pela primeira vez os pneus de composto duro Pirelli RX5B, mas apesar da sua falta de experiência com os pneus Pirelli, o piloto de 32 anos fez um rali sem falhas do princípio ao fim, ao volante de um Peugeot 207 S2000. No final dos dois dias da prova, Magalhães obteve uma vantagem de 10,2 segundos sobre o seu compatriota Vítor Sá, que acabou em segundo.

Com temperaturas a chegar a perto de 40º C, os pneus de composto duro RX5B provaram ser a escolha perfeita para o tempo sufocante e o piso difícil que criaram problemas às equipas que competiram na ilha portuguesa.

O product manager da Pirelli, Terenzio Testoni, comentou: "A Madeira provou ser um verdadeiro rali de desgaste com o piso abrasivo e temperatura bem acima do 35º C. Mas o Bruno fez um rali perfeito, e estamos muito satisfeitos com os seus progressos, considerando que este era o seu primeiro rali competitivo em que utilizou pneus Pirelli. Ele disse-nos que ficou impressionado com a consistência e estabilidade dos pneus, em especial em estradas com condições tão difíceis."

publicado em RalisOnline
foto Tiago Sousa, Madeira-Ralis

Leia Mais