Mostrar mensagens com a etiqueta 4x4. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 4x4. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, fevereiro 8

Limitações aos 4x4 nos campeonatos regionais

Não é um assunto novo, no entanto, voltam a surgir algumas informações sobre limitações às viaturas de tracção total nos campeonatos regionais. Alguns defendem que são essenciais para o espectáculo e público, outros por outro lado que diminuem a qualidade e afastam alguns participantes.



Os ralis em Portugal passam por momentos difíceis. São poucos os projectos viáveis, cada vez mais dispendiosos, em altura que existe um menor suporte financeiro. Não existem novidades, nem adaptações, e as opções para fazer ralis em Portugal permanecem as mesmas. Estas passam por disputar o CPR, Open, ou em então apostar nos regionais. Nestes campeonatos surgiram algumas vozes que defendem uma reformulação das regras, com o intuito de aumentar a quantidade de inscritos e respectiva competitividade.
Uma das medidas passa pela limitação das viaturas de tracção total. Apesar das bonificações regulamentares às viaturas da Divisão I (2 rodas motrizes), os 4x4 continuam inalcançáveis, e alguns elementos defendem que não tem lugar nos regionais, ou no mínimo que não devem pontuar.
É um facto comprovado que os 4x4, nomeadamente os Mitsubishi’s, estão um passo à frente dos demais. Joga a seu favor, a competitividade, o espectáculo (quando bem tripulado) que é do agrado do público, e a facilidade de adaptação. Isto para não falar do enorme investimento feito por alguns concorrentes para disputar os lugares cimeiros.
No entanto, é nos custos, que os defensores da limitação dos 4x4 justificam a sua posição. Os valores elevados das viaturas e respectiva manutenção revelam-se proibitivos. O aumento da qualidade dos parques automóveis, também levou a um maior investimento nas competições, e consequente “profissionalização”. Apareceram os campeonatos, com maiores taxas de inscrição, e como tal o promoveu o afastamento de muitos concorrentes, que simplesmente pararam ou procuraram alternativas mais acessíveis - slalons, super especiais ou mesmo as provas não federadas,.
Não há formulas ideais, nem soluções milagrosas, mas que poderá ser feito para aumentar a competitividade criando condições para que os regionais voltem a ser apetecíveis. Quais as medidas a adoptar para que os concorrentes que estão parados regressem à competição. Será que uma das soluções passa por limitar as viaturas de tração total, ou pelo contrário poderá desertificar ainda mais os campeonatos de VSH.

foto: Pedro Contente (Casinos do Algarve)

Leia Mais

quarta-feira, dezembro 29

Acabar com os 4x4 nos regionais

Não é dia 1 de Abril, mas parece. A notícia original refere-se aos clubes que organizam provas regionais quererem ralis mais pequenos,mas aparece uma proposta que visa acabar com os veículos de tracção total.

Uma reunião entre os principais clubes que organizam o Campeonato de Portugal de 2 L/2RM, o Open de Ralis e os alguns campeonatos regionais e a FPAK deverá colocar, brevemente, em cima da mesa a possibilidade das provas dos Regionais de Ralis não comportarem nos respetivos calendários mais do que oito provas. Outra questão que estará sob discussão, e não menos importante, será a possibilidade dos carros de quatro rodas motrizes ficarem interditos nos Regionais Norte, Centro, Nordeste (que substitui o Douro) e Sul, numa medida que, a concretizar-se, nunca verá a luz do dia antes de 2012.

artigo original de Autosport

Leia Mais