Mostrar mensagens com a etiqueta Comissário. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Comissário. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, abril 30

Turbo do Citroen DS3 WRC de Hirvonen não estava conforme

O Vodafone Rali de Portugal terminou com a desclassificação do vencedor, Mikko Hirvonen, em virtude duma ilegalidade detetada na embraiagem do Citroen DS3 WRC, mas a verdade é que se não tivesse sido a embraiagem... era o turbo, pois também esta peça, verificada na altura e posteriormente levada para análise mais detalhada, também foi considerada ilegal.

Aqui fica o texto integral da decisão dos Comissários Desportivos do Vodafone Rally de Portugal:

Com referência à decisão N. 8. Ponto 2 dos Comissários Desportivos do Rally de Portugal: Tendo recebido o relatório do Delegado Técnico da FIA com os resultados da inspeção posterior do turbo (turbina) e do instrumento de medida, e ainda tendo recebido o ponto de vista do construtor do turbo em relação ao seu processo de fabricação, os comissários decidem:

Confirmar a penalidade de exclusão do Carro n. 2 dos resultados do Rally Portugal, incluindo de todos os tempos das classificativas, por não conformidade técnica.

Para chegar a esta decisão, os comissários basearam-se no relatório do delegado técnico que identificou que o instrumento de teste estava de acordo com as medidas apresentadas e que a turbina do turbo excedia as dimensões especificadas e na carta do construtor do Turbo e das peças associadas, na qual foi identificado que cada peça é testada individualmente durante o processo de fabrico.

Os Comissários confirmaram que um carro concorrente tem de estar conforme os documentos de homologação e neste caso dois aspetos não correspondiam, o prato de embraiagem e a turbina do turbo.


Esta decisão, como se sabe, não tem efeitos práticos, já que o piloto já tinha sido desclassificado. A Citroen, entretanto, mostrou a sua estranheza pela decisão alegando que as peças são oriundas todas do mesmo fornecedor, escolhido pela FIA, e foi o desgaste da peça que levou à alteração dos valores constantes da ficha de homologação. Fonte da FIA reconhece esta situação e já revelou que deverão ser feitos ajustes que contemplem a dilatação dos materiais. A FIA decidiu não tomar qualquer outra atitude perante este caso, que termina aqui.

Publicado em Autosport

Leia Mais

quinta-feira, maio 12

Decisões no AIA Motor Clube

A contestação de alguns comissários do AIA Motor Clube, levou à marcação de uma Assembleia Geral para 14 de Maio. Mas não se fica por aqui, num artigo publicado no blog oficial, dois elementos da direcção estão demissionários.

Assembleia Geral Marcada dia 14 Maio
Conforme instruções do Presidente da Assembleia, Eng.º João Carlos Núncio Catita Duarte está marcada a Assembleia Geral Extraordinária do AIA Motor Clube para Sábado, dia 14 de Maio de 2011, entre as 16h e as 20h, de acordo com o que é mencionado nos estatutos da Associação, e com a seguinte agenda de trabalhos:

a) Apresentação dos relatórios de contas e actividades;
b) Apresentação do modelo de “Regulamentos Internos”, onde constarão (além de outros que possam vir a ser propostos) os seguintes pontos:
1. Membros, Sócios e Associados – seus direitos e obrigações;
2. Comunicações do AMC para os seus associados e para o exterior;
3. Obtenção e utilização de licenças desportivas;
4. Convocatórias de comissários para provas;
5. Relacionamento com outros clubes;
6. Fardamento;
7. Formação;
8. Alimentação;
9. Pagamentos;
10. Normas de Conduta (em serviço e fora de serviço);
11. Representantes dos comissários;
12. Obrigações de confidencialidade;
13. Pagamento e definição da jóia e quotas.
c) Apresentação do organigrama funcional do AMC.

P’lo Presidente da Assembleia

Eng.º João Catita

Notícia triste

Caros amigos e Comissários do AIA Motor Clube, é com enorme tristeza que estou a postar aqui esta mensagem...foi-me comunicado em OFF.
Uma vez que para mim é quase impossivel chegar a todos atraves de contacto ponho aqui esta triste noticia, que dois elementos da direcção do AIA apresentaram a sua demissão da direcção.Agora que se aproxima uma altura decisiva para o AIA MOTOR CLUBE com a realização da Assembleia Geral Extraordinária a realizar no próximo dia 14 do corrente mês.
Talvez tenhamos que questionar o nosso Presidente o porquê de estes dois elementos apresentarem a sua demissão, pessoas que sempre estiveram connosco pessoas das quais temos o maior apreço e que sempre estiveram connosco e sempre lutaram por nós nos mais variados momentos da curta vida deste nosso CLUBE que acredito todos gostamos muito.

Fica a triste noticia.

ambos os artigos publicado em AIAMotorClube

Leia Mais

terça-feira, julho 20

Novo Blog dos Comissários do AIA Motor Clube


Alguns elementos do Clube de Comissários do AIA Motor Clube criaram um blog com o intuito de publicar as suas notícias e fotos.
O endereço é http://aiamotorclube.blogspot.com/, e como é hábito neste espaço, também passará a ser parte das visitas diárias.

Leia Mais

quinta-feira, agosto 13

O "caloiro" do Posto 15

Num blog maioritariamente dedicado aos ralis, certamente será estranho o destaque dado às provas realizadas no Autódromo do Algarve, nomeadamente à Le Mans Series. Pois é, desta feita dediquei-me às pistas… melhor dizendo às “bandeirinhas”.
Há uns meses recebi um mail com uma ficha de inscrição para Comissário no AIA. Um pouco a sério, um pouco a brincar mandei os dados, e esperei resposta. O primeiro contacto surgiu mediante um convite endereçado para “comissariar” no Circuito da Boavista Clássicos, mas foi em cima da hora, e com a agenda preenchida foi impossível participar. Então presencia uma formação teórica, no circuito leccionada por responsáveis do Motor Clube AIA onde deram as bases para a função de comissários, e informaram que a Prática seria no Le Mans Series.
Acompanhado pelo Celso Guerreiro (e também o Telmo Simões, mas que compromissos pessoais impediram a presença no fim-de-semana), escolhi o horário A, que mais se adequava aos horários, para que fossemos juntos e partilhássemos boleia. Com antecedência levantamos os fatos cor-de-laranja de marshall, que mais parecia um tributo ao PSD – curiosamente no primeiro dia pensava que tinha engordado (ainda mais) durante a noite. Afinal troquei de calças com o Celso.
Na escala de turnos, fiquei no Posto 15, na curva Craig Jones, com o chefe AIA “Huba”, o Jorge Carriçal e supervisionado pelo chefe do ACDME, Pedro. O primeiro dia, Quinta-Feira, decorreram os treinos livres da Formula Renault 3.5, da Formula Le Mans, Radical e Le Mans Series. A curva é uma esquerda muito rápida, onde muito raramente ocorrem problemas, facto que limita as intervenções dos comissários – a excepção era as bandeiras azuis, mostradas aos concorrentes mais lentos que estavam a ser dobrados. Se numa fase inicial me limitava a observar, e aprender com os mais experientes, com o cair da noite fiquei responsável pela iluminação luminosa – pioneira em Portugal, com substituição das bandeiras por semáforos luminosos. Se à noite era difícil perceber quem era quem, aos poucos com a viaturas em pista foi possível perceber quando e como dar as “luzes azuis” – os LM usavam luzes brancas, os GT amarelas, os mais rápidos piscavam os faróis. A experiência foi frutífera, e foi reconhecida pelos meus colegas, o que me valeu um convite para efectuar a prova nocturna (mas não estava no meu turno).
Depois de uma sexta activa (ver post “Quim na Antena 3”),veio um Sábado trabalhoso. Entrando às 6:30, do plano diário faziam parte três sessões de qualificação (Copa Leon, Superstars e CER) e cinco corridas (Radical, Formula Renault 3.5, Formula Le Mans,CER e SuperStars) com o Warm up da Le Mans Series pelo meio. Foram 10 horas consecutivas, quase sem parar – 15 minutos de intervalo entre competições, a efectuar as funções de comissário – observar, reportar, “bandeirar” e pronto para entrar em pista, caso fosse necessário. Felizmente, não foi necessário entrar em pista, excepto para verificar as condições do traçado entre provas. Agora, o agitar as bandeiras foi mais complicado – a falta de prática fazia com que atrapalhasse com o vento, ou mesmo com os braços… da próxima será melhor. Nada de significativo aconteceu em prova no posto 15. Aproveitei o facto de estar no AIA para ver a largada do pelotão do Le Mans Series na recta da meta, observando o despiste do 25 na volta de aquecimento e o toque entre os Porsche da Fellbmeyer (um deles conduzido pelo Francisco Cruz Martins).
No último dia, existiam queixas dos chefes “Huba” e Pedro, pois estes tiveram de plantão toda a prova, ou seja deitaram-se depois das 2 da manhã e às 7 já estavam a pé. Ficaram apenas 4 provas para o fim – Super Copa Leon, Superstars, Radical e Formula Le Mans. Novamente sem incidências a registar, o dia acabou com a foto de grupo na linha de meta.
Foi uma experiência enriquecedora, que espero repetir. As pessoas com quem trabalhei foram impecáveis, muito prestáveis e acima de tudo ensinaram muitos elementos que por vezes passam ao lado daqueles que apenas vêm as provas.

Leia Mais