quarta-feira, dezembro 6

Estatística do Campeonato Regional de Ralis do Sul 2006

À semelhança do trabalho que apresentei no final da época passada, é hora de fazer um balança estatístico do Campeonato Regional de Ralis do Sul 2006. Fica então o registo do regional em números e curiosidades.
De uma forma geral, e compartivamente a 2005 registou-se uma diminuição significativa de concorrentes. Participaram cerca de 45 pilotos e 49 navegadores em 46 viaturas (contabilizadas tendo em conta as transferências –ex: o Subaru Legacy do Bruno Andrade, também foi usado pelo João Monteiro, no entanto, conta como uma viatura), num total de 57 conjuntos alterados de equipa (piloto/navegador/viatura).
Curioso o facto de nenhum concorrente desempenhar ambas as funções (por exemplo na época passada, seis concorrentes foram pilotos e navegadores – Luís Nascimento, José Correia e Bruno Alambre entre outros).
Entre as diferentes viaturas que rodaram há a assinalar: 2 Mitsubishi Lancer EVO IV, 1 Lancer EVO III, 5 Ford Escort Cosworth, 5 Ford Sierra Cosworth, 1 Galant, 1 BMW, 2 Clio’s (Williams e 16V), 8 Peugeot 205 (GTi 1.9, 1.6 e Rallye), 1 Peugeot 309 GTi, 2 Opel Kadett, 1 Sierra XR 4x4, 4 VW Golf (entre GTi e G60), 4 Opel Corsa (1.3, 1.6 e 2.0), 1 Seat Ibiza, 2 Toyota (Starlet e Corolla – ambos usados pelo José Coelho), 3 Citroën AX e 1 ZX e 1 Fiat Ritmo.
Contabilizando o número de participantes nas diferentes provas, o Rali Casinos do Algarve foi o que registou a maior número – 32 concorrentes à partida. No entanto, os ralis de Martinlongo e Vila do Bispo registaram 31 concorrentes – relembro que no ano passado Martinlongo foi o rali com menos afluência (27), portanto positivamente conseguiu inverter a tendência. Visível que nas provas de terra e com o avançar do campeonato foram “desaparecendo” concorrentes – em Castro Marim apenas 24 partiram para a prova.
Casinos do Algarve foi também a prova que mais concorrentes lograram finalizar a prova – 24, no entanto foi em Castro Marim que se registaram menos abandonos (7). Em Loulé apenas concluiram 13 concorrentes, e registaram 14 abandonos… num valor superior a 50 % de desistências, sendo o pior registo da temporada.
Entre os 4x4, na maioria das provas estiveram inscritos 13 concorrentes da classe (excepção a Monchique que teve 15). Sendo uma classe onde tipicamente as viaturas apresentam fiabilidade, em Loulé só quatro lograram finalizar – registaram-se cerca de nove abandonos.
A recém-criada classe III foi um verdadeiro fiasco. Em seis provas, apenas um concorrente numa prova – Francisco Guerreiro com o Golf em Castro Marim.
A classe II tem um registo interessante, pois todos os inscritos nas diferentes provas sempre compareceram às provas. Foi em Martilongo que obtiveram o melhor registo com 11 concorrentes, seguidos logo do Casinos com 10. Vila do Bispo foi a prova menos positiva para a classe, uma vez que dos nove concorrentes que partiram apenas quatro apareceram na classificação final.
Finalmente, a classe I, onde a maioria dos concorrentes também pertencia à Promoção, existiram uma variação de inscritos, entre 5 a 10 concorrentes. Tradicionalmente, as classes baixas registam graus de fiabilidade elevada, e esta não foi excepção. Registanto abandonos na ordem dos 1 ou 2 concorrentes, Martinlongo foi excepção quando registou 6 abandonos (em 8 concorrentes).
Nota: Este é apenas o ínicio do estudo. Para o ver na integra basta seguir o link do Ralis a Sul.
Foto de Johny Bravo retirada do Ralis a Sul

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