Tony Fall, um dos ex-pilotos de ralis mais populares na Grã-Bretanha, faleceu a noite passada, durante o sono. Tinha 67 anos. Era bem conhecido os adeptos portugueses pois foi ele um dos intervenientes dum célebre “caso” no TAP Rali de Portugal 1969, quando foi desclassificado da prova devido a ter comparecido no ultimo controlo com a sua namorada a bordo e César Torres, aplicando o regulamento, decidiu desclassificar o piloto Britânico, acabando a vitória por cair nas mãos de Francisco Romãozinho. Há quem diga que isso foi um pretexto, e que as razões eram outras, mas agora isso faz parte da história…
Tony Fall iniciou a sua carreira como vendedor na sua terra Natal, em Yorkshire, profissão que lhe permitiu “alimentar” o seu hobby, os ralis, correndo no princípio com os Mini Cooper. Passou mais tarde para a equipa BMC, e quando terminou essa colaboração, andou por vários construtores, entre os quais a VW, BMW, Lancia, Peugeot, Ford e a mais famosa, a Datsun. Após ter terminado a sua carreira, passou a liderar a Dealer Opel Team, no Reino Unido, e esse sucesso “levou-o” para a Alemanha, onde se tornou Director do Departamento de Desporto da Opel, e liderou o bem sucedido projecto do Opel Ascona 400. Este carro venceu a segunda prova do Mundial em que participou, em 1980, e foi com esse carro que Walter Rohrl obteve o seu segundo título de pilotos, em 1982.
retirado de MotoresMagazine.Com
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