De regresso ao regional, João Monteiro deixou bem claro na primeira especial que estava ali para vencer. Assumiu a liderança, embora prejudicado pelo pó do concorrente que o antecedia na estrada.
Contornando a dificuldade das partidas de minuto a minuto, optou por penalizar à entrada da 2ª especial. Retirou dividendos da estratégia, pois rapidamente anulou os dez segundos de penalização e somou mais 3 vitórias em especiais. Contando com a rivalidade da armada “Mitsubishi”, não se deixou intimidar, acabando a prova com 18,4 segundos de vantagem sobre o segundo classificado. Esta é a primeira vitória com o Ford Sierra Cosworth, com o qual se sagrou campeão regional em 2004.
Os líderes do CRRS, Luís Mota e Ricardo Domingos realizaram mais uma boa prova, repetindo o resultado de 2007. Queixando-se de problemas com os travões do Mitsubishi Lancer EVO IV, tiveram apenas de se defender dos ataques de José Neves para alcançar a segunda posição. Somando mais 17 pontos, mantém uma confortável liderança no regional.
José Neves e José Jesus, em Lancer EVO IV, perderam mais de 20 segundos na primeira especial, Budens 1, condicionando um bom resultado. Aumentando gradualmente o ritmo durante o rali, recuperaram alguma da desvantagem para os concorrentes que o antecediam na tabela classificativa, chegando mesmo a vencer o último troço do rali. O forcing final revelou-se infrutífero, pois ficaram na terceira posição, a apenas 2,8 segundos de Luís Mota.
No quarto lugar ficou a equipa António Lampreia / Pedro Macedo, em Ford Escort Cosworth. A dupla alentejana esteve envolvida em algumas lutas particulares. Disferiu um ataque na última especial que o permitiu ultrapassar Pedro Leone, somando mais 14 pontos que lhe dão a segunda posição no regional.
Pedro Leone e Bruno Miguel voltaram a surpreender. Contando um protótipo muito fiável e competitivo, não tiveram quaisquer dificuldades em se adaptar aos traçados de Vila do Bispo. Ficaram na quinta posição, a apenas 3,3 segundos de Lampreia.
Num rali favorável aos veículos de tracção total, Gil Antunes e Daniel Amaral repetiram a vitória entre os duas rodas motrizes. A dupla do Opel Astra GSi, contou com a oposição de Rui Coimbra nos primeiros troços, mas o abandono do piloto de Quarteira tornou a missão mais acessível. Ainda intrometeu-se com os veículos 4x4, mas as “armas de guerra” eram diferentes. A sexta posição permite continuar no segundo lugar do campeonato, ex aequo com António Lampreia.
A sétima posição ficou na posse Pedro Charneca e Luís Assunção em Ford Sierra Cosworth. Ainda estiveram na disputa por um lugar no top five, mas não acompanharam o ritmo dos principais adversários. Na posição seguinte, José Carlos Paté e José Gago finalmente finalizaram uma prova com o Peugeot 205 GTi. Depois de dois abandonos, Paté aproveitou para tomar as “rédeas ao leãozinho”, melhorando a sua performance a cada especial. A segunda posição entre os duas rodas motrizes foi um prémio justo.
Na nona posição ficou na posse de Bruno Andrade e Ricardo Barreto. A equipa do Subaru Legacy RS queixou-se do facto de abrir a estrada, mas também reafirmou que as especificações do traçado não eram as mais favoráveis para sua viatura.
A fechar o dez primeiros, António Lamúria / Rui Orelhas averbaram o seu melhor resultado em ralis. A dupla de Serpa apostou na fiabilidade do Peugeot 205 GTi, e também da sorte, para alcançar a décima posição.
Também em Peugeot 205 GTi, Vasco Tintim e Pedro Silva venceram a classe I. Logo a seguir, ficou Alexandre Ramos e Sandra Ramos, num Peugeot 106 Rally que venceram a categoria da Promoção. Com este resultado sobem a liderança do Troféu, com os mesmo pontos de Carlos Marreiros, que desta feita abandonou.
Entre os azarados no rali, está Rui Coimbra que voltou a abandonar. Problemas com o motor do Volkswagen Golf puseram fim à prova, quando disputava com Gil Antunes a supremacia na Divisão I. Também Nuno Pinto não tem razões para estar satisfeito. Problemas de sobreaquecimento do Mitsubishi Lancer, levaram ao abandono na especial 2, quando ocupava a 3ª posição.
Entre os desistentes contam-se também José Correia (Radiador), Nuno Fontaínhas (Transmissão) e Paulo Jesus (Diferenciais). Uma nota final para o abandono de Filipe Baiona, o primeira da sua carreira após 10 ralis disputados.
O Campeonato Regional do Sul continua em Setembro, com o Rali de Castro Marim.
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