Com 70 anos, ficou conhecido pelos sucessos como piloto de ralis, onde se destacam as vitórias em Monte Carlo, Acrópole, Sanremo e Alpes Austríacos, antes do mundial ser instituído. A única vitória no mundial foi no Safari de 1975, num Peugeot 504.
Posteriormente, Andersson desempenhou um papel importante na criação da Toyota Team Europe, destacando-se os sucessos obtidos no WRC, como a conquista do mundial de pilotos por Carlos Sainz, Juha Kankkunen e Didier Auriol, e o mundial de marcas de 1993, 1994 e 1999.
Também auxiliou na conquista da segunda posição nas 24horas de Le Mans de 1999, antes do construtor japonês virar atenções para a Fórmula 1, onde se estreou em 2002 com Alan McNish e Mika Salo. Ove Andersson liderou a estrutura da Toyota F1 no ano de estreia, retirando-se em 2003. Desde aí apenas efectuava apoio como consultor.
O acidente de Ove Andersson não é inédito. Este ano já tinham morrido dois concorrentes na África do Sul, em acidentes separados, motivados por colisões com viaturas pesadas.
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