A aproximação da data da realização da prova trás algumas novidades. Sem que a lista definitiva de inscritos saia (e mesmo essa estará sujeita a alterações, embora com um grau de fiabilidade maior) ainda se procedem a algumas mudanças, e novidades:
Vítor Lopes ainda não tem a sua situação definida. Confirmada que está a venda do Citroën C2 S1600 para fora do país, o piloto procura soluções para participar na prova. São muitas as hipóteses apontadas, mas certezas não as há. Nos bastidores as atenções viram-se para as viaturas de Vitor Sá – Renault Clio S1600 e Peugeot 206 S1600, mas também é referida a possibilidade de participar num Grupo N.
A Peugeot terá nas estradas madeirenses uma versão automobilistica dos “Jogos Sem Fronteiras”. Defendendo as cores da Peugeot Espanha estão Enrique Garcia Ojeda e Nicolas Vouillouz; a Peugeot Belga trás Bernd Casier (defendendo também as cores da Kronos); a Peugeot Suiça tem como representante o italiano Marco Cavigioli e finalmente, Bruno Magalhães defende as cores nacionais. A Peugeot Italia fica-se pelos reconhecimentos, uma vez que Luca Rossetti apenas tenciona disputar o IRC na totalidade em 2008.
Estreante nas estradas da Madeira, Freddy Loix tem vários handicaps para esta prova. Ocupando o lugar deixado vago por Pieter Tsjoen no Fiat Punto S2000 da Vergokan, o piloto belga nunca tripulou a viatura em competição, nem sequer andou com o novo navegador Eddy Chevaillier. Estes três factores (terreno, carro e navegador). serão decisivos para o resultado final do belga.
O francês Simon Jean-Joseph desloca-se à Madeira pela 4ª vez, desta vez defendendo as cores da Citroën Sport. O conhecimento das estradas madeirenses, aliada à reconhecida rapidez é apontado como um potencial “intruder” nos lugares cimeiros. Esta época tem disputados o Europeu, e algumas provas do IRC, sendo que as de terra são disputadas com um Citroën C2 R2. Aparentemente, está a preparar uma entrada em força no IRC de 2008, e quem sabe com um modelo da Citroën…. S2000.
Andrea Navarra regressa a Madeira pela terceira vez. Depois das participações em 1998 e 1999, com Subaru Impreza WRX e Ford Escort WRC, o piloto italiano representa agora as cores da Fiat Abarth, e chega na liderança do IRC. Com a curiosidade de ser habitualmente navegador por senhoras, Alessandra Materazzatti e Simona Fedeli são disso exemplo, esta temporada é acompanhado por Guido D’Amore. Com certeza que o nome não é desconhecido, pois era o navegador de Gigi Galli, o mesmo que levava pancadas no capacete, e que acabou com o nariz partido, quando Galli lhe “passou” uma garrafa de água. A título de curiosidade esta não é a primeira participação de Guido D’Amore na Madeira, pois navegou Giocchino Corona em 1997 no Troféu Europeu de Cinquecento.
Abel Spínola, que disputa o Rali Vinho Madeira com o Mitsubishi Lancer EVO IX (ex-Fernando Peres) está a negociar com os patrocinadores a “não” participação na prova. Exactamente, ao contrário dos demais, Abel Spínola não quer participar na prova, porque segundo o próprio “neste momento, não me sinto motivado para marcar presença na prova rainha do campeonato regional".
O açoreano Hermano Couto participará pela segunda vez na Madeira, com o intuito de melhorar as prestações em asfalto, e apagar um pouco a imagem do ano passado. O piloto participará com o Mitsubishi Lancer EVO VIII que foi usado nas últimas provas por Carlos Guimarães no Campeonato Nacional.
De regresso à competição está a dupla Pascoal Abreu / Hugo Camacho, em Opel Corsa S1600. A dupla da SPIAM esteve ausente nas últimas duas provas do Campeonato Regional Madeirense, devido a um acidente no Rali da Calheta.
Mário Oliveira (também conhecido como “Choka”) participará no Rali Vinho Madeira com um Mitsubishi Lancer EVO VI. O espectacular piloto madeirense, que normalmente disputa o Campeonato Open com um Ford Escort RS MKI, irá usar a viaturas de tracção total que foi de João Ricardo na temporada passada.
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