Hoje foi apresentada à Comunicação Social a lista de inscritos da 48ª edição do Rali Vinho Madeira. Ao contrário do que aconteceu em edições anteriores, a divulgação trouxe algumas novidades e acima de tudo confirmou uma lista de concorrentes muito interessante, naquela que será das melhores edições da prova madeirense.
A primeira surpresa vem de Itália, e trata-se do campeão europeu em título, vencedor do IRC 2006 e vencedor da última edição do RVM, Giandomenico Basso. O piloto italiano, único concorrente com estatuto FIA A, defende neste momento as cores da Fiat Abarth no competitivo campeonato italiano, e esta será a sua única participação fora de portas. É a primeira vez que a marca italiana permite que o piloto "nacional" dispute provas a título excepcional, substituindo Umberto Scandola na sua deslocação à Madeira.
Depois, a maior surpresa de todas vem da parte de François Duval que se apresentará na Madeira com um Fiat Punto S2000. O piloto belga atravessa uma fase positiva, pois na semana passada acertou com a Kronos a participação em algumas provas no mundial a bordo de um Citroën Xsara WRC.
De regresso à Madeira está Gilles Panizzi, com um Peugeot 207 S2000. O francês regressa á região, com o carro da marca francesa que ajudou a evoluir, para apagar a imagem menos conseguida das passagens em 1998 e 2006. A última passagem na Madeira ficou marcada pelo fim da cooperação com o seu irmão, Hervé, na navegação.
No total são 17 S2000 divididos apenas por duas marcas: Fiat - Giandomenico Basso, Andrea Navarra, Freddy Loix, Michal Solowow, Volkan Isik, Corrado Fontana, Tomas Czopick, François Duval, José Pedro Fontes e Vitor Sá; Peugeot - Gilles Panizzi, Enrique Garcia Ojeda, Nicolas Vouillouz, Marco Cavigioli, Bernd Casier e Bruno Magalhães, ao que se deverá juntar Bryan Bouffier, carecendo ainda de confirmação.
O líder do europeu, o búlgaro Dimitar Iliev, e Renato Travaglia trazem à região os Mitsubishi Lancer EVO IX, e prometem lutas interessantissimas com os restantes grupo N "convencionais", encabeçados pelos concorrentes do nacional, Fernando Peres, Vitor Pascoal e Nuno Barroso Pereira e pelas "regionais" Bernardo Sousa, Rui Fernandes, João Magalhães, Rui Pinto e Abel Spínola. De referir ainda a presença do representante açoreano Hermano Couto, incluído na estrutura do C.D.Nacional.
Entre as viaturas da classe S1600, de salientar a presença dos franceses Simon Jean-Joseph, representando as cores oficiais da Citröen, e Daniel Chiavaro em Renault Clio S1600. Estes concorrentes terão pela frente a forte armada madeirense, encabeçada por Alexandre Camacho e Filipe Freitas, em Peugeot e Renault respectivamente.
Confirmada está também a presença da equipa Honda, com os dois Civic Type-R entregues aos experientes Dani Solá e Luca Betti.
Voltando a falar em números, são 92 inscritos, das quais 11 são FIA B e um FIA A, com mais de metade dos concorrentes tripulando viaturas de topo, entenda-se S2000, Grupo N4 tradicionais ou Kit Car S1600.
Também são alguns nomes que faltam na lista, dos avançados anteriormente. Entre eles: Alberto Hevia em VW Polo S2000 que foi dado como confimado, como referi anteriormente Umberto Scandola, Eyvind Brynildsen e Brice Tirabassi. Gustavo Louro (Renault Clio S1600) é ausência confirmada entre os portugueses.
De notar a presença de muito poucos representantes do Campeonato Nacional, uma vez que com a presença de tantos elementos do IRC, ERC e mesmo, regional madeirense muito dificilmente pontuarão. Relembro, excepção feita ao nacional, era necessário efectuar uma pré-inscrição obrigatória para pontuar nas referidas categorias, o que faz com que as pontuações dividam-se nas diversas categorias. Se no nacional também existisse essa regra, com certeza a lista de participantes do CNR seria maior.
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