Sebastien Loeb deu um grande passo em frente na direcção seu quarto título mundial ao vencer, este domingo, o Rali da Irlanda, capitalizando a desistência do seu rival, Marcus Gronholm, vitima de um despiste que o mandou ao hospital no primeiro dia de prova, após uma perda de consciência temporária. O francês da Citroën dominou quase todo o evento, pelo que na terceira e última etapa se preocupou mais em gerir a diferença para o segundo classificado, o seu companheiro de equipa, Daniel Sordo, do que propriamente em ser o mais rápido em qualquer das quatro classificativas que compunhnam a tirada. No final mais de 53 segundos separavam os dois pilotos dos C4 WRC."O rali foi mesmo muito difícil, mas consegui terminá-lo. Mais dez pontos para o campepnato são mesmo muito importantes. Isso pode mudar muitas coisas. Veremos o que vai acontecer na Grã-Bretanha. Tenho a certeza que este foi um dos ralis mais difíceis que já fiz, porque as estradas estavam muito enlameadas mas o carro estava mesmo bom. Tive uma boa sensação e não forcei demasiado o andamento, apenas guiei depressa sem correr riscos", declarou Loeb à chegada a Sligo, centro nevrálgico da prova.
Não se pode dizer que o Campeão do Mundo teve um rali totalmente isento de problemas, já que no primeiro dia, logo no começo, teve um problema na suspensão do seu Citroën e uma penalização de 10 segundos, por ter saído tarde da assistência, devido a uma avaria elétrica.
Sem importunar o seu companheiro de equipa, mas defendendo o seu segundo lugar de um possível ataque de Jari-Matti Latvala, Dani Sordo deu importantes oito pontos à Citroën, apesar do título ir para a rival Ford, para o qual não pontuou Jari-Matti Latvala, um justo terceiro classificado, apesar de na segunda etapa ter apanhado um susto ao ter uma saída de estrada sem grandes consequências para além de perder tempo. Contudo conseguiria manter atrás de si Mikko Hirvonen, no único Focus WRC oficial a terminar o evento.
Apesar da luta pelo campeonato de pilotos do seu companheiro de equipa ter sofrido um duro revés, o quarto lugar de Mikko Hirvonen foi suficiente para dar à Ford o ceptro de piloos. Um desfecho melhor do que a prova para o finlandês. "É espantoso. No ano passado tivemos uma época espantosa e este ano foi ainda melhor", afirmou no final.
Petter Solberg bem tentou uma aproximação ao quarto lugar, mas teve de se contentar com o quinto posto final e a posição de melhor piloto da Subaru, O norueguês descreveu a Iralnda como "o rali mais difícil" que jamais fez, "mas muito divertido.
O único Impreza oficial terminou cerca de três minutos à frente de Guy Wilks, o melhor britânico na prova. tendo uma terceira etapa muito tranquila, face à vantagem sobre Matthew Wilson com que arrancou para o último dia do rali. Os últimos pontos foram para o filho de Malcolm Wilson e para Gareth MacHale, que se viu impedido de lutar pelo sétimo posto depois de um erro na primeira especial da última etapa.
retirado de MotorOnline
Sem comentários:
Enviar um comentário