O Rali da Irlanda era a única prova pontuável para o PWRC disputada em piso de asfalto, e a dupla Armindo Araújo/Miguel Ramalho marcaram presença com o Mitsubishi Lancer EVO IX. O facto de ser um rali novo para a maioria do pelotão, e também disputado em asfalto, piso onde o português se sente particularmente à vontade, perspectivava um bom resultado. Com pisos irregulares, estreitos e escorregadios, qualquer falhar poderia acabar num abandono, mas também serviria para mostrar serviço.
As primeiras especiais de prova foram discutidas ao segundo, com Mark Higgins e Andreas Aigner. O despiste deste último veio promover a neutralização da prova e, graças aos regulamentos, prejudicar Armindo em mais de 20 segundos, devido à organização ter atribuido o tempo de Pozzo, manifestamento mais lento que Higgins. Mas na especial seguinte, talvez fruto de alguma desconentração o português volta a perder mais algum tempo, chegando ao final do dia com aproximadamente 55 segundos de diferença.
Com uma dose reforçada de confiança atacou na segunda etapa, e aproximou-se de Higgins. A pressão foi compensatória, pois o piloto britânico despistou-se na derradeira especial do dia, entregando a liderança a Armindo Araújo. A esta altura seus rivais directos eram Niall McShea e Gabriel Pozzo atrás de si, a 26 e 46 segundos respectivamente. Este seria o ponto alto da prova, pois a liderança no final da segunda etapa dava destaque nos media internacionais, valorizando a sua prestação.
A última etapa não correu de feição a Armindo. Perdeu muito tempo na primeira especial do dia, e inclusive viu-se relgado para a segunda posição depois ultrapassado por Niall McShea. Sem baixar os braços recuperou na especial seguinte, assumindo a liderança com uma vantagem de 2,8 segundos. O pior aconteceu na penúltima especial da prova – numa zona rápida,o Mitsubishi entrou em acquaplaning e despitou-se, promovendo o abandono e acabando com as pretensões da primeira vitória mundial, quando ocupava a décima posição (numa prova com vários WRC’s).
A vitória foi para o irlandês Niall McShea em Subaru Impreza WRX, seguido de Gabriel Pozzo em Mitsubishi a 44,1segundos e Nasser Al-Attiyah a mais de quatro minutos e meio.
Falta apenas disputar o Rali de Gales, naquela que será última oportunidade esta temporada para Armindo alcançar um resultado positivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário