A título comparativo, e como curiosidade, efectuei uma análise dos tempos mais rápidos do pelotão e é possível ter algumas surpresas:
Com naturalidade a competição que averbou melhores registos foi a Le Mans Series, com Nicolas Lapierre do Team Oreca a efectuar a volta mais rápida na qualificação em 1:31,020 (fazendo equipa com Panis também foram os mais rápidos na corrida com 1:32,376). Comparando com o tempo de Pedro de La Rosa (McLaren Mercedes 2008) – que na net refere ser o melhor tempo da AIA com 1:30,08, faz apenas mais 94 centésimas de segundo do que um Fórmula 1.
Na qualificação, na categoria LMP2 Olivier Pla da Quifel fez 1:34,296, na GT1 Yann Claray no Corvetta da Alphand Racing fez 1:42,052, e nos GT2 foi o Porsche 997 do Team Felbermayr tripulado por Richard Lietz (1:44,804).
Com o monolugar Renault 3.5 da Carlin Motorsport, o novo “menino bonito da F1”, Jaime Alguersuari obteve o melhor registo nas qualificações da WSR com o tempo de 1:33,462. Em corrida este piloto voltou a ser o mais rápido mas não foi além dos 1:34,472.
Na Formula Le Mans, Jerome D’Ambrosio efectuou a marca de 1:38,554 na segunda qualificação para a primeira prova. Em corrida, foi o seu colega de equipa Samuele Buttareli que fez melhor com 1:40,048.
Nos Radical foi o britânico Jamie Paterson quem averbou a pole-position com 1:44,858 num Radical SR8LM. No entanto o melhor registo nesta categoria pertence a Derek Johnston/Stuart Moseley que fez 1:42,752 na primeira corrida.
Entre o pelotão dos clássicos, Ludovic Caron num Chevron B21 foi o mais rápido na qualificação com o tempo de 1:48,714. Na corrida, o vencedor Jean-Marc Luco averbou a volta mais rápida com o Porsche 936 ex-oficial, com o registo de 1:50,114.
Gianni Morbidelli dominou em toda a linha nos Superstars, e averbou o melhor tempo nas qualificações com o BMW M3 E90 com 1:52,953. Os mais “lentos” foram os elementos da SuperCopa Leon: Norbert Michelisz obteve o melhor tempo nas qualificações com 1:54,756.
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