Ou seja, depois de 4607 quilómetros, dos quais 1511 contra o cronómetro, o piloto português tem ainda duas etapas para defender a liderança na prova do Automóvel Club de Portugal, depois de ter somado a totalidade de pontos nas especiais em Portugal, a contar para o Nacional da especialidade.
“Que rali! Está a ser uma prova muito interessante e dura. Hoje, tive um furo lento e tive mesmo que parar para mudar a roda, numa altura em que ia a manter contacto com o Novitskiy e, um pouco mais à frente, com o Vigouroux. O carro está com alguns problemas de sobreaquecimento no motor e fiquei sem a 4ª relação de caixa, mas está tudo bem”.
Com uma entrada mais forte em África, Novitskiy bem tem tentado chegar-se a Campos e tudo indica que as duas derradeiras etapas da prova vão definir quem sairá vencedor de Marrocos. “Tive também um furo lento e perdi algum tempo com isso. Esta especial era muito rápida e estou a ter uma luta muito interessante com Campos”, reconheceu o russo.
Depois de algumas “ameaças”, nomeadamente desde que a caravana entrou em Marrocos, Eric Vigouroux conseguiu, finalmente, a primeira vitória numa especial, com o Chevrolet Silverado pick up – carro que não possui pára-brisas, fazendo com que piloto e navegador utilizem um capacete inspirado na aeronáutica – a não acusar hoje os problemas que o foram afastando da liderança.
Numa etapa menos dura que as anteriores – mais rolante, entre pedra e zonas mais “macias” – Ricardo Leal dos Santos (BMW X5) fez uma boa especial, ao terminar como o quarto mais rápido, mas face ao andamento de Vigouroux acabou por perder o terceiro lugar, já que os escassos três minutos que trazia de Er Rachidia obrigavam-no a arriscar em demasia para conservar a posição à geral.
Quem não teve tanta sorte foi mesmo Hélder Oliveira, que protagonizou um aparatoso despiste, deixando a Nissan Pathfinder fora de prova: “Sensivelmente a meio da especial, numa zona muito rápida e com muitas lombas, a traseira da Nissan descompensou um pouco e já não foi possível segurá-la. Capotámos várias vezes e estamos fora de prova. Ainda estou um pouco combalido e o José Marques (navegador) queixa-se de uma costela, mas estamos bem. Tristes, mas bem”, explicou, minutos depois de ter sofrido o despiste.
Protagonista igualmente de problemas ao longo deste sexto dia de prova voltou a ser Miguel Barbosa, que ficou sem turbo no seu Mitsubishi e por isso mesmo sem potência para ultrapassar algumas dunas do percurso, ficando irremediavelmente atrasado.
O Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech entra agora na sua fase mais crítica, com a realização da última longa especial, com 350 Km, na ligação entre Zagora e Marrakech.
Classificação
Pos. Equipa Carro Tempo
1º Filipe Campos/Jaime Baptista BMW X3CC 16h44m53s
2º Leonid Novitskiy/Andreas Schulz BMW X3CC a 14s
3º Eric Vigouroux/Alex Winocq Chevrolet Silverado a 48m08s
4º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza BMW X5 a 56m35s
5º Bernardo M. Maia/Joana Sottomayor BMW X3CC a 2h37m53s
retirado do site oficial
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