Mostrar mensagens com a etiqueta José_Moreno. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta José_Moreno. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, janeiro 12

Fórum Ralis a Sul homenageou José Moreno

No passado sábado, dia 8 de Janeiro, numa organização do Fórum Ralis a Sul, realizou-se no Hotel Montechoro em Albufeira, a 5ª edição dos Troféus Ralis a Sul, que galardoou vários intervenientes nos Rallyes realizados no sul do país no ano transacto e teve como ponto alto a homenagem ao piloto da década de 80, José Moreno e seus três navegadores: Hélder Martins, Aníbal Moreno e António Pereira, este último a título póstumo, cujo troféu foi entregue ao seu filho Ivo Pereira.

Perto de 170 participantes no evento, mediante a selecção efectuada pelos responsáveis do Fórum, votaram como Piloto do Ano 2010: Ricardo Teodósio, Navegador do Ano: João Luz, Piloto Revelação: Carlos Martins, Melhor Decoração: o Ford Escort Cosworth de Pedro Leone e Bruno Ramos, Piloto Espectáculo : Ricardo Teodósio, Prémio Imprensa; Ralis Online / Mondegosport, Piloto Regularidade: Márcio Marreiros, e Melhor Rally de 2010: Rally Flor do Alentejo / Cidade de Serpa.

Foram ainda atribuídos prémios do centro de apostas do Fórum Ralis a Sul, sendo o vencedor Luís Pacheco, o 2º classificado André Barras e o 3º Joel Banza. Como vem sendo hábito, a empresa Chaveca & Janeira, pela mão de José Coelho, galardoa todos os anos um piloto, pelo que o escolhido de 2010 foi José Carlos Paté.

Em suma, foi a edição mais participada dos Troféus Ralis a Sul, que no essencial reuniu muitos amigos dos rallyes em particular.

Recorde-se que, José Moreno foi um dos principais pilotos algarvios no final da década de 70 e ao longo de toda a década de 80, tendo iniciado nos ralis a sua carreira em 1980 aos comandos de um Datsun 1200 GX, navegado por Luís Calafate, a qual concluiu na 25ª posição da geral. No ano anterior tinha-se iniciado no Pop Cross ao volante de um dos diabólicos Citroen 2CV, disciplina em que militou dois anos.

Na sua segunda prova de estrada - o Rally Serra da Estrela, organizado pela Escuderia Castelo Branco (1980), prova extra campeonato – aos comandos do Datsun 1200 GX fez-se acompanhar por António Pereira e terminou no 7º lugar da geral.

Em 1981 prosseguiu com o seu Datsun 1200 GX e em 1982 iniciou uma forte ligação com a Farauto a qual durou várias épocas. Navegado por António Pereira, Moreno começou por pilotar um Opel Kadett 1.3 SR, tendo em 1984 protagonizado a estreia mundial do Opel Corsa em competições, no Rallye de Portugal Vinho do Porto, prova em que se classificou em 18º lugar da geral absoluta.

Nos anos de 84 e 85, o pequeno Corsa continuou decorado com as cores da Farauto e da Moura Basto, continuando a ser navegado por António Pereira. Contabilizaram inúmeras vitórias na Classe 5 (1300) do Nacional de Rallyes, tendo atingido lugares da geral que faziam inveja a equipas de relevo com máquinas bem mais potentes.

No ano de 1987, José Moreno optou por ingressar na Promoção Renault, aos comando de um 11 Turbo, contando com a navegação dividida entre António Pereira e Helder Martins, terminando a época no 3º lugar do Grupo N.

Continuando na competitiva e disputadíssima Promoção Renault, em 1988 José Moreno optou pelo Renault 11 Turbo (fase 2) - um projecto patrocinado pela PFA Assurances, tendo então como navegador o seu irmão Aníbal Moreno, campeonato em que obteve resultados de relevo fechando a época com a posição de vice-campeão nacional no Grupo N após uma excelente vitória do Grupo no exigente Rallye Internacional da Madeira.

Em suma, na totalidade, José Moreno participou em 99 provas, entre pop cross e rallyes como piloto e depois como organizador e director de prova, tendo no início da década de 90 dado o seu contributo ao Clube Automóvel de Loulé na direcção de algumas provas, nomeadamente o Rallye do Algarve (1991), o Transalgarve (1990 e 1991) e ainda nesses anos a direcção do Rallye TT Esporão Vindimas em Reguengos de Monsaraz para o qual foi convidado. Foi ainda comissário desportivo em diversas provas dos campeonatos nacionais de rallye e TT.

retirado de Pilotos e Máquinas - Região Sul

Leia Mais

terça-feira, janeiro 11

Tributo a José Moreno e aos seus navegadores

À semelhança das edições anteriores, a administração do Fórum Ralis a Sul criaram um vídeo para promover os homenageados dos Troféus Ralis a Sul. Este ano, o tributo foi dado a José Moreno e aos seus navegadores - Hélder Martins, Aníbal Moreno e António Pereira. Assista ao vídeo (Leia Mais)

José Moreno foi um dos melhores representantes algarvios nos ralis nacionais. Na década de 80 percorreu o país, participando no campeonato nacional, incluindo as principais provas como o Rali de Portugal, São Miguel ou Rali Vinho Madeira. Totalizando 42 ralis nacionais, é apenas ultrapassado por Inverno Amaral (68) e recentemente por Ricardo Teodósio (43). Começando pelo popcross, passando pelo Datsun 1200, Opel Kadett, o inevitável Opel Corsa e acabando no Renault 11 Turbo.



edição de Nuno Fontaínhas

Leia Mais

domingo, janeiro 9

Troféus RAS: Ricardo Teodósio Piloto do Ano 2010

Mais de centena e meia de participantes compareceram ao jantar de entrega de Troféus do Fórum Ralis a Sul e elegeram Ricardo Teodósio como piloto do ano. A surpresa acabou por ser a eleição do Rali Flor do Alentejo - Cidade de Serpa como prova do ano. José Moreno e os seus navegadores foram os homenageados.

A 5º edição do jantar de Entrega de Troféus Ralis a Sul decorreu ontem, dia 8 de Janeiro, no Hotel Montechoro, em Albufeira.Contando aproximadamente 170 participantes, juntou um vasto rol de elementos, entre pilotos, navegadores, equipas técnicas, adeptos e respectivas famílias. Não querendo apenas distinguir os melhores, o jantar visava também promover o convívio entre elementos que gostam e promovem os ralis, de diferentes gerações. No entanto, os pontos mais altos do evento residiam na entrega de troféus.
A cerimónia começou com os agradecimentos ao Nuno Fontaínhas, não só pela edição dos vídeos  de rali exibidos na sala e que foram oferecidos pela administração a todos os participantes, mas também por ter publicitado o Fórum Ralis a Sul na viatura que participou no Troféu Transit esta temporada. Curiosamente,
estava em exposição na sala de jantar, assim como o Mitsubishi  Lancer EVO4 de Ricardo Teodósio.
Procedeu-se à entrega dos troféus referentes ao Centro de Apostas a Joel Banza (3º classificado), André Barras (2º classificado) e ao vencedor Luís Pacheco, que foi representado pelo Rui Fonseca.
Como é habitual, José Coelho entregou o Prémio Chaveca e Janeira, distinguido este ano José Carlos Paté. Evocando para tal o facto de participar numa viatura "sob arames", intrometendo-se numa armada "evoluída", conseguindo rodar nos lugares cimeiros e com fiabilidade necessária para finalizar as provas.
Depois foi a entrega dos Troféus Ralis a Sul. Márcio Marreiros foi o primeiro vencedor da noite, arrecadando o Prémio Piloto Regularidade 2010, vendo reconhecidas as boas prestações da época que culminaram com o vice-campeonato regional. Em seguida, António Lampreia foi chamado ao palco para entregar o Prémio Imprensa, que sem supresas foi  arrecadado pelo 4º ano consecutivo apelo site Ralis.Online/Mondegosport. Rui Fonseca recebeu o prémio e de uma forma emotiva agradeceu a distinção.
Repetindo a proeza de 2009, a equipa Expofor, de Pedro Leone e Bruno Ramos, voltou a ser contemplada com o Prémio Decoração. Desta vez, com o espectacular Ford Escort Cosworth, não deu hipóteses aos restantes adversários. Bruno Ramos que recebeu o prémio, dedicou-o a toda a equipa e apesar de lamentar a época 2010 não ter sido bem sucedida, prometeu um regresso em força para 2011, mas sem Mitsubishi...
A grande surpresa da noite (ou talvez não) veio no Prémio Rali do Ano. O Rali Flor do Alentejo-Cidade de Serpa, organizada pelo Aero Clube de Beja, venceu o troféu para a melhor prova do regional. A única prova a votos organizada pelo clube alentejano, conseguiu a proeza de destronar o Casinos do Algarve, que foi a vencedora nas ultimas 4 edições. Apesar de não se encontrar nenhum representante do clube no jantar, o um dos responsáveis do patrocinador da prova, Aníbal Martins, teceu algumas palavras de elogio e surpresa, para mais numa prova estreante no regional sul.
Ricardo Teodósio subiu ao palco pela primeira vez para receber o Troféu Piloto Espectáculo 2010, das mãos de Luís Nascimento. É a segunda vez que conquista esta distinção, pois também o havia feito em 2008, numa categoria que parece ser feita à medida do piloto da Guia.
As boas prestações na primeira época completa de Carlos Martins a bordo do Ford Escort Cosworth, valeram o Troféu Piloto Revelação 2010. Surpreendido, afirmou estar  satisfeito com o prémio e pronto para a próxima temporada, e quem sabe para novos voos.
O Troféu Navegador do Ano 2010, foi entregue a João Luz, que visivelmente emocionado, agradeceu a todos os presentes o regresso à competição, principalmente a Teodósio pelas "boleias rápidas". Recordo que no ano passado, João Luz foi homenageado com o Prémio Carreira pela administração do Fórum Ralis a Sul.
No seguimento da programação do evento, procedeu-se à entrega do Prémio Carreira. Este ano os visados foram José Moreno, e os seus navegadores, António Pereira, Aníbal Moreno e Heldér Martins. Depois do visionamento do vídeo, em que se destacavam as prestações de 85/86 com o Opel Corsa e 87/88 com o Renault 11 Turbo, de um dos pilotos com mais provas no nacional de ralis, os homenageados subiram ao palco e promoveram umas palavras de apreço. Hélder Martins, foi o primeiro e recordou não só os momentos que viveu nos ralis ao lado de José Moreno, mas também os primeiros anos das provas piratas e dos regionais no Algarve. Aníbal Moreno, também agradeceu ao irmão a distinção, e também referiu o importante papel das equipas técnicas e mecânicos que os acompanharam. António Pereira foi representando pelo seu filho, Ivo Pereira, que agradeceu a distinção, e finalmente, José Moreno também teceu algumas considerações sobre o prémio, o evento e a actualidade dos ralis.
Para o fim ficou guardado o prémio Piloto do Ano. Como é da praxe, coube ao vencedor de 2009, Nuno Pinto, a entrega do troféu, que sem surpresas foi ganho por Ricardo Teodósio. No discurso da vitória, agradeceu a distinção e acreditou que para a próxima temporada irão aparecer mais talentos, ou como referiu mais "Ricardo's", dispostos a lutar pelos lugares cimeiros, mas sempre em "Mitsubishi, que dá fogo, ao contrário dos Ford que metem água".
A administração do Fórum Ralis a Sul, agradeceu a presença de todos os convidados, e prometeu trabalhar para a promoção dos ralis, e dar continuidade aos Troféus Ralis a Sul, preparando a edição de 2011.

LISTA DE PREMIADOS:
Piloto do Ano 2010 - RICARDO TEODÓSIO
Navegador do Ano 2010 - JOÃO LUZ
Piloto Revelação 2010 - CARLOS MARTINS
Melhor Decoração 2010 - FORD ESCORT COSWORTH - PEDRO LEONE/BRUNO RAMOS
Piloto Espectáculo 2010 - RICARDO TEODÓSIO
Prémio Imprensa 2010 - RALIS.ONLINE/MONDEGOSPORT
Piloto Regularidade 2010 - MÁRCIO MARREIROS
Melhor Rali 2010 - RALI FLOR DO ALENTEJO/CIDADE DE SERPA

Ainda foram atribuídos os prémios:
CENTRO DE APOSTAS 2010
1º LUIS PACHECO (entregue ao representante Rui Fonseca)
2º GTR RACING (André Barras)
3º JOEL BANZA

Troféu Chaveca e Janeira: JOSÉ CARLOS PATÉ

Prémio Carreira: JOSÉ MORENO/HELDER MARTINS/ANIBAL MORENO/ANTÓNIO PEREIRA (representando pelo filho Ivo Pereira)

Leia Mais