Mostrar mensagens com a etiqueta Pedro Conde. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pedro Conde. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, janeiro 3

Pedro Conde na primeira pessoa

A temporada de 2012 fechou com a obtenção do título de navegadores para Pedro Conde, que auxiliou Márcio Marreiros na consagração de campeão regional do Sul 2012. O site Teodósio e Ralis esteve à conversa com o navegador.

"Não podíamos deixar de partilhar mais uma conversa, desta feita com um navegador com larga experiência e que acaba de encerrar mais uma época de sucesso. Senhoras e senhores eis Pedro Miguel Conde!
NSE - Qual o balanço que fazes da tua época de 2012?
Pedro Conde - A época de 2012 foi positiva, com 3 vitorias à geral, 1 segundo lugar, 1 terceiro e uma desistência no C.R.R.S. e um terceiro lugar à geral no Rally de Portugal “OPEN”. Melhor do que isto não podia haver!


NSE - Quais foram os momentos marcantes da tua temporada desportiva de 2012?
Pedro Conde - O momento que mais marcou foi ter levado o Márcio Marreiros à conquista do campeonato, e também o empenho que a equipa MC Competições tiveram na preparação do Mitsubishi EVO VI.

NSE - Quais foram os momentos marcantes de 2012, em termos gerais, nos ralis?
Pedro Conde - Em termos gerais foi a retirada da FORD no WRC, e o pobre C.P.R., a entrada da VW no WRC, e o desaparecimento de alguns pilotos e navegadores em certas provas, pois isso mexe sempre comigo ou com qualquer pessoa que faz este desporto.

NSE - Qual é, na tua opinião, um dos melhores navegadores de sempre em Portugal ?
Pedro Conde - Obrigado pelo o elogio! Nós em Portugal tivemos e temos grandes navegadores e pouco falam deles, pois o merito vai sempre para o piloto. Os Media e até o público em geral esquecem recorrentemente que dentro do carro vão duas pessoas.
Tenho o privilégio de ser um dos poucos navegadores portugueses a participar em algumas provas do campeonato do Mundo de ralis e ser o único navegador Algarvio a pontuar no WRC algo, até, já referido pela vossa publicação.


NSE - Faz-nos um resumo do teu percurso de navegador.
Pedro Conde - Depois de acompanhar tantos anos o mundo dos ralis, coisa que faço desde pequeno e onde ia acompanhar o meu Pai, que chegou a ser piloto oficial da Nissan no TT e navegador do Inverno Amaral, sempre fiquei com o “bichinho” pelos ralis. Em 1998 surgiu um convite para fazer o Troféu ralis do sul. O primeiro rali foi em Reguengos de Monsaraz com um Renault 11 Turbo onde fiquei em 10º lugar da geral.
Mais tarde, em 2002, conquistei o Troféu com um Ford Sierra 4×4 onde nesse ano o pior resultado que averbei foi um 5º lugar à geral.
De 2003 a 2007 fiz o C.R.R.S. com o meu amigo e padrinho Rui Chaparro num Renault Clio Williams ex-fábrica. Foi óptimo e emotivo! Andávamos sempre a “morder nos calcanhares” dos 4×4! Ganhámos troços à geral e também obtivemos bons resultados à geral, vários pódios em 2º à geral. Inclusivamente em 2003, fiz com o Rui o rali de Portugal no troféu Punto onde conquistamos e honroso 4º da geral no troféu e vencemos alguns troços no troféu.
Em 2007 comecei a navegar o Ricardo Teodósio e para “estreia” tivemos um grande e aparatoso acidente quando com um Ford Escort Cosworth embatemos a 170 Km/h num pontão, felizmente sem consequências de maior para a nossa integridade física. Foi logo uma experiência e tanto com o Ricardo

Em 2008 fizemos o Open de ralis onde protagonizámos grandes lutas com o Pedro Peres e o Tiago Ferreira.
Em 2009 fizemos o C.P.R. e aí conquistamos o Vice campeonato nacional no Grupo N. Lutámos com o Adruzilo Lopes, ao Ricardo Moura e até mesmo com o Bruno Magalhães.
Em 2010 fiz o C.P.R. e o PWRC com o Nuno Barroso Pereira.
Em 2011 comecei a navegar o Márcio Marreiros! Conquistámos o vice-campeonato no C.R.R.S. e em 2012 rubricámos com satisfação o título de Campeões nesse mesmo campeonato.


NSE - Qual o teu maior sonho como navegador ?
Pedro Conde - O meu maior sonho como navegador era fazer o campeonato do Mundo com um WRC e uma prova do Dakar.

NSE - Qual o piloto nacional e não nacional que gostarias de navegar e porquê ?

Pedro Conde - Eu já tive o prazer de navegar durante três anos, um dos melhores pilotos nacionais que é o Ricardo Teodósio. Gostava de navegar o Bruno Magalhães. Em termos de pilotos internacionais gostava de navegar o Dani Sordo e o Ogier.

NSE - Indica uma medida para reduzir custos nos ralis em 2013?
Pedro Conde - Na minha opinião o problema dos ralis em Portugal não é a redução de custo, mas sim a FPAK ouvir os pilotos e chegarem a um consenso.

NSE - Por último qual é o teu projecto para 2013?
Pedro Conde - Ainda não sei o que irei fazer em 2013, mas gostava de voltar a fazer o C.P.R. e também experimentar fazer o nacional de TT."

publicado em Teodósio e Ralis, entrevista conduzida por Ramos Pardal

Leia Mais

quinta-feira, junho 28

Marreiros lidera regional sul

Duas provas, duas vitórias e 44 pontos colocam Márcio Marreiros e Pedro Conde na frente das pontuações de condutores e navegadores do Campeonato Regional do Sul.

A vitória no passado Rali de Monchique permitiu a Márcio Marreiros reforçar a liderança do campeonato regional do sul, com 44 pontos, deixando os directos adversários mais longe. Nuno Venâncio coloca-se na vice-liderança com 33 pontos, graças ao quarto posto obtido na última prova, a que somou o 2º lugar de Vila do Bispo. Seguem-se na tabela classificativa os melhores representantes das duas rodas motrizes, com 32 pontos, Marco Ferreira e Jorge Rêgo, este último que esteve em destaque com o AX em Monchique. A apenas 1 ponto, José Martins, outro dos representantes das 2 rodas motrizes. O segundo lugar no rali anterior, permite a Orlando Bule colocar-se na sexta posição com 18 pontos, e é o segundo melhor representante dos Mitsubishi. Seguem-se José Dimas e Ruben Tabaio. A fechar a lista de classificados, Renato Leria, José Carlos Paté e João Oliveira.
Entre os navegadores Pedro Conde está na frente com 44 pontos, seguindo-se André Barras com 33 pontos e Afonso Simões com 32 pontos (melhor navegador de 2 rodas motrizes). Nesta categoria apenas estão classificados 10 concorrentes.
PONTUAÇÃO CONDUTORES
PONTUAÇÃO NAVEGADORES

Leia Mais

domingo, junho 17

Marreiros volta a herdar a vitória

Estar há hora certa no lugar certo - É esta a sina da dupla Márcio Marreiros e Pedro Conde que foram os vencedores do Rali de Monchique, segunda prova do regional sul. Orlando Bule e Rúben Tabaio fecharam os lugares do pódio. Jorge Rêgo foi o melhor duas rodas motrizes.

Depois de uma super-especial cheia de incidências, também nos troços houve muitas, que baralharam por completo a classificação final do rali no derradeiro troço, numa prova que foi interessante desportivamente e como espetáculo.
Se Carlos Martins venceu e bem a super-especial, dando um grande espetáculo, Ricardo Teodósio rapidamente impôs nos troços a sua condução e o seu endiabrado Saxo Kit-Car.

Nunca baixando o ritmo, e dando sempre muito espetáculo, Teodósio viria ser traído pela caixa de velocidade no derradeiro troço, quando tinha a vitória "mais" que segura.

Carlos Martins esteve novamente à frente do rali por... 30 metros. A transmissão do Lancer Evo VI cedeu (na mesma zona em que Teodósio desistiu) ficando assim na frente do rali Márcio Marreiros, que junto ao controlo final ainda nem sabia que era vencedor!!!

Depois de Vila Bispo, onde venceu depois do último troço, Márcio Marreiros voltou a vencer em condições semelhantes, com o mérito de ter sido rápido e de estar no lugar certo no momento certo. Mesmo assim, o piloto melhorou muitas nas derradeiras passagens depois de mudar o set-up do seu carro, comando agora ainda mais destacado o Regional Sul após duas provas.

Por consequência, Orlando Bule subiu ao segundo lugar. Na super-especial ficou sem transmissão e disputou-a sem direção assistida e ao longo do rali foi aprendendo a conduçãoo deste Lancer Evo VI, que o piloto estreava nesta prova.

Ruben Tabaio temabém fez uma super-especial para esquecer, mas nos quatro troços seguintes andou sempre muito concentrado para não cometer erros, acabando por subir ao pódio, o que representa uma prémio para a prestação do piloto do potente Escort.

Boas provas para Nuno Venâncio, que ainda chegou a rodar na frente de Ruben Tabaio, mas também para Jorge Rego em Citroen Ax, que acabou por vencer as duas rodas motrizes na frente de Vasco Tintim em Citroen Saxo, também ele com uma boa prova

artigo complementar e foto ralisonline

Leia Mais

quinta-feira, dezembro 1

Temporada fecha em Silves

No próximo fim-de-semana o Rali de Silves fecha a temporada 2011 do Campeonato Regional Sul. Com o ceptro entregue a Ricardo Teodósio as atenções viram-se para o título de navegadores, com João Luz e Pedro Conde na linha da frente.


Cabe ao Clube Automóvel de Portimão organizar a prova que encerra a época. Optando pela mudança para Silves, estreia uma nova prova, totalmente em asfalto, com início numa super especial nocturna, seguido de cinco especiais de classificação no Domingo.
Depois do grande rali que fez no Casinos do Algarve, e com o qual conseguiu sagrar-se bi-campeão regional, Ricardo Teodósio, no Lancer IV, parte como natural favorito, e tem como principal objectivo dar a João Luz o título de navegadores. No entanto, não é de descartar uma rivalidade forte de Márcio Marreiros, que terá a seu lado Pedro Conde, que atingindo o centésimo rali, que por a cereja no topo do bolo com o título de navegadores. Cenário que não será impossível, pois basta relembrar que no ano passado, a última prova foi favorável para o piloto portimonense no EVO VI. Nas contas dos navegadores, também Ricardo Batista terá uma palavra a dizer, pois Pedro Lança, no pequeno Saxo, é um piloto muito rápido, e estará à espera de uma oportunidade.
Ausente no Casinos do Algarve, Daniel Nunes e Fernando Miguel voltam ao regional com o Mitsubishi EVO 6 e querem fechar o ano com uma vitória. Os restantes concorrentes com as viaturas Mitsubishi também esperam uma janela de oportunidade para brilhar.
Nas duas rodas motrizes, para além de Pedro Lança, também Gil Antunes quer chegar-se à frente, e fazer esquecer os azares da prova anterior.
Referência final para os regressos de Orlando Bule em Mitsubishi Galant, José Dimas no Subaru Impreza, João Monteiro no Lancia Delta, e também de Paulo Nascimento em Ford Cosworth, que volta ao regional quatro anos depois. Representando os clássicos, Vítor Torres e Bárbara Torres participam com o Ford Escort MKI.
Artigo Quim Macedo
Foto Manuel Andrade

Leia Mais

sexta-feira, novembro 25

Teodósio campeão, falta apurar o navegador

A excelente exibição de Ricardo Teodósio no Rali Casinos do Algarve foi coroada com a obtenção do título de bi-campeão regional de ralis do sul. Para o fecho das conta faltam apurar os "vices" e o navegador.


Os 88 pontos acumulados de Ricardo Teodósio, fruto de quatro vitórias (em cinco provas) do Campeonato Regional do Sul já são suficientes para festejar a obtenção do bicampeonato regional de ralis. Para o rali Cidade de Silves a motivação do piloto da Guia passa por auxiliar também João Luz a juntar o "bi" ao palmarés.
Com o segundo posto no Casinos, Márcio Marreiros está no segundo lugar com 81 pontos, naquele que foi a melhor exibição e consequentemente resultado da época. No entanto, e como apenas contam os cinco melhores resultados, o portimonense ainda terá de fazer contas, pois provavelmente terá que "jogar fora" os 15 pontos obtidos em Beja.
Em situação semelhante surge António Lampreia, que tem 64 pontos e ocupa a terceira posição, e também tem que jogar um resultado fora.
Pedro Lança é o melhor representante dos duas-rodas motrizes, e demonstrou nas serras de Monchique estar à vontade no asfalto. Tem 63 pontos, mas como abandonou na primeira prova, só tem a faturar em Silves. Matematicamente ainda pode chegar aos 88 pontos, e sagrar-se vice-campeão regional.
No quinto posto surge o piloto do BMW 325, José Carlos Paté com 56 pontos, na frente do segundo melhor representante das duas rodas motrizes, Gil Antunes, com 51 pontos, mas com dois resultados jogados fora - um abandono em Serpa, e a presença em Loulé com o Peugeot 206 do Troféu Modelstand.
Com o abandono em Loulé, Luís Mota "caiu" para oitavo, e colocou em cheque as pretensões de uma boa classificação. Nuno Venâncio e Jorge Baptista fecham os 10 mais.

Nos navegadores, Pedro Conde tem 81 pontos e leva uma vantagem considerável para os demais adversário... mas, tem que jogar um resultado fora, e fica em igualdade de circunstâncias com João Luz. Assim, aquele que acabar melhor classificado saíra com o título de navegadores.
Nestas contas há que contar também com Ricardo Batista, que parte para a última prova com 63 pontos.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO REGIONAL DE RALIS DO SUL

Leia Mais

sexta-feira, outubro 28

Teodósio regressa à liderança do CRRS

Com a vitória alcançada no Rali Cidade de Beja, Ricardo Teodósio regressa à liderança do regional sul, com três pontos de vantagem sobre Márcio Marreiros, Pedro Conde está mais confortável entre os navegadores.

Depois do desaire em Loulé, que terminou com um abandono, Ricardo Teodósio voltou às boas exibições e vitórias, desta vez em Beja. Os 22 pontos averbados na prova alentejana permitem saltar novamente para a liderança do CRRS com 66 pontos. A apenas três pontos, o antigo líder, Márcio Marreiros, que apenas  obteve um quarto lugar em Beja e totaliza 63 pontos. No entanto, o piloto portimonense já detém uma margem interessante para os rivais que lhe seguem. No terceiro posto aparece Luís Nunes, com 52 pontos, seguido de Luís Mota, com 50 pontos e António Lampreia ,com 49 pontos. O melhor representante das duas rodas motrizes é Pedro Lança, que ocupa a 6ª posição da geral com 43 pontos. O segundo melhor 2WD é Gil Antunes, que aparece no 10º lugar com 36 pontos.
Entre os navegadores, Pedro Conde averbou uma boa pontuação, cimentando a liderança da tabela com 63 pontos. Já algo distante,surge António Morais com 49 pontos, seguido de João Luz com 44 (fruto de duas vitórias ao lado de Ricardo Teodósio). O melhor navegador que participa nas Divisão I é Ricardo Batista, que ocupa o 4º posto com 43 pontos.
Terminada a fase de terra do regional, vêm as duas provas de asfalto - Casinos do Algarve e Cidade de Silves.

CLASSIFICAÇÃO DO REGIONAL SUL

Foto - Ana Paula Vieira - Facebook

Leia Mais

domingo, outubro 16

Márcio Marreiros lidera regional sul

Após a terceira prova do regional sul, Márcio Marreiros ascende à liderança do regional sul, seguido de Ricardo Teodósio e Luís Nunes. Pedro Lança é o melhor representante da Divisão I. Pedro Conde lidera nos navegadores.


Depois do Rali de Loulé-Casino de Vilamoura, algumas importantes mexidas ocorreram na tabela classificativa do regional sul. Desde logo, a ascensão de Márcio Marreiros à liderança com 48 pontos, frutos de três pontuações de 16 pontos. Devido à desistência no Rali de Loulé, Teodósio perdeu a liderança e está no segundo posto com 44 pontos, a 4 de Marreiros. No entanto, há que recordar que para os regionais apenas contam cinco melhores resultados, pelo que este resultado pode ser irrisório nas contas do homem da Guia. No terceiro lugar aparece Luís Nunes, que tem apostado na regularidade para somar boas posições que traduzindo em pontos equivale a 42. No quarto posto aparece Jorge Baptista, seguido de António Lampreia e Luís Mota, distando entre cada um deles dois pontos. Depois é José Carlos Paté, que antecede o melhor representante da Divisão I, Pedro Lança no oitavo posto com 28 pontos.
Nos navegadores, é Pedro Conde quem saltou para a liderança com 48 pontos, seguido de Edgar Gonçalves com 40 e António Morais com 38.

CLASSIFICAÇÃO DO REGIONAL SUL


Leia Mais

quarta-feira, outubro 12

Pedro Conde " o Márcio tem andamento para o Open"

Realizou-se no passado fim-de-semana mais uma etapa do Open de Ralis e do Campeonato Regional de Ralis do Sul, no qual o duplo Márcio Marreiros e Pedro Miguel Conde estão envolvidos, com um 5º lugar final e a liderança do Regional Sul depois desta prova o balanço não podia ser mais positivo.

Para Pedro Miguel Conde este rali revestia-se de algumas particularidades, entre elas uma que só quem está do dentro do carro consegue perceber como explica o experiente navegador algarvio "para mim era um tira teimas em relação ao andamento do Márcio Marreiros, pois do meu ponto de vista ele tem andamento para andar no grupo da frente caso queira disputar o Campeonato Open de Ralis. E de facto este rali serviu para tirar a prova dos 9, pois com 4ºs e 5ºs tempos á geral fica claro que o Márcio pode dar o "pulo" para o Open".

Em relação á prova Pedro começa por explicar que "foi um rali duro e foi o rali onde o Márcio teve o seu grande acidente desde que disputa ralis, por isso entramos com alguma cautela".

Talvez por esta razão a entrada em prova não tenha sido ao ritmo desejado o que aliado ao muito pó e pouco vento que se fazia sentir levou a uma especial menos conseguida ""no inicio da 1ªPec não tivemos um grande andamento pois havia muito pó e não havia vento nenhum, mas isso foi geral".

Como era necessário corrigir esta entrada mais cautelosa a dupla optou por nas duas passagens que faltavam para terminar a primeira secção da prova adoptar um ritmo mais forte "na 2ª especial já andamos um bocado melhor, pois sei que o Márcio tem andamento para mais. Puxei bastante por ele nesta especial. A terceira especial já correu bem melhor, e conseguimos passar o Luis Mota. No fim desta especial já só pensávamos na classificação à geral tendo esquecido a o regional, pois estávamos em 4º da geral."

Com a primeira secção concluída a equipa ocupava um promissor 4º lugar geral e 2º entre os concorrentes do Regional Sul. Com este cenário arrancou para as segundas passagens em que haveria de sentir alguns problemas.

Como nos refere Pedro Miguel Conde "na 2ª passagem pela 2ª especial, na zona espectáculo, fizemos uma passagem artística que nos fez perder algum tempo", no entanto apesar desta "acrobacia" a dupla manteve o 4º posto, situação que se alteraria na especial seguinte em que a equipa sentiu problemas no carro, " na especial seguinte, Salir 2, entramos ainda no 4º lugar, mas na parte final sentimos o carro a perder potencia, ai o Márcio desligou o ALS e quando fomos para o ultimo troço já estávamos em 5º pois o Luis Mota tinha passado para 4º e com uma vantagem de 6 segundos" pelo meio ainda tiveram tempo para assistir a um dos momentos que marcou esta prova "vimos o Ricardo Teodósio a desistir com a transmissão partida, com muita pena minha"

Com 6 segundos a separem a equipa do 4º posto e com alguns problemas no carro a equipa alterou a sua postura e resolveu levar o carro até ao fim pensando nas contas do campeonato" "era difícil de tirar uma vantagem de 6 Segundos ao Luis Mota", assume Pedro Miguel Conde, "por isso fomos num ritmo mais calmo para chegar ao fim e claro já a pensar no campeonato. No entanto esquecemo-nos do Carlos Martins, que saiu com um número alto e não dava para controlarmos os tempos, e já agora aproveito para deixar os meus parabéns á dupla Martins que fez um rali espectacular. Por outro lado foi pena só termos percebido tarde que o Luis Mota tinha furado nesta última especial, mas tudo bem."

Com um 5º lugar final e a liderança do Regional Sul, Pedro Miguel Conde não podia estar mais satisfeito "de qualquer maneira estamos muito satisfeitos, pois ficamos em 5º da geral do Open, 2º da geral do Regional Sul e ", brinca o navegador " 1º classificado do Campeonato Nacional Júnior de Ralis... ehehe eu como júnior!!!"
No fim do dia acabou por ser uma excelente operação para a dupla de Portimão " no fim de contas estamos na frente do Campeonato de Ralis do Sul. O Team Reboques Florival está de parabéns ."

publicado em RaliForum

Leia Mais