Mostrar mensagens com a etiqueta Ricardo_Porém. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ricardo_Porém. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, março 19

Ricardo Porém: “Algo se partiu na transmissão e não valia a pena continuar”

O que estava a ser uma boa luta pela primazia entre os portugueses, terminou abruptamente devido ao abandono da dupla Ricardo e Manuel Porém, ficando dessa forma Nuno Matos só, bastando-lhe terminar para assegurar a melhor posição entre os pilotos lusos, concorrentes do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno.


Um problema de transmissão – prontamente resolvido pela assistência depois de confirmado o abandono, impediu aquele que poderia ter sido o primeiro bom resultado da época: Segundo Ricardo Porém “o andamento que vínhamos a impor era bastante cauteloso, como pudemos verificar pelo desgaste dos pneus que foi mínimo nos primeiros 120 Kms. Tudo vinha a correr bem, sempre na defensiva, aproveitando a disponibilidade que a nova eletrónica trouxe ao motor e pilotando no meio da pista, para evitar algum furo, mas de repente, numa subida à saída de uma curva mais apertada, algo se partiu e durante mais de dez quilómetros andámos apenas com tração à frente.

Quando passámos o primeiro CPH, parámos para verificar qual era o problema e resolvemos comunicar a nossa desistência, pois não valia a pena continuarmos a desgastar o material, sem esperanças de conseguirmos manter um andamento que nos permitisse recolher alguns pontos.
Agora vamos reparar a avaria e fazer mais testes e preparar tudo para podermos estar na melhor forma, daqui a um mês no Ervideira, que é uma prova de que gosto muito.”


 Publicado em Autosport

Leia Mais

terça-feira, março 13

Ricardo Porém com ambições ao título

A dupla Ricardo e Manuel Porém vai começar na Baja Carmin, a sua participação no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2012, com ambições ao título absoluto, mas não estando ainda definida a sua participação na totalidade do CPTT, as mesmas apenas serão validadas no decurso da temporada, dependendo igualmente dos resultados alcançados.


Ainda no rescaldo da época de 2011, em que foram poucas as situações em que tudo correu bem para o PRF BOMCAR racing team, a equipa repensou a sua participação com vista à nova temporada, tentando reparar no defeso, algumas das lacunas admitidas ao longo de 2011, para partir, já na primeira prova, com todas as possibilidades de conseguir entrar com o “pé direito”, na disputa pelo título absoluto: “Devido a actual conjuntura, não conseguimos garantir o mesmo número de apoios do ano passado, pelo que em 2012, vamos começar por fazer as duas primeiras provas, analisar os resultados conquistados e depois decidir o que faremos na restante temporada. Temos uma nova equipa técnica, com a qual garantimos uma total revisão e preparação do Bomcar S1 Proto e tanto eu como o Manuel, partimos confiantes em que os problemas técnicos acabaram e em que o carro é cada vez mais competitivo e fiável.»
No ano passado a dupla do PRF BOMCAR racing team, começou a época em grande estilo, garantindo um magnífico terceiro lugar na primeira passagem pela super-especial da Baja Carmin, mas logo a seguir uma falha mecânica forçou a equipa a abandonar. Este ano, esquecido esse azar, há muita confiança no ar: “Temos consciência de que não estávamos a forçar o andamento no ano passado, pelo que não foi por isso que a mecânica falhou. Para esta primeira prova de 2012, tudo vamos tentar para nos mantermos na frente, demonstrando as nossas possibilidades e validando a nossa atuação com a recolha de pontos para um campeonato, para o qual acho que vamos ter que ser muito regulares.”
A Baja Carmin disputa-se no próximo fim de semana na zona de Tavira, sendo dividida em duas partes distintas: Sábado, 17 de Março, uma Super Especial com 5,75 Kms e no dia seguinte, Domingo, um percurso com um total de 330 Kms, sempre com partida e chegada a Tavira. A Super- Especial começa no Sábado às 16h00 e o Sector Seletivo de Sábado, inicia-se às 10h00 de Domingo.

publicado em Motores Magazine

Leia Mais

domingo, março 20

Ricardo Porém com estreia positiva, apesar do abandono

RICARDO E MANUEL PORÉM, começaram da melhor forma a sua participação no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2011, já que na primeira passagem pela Super Especial da Baja Carmin, obtiveram o terceiro lugar absoluto, apenas atrás de dois carros ex-fábrica, pilotados por dois ex-campeões nacionais.

No entanto a equipa de Leiria não conseguiu continuar em prova, pois alguns problemas de alimentação, impediram-nos de partir para a segunda etapa, tal como explica Ricardo Porém:

Partimos com bastante confiança para a prova, pois ainda durante a 6ª Feira tínhamos feito um teste ao BMW Serie 1 Proto e tudo parecia estar perfeito. Na primeira passagem tudo correu da melhor forma e sem cometermos erros, conseguimos ficar atrás dos dois Mitsubishi e á frente do BMW do Campeão Nacional, o que nos encheu de orgulho. Mas, infelizmente, um problema de alimentação fez com que o motor não pegasse no início do troço… Perdemos muito tempo a arrancar e voltámos a parar no meio do percurso, pelo que decidimos depois não continuar, pois o atraso era já muito significativo.”

A equipa decidiu que a melhor atitude a tomar seria não continuar em prova, tentando agora corrigir o erro definitivamente – o carro voltou a funcionar minutos depois, sem quaisquer problemas – marcando desde logo uma sessão de testes muito completa, como preparação para a prova de Reguengos.

publicado em Mais TT

Leia Mais

sábado, março 19

Baja Carmim: Ricardo Porém na luta pelo pódio

Ricardo e Manuel Porém iniciam sábado a sua participação no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2011, abraçando um projecto ambicioso, que passa pela utilização de um carro bastante competitivo, na luta com as melhores equipas participantes nesta competição, tentando um resultado final absoluto, pelo menos idêntico ao de 2010…

Meses depois da conquista do Campeonato de Portugal de TT na categoria T2 e de terem sido distinguidos como Piloto Revelação de 2010, por um semanário especializado, Ricardo e Manuel Porém, estão prontos a enfrentar uma nova temporada, que se antevê muito competitiva, atendendo á qualidade e quantidade da participação esperada e já anunciada para a primeira prova.

Sem adormecer sobre os louros, a dupla de Leiria começou de imediato a pensar noutro projecto, exequível a uma equipa privada e depois de recolher os apoios necessários, está agora pronta para novos desafios: «Estávamos decididos a continuar a nossa participação no Campeonato de Portugal de TT e se não houvesse outra hipótese teríamos que repetir o T2. Mas não era mesmo isso que queríamos, pelo que tentámos ver o que havia no mercado, suficientemente competitivo, para encarar com algumas ambições o Campeonato de T1", refere Ricardo Porém.

"A opção do BMW Serie 1 Proto, parece-nos assim natural; Afinal um dos nossos principais patrocinadores é um dos maiores concessionários BMW do país e juntando a isto, o facto das soluções adoptadas na sua construção, estarem mais do que testadas, pareceram-nos razões suficientes, para que possamos ter a garantia de que poderemos andar misturados na luta pela melhor posição entre os privados e na discussão dasposições mais destacadas da classificação. Somos ambiciosos a esse ponto! Mas também somos conscientes de que a nossa tarefa não é fácil, até porque a concorrência é grande, bem equipada e muito experiente, pois há muito que disputa o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno", salienta Ricardo Porém.

"O BMW Série 1 Proto, tem 280 cavalos, caixa, sequencial, suspensões Ohlins, enfim, é um verdadeiro carro de competição, que nos surpreendeu desde o primeiro contacto. Vai ser necessária uma certa adaptação, até porque o ritmo de competição é bastante mais acelerado daquele a que estávamos habituados com a Navara, mas achamos que a meio da primeira prova, já poderemos estar no nosso melhor. Podem contar connosco, pois estamos dispostos a lutar”, conclui Ricardo Porém.

publicado em
Motores Magazine

Leia Mais

quinta-feira, março 17

Campeonato nacional de TT resiste à crise

O Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) tem início este fim de semana no Algarve, prevendo-se uma temporada com muitos pontos de interesse, um dos quais passando pelo regresso de Carlos Sousa à modalidade.


Para trás, fica uma temporada repleta de 'casos' mas que já pertence ao passado, esperando-se para 2011 uma luta intensa nos troços.
Para este ano, o destaque vai para as novidades introduzidas pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) a nível técnico para 'equilibrar' as performances entre carros Diesel e gasolina. Com isto em mente, vários pilotos já apresentaram credenciais, entre os quais Filipe Campos, Nuno Matos, Ricardo Porém, Carlos Sousa e Miguel Barbosa.

A grande novidade, no entanto, é o regresso de Carlos Sousa ao campeonato nacional, depois de algum tempo de agastamento. Por isso mesmo, o piloto parte para a temporada 2011 com alguma cautela para gradualmente subir de forma: "Ficar parado mais um ano só dificultaria um eventual regresso ao próximo Dakar, pelo que me empenhei nestes últimos meses em colocar de pé um projeto que me permitisse lutar por uma posição de destaque no CPTT. A primeira baja será sobretudo para ganharmos ritmo competitivo. Afinal, a última prova que realizei foi já em janeiro do ano passado", justifica Sousa.

Mitsubishi a dobrar
A nível mecânico, Sousa manteve-se fiel à Mitsubishi, apostando no Racing Lancer (V6 4 litros, gasolina), após ter estudado outras opções (Nissan Overdrive): "Optei pelo Mitsubishi porque conheço bem o carro e o seu enorme potencial competitivo e porque a equipa será liderada pelo experiente Thierry Viardot, antigo diretor técnico da equipa oficial Mitsubishi e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento deste carro".

O segundo Mitsubishi Racing Lancer será o de Miguel Barbosa, este ano apostado em dividir a temporada entre TT e Velocidade, já que irá tripular o Mercedes AMG SLS GT3 juntamente com José Pedro Fontes. Depois de um annus horribilis , o piloto de Lisboa até parecia ter tudo preparado para poder encarar com ambições o título, não fosse a presença de Carlos Sousa que, a juntar-se à de Filipe Campos, lhe deverá dificultar a vida.

Campeão T2 aos 21 anos, Ricardo Porém embarca em nova aventura, apostando na categoria T1, um salto de ambição e dificuldades. Trocada a Nissan Navara por um BMW Série 1 Proto, mantém a parceria com o irmão Manuel (vice-campeão nacional absoluto de navegadores em 2010) para um calendário na íntegra (7 provas) e uma possível deslocação à Baja Aragon: "A mudança de viatura foi um grande passo e vamos necessitar da habituação normal a um novo carro. Os nossos objetivos passam por amealharmos o máximo de experiência e evoluirmos mais. Queremos estar mais fortes e confiantes de prova para prova e um resultado nos três primeiros no final do campeonato era fantástico", vaticina o jovem piloto de Leiria.


Nuno Matos regressa
Porém irá ter como companheiro de luta o piloto a quem sucedeu na categoria, já que depois de conquistar a Taça FIA de Bajas (T2) Nuno Matos aposta numa presença em Portugal, num projeto para T1 com base, também ele, num proto: "Após quatro anos em T8 e T2 e quatro títulos, entendi que era chegada a altura de subir à categoria que representa o expoente máximo. O projeto deste ano assenta num Opel Astra Proto, com chassis tubular e Diesel de 3 litros, com caixa sequencial SADEV de 6 velocidades, uma novidade para mim. Tratando-se do meu ano de estreia nos T1, vamos encarar esta época como uma espécie de 'ano zero'. Afinal vou passar, pela primeira vez, de um jipe de série para um verdadeiro carro de corridas...", relembra. Tal como o seu sucessor em T2, incursões a Espanha não estão excluidas da agenda.


Cara nova será a de Sérgio Marques, piloto de Viseu que se estreou no TT nas 24 Horas de Fronteira de 2010 e adquiriu a Nissan Navara com que Ricardo Porém foi campeão. "Pilotar um carro 'campeão' não é uma pressão, pois esta vai ser a minha época de estreia no campeonato. O objetivo é andar o melhor possível e terminar provas", explicou.

Será este o regresso aos bons velhos tempos?

publicado em Autosport

LISTA DE INSCRITOS

Leia Mais

quarta-feira, março 16

CPTT: Fera Racing sobe a parada este ano

A Fera Racing, equipa de preparação de competição automóvel de Leiria, entra em força na época de 2011 do Campeonato Nacional de Todo-o-terreno, que arranca já no próximo fim-de-semana, de 18 a 20 de Março, com a Baja Carmim 2011.

O início da temporada fica marcado pela estreia da dupla Ricardo e Manuel Porém com o BMW Série 1 Proto, e o regresso à competição Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro, vice-campeões na categoria T8, que este ano apostam na vitória na categoria. Luís Carvalho e Joaquim Serrão voltam também nesta prova ao volante do Nissan Patrol GR.

Na época de 2010 a Fera Racing foi a equipa de preparação de todo-o-terreno nacional com mais títulos no Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno, com Ricardo e Manuel Porém a sagrarem-se campeões nacionais na categoria de T2, e Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro vice-campeões na categoria T8, além dos títulos individuais conseguidos pelos primeiros e segundos condutores.

Nelson Falardo, responsável pela Fera Racing, explica que "com os títulos alcançados em 2010, é impossível não ambicionar crescer ainda mais, temos condições para isso e os nossos pilotos estão muito motivados para as provas que se avizinham. Depois de termos efectuado alguns testes em Coruche, no passado dia 6 de Março, a Baja Carmim 2011 será o primeiro desafio para o Ricardo e para o Manuel ao volante do BMW Série 1 Proto, na categoria T1, um grupo mais competitivo, com mais equipas, em que conta a regularidade, a ambição e, acima de tudo, a segurança e maturidade dos pilotos", acrescenta.

Quanto à dupla Paulo Rui Ferreira / Jorge Monteiro, «as provas estão dadas, é uma equipa sólida, regular, que evoluiu muito nas últimas duas épocas», salienta Nelson Falardo, e que este ano "tem todas as condições para passar do vice-campeonato ao campeonato, e continuar a apostar na vertente internacional do todo-o-terreno".

A Fera Racing deu os primeiros passos em 2007 e regressou em 2010 com um projecto totalmente dedicado ao todo-o-terreno. Quanto à equipa, Nelson Falardo destaca "a manutenção dos técnicos que nos acompanharam nas últimas duas épocas, o que nos dá uma boa garantia de qualidade, dedicação e profissionalismo."

A Baja Carmim 2011 terá início com as verificações técnicas e documentais, no sábado, dia 19, de manhã, seguindo-se um prólogo/super especial, com 7,8 quilómetros, a percorrer por duas vezes pelos automóveis na tarde de Sábado. No domingo, dia 20, de manhã, realiza-se o primeiro Sector Selectivo com 231 quilómetros e, à tarde, o segundo Sector Selectivo, com 133 quilómetros. A cerimónia de pódio e de consagração dos vencedores têm lugar pelas 17h00 de domingo na praça da República em Tavira.

publicado em Sportmotores

Leia Mais

quarta-feira, março 9

Ricardo Porém testa no 1º Festival TT

RICARDO E MANUEL PORÉM, acompanhados pela equipa técnica do PRF BOMCAR racing team, estiveram este sábado na zona de Coruche, onde efectuaram uma série de testes de adaptação ao BMW Serie 1 Proto, tendo em vista uma preparação cuidada para a primeira prova do CPTT 2011, que terá lugar nos próximos dias 19 e 20 de Março, em terras algarvias.

Para Ricardo Porém, o dia de testes realizado “foi muito positivo; Rodámos cerca de 150 km, que serviram principalmente para nos adaptarmos ao carro. Gostei imenso de guiar o BMW Serie 1 Proto, que adaptámos ao meu estilo de condução, depois de termos efectuado algumas alterações ao nível do “setup” da suspensão. Acho que temos uma base muito competitiva e estamos – eu e o Manuel – desejosos de medir forças com os outros participantes no CPTT”.Os Campeões Nacionais de T2 em título, preparam-se agora para a apresentação oficial da equipa á imprensa e patrocinadores, numa cerimónia que está marcada para o próximo dia 17 de Março, nas instalações da BOMCAR em Leiria, onde todos poderão apreciar o BMW Serie 1 Proto, já com as cores escolhidas para 2011.

publicado em TodoTerreno.pt

Leia Mais

sexta-feira, março 4

Ricardo Porém passa ao T1 de BMW Serie 1 Proto

A dupla Campeã Nacional de Todo-o-Terreno 2010, na categoria T2, Ricardo e Manuel Porém, prepara-se para enfrentar o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno com novas ambições, apostando agora na categoria T1 com um BMW Serie 1 Proto.

Os resultados conseguidos em 2010, no que se refere ao Campeonato Absoluto, superaram todas as expectativas, até porque Ricardo e Manuel Porém, disputavam o CPTT integrados na categoria T2, ou seja, utilizavam um carro com especificações muito próximas da grande série. Foi um conjunto fantástico de resultados, que permitiu um amealhar constante de pontos e essa regularidade colocou a equipa no pódio do Campeonato Absoluto, superando formações cujo equipamento e experiencia em termos de TT, em nada se comparavam a esta aposta particular.

Por isso mesmo, o salto para a categoria superior era mais do que lógico e depois de ponderado, avançou-se na direcção do T1, conscientes de que se trata de uma aposta ambiciosa, que pouco mais pode ambicionar do que manter o pódio anteriormente conquistado, até porque se espera uma concorrência ainda mais feroz, no CPTT 2011.

Para entrar na luta com os grandes, a dupla RICARDO e MANUEL PORÉM, dispõe agora de um BMW Serie 1 Proto, preparado e assistido pela Fera Racing Off Road Team, dirigida por Nelson Falardo. Uma garantia de qualidade, que permite à equipa acreditar que o novo carro estará á altura de todos os desafios.

O BMW Serie 1 Proto, está equipado com um motor V6 de 3,5 l, dispondo de uma potencia de 300 cv, transmissão, diferencial central e caixa de velocidades sequencial SADEV, travões de disco ventilados ás quatro rodas e ainda suspensão independente ás 4 rodas com equipamento Ohlins.

Para além do seu aspecto agressivo, o BMW Serie 1 Proto tem-se revelado muito eficaz e competitivo durante os testes efectuados e a equipa prepara-se então para enfrentar mais um ano de competições, que se iniciam já no próximo dia 19 e 20 de Março, com a disputa da Baja Carmin, em terras algarvias.

O programa que inclui um total de sete provas, continua com o Ervideira TT (16 e 17 de Abril) o Portugal 1000 (3 a 5 de Junho) o Rali TT Serras do Norte (24 e 25 de Junho) a Baja Pinhal Total (3 e 4 de Setembro) a Baja Idanha-a- Nova (23 a 25 de Setembro) e, finalmente, a Baja Portalegre 500 que se realiza entre 27 e 29 de Outubro.

publicado em Motores Magazine

Leia Mais