À semelhança do que aconteceu no Rali do F.C.Porto, a convite do José Charata, lá fui com o pessoal da Auto Correia (representando as cores da RalisaSul) à penúltima prova do nacional de ralis.
Partimos (eu, Zé Charata, Mário Pereira e Pedro Correia) às 3:30 da mãnha de Faro, com direcção a Coimbra. Fazendo uma directazinha, sabíamos que não seria fácil aguentar o rali, mas mesmo assim a boa disposição imperou durante a viagem, com boa música, pois "Nós vamos a todas"...
Em Coimbra, apanhamos mais um membro da comitiva, o "local" Rui Fonseca (da Mondegsport), que já tinha tudo planeado. Encontramos mais uns quantos elementos pelo caminho, pois aparentemente todos confiavam no instinto do Rui.
Primeira Especial, depois de sequência rápida uma passagem de uma direita média, e saída para esquerda rápida. O piso estava sujo propício para algumas escorregadelas. Filmei da parte de fora da curva, enquanto o Zé ficou no interior. O destaque vai para os tétes de Luís Cardoso e Ricardo Costa, e para o abandono de João Lucas, com o Citroën "mal tratado", pois tinha capotado umas curvas antes.
Depois, fomos rapidamente para o terceiro troço - Aguieira1, com a passagem num gancho vindo de uma estrada estreita, para uma estrada larga (próximo de Mortágua). A presença do muito público surpreendeu-me. Aparentemente com a entrada no WRC no próximo ano, o público voltou a conciliar-se com a passagem da caravana. Eram tantos, que tive de filmar com os braços no ar, fiando-me apenas no ecrã da máquina. Belas passagens dos 4x4, mas não vou destacar nenhuma em especial. E assim acabava a primeira secção.
Depois de "embuxar" uma "bola" (que o Rui levou) e bebido uma "bejeca", lá voltamos para o primeiro troço - Mortágua2. Desta feita ficamos um pouco mais próximo do final da especial, numa curva em gancho, vindo de uma súbida rápida, seguida de recta também rápida. Desta feitia, filmei por dentro. No entanto, era necessário ser rápido, e apenas vimos os 10 primeiros.
A razão da rapidez era simples, seria om apanhar a caravana na especial de Espinho 2 (5.ª especial), para depois seguir ao Parque Fechado.
E assim foi, fiquei num gancho de Trezói, onde estava muito público, com natural destaque para a presença das câmaras da TSM. O local era espectacular, propício para a captação de belas imagens (assim o fiz), mas desta feita, mudei e lugar algumas vezes para não se tornar monótona o visionamento... felizmente, acertei nas escolhas.
Quem lá estava era o "Chico" Tavares que, com uma comitiva da Porto Santo Line acompanhava a prova do Bernardo Sousa e Vítor Sá. Ambos abandonaram, no entanto, fica a bela impressão da passagem do Bernardo, que pôs os espectadores a vibrar com as atravessadelas.
Depois da passagem dos concorrentes, e de estar com a carola a arder... o Sol queimava, o que náo é normal para esta altura do ano, lá fomos comer umas bifanas.. e tirar a famosa foto e família. Esta temporada alguns elementos da AutoCorreia decidiram fazer todas as provas do CNR em território continental e apenas 3 conseguiram manter essa promessa.
Finalmente, uma passagem pelo Parque de Assistência, onde pudemos ver todo o alvoroço do final da prova. Concorrentes que conversavam entre si, comparavam andamento, felicitavam pelos resultados... enfim, um natural final de festa. Como "algarvios", ainda demos uns "dedos de conversa" com o Ricardo Teodósio, que expressava o seu desagrado com a viatura. Espero que no Casinos do Algarve mostre toda a raça que já mostrou - principalmente no Casinos de 2004.
O rali só acabou no pódio, mas já não era possível manter os olhos abertos, nem a cabeça levantada... eram muitas horas sem descanso. Apesar de toda a azáfama, praticamente passou-nos ao lado, qualquer comemoração.
Uma palavra ainda para a ida de Mortágua para Coimbra. Fomos todos no Mégane com Fonseca - um amigo pessoal do próprio à frente, e os 4 marmanjos apertados atrás... nem sequer nos importamos. Só queriamos chegar à residencial e descansar um pouco.
Para acabar, não posso deixar de agradecer o jantar que o Rui Fonseca nos proporcionou na sua habitação, com a ajuda da Vírginia e do Tiago, e pelos bons momentos passados no serão a falar de ralis. O mais sincero obrigado a todos os intervinientes.
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