De qualquer modo, esta será uma oportunidade rara de ver o Bicampeão Mundial novamente em acção e logo ao volante de um WRC que será o único presente na segunda prova do IRC e na terceira do CPR. Para o piloto finlandês "é uma honra voltar a Portugal e poder colaborar com uma organização de grande nível que leva a cabo uma das melhores provas do mundo de ralis. A minha presença aos comandos de um Ford Focus WRC serve essencialmente para preparar os espectadores para a passagem das equipas participantes no rali, mas tentarei também garantir, desde logo, uma subida de adrenalina, aproveitando as capacidades e competitividade do Focus. Vai haver ainda mais espectáculo, posso garantir!".
Esta é mais uma daqueles "jogadas de mestre"que a organização portuguesa consegue. Fazendo uma retrospectiva dos tempos modernos: Após a saída do WRC trouxe um Didier Auriol num ultrapassado Toyota Corolla, que para muitos seria um flop. A verdade é que tal e qual grande campeão deixou toda a demais concorrência atrás, e deu um recital. Demonstrou estar em grande, sendo chamado para representar a Skoda em 2003.
Em 2003, com a proibição dos WRC, criou uma competição paralela ao Rali de Portugal denominada ACP Centenário. Entre os presentes Juha Kankkunen superiorizou-se com o Toyota Corolla WRC, mas também estiveram presentes Markku Alen (Peugeot 206 - posteriormente foi carro zero), Thomas Radstrom (Toyota Corolla) e Alister McRae (Ford Focus).
Em 2005, e com a passagem para o Algarve, a aposta passava em divulgar a prova fora-de-portas com o intuito de regressar ao mundial. Apareceram os famosos Subaru's brancos. Como carro zero a dupla Sainz/Moya em reunião após separação pós-Ford 2002. Depois os decanos Juha Kankkunen e Didier Auriol, e os jovens Daniel Carlsson, Mikko Hirvonen e Jukka Ketomaki. Nesta prova ainda marcaram presença Daniel Sordo com o C2, e um exuberante Kosti Katajamamki num Suzuki Ignis S2000.
Finalmente, em 2006, o ACP logrou trazer Michael Park de regresso aos ralis, após o trágico acidente no Rali GB de 2005. Mas também marcaram presença Janne Tuohino e Daniel Carlsson no Subaru, assim como um espectacular Aava em Suzuki Swift. Mas a "cereja em cima do bolo" foi o Citroën Xsara WRC de Daniel Sordo que abriu os troços, "aguçando o apetite" para 2007. Isto se não contarmos com os campeões Carlos Bica e Inverno Amaral, num Volvo e Subaru respectivamente, pois o que é nacional também é bom.
Enfim, o Rali de Portugal, mesmo quando fora do mundial tem muitos atractivos.
Complementado de Autosport
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