Mikko Hirvonen arrebatou a vitória no Rali da Jordânia, depois de Dani Sordo, que durante quase toda a prova esteve no comando, ter caído na "armadilha" dos homens da Ford no segundo dia, e posteriormente cometido um erro na última especial que impediu de conquistar o primeiro lugar.
O finlandês da Ford foi o quinto e último comandante de um evento cheio de drama, e a sua primeira vitória da época fá-lo regressar ao comando do Campeonato do Mundo. Após o abandono de Loeb, decorreu uma luta ao segundo entre Hirvonen, Latvala e Sordo, com os dois primeiros a perderem delibradamente tempo para que o espanhol fosse o primeiro na estrada no último dia, e consequentemente sair prejudicado. Hirvonen conseguiu ganhar vantagem relativamente a Sordo nas duas primeiras classificativas da última tarde do rali, chegando à derradeira especial – com 41 quilómetros de extensão – com 23,7 segundos de diferença para o espanhol da Citroën. Sordo tentou atacar mas um pião custou algum tempo (quase um minuto), mas que permitiu conservar o segundo posto.
No começo do último dia Jari-Matti Latvala ainda esteve na luta pelo primeiro posto, mas a suspensão partida no seu Focus acabou por fazê-lo perder cerca de 10 minutos, deixando a discussão da vitória entregue ao seu companheiro de equipa e a Dani Sordo.
Face ao azar de Latvala, Chris Atkinson acabou por conseguir um consistente terceiro posto. No entanto, o australiano evidenciou a falta de andamento do Subaru para conseguir acompanhar os Ford e os Citroën oficiais.
Petter Solberg, no outro Subaru, chegou a passar pelo comando no primeiro, mas acabou por abandonar com a suspensão do seu Impreza partida. Isso permitiu que outros protagonistas discutissem as posições pontuáveis, como foi o caso dos pilotos dos Focus da Stobart.
Hening Solberg recuperou de problemas de travões na manhã do primeiro dia para acabar o rali num importante quarto lugar, tirando também partido de azares alheios e de um forte andamento. O seu companheiro de equipa Matthew Wilson concluiu no quinto posto, apesar de um furo e da pressão de Federico Villagra, no Ford da Munchi's na manhã deste último dia. Ajudou bastante o facto do argentino ter tido uma saída de estrada na especial do Rio Jordão.
Latvala acabaria por recuperar algum do atraso sofrido e terminou a prova no sétimo posto, depois de uma grande luta com Gigi Galli, que no Ford da Stobart regressou ao evento ao abrigo do sistema superali, após o abandono de sexta-feira com a suspensão danificada. Os dois pontos de Jari-Matti não foram conseguidos sem mais um susto, quando fez um pião na penúltima classificativa.
Tanto Latvala como Galli beneficiaram dos problemas sentidos na ultima especial por Khalid Al-Qassimi, no terceiro Ford oficial. O piloto dos Emiratos Árabes acabaria no nono posto, mesmo à frente de Sebastien Loeb, que somou um ponto no mundial de marcas.
O francês que no segundo dia assumiu a liderança do rali, parecia encaminhado para mais uma vitória fácil, mas Rautenbach, encarregou-se de atirá-lo para fora de prova.
Sebastien Loeb e Conrad Rautenbach protagonizaram um acidente, no mínimo, bizarro. Aparentemente, os pilotos que competem com os C4 chocaram de frente, danificando seriamente as suas máquinas. O acidente deu-se no terceiro troço do dia2, quando o francês estava a terminar e o piloto do Zimbabué se preparava para entrar nesse mesmo troço.
O piloto que foi considerado o homem do rali na Argentina, devia receber mais um prémio carreira - pois esta temporada está a ser memorável.
Entre os concorrentes do mundial de Junior, os abandonos marcaram a derradeira etapa. Patrik Sandell desistiu no primeiro troço do dia com problemas no Renault Clio S1600, ficando Sebastien Ogier na liderança. O jovem francês ficaria ainda mais descansado para obter o sue segundo triunfo do ano quando Jan Molder abandonou também.
Sem comentários:
Enviar um comentário