O nome Jean-Joseph é conhecido principalmente pelos madeirenses, pois é um concorrente habitual no Rali Vinho Madeira. Oriundo da Martinica, nunca deixou de promover a sua região, o que lhe valeu o título de desportista do século daquela ilha das Antilhas. Estreou-se nos Ralis em 1989, num ano marcado pela variedade de viaturas – Ford Escort RS 2000, Citroën AX Sport, Renault 5 GT Turbo e Opel Manta. Depois em 1990 foi campeão da Martinica pela primeira vez, com um Renault 5 GT Turbo. Após a aquisição de um Peugeot 309 GTi, voltou a repetir os títulos em 1991 e 1992. Em 1993 decidi atravessar o Atlântico e ingressar no campeonato francês com um Ford Escort Cosworth de Grupo N. Em 1994 disputou a classe A5, com um Peugeot 106 da equipa de Esperança FFSA (Federação francesa). Dificuldades financeiras fizeram-no voltar para as Antilhas em 1995, mas um acidente com o Nissan Sunny GTI-R fê-lo para seis meses.Em 1996 regressa com um Subaru Impreza Gr.A, vencendo três provas das Antilhas e uma em Guadalupe. Decide tentar a sua sorte novamente em 1997 e regressa a França, onde se sagra Campeão francês de Rallyes Amadores – Troféu Ferodo (Subaru Impreza). Aposta no campeonato nacional, e na primeira época vence três provas e é vice-campeão, ainda com o Subaru da equipa Cilti Sport. As suas prestação não passaram despercebidas à equipa oficial da Ford, que lhe propuseram um mini-calendário de 4 provas com o novo Focus WRC no Mundial – as de asfalto. A falta de fiabilidade da viatura fizeram com que apenas se classifica-se em Sanremo na sétima posição. Em 2000 é recrutado pela Subaru, onde participa oficialmente no mundial na Córsega e Sanremo (curiosamente é sétimo classificado em ambas). Paralelamente também faz os campeonato nacional francês e campeonato de terra, onde alcança 3 vitórias (Auxerrois, Auvergne e Diois). Em 2001 participa no WRC com a equipa Kronos tripulando um Peugeot 206 WRC, destacando-se as prestaçãos na Catalunha e Acrópole (melhor privado).
Em 2002 passa para a Renault, onde é contratado para desenvolver o novo Clio S1600. Em 2003 vence o campeonato francês de S1600, e assina excelentes desempenhos no mundial, vencendo a classe em Monte Carlo, Turquia, Grécia e Espanha. Não estava incluido no JWRC devido à idade, mas caso estivesse era um título garantido. Em 2004 vence o campeonato europeu de ralis, com o Team Oreca – averbando vitórias nos ralis de Barum, Tofas, Elpa e Antibes. Em 2005, volta a repetir a experiência europeia, mas queda-se apenas pela terceira posição, com uma vitória no Fiat Rally. Em 2006 continua fiel à marca francesa, mas apenas participa esporadicamente em algumas provas europeias. Aproveitando a sua experiência este no desenvolvimento do Dacia Logan, o projecto do S2000 da Renault (através da marca romena), que posteriormente foi abandonado, e também no desenvolvimento do Renault Clio R3, com a nova plataforma. No final de 2006 a Renault optou por abandonar os ralis, passando a aposta competitiva apenas para Fórmula 1.
O abandono da Renault, fê-lo passar para a Citroën. A parceria não podia ter corrido de melhor forma, pois sagrou-se campeão europeu de ralis com o Citroën C2 S1600 da PH Sport (e em prova de terra num C2 R2), num campeonato onde pontificavam melhores viaturas (S2000 e GrupoN). Actualmente é reponsável pelo desenvolvimento, e promoção do Citroën C2 R2 Max – que estreia em Portugal.
De 2005 a 2007 experimentou as sensações do Dakar. Primeiro com um Mercedes ML e depois com um Buggy Fast & Speed, nunca finalizou a prova. No entanto, em 2006 e 2007 marcou passagem nas estradas algarvias.
No Rali Vinho Madeira, o melhor resultado foi obtido na estreia em 2004, quando fechou o pódio. Em 2005 abandonou vítima de despiste, em 2006 foi sexto com o Clio da Barroso Sport (Sá Competições). Com o Citroën C2 S1600 foi sétimo classificado em 2007, vencendo o Grupo A.
Desde 2000 que o seu companheiro habitual é Jack Boyére (inclusivé no Dakar).
2 comentários:
Quim História!!
Grandes posts!
Já agora aproveitava para lembrar que antes de sair da Renault foi protagonista do aparecimento de um projecto de uma viatura S2000 que foi cancelado - o Logan S2000. Os testes que a Renault Sport fez com um Dacia Logan S2000 foram muito divulgados pela internet e foi realmente uma pena não ter ido para a frente pois parecia muito bom e a Renault nunca "brincou em serviço" nos ralis.
Também ainda fez o desenvolvimento com muitos kilometros de testes do clio R3 para ralis, tanto para terra como asfalto!
N�o podia deixar passar esta informa�o ao lado.
Quando os palmar�s dos concorrente � t�o grande � natural que algo fica pra tr�s.
Obrigad�o, e fica atento aos pr�ximos.lol
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