sexta-feira, abril 18

IRC Portugal: Simon Jean-Joseph

O nome Jean-Joseph é conhecido principalmente pelos madeirenses, pois é um concorrente habitual no Rali Vinho Madeira. Oriundo da Martinica, nunca deixou de promover a sua região, o que lhe valeu o título de desportista do século daquela ilha das Antilhas. Estreou-se nos Ralis em 1989, num ano marcado pela variedade de viaturas – Ford Escort RS 2000, Citroën AX Sport, Renault 5 GT Turbo e Opel Manta. Depois em 1990 foi campeão da Martinica pela primeira vez, com um Renault 5 GT Turbo. Após a aquisição de um Peugeot 309 GTi, voltou a repetir os títulos em 1991 e 1992. Em 1993 decidi atravessar o Atlântico e ingressar no campeonato francês com um Ford Escort Cosworth de Grupo N. Em 1994 disputou a classe A5, com um Peugeot 106 da equipa de Esperança FFSA (Federação francesa). Dificuldades financeiras fizeram-no voltar para as Antilhas em 1995, mas um acidente com o Nissan Sunny GTI-R fê-lo para seis meses.Em 1996 regressa com um Subaru Impreza Gr.A, vencendo três provas das Antilhas e uma em Guadalupe. Decide tentar a sua sorte novamente em 1997 e regressa a França, onde se sagra Campeão francês de Rallyes Amadores – Troféu Ferodo (Subaru Impreza). Aposta no campeonato nacional, e na primeira época vence três provas e é vice-campeão, ainda com o Subaru da equipa Cilti Sport. As suas prestação não passaram despercebidas à equipa oficial da Ford, que lhe propuseram um mini-calendário de 4 provas com o novo Focus WRC no Mundial – as de asfalto. A falta de fiabilidade da viatura fizeram com que apenas se classifica-se em Sanremo na sétima posição. Em 2000 é recrutado pela Subaru, onde participa oficialmente no mundial na Córsega e Sanremo (curiosamente é sétimo classificado em ambas). Paralelamente também faz os campeonato nacional francês e campeonato de terra, onde alcança 3 vitórias (Auxerrois, Auvergne e Diois). Em 2001 participa no WRC com a equipa Kronos tripulando um Peugeot 206 WRC, destacando-se as prestaçãos na Catalunha e Acrópole (melhor privado).
Em 2002 passa para a Renault, onde é contratado para desenvolver o novo Clio S1600. Em 2003 vence o campeonato francês de S1600, e assina excelentes desempenhos no mundial, vencendo a classe em Monte Carlo, Turquia, Grécia e Espanha. Não estava incluido no JWRC devido à idade, mas caso estivesse era um título garantido. Em 2004 vence o campeonato europeu de ralis, com o Team Oreca – averbando vitórias nos ralis de Barum, Tofas, Elpa e Antibes. Em 2005, volta a repetir a experiência europeia, mas queda-se apenas pela terceira posição, com uma vitória no Fiat Rally. Em 2006 continua fiel à marca francesa, mas apenas participa esporadicamente em algumas provas europeias. Aproveitando a sua experiência este no desenvolvimento do Dacia Logan, o projecto do S2000 da Renault (através da marca romena), que posteriormente foi abandonado, e também no desenvolvimento do Renault Clio R3, com a nova plataforma. No final de 2006 a Renault optou por abandonar os ralis, passando a aposta competitiva apenas para Fórmula 1.
O abandono da Renault, fê-lo passar para a Citroën. A parceria não podia ter corrido de melhor forma, pois sagrou-se campeão europeu de ralis com o Citroën C2 S1600 da PH Sport (e em prova de terra num C2 R2), num campeonato onde pontificavam melhores viaturas (S2000 e GrupoN). Actualmente é reponsável pelo desenvolvimento, e promoção do Citroën C2 R2 Max – que estreia em Portugal.

De 2005 a 2007 experimentou as sensações do Dakar. Primeiro com um Mercedes ML e depois com um Buggy Fast & Speed, nunca finalizou a prova. No entanto, em 2006 e 2007 marcou passagem nas estradas algarvias.
No Rali Vinho Madeira, o melhor resultado foi obtido na estreia em 2004, quando fechou o pódio. Em 2005 abandonou vítima de despiste, em 2006 foi sexto com o Clio da Barroso Sport (Sá Competições). Com o Citroën C2 S1600 foi sétimo classificado em 2007, vencendo o Grupo A.

Desde 2000 que o seu companheiro habitual é Jack Boyére (inclusivé no Dakar).
Complementado com a colaboração de autoemocion.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quim História!!
Grandes posts!
Já agora aproveitava para lembrar que antes de sair da Renault foi protagonista do aparecimento de um projecto de uma viatura S2000 que foi cancelado - o Logan S2000. Os testes que a Renault Sport fez com um Dacia Logan S2000 foram muito divulgados pela internet e foi realmente uma pena não ter ido para a frente pois parecia muito bom e a Renault nunca "brincou em serviço" nos ralis.
Também ainda fez o desenvolvimento com muitos kilometros de testes do clio R3 para ralis, tanto para terra como asfalto!

QM disse...

N�o podia deixar passar esta informa�o ao lado.
Quando os palmar�s dos concorrente � t�o grande � natural que algo fica pra tr�s.
Obrigad�o, e fica atento aos pr�ximos.lol