Um dos pilotos favoritos à vitória no Vodafone Rally de Portugal é Luca Rossetti, e a estatística fala por si. Nas três provas que participou no IRC somou três vitórias. 100% de eficácia valem favoritismo, e mediatização.
Rossetti nasceu a 4 de Março de 1076 em Pordenone. Começou a carreira no RallySprint com um Peugeot 205 Rally, alcançando alguns pódio na classe A5. Um acidente no Rallysprint de Montebelluna em Março, promove uma paragem de 6 meses. Regressou no final do ano, no Team Vieffecorse onde tripulou um Mitsubishi Lancer EVO V em três provas.
No ano 2000 tripulou diferentes viaturas. Com um Renault Clio Williams (N3) da Gestiport quedou-se na 5ª posição do Grupo N, e venceu entre os Sub-25. Participou com um eugeot 106 no Rally Prealpi Trevigiane, e evoluiu no final da época para Subaru Impreza WRX da BRT EuroRacing com a qual efectuou três provas.
Em 2001 venceu algumas competições, nomeadamente a Coppa Ialiana 4ªZona, Troféu Peugeot 106 Zona Nordeste, o Campeonato Automobilistico Friuli Venezia Giulia, somando também algumas vitórias na classe N2 com o Peugeot 106. Participou em três provas do Campeonato Italiano com um Mitsubishi Lancer Evo V da Vieffecorse.
No ano seguinte, efeuctou algumas provas com um Ford Escort WRC da DB Sport, destacando-se a vitória no Rally Aviano, para além de outros pódios. Particpou também em provas de asfalto, com um Nissan Sunny GTi, averbando vitórias na classe A7 no Rally Altropiano e Prealpi Trevigiane. Participou no Rally 1000 Miglia com um Mitsubishi Lancer EVO VI, acabando na segunda posição do agrupamento de produção.
Em 2003, participa no campeonato italiano com um Citroën Saxo S1600 (e um EVO VI em Terra), ficando na sétima posição final. Participa também com um Mitsubishi Lancer EVO VII no Rally de Aviano, e vence o Rally Internazionale del Ciocchetto com um Peugeot 206 WRC.
Em 2004 disputa o campeonato italiano de ralis na equipa Vieffecorse, com os modelos da Citroën, C2 e Saxo S1600, acabando a temporada no oitavo lugar absoluto e quinto entre os S1600. Faz a sua primeira aparição em provas do WRC, com participações nos ralis de Monte Carlo e Finlândia num Saxo S1600.
Em 2005 participou em algumas provas do mundial: No Monte Carlo com um Peugeot 206 WRC abandonou por acidente e na Suécia, Finlândia e Gales com um Mitsubishi Lancer EVO VII. Em Itália, efectuou um programa oficial com um Peugeot 206 RC da Racing Lions, sagrando-se campeão italiano de produção com duas rodas motrizes. Venceu a classe em todas as provas que finalizou. Venceu o Rally Valli Pordenonesi, prova extra-campeonato, com um Peugeot 206 S1600.
As boas exibições no RC, promoveram-no a piloto Racing Lions com o Peugeot 206 S1600, no ano de 2006. Sagrou-se vice-campeão italiano de S1600 e ajudou a Peugeot na conquista do título de 2WD. Num campeonato muito competitivo destacam-se as vitórias na classe, nos Ralis de Salento, San Martino de Castrozza e Alpi Orienttali.
Manteve-se ligado à Racing Lions em 2007, e pilotou oficialmente o Peugeot 207 S2000. Foi vice-campeão italiano de ralis, somando vitórias no Rally de Salento e Rally de Sanremo (pontuável IRC). Na única incursão ao estrangeiro, venceu o Rally de Ypres (ERC e IRC). As duas vitórias no Intercontinental Rally Challenge, valeram a 4ª posição final do campeonato.
Para 2008, mantém-se ligado à equipa italiana, com a disputa do CIR e com um mini-programa no IRC.
Tem como navegador Matteo Chiarcossi, que o acompanha desde 2002.
A vitória no Rally de Instambul, prova de abertura do IRC, fê-lo optar por participar no Rally de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário