A escolha de Miguel Campos para representante português do BF Goodrich Drivers Team foi recebida com alguma naturalidade. No entanto, ainda existem alguns críticos quanto à forma como decorreu a selecção, e principalmente quanto aos critérios aplicados na mesma. Teoricamente este concurso permitiria lançar carreiras de novos talentos, dando oportundidade aos menos afortunados. Se em Portugal, os nomes de Miguel Campos e Rui Madeira sofreram alguma contestação, tomemos o caso belga como exemplo clamoroso.
Ao contrário do que aconteceu em Portugal, com os candidatos conhecidos apenas no dia da votação, na Bélgica já são conhecidos os nomes dos finalistas para o lugar do Peugeot 207 no Rally de Ypres – Patrick Snijers, Bruno Thiry e Pieter Tsjoen. Até parece brincadeira, mas são estes os finalistas belgas.
O “jovem” Patrick Snijers, conhecido piloto belga, corre desde o final dos anos 70, tem um palmarés invejável com títulos nacionais e europeus. As suas passagens pela Madeira e pelo Algarve são memoráveis, com viaturas como o Porsche 911 SC, Lancia 037 Rallye, Ford Sierra Cosworth, Ford Escort Cosworth e até com um Subaru Impreza WRC. Este concorrente procura efectuar a sua 30ª participação na prova belga.
Bruno Thiry é outro nome muito conhecido dos portugueses. O simpático belga protagonizou uma animada disputa com Miguel Campos em 2003 pelo campeonato europeu, superiorizando-se na última prova, o Rally de Condroz. Venceu o campeonato com os mesmos porntos do português, mas com mais vitórias no ERC. Mas a sua carreira vem de longe, desde os tempos do Kadett GSI, Calibra 4x4 ou o Astra GSi com que disputou a F2 em 1993. Depois ainda passou pelas equipas oficiais da Ford Motor Sport, RAS Ford, Subaru e Skoda. Outro exemplo de um concorrente promissor.
Finalmente, o menos conhecido internacionalmente Pieter Tsjoen. Com 34 anos, já tem 3 títulos com o Toyota Corolla WRC (2001,2003 e 2004). Participou em algumas provas do mundial de 2006 com Ford Focus WRC. Em 2007 com o apoio da Vergokan, planeou participar no IRC, mas depois foi substituido por Freddy Loix. Conta com um apoio muito importante, o de François Duval, que abdicou da competição para apoiar Tsjoen.
Comparando com os concorrentes belgas, Rui Madeira e Miguel Campos são jovens promessas. Afinal o objctivo do BF Goodrich Drivers Team é “desenterrar encalhados” com muita promoção e com um pouco de sorte ainda efectuar bons resultados no IRC. Uma estratégia que poderá dar os seus frutos.
1 comentário:
Parabéns pelo blog, e por alguns artigos interessantes.
Espero que não se importe, mas coloquei uma alusão ao seu texto no site do Autosport. Achei interessante a comparação.
Cumprimentos
Carlos G.
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