Ao contrário do que aconteceu em Portugal, com os candidatos conhecidos apenas no dia da votação, na Bélgica já são conhecidos os nomes dos finalistas para o lugar do Peugeot 207 no Rally de Ypres – Patrick Snijers, Bruno Thiry e Pieter Tsjoen. Até parece brincadeira, mas são estes os finalistas belgas.
O “jovem” Patrick Snijers, conhecido piloto belga, corre desde o final dos anos 70, tem um palmarés invejável com títulos nacionais e europeus. As suas passagens pela Madeira e pelo Algarve são memoráveis, com viaturas como o Porsche 911 SC, Lancia 037 Rallye, Ford Sierra Cosworth, Ford Escort Cosworth e até com um Subaru Impreza WRC. Este concorrente procura efectuar a sua 30ª participação na prova belga.
Bruno Thiry é outro nome muito conhecido dos portugueses. O simpático belga protagonizou uma animada disputa com Miguel Campos em 2003 pelo campeonato europeu, superiorizando-se na última prova, o Rally de Condroz. Venceu o campeonato com os mesmos porntos do português, mas com mais vitórias no ERC. Mas a sua carreira vem de longe, desde os tempos do Kadett GSI, Calibra 4x4 ou o Astra GSi com que disputou a F2 em 1993. Depois ainda passou pelas equipas oficiais da Ford Motor Sport, RAS Ford, Subaru e Skoda. Outro exemplo de um concorrente promissor.
Finalmente, o menos conhecido internacionalmente Pieter Tsjoen. Com 34 anos, já tem 3 títulos com o Toyota Corolla WRC (2001,2003 e 2004). Participou em algumas provas do mundial de 2006 com Ford Focus WRC. Em 2007 com o apoio da Vergokan, planeou participar no IRC, mas depois foi substituido por Freddy Loix. Conta com um apoio muito importante, o de François Duval, que abdicou da competição para apoiar Tsjoen.
Comparando com os concorrentes belgas, Rui Madeira e Miguel Campos são jovens promessas. Afinal o objctivo do BF Goodrich Drivers Team é “desenterrar encalhados” com muita promoção e com um pouco de sorte ainda efectuar bons resultados no IRC. Uma estratégia que poderá dar os seus frutos.
1 comentário:
Parabéns pelo blog, e por alguns artigos interessantes.
Espero que não se importe, mas coloquei uma alusão ao seu texto no site do Autosport. Achei interessante a comparação.
Cumprimentos
Carlos G.
Enviar um comentário