sábado, maio 22

E os penduras... no Rally de Portugal

Por vezes os “gajos do lado” passam despercebidos, mas à semelhança das máquinas e equipas, são peças fundamentais num resultado final conjunto. Sejam chamados de navegadores, segundos condutores ou co-pilotos, são os orientadores dos pilotos, os GPS humanos, que fornecem uma leitura pormenorizada do terreno.
Na lista de inscritos do Rally de Portugal, é possivel constatar a presença de alguns elementos que já fizeram parte da história do WRC no “banco do lado direito”, que dão o seu contributo a outros concorrentes. Entre eles está Denis Giraudet, associado principalmente a Didier Auriol, mas também navegou outros grandes pilotos como Phillipe Bugalsky, Juha Kankkunen ou Armin Schwarz. Nesta prova faz pareja com o cipriota Spyros Pavlides num Peugeot 307 WRC.
Risto Pietilainen irá navegar Janne Tuohino no Ford Fiesta S2000, que é um dos principais concorrentes do SWRC. O navegador finlandês andou durante muitos anos com Harri Rovanpera, nas equipas oficias da Seat, Peugeot e Mitsubishi, apesar de só terem ganho uma prova do mundial – Rali da Suécia em 2001. Também navegou o ex-campeão do mundo de Fórmula 1, Mikka Hakkinen, em algumas provas nórdicas. Curiosamente, uma das suas primeiras experiências no mundial foi com... Janne Tuohino, quando em 1996 participou no Rally dos 1000 Lagos num Astra GSI.
De regresso a Portugal também está Gilles Thimonier, que tem no seu palmarés os ”homens da Renault na década de 80” – Alain Oreille e Jean Ragnotti. Nesta prova, e à semelhança do ano passado nas provas nacionais do IRC navega Julien Maurin.
Depois de alguns épocas no WRC com Henning Solberg, Cato Menkerud esta epoca navega Eyvind Brynildsen no Skoda Fabia S2000. Finalmente, também uma palavra para Nicolas Klinger, que foi campeão do IRC em 2008 com Nicolas Vouilloz. Nesta prova navegará o blega Thirrey Neuville num Citroen C2 S1600 do mundial junior.
A estes nomes podiam juntar-se muitos outros, com destaque aos nacionais como: Miguel Ramalho, Mário Castro, Nuno Rodrigues da Silva ou José Janela.

Sem comentários: