A FIA parece determinada em impedir modificações nas viaturas que alterem as suas evoluções, nomeadamente as especificações em viaturas do agrupamento de produção.
O último caso ocorreu durante o Rali Vinho Madeira, prova internacional pontuável para o IRC e ERC. Durante as verificações técnicas o delegado técnico da FIA, o belga Kurt Van Campenhout, detectou algumas irregularidades nuns Mitsubishi Lancer EVO IX “madeirenses”, condicionando as presenças dos respectivos concorrentes. Primeiro excluiu-os das listagens do IRC e ERC, e ao mesmo tempo pediu à “casa-mãe”, no Japão, as fichas de homologação das respectivas viaturas, e qual o chassis e evolução correspondente.
Após a prova e, comprovado que as viaturas eram alteradas, promoveu-se à desclassificação das equipas João Magalhães / Jorge Pereira e Ricardo Rodrigues / Tiago Rodrigues. Na prática, apenas promoveu-se à retirada da listagem final do rali (classificação oficiosa), pois foi atribuida a respectiva pontuação para o campeonato regional e nacional. Interessante constatar que no site oficial da prova, a classificação oficial da prova é diferente da oficiosa, pois os dois concorrentes aparecem numa e não noutra.
O caso de desclassificação de viaturas de produção, nomeadamente de Mitsubishi’s não é isolado, pois já havia acontecido durante o Rali de Ypres (IRC), e também no Rali de Portugal (WRC).
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