Decorreu no passado fim-de-semana mais uma jornada do campeonato espanhol de ralis, o Rali de Ferrol, que contou com a presença de três equipas portuguesas.
Com o intuito de preparar a fase de asfalto, MEX Machado dos Santos e António Costa , levaram o Mitsubishi Lancer EVO IX ao Rali de Ferrol. Depois de bons indicativos no shakedown, onde efectuou um segundo lugar, no dia de prova deu continuidade aos bons resultados. Com uma rapidez considerável, foi evoluindo durante a prova, tanto em termos de performance, como em adaptação do trinómio piloto/navegador/viatura. Acabou na quarta posição, na frente de alguns pilotos muito rápidos, como é o caso de Yeray Llemes.
Em estreia absoluta “fora-de-portas”, que é como quem diz fora da Madeira, a dupla Emanuel Caldeia/ Narciso Chaves participaram na prova, inseridos na classe reservada aos Históricos. O piloto madeirense deu um “ar da sua graça” no shakedown, com passagens muito exuberantes do Escort MK II, deixando o público presente muito satisfeito. Depois de ganhar “adeptos”, durante a prova primou pela exuberância em detrimento do tempo, mas mesmo assim, e graças a alguns azares dos principais adversários assumiu a liderança da competição. Infelizmente, um despiste provocou algumas mazelas na viatura, na última especial, e retirou a esperada vitória, pois o abandono era inevitável. Não posso deixar de referir todo o destaque dado pelos meios de informação madeirenses (nomeadamente a sites da especialidade), que chegaram às centenas de artigos sobre a prestação de Caldeira em Espanha.
Quem também se apresentou na Galiza foi Carlos Oliveira, com o intuito de preparar a fase de asfalto do Challenge C2, finalizou a prova num meritório 18.º lugar. Aproveitando para adaptar ao carro, também efectuou alguns testes durante ao rali, nomeadamente a nível de afinações.
A vitória na prova ficou na posse de Sergio Vallejo que impos o seu Porsche 911 GT3 à demais concorrência, beneficiando dos abandonos de Miguel Fuster (Punto S2000) e Alberto Hevia (Polo S2000). Logo atrás finalizaram os Mitsubishi Lancer EVO IX de Victor Senta e Josep Basols que completaram o pódio. O melhor representante dos S1600 foi Joan Vinyes com um Citroën C2 S1600 na sexta posição.
A prova também ficou marcada pela estreia do Suzuki Swift de Grupo N, pelas mãos de Amador Vidal. A marca tenciona criar um troféu nacional em Espanha – Copa Suzuki Swift, mas que poderá também se realizar “fora de portas”, nomeadamente em Portugal. Para a próxima prova – Principe das Asturias, já está prevista a participação de Pedro Burgo com esta viatura, com o intuito de trabalhar as afinações.
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