Sem palavras...No coments... Estou cada vez mais sem palavras....Cada vez mais sinto uma tristeza muito grande a invadir-me por assistir à destruição deste desporto que sempre fez parte da minha vida...
Esta paixão só foi possível, porque algo de muito forte me foi transmitido e entrou dentro de mim para se enraizar até aos dias e hoje como se de um pedaço da minha vida se tratasse.
E agora, sinto esse pedaço a morrer um pouco mais todos os dias, e a resignação de quem, de um modo ou outro poderia evitar esta situação, vestindo-se de luto para uma morte anunciada, em vez de procurar no fundo da mala o comprimido ou a injecção que pudesse dar esperança e alento.
Lembro-me de estradas cheias de gente, de listas de inscritos absolutamente fenomenais, interesse de sponsors, da "massmedea" e de associações, clubes e Federação em absoluta sintonia, para podermos ter o melhor e sermos os melhores neste desporto de todos nós.
Lembro-me de gente capaz, à frente dos destinos Nacionais e Internacionais do Desporto Automóvel, de quem bastava uma palavra para que toda a gente se vergasse e respeitasse a sábia decisão tomada.
Lembro-me de provas alucinantes a serem decididas nos últimos metros e presenciadas por mais de 500 mil pessoas numa serra que foi arredada dos automóveis pela decisão política de salvar o ambiente...
Lembro-me de percursos míticos e nomes heroicos que até foram imortalizados na banda desenhada de Jean Graton e do seu Michele Vaillant.
Lembro-me da romaria de dias a fio (com prejuizo do trabalho ou dos estudos), para seguir as nossas provas, acampando, comendo e dormindo ao relento para esperar estoicamente a passagem dos resistentes e valorosos guerreiros.
Lembro-me de sonhar, que um dia, gostaria de poder andar num destes carros, sentir adrenalina correr nas veias, e poder sem limites dar asas á minha imaginação, voando por entre estradas florestais com motores roncando abrindo caminho entre as duras estrada de macadame...
E um dia, isso foi possível.... ...o sonho tornou-se realidade e passamos a fazer parte desse mundo imaginário que pensáramos estar tão distante que não era possível alcançar.
E agora, passados mais de 3 décadas, com mais de 200 provas efectuadas, sendo o piloto mais velho em actividade e aquele que tem mais provas realizadas no Campeonato de Portugal de Ralis, estou triste.... ...muito triste
Listas de inscritos para o Campeonato maior de Ralis em Portugal com 10 participantes Ausência dos principais nomes do Campeonato que agora terminou... Que é feito do 1o e 2o classificado do Campeonato de Portugal de Ralis 2011...???
Não vale a pena a deslocação ao Rali do Algarve porque tudo ficou decidido em Mortágua....
Que é feito do prestígio, da atitude e principalmente pelo respeito que se deve ás instituições e ao público...que sendo esta a única prova do Nacional a sul de Lisboa, (com a excepção do Rali de Portugal) não teve ensejo de ver os principais protagonista lutarem entre si para a vitória no rali, deixando para as segundas figuras essa disputa.
Parece-me despropositado estas atitudes que em nada ajudam o desporto automóvel, e que por outro lado encerram alguma prepotência por parte destas equipas.... ...Não falamos com mal vestidos...
Não se pense que estas palavras retiram o mérito dos vencedores... Não, pelo contrário....esses foram sérios e honestos, mas não lhes foi permitido o confronto e a luta para poder vencer ou ser vencido... Parabéns por estarem e gostarem deste desporto tanto como nós...
E imaginemos o cenário de também já ter sido decidido o Campeonato 2L/2RM... e se calhar ainda tínhamos que fazer o Rali sózinhos e depois ter que ter que ganhar aquilo... E o que iríamos fazer da notariedade nacional? Que tristeza.....!!!
Até os jornalistas e os fotógrafos preferiram ir até ao Circuito Vasco Sameiro em Braga, assistir a mais uma prova da também moribunda velocidade nacional, que supostamente ainda seria mais interessante, que ver passar dez equipas de 2a escolha na última prova do Nacional de Ralis...
E, na procura de lucros e de bolsos recheados a nossa entidade Federativa continua a fechar os olhos a esta situação, marcando provas em cima de provas, elevando os custos de inscrição e assumindo o desnorte de uma empresa falida, que ainda não entendeu que sem o conjunto formado pelos pilotos, as organizações, o público e a massmedea, não tinham razão para existir...
...E na ânsia vã de se salvar, está a agarrar a tábua errada, não entendendo que ao destruir este desporto está a destrui-se a si própria...e ao nosso desporto
Ainda há tempo de acordar e arrepiar caminho, pois temos imensos valores jovens e talentosos que apenas esperam a oportunidade para tornar o seu sonho realidade
- Licenças mais acessíveis e faseadas conforme as provas disputadas...
- Ajudas de participação aos pilotos que estiverem inscritos e a disputar os seus Campeonatos
- Facilidade de deslocação para as provas insulares com apoios para quem quer disputar o Campeonato (e necessita pontuar) e não para quem quer ir passear...
- Ajudas na procura de apoios e sponsors para os próprios Camperonatos e cujo valor podia ser redestribuido pelos pilotos a disputar esse Campeonato, na forma por exemplo de uma ajuda no pagamento da taxa de inscrição.
- Divulgação dos Campeonatos, tornado-os visíveis e aliciantes para quem quer divulgar e publicitar os seus bens ou serviços
- Formação de Campeonatos e troféus de formação a baixo custo para pilotos iniciados com organização da própria Federação
E tantas outras linhas de orientação, que só não são estudadas e aplicadas, pela inércia de quem detem o poder e da falta de organização e associação dos pilotos, que egoisticamente continuam a ter uma associação, que só a é de nome, e cuja eficácia é nula... Nada fazem e nada por certo tencionam fazer...
Em relação à prova do Automóvel Clube do Algarve.... Pobre....pobrezinha... Mas com boa vontade.... ...Já lá vão os tempos em que o Rali do Algarve era a prova do Campeonato Nacional com um programa social mais brilhante....
E vá lá...depois de um dia e uma noite anterior com chuva "que Deus dará", S. Pedro, finalmente reconvertido aos desportos motorizados (fala-se até que para o ano vai tirar a licença desportiva), lá deixou a chuva em parte incerta e permitiu que os actores pudessem evoluir nas bonitas classificativas da zona de Monchique com piso práticamente seco (não fora a intempérie do dia anterior).
Eu e o Joaquim lá fomos levando a água ao nosso moinho e fomos cumprindo paulatinamente as classificativas uma por uma sem grandes sobressaltos e com um Xsara a funcionar como um relógio Suisso... Relógio, que na parte final, resolveu ficar sem corda...
...e não fosse a preciosa e extraordinária ajuda do relojoeiro Gil Antunes (a quem públicamente agradecemos) que conseguiu dar a corda suplementar para que este funcionasse até ao fim.....E lá voltamos a ganhar a Classe 3
Um reparo para a má divisão dos parques de assistência, que nos permitiam, apenas uma assistência ao fim das primeiras 5 das 8 classificativas do Rali... Pensamos que seria melhor em vez de 8 fazer 9 classifiactivas, disputando por 3 vezes as 3 diferentes especiais, com um parque de assistência no final de cada passagem...
...digo eu, que gosto de dizer coisas...
Um aplauso para a realização integral do Rali num só dia, que por certo minorou os custos e aumentou o tempo de descanso para as equipas, que sendo amadoras, tem de trabalhar na 2a feira.
E caído o pano sobre o ano de 2011, será que vai haver 2012...???
Com a mesma Federação, com os combustíveis a subir todos os dias, com a falta de empenho na divulgação das provas e o consequente afastar dos apoios essenciais, não me parece que estejam criadas condições para um florescente e competitivo Campeonato de Portugal de Ralis 2012...
Há e atenção... Vem aí um novo ano, novas e mais caras licenças desportivas, inscrições nos Campeonatos... ...e é melhor ir já a correr porque até ao final de Janeiro costuma haver desconto.
Esperemos estar por cá para ver
Publicado em RalisOnline
Esta paixão só foi possível, porque algo de muito forte me foi transmitido e entrou dentro de mim para se enraizar até aos dias e hoje como se de um pedaço da minha vida se tratasse.
E agora, sinto esse pedaço a morrer um pouco mais todos os dias, e a resignação de quem, de um modo ou outro poderia evitar esta situação, vestindo-se de luto para uma morte anunciada, em vez de procurar no fundo da mala o comprimido ou a injecção que pudesse dar esperança e alento.
Lembro-me de estradas cheias de gente, de listas de inscritos absolutamente fenomenais, interesse de sponsors, da "massmedea" e de associações, clubes e Federação em absoluta sintonia, para podermos ter o melhor e sermos os melhores neste desporto de todos nós.
Lembro-me de gente capaz, à frente dos destinos Nacionais e Internacionais do Desporto Automóvel, de quem bastava uma palavra para que toda a gente se vergasse e respeitasse a sábia decisão tomada.
Lembro-me de provas alucinantes a serem decididas nos últimos metros e presenciadas por mais de 500 mil pessoas numa serra que foi arredada dos automóveis pela decisão política de salvar o ambiente...
Lembro-me de percursos míticos e nomes heroicos que até foram imortalizados na banda desenhada de Jean Graton e do seu Michele Vaillant.
Lembro-me da romaria de dias a fio (com prejuizo do trabalho ou dos estudos), para seguir as nossas provas, acampando, comendo e dormindo ao relento para esperar estoicamente a passagem dos resistentes e valorosos guerreiros.
Lembro-me de sonhar, que um dia, gostaria de poder andar num destes carros, sentir adrenalina correr nas veias, e poder sem limites dar asas á minha imaginação, voando por entre estradas florestais com motores roncando abrindo caminho entre as duras estrada de macadame...
E um dia, isso foi possível.... ...o sonho tornou-se realidade e passamos a fazer parte desse mundo imaginário que pensáramos estar tão distante que não era possível alcançar.
E agora, passados mais de 3 décadas, com mais de 200 provas efectuadas, sendo o piloto mais velho em actividade e aquele que tem mais provas realizadas no Campeonato de Portugal de Ralis, estou triste.... ...muito triste
Listas de inscritos para o Campeonato maior de Ralis em Portugal com 10 participantes Ausência dos principais nomes do Campeonato que agora terminou... Que é feito do 1o e 2o classificado do Campeonato de Portugal de Ralis 2011...???
Não vale a pena a deslocação ao Rali do Algarve porque tudo ficou decidido em Mortágua....
Que é feito do prestígio, da atitude e principalmente pelo respeito que se deve ás instituições e ao público...que sendo esta a única prova do Nacional a sul de Lisboa, (com a excepção do Rali de Portugal) não teve ensejo de ver os principais protagonista lutarem entre si para a vitória no rali, deixando para as segundas figuras essa disputa.
Parece-me despropositado estas atitudes que em nada ajudam o desporto automóvel, e que por outro lado encerram alguma prepotência por parte destas equipas.... ...Não falamos com mal vestidos...
Não se pense que estas palavras retiram o mérito dos vencedores... Não, pelo contrário....esses foram sérios e honestos, mas não lhes foi permitido o confronto e a luta para poder vencer ou ser vencido... Parabéns por estarem e gostarem deste desporto tanto como nós...
E imaginemos o cenário de também já ter sido decidido o Campeonato 2L/2RM... e se calhar ainda tínhamos que fazer o Rali sózinhos e depois ter que ter que ganhar aquilo... E o que iríamos fazer da notariedade nacional? Que tristeza.....!!!
Até os jornalistas e os fotógrafos preferiram ir até ao Circuito Vasco Sameiro em Braga, assistir a mais uma prova da também moribunda velocidade nacional, que supostamente ainda seria mais interessante, que ver passar dez equipas de 2a escolha na última prova do Nacional de Ralis...
E, na procura de lucros e de bolsos recheados a nossa entidade Federativa continua a fechar os olhos a esta situação, marcando provas em cima de provas, elevando os custos de inscrição e assumindo o desnorte de uma empresa falida, que ainda não entendeu que sem o conjunto formado pelos pilotos, as organizações, o público e a massmedea, não tinham razão para existir...
...E na ânsia vã de se salvar, está a agarrar a tábua errada, não entendendo que ao destruir este desporto está a destrui-se a si própria...e ao nosso desporto
Ainda há tempo de acordar e arrepiar caminho, pois temos imensos valores jovens e talentosos que apenas esperam a oportunidade para tornar o seu sonho realidade
- Licenças mais acessíveis e faseadas conforme as provas disputadas...
- Ajudas de participação aos pilotos que estiverem inscritos e a disputar os seus Campeonatos
- Facilidade de deslocação para as provas insulares com apoios para quem quer disputar o Campeonato (e necessita pontuar) e não para quem quer ir passear...
- Ajudas na procura de apoios e sponsors para os próprios Camperonatos e cujo valor podia ser redestribuido pelos pilotos a disputar esse Campeonato, na forma por exemplo de uma ajuda no pagamento da taxa de inscrição.
- Divulgação dos Campeonatos, tornado-os visíveis e aliciantes para quem quer divulgar e publicitar os seus bens ou serviços
- Formação de Campeonatos e troféus de formação a baixo custo para pilotos iniciados com organização da própria Federação
E tantas outras linhas de orientação, que só não são estudadas e aplicadas, pela inércia de quem detem o poder e da falta de organização e associação dos pilotos, que egoisticamente continuam a ter uma associação, que só a é de nome, e cuja eficácia é nula... Nada fazem e nada por certo tencionam fazer...
Em relação à prova do Automóvel Clube do Algarve.... Pobre....pobrezinha... Mas com boa vontade.... ...Já lá vão os tempos em que o Rali do Algarve era a prova do Campeonato Nacional com um programa social mais brilhante....
E vá lá...depois de um dia e uma noite anterior com chuva "que Deus dará", S. Pedro, finalmente reconvertido aos desportos motorizados (fala-se até que para o ano vai tirar a licença desportiva), lá deixou a chuva em parte incerta e permitiu que os actores pudessem evoluir nas bonitas classificativas da zona de Monchique com piso práticamente seco (não fora a intempérie do dia anterior).
Eu e o Joaquim lá fomos levando a água ao nosso moinho e fomos cumprindo paulatinamente as classificativas uma por uma sem grandes sobressaltos e com um Xsara a funcionar como um relógio Suisso... Relógio, que na parte final, resolveu ficar sem corda...
...e não fosse a preciosa e extraordinária ajuda do relojoeiro Gil Antunes (a quem públicamente agradecemos) que conseguiu dar a corda suplementar para que este funcionasse até ao fim.....E lá voltamos a ganhar a Classe 3
Um reparo para a má divisão dos parques de assistência, que nos permitiam, apenas uma assistência ao fim das primeiras 5 das 8 classificativas do Rali... Pensamos que seria melhor em vez de 8 fazer 9 classifiactivas, disputando por 3 vezes as 3 diferentes especiais, com um parque de assistência no final de cada passagem...
...digo eu, que gosto de dizer coisas...
Um aplauso para a realização integral do Rali num só dia, que por certo minorou os custos e aumentou o tempo de descanso para as equipas, que sendo amadoras, tem de trabalhar na 2a feira.
E caído o pano sobre o ano de 2011, será que vai haver 2012...???
Com a mesma Federação, com os combustíveis a subir todos os dias, com a falta de empenho na divulgação das provas e o consequente afastar dos apoios essenciais, não me parece que estejam criadas condições para um florescente e competitivo Campeonato de Portugal de Ralis 2012...
Há e atenção... Vem aí um novo ano, novas e mais caras licenças desportivas, inscrições nos Campeonatos... ...e é melhor ir já a correr porque até ao final de Janeiro costuma haver desconto.
Esperemos estar por cá para ver
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